Ads 468x60px

Link list 2

7 de julho de 2013

13

Análise Super Bomberman 2 (Snes) Super Nintendo

label-Super Bomberman 2-snes
Desenvolvedora- Hudson Soft
Gênero(s)- Puzzle / Estratégia
Modos de jogo- Multiplayer até 4 jogadores
Ano de lançamento- 1994
Download – Super Bomberman 2
E ai pessoinhas beleza? Demorou mas chegou mais uma análise no blog SnesTalgia, e como já tinha feito um análise de Super Bomberman, resolvi continuar a série e hoje irei falar de Super Bomberman 2, então novamente chame um homem bomba de plantão e vamos conferir a SnesTalgia Super Bomberman 2.
SPOILERS-alerta
Atenção: Este artigo Contém Spoilers e Maluquices do Autor, leitura fica por sua conta e risco.
Enredo
Assim como no primeiro Super Bomberman, nosso herói corre novamente o risco de ser raptado, mas dessa vez por novos vilões que são uma espécie de cyborgs do espaço conhecidos como os “5 Bombers” ui que meda e assim que chegam no planeta terra já causam um tremendo alvoroço e destruição.
logo-Super_Bomberman_2
Bomberman se sente o “pah” e resolve partir para briga sozinho e se da muito mal, pois dessa vez o inimigo é muito mais forte do que ele imaginava é capturado e levado para base “Magnet Bomber” onde agora ele deve usar todas as suas forças para se libertar. (Clichêeeee).
Super_Bomberman_2_JP_Box
O Jogo
Super Bomberman 2 não mudou muita coisa em relação ao seu antecessor, teve uma pequena melhoria nos gráficos e nos sons, mas como alegria de pobre dura pouco, sabe-se lá porque diabos tiraram o modo multiplayer quando se joga no modo história e isso acabou tirando um pouco a diversão do jogo.
Super_Bomberman_2_SNES
Já no modo Battle as coisas melhoraram, pelo menos se tratando nas telas para batalha que ficaram um pouco mais bonitas e detalhadas e assim como no primeiro game, podemos jogar com até 4 pessoas simultaneamente usando o acessório Multitap.
super-multitap-snes
No modo história a mecânica continua a mesma, devemos usar as bombas para matar os inimigos e destruir os blocos para abrir passagem e coletar itens e dessa vez não precisamos achar aquele portal para passar de fase e sim acionar uns botões que estão em pontos estratégicos das fases para abrir as portas e seguir em frente.
Gráficos
Como já mencionei os gráficos tiveram uma pequena melhora se comparado com o primeiro Super Bomberman, principalmente nos Sprites dos personagens onde é nítido que ganharam um acabamento melhor, não que conseguimos decifrar o mistério de saber que diabos são alguns inimigos, mas pelo menos estão mais “bonitinhos”.
super-bomberman2_various_sheet-snes
O destaque dos gráficos vai para os cenários que ganharam uma variedade maior de elementos e cores, o jogo ainda continua com aquele aspecto “infantil”, mas continua agradável.
Super Bomberman2-snes-tela
Trilha Sonora
Continua praticamente o mesmo sistema de musicas e sons com pequenos ajustes como, por exemplo, aquele barulho irritante do bomberman caminhando que era um tanto desnecessário no primeiro jogo já não está presente nesse Bomberman, as músicas estão um pouco mais aceleradas e mixadas deixando ainda mais agradável de jogar.
Super Bomberman 2
Jogabilidade
Como sempre é ponto forte do jogo, os comandos são os mesmos, mas deve-se ressaltar que a movimentação do personagem melhorou e digamos que ele não está mais tão “robótico” irônico não? Ou seja, tome cuidado ao caminhar, pois pode ser que você acabe passando do ponto. Os itens para turbinar o Bomberman são praticamente os mesmos, mas agora temos alguns itens novos que veremos a seguir no detalhamento das fases do jogo.
bomberman-itens
Mundos
Super_Bomberman_2_areas
SB2-castelo-Stage11° Mundo-Castelo: Como qualquer primeiro mundo que se prese, esse é o mais fácil onde vamos nos acostumar com a jogabilidade e com as novidades que iremos encontrar nas fases, em todas as fases iremos encontrar armadilhas que na verdade elas mais nos ajudam do que atrapalham, as armadilhas desse mundo são os:
MagnetTrapImãs que puxam as bombas em sua direção;
DynamiteDinamites que causam diversas explosões de grande alcance;
BoosterImpulsionadores que fazem a potência da bomba exploda em nível máximo. Os blocos a serem destruídos são uns baús.
No Estágio 1 veremos:SB2stage1-1
Encontraremos os itens: SB2bombupspriteBomba, SB2fireupspriteFogo e SB2speedupspritePatins. Os inimigos serão apenas os Puff PuffPuffPuffsprite que é tipo uma galinha, ele sempre se move lentamente e em linha reta e é muito fácil de matar. A única armadilha dessa fase é o imãMagnetTrap.
No Estágio 2 veremos:
SB2stage1-2
Encontraremos os itens SB2bombupspriteBomba e SB2fireupspriteFogo. Os inimigos serão o Puff Puff e o Mr. MoaiMrMoaisprite que é tipo um busto de pedra que precisa receber dois ataques para morrer. As armadilhas dessa fase serão os MagnetTrapImãs, DynamiteDinamites e BoosterImpulsionadores.
No Estágio 3 veremos:
SB2stage1-3
SB2fireupspriteFogo e SB2speedupspritePatins. Os inimigos serão o Mr. Moai e o HellMagnetspriteMagne-Hell que é tipo um imã ambulante que se chegar muito perto dele ele irá usar seu magnetismo para te puxar e acabar com sua raça. As armadilhas dessa fase serão os Imãs, Dinamites e Impulsionadores.
No Estágio 4 veremos:
SB2stage1-4
SB2bombupspriteBomba, SB2fireupspriteFogo e SB2powerglovespriteMãozinha que é um item novo que permite carregar as bombas por tempo indeterminado sem que elas explodam, podendo também ser atiradas contra os inimigos. Os inimigos serão as BakudaspriteMechabombs que caminham em sua direção se te avistar e pode explodir como uma bomba de 4 fogos de alcance e é um inimigo perigoso que pode causar danos em outros inimigos também. As armadilhas dessa fase serão os Imãs, Dinamites e Impulsionadores.
No Estágio 5 veremos:
SB2stage1-5
SB2bombupspriteBomba, SB2fireupspriteFogo e SB2applespriteMaçã. Os inimigos serão as Mechabombs e o Magne-Hell. As armadilhas dessa fase serão os Imãs, Dinamites e Impulsionadores.
No Estágio 6 veremos:
SB2stage1-6
SB2fireupspriteFogo e SB2speedupspritePatins. Os inimigos serão o Mr. Moai e o Magne-Hell. As armadilhas dessa fase serão os Imãs, Dinamites e Impulsionadores.
No Estágio 7 veremos:
SB2stage1-7
SB2MagnetBomberspriteSB2bombupspriteBomba, fogo-bombermanFogo, patins-bombermanPatins e coracao-bombermanCoração. Aqui iremos enfrentar o primeiro chefão do jogo o Magnet Bomber que solta bombas em forma magnética que são atraídas pelo Bomberman, após acertá-lo 3 vezes ele é derrotado.
IronGiguesprite-bombermanNo Estágio 8 Enfrentaremos o Magnet Bomber dentro de uma espécie de “megazord” no estilo Power Ranger. Ele é o ultimo chefe do primeiro mundo e se chama Iron Gigue, ele se move apenas para os lados e ataca esticando os braços em sua direção, após acertar 11 bombas nele ele morre.


SB2stage1-8
SB2Stage22° Mundo das Chamas: Segue a mesma mecânica do primeiro mundo, mas agora a dificuldade aumenta e temos novas armadilhas que são o FurnaceForno que quando é atingido ele joga suas chamas no trilho de óleo que pode te matar caso esteja presente nele no momento que as chamas chegam. MovingBlockhiddenBloco Ambulante que quando é atingido ele abre caminho para uma determinada parte da tela. A novidade nesse mundo é que os blocos que temos que destruir são os “fogos” que se regeram depois de curto período de tempo e essas armadilhas estão presentes em todos os estágios.
No Estágio 1 veremos:
SB2stage2-1
Encontraremos os itens: SB2bombupspriteBomba, SB2fireupspriteFogo, SB2speedupspritePatins e PiercebombspriteBomba espinho onde suas explosões podem atravessar os blocos. Os inimigos serão apenas os “RamosuRamosusprite que parece um ET fogo?
No Estágio 2 veremos:
SB2stage2-2
Encontraremos os itens: SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo, PiercebombspriteBomba espinho e SB2remotecontrolsprite Bomba relógio. Os inimigos serão apenas os GlorinspriteGurorin” que se move um pouco mais rápido que o Ramosu e pra mim ele se parece com o “Koffing” de Pokémon.koffing-pokemon
No Estágio 3 veremos:
SB2stage2-3
Encontraremos os itens:  SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo, SB2speedupspritePatins e SB2heartspriteCoração. Os inimigos serão apenas os “FiberFibersprite que é tipo um coração lança chamas.
No Estágio 4 veremos:
SB2stage2-4
Encontraremos os itens: SB2fireupsprite
Fogo, SB2speedupspritePatins e SB2bombpasssprite passa bomba. Os inimigos serão apenas os ZippospriteZippos” que parecem a laranja irritante.laranja-irritante1
No Estágio 5 veremos:
SB2stage2-5
Encontraremos os itens:  SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo e SB2speedupspritePatins. Os inimigos serão Gurorin e Ramosu.
No Estágio 6 veremos:
SB2stage2-6
Encontraremos os itens: SB2fireupsprite
Fogo e SB2speedupspritePatins. Os inimigos serão Zippos e Fiber.
No Estágio 7 veremos:
SB2stage2-7-boss
SB2GolemBomberspriteEncontraremos os itens SB2bombupspriteBomba, SB2fireupspriteFogo, SB2speedupspritePatins, SB2heartspriteCoração e SB2powerglovespriteMãozinha. Agora é o segundo chefe do jogo o “Golen Bomber” ele é o maior dos “5 bombers” é o mais lento, mas é muito perigoso pois arremessa suas bombas que tem uma potencias de nível 10, após 3 acertos ele é derrotado.
BreastFirespriteNo Estágio 8 Enfrentaremos o meu chefão favorito “Golen Bomber” dentro de seu megazorde “Breast Fire” que lança bolas de fogo pelo alto, mas é muito fácil de vencer esse “Boss” pois seus próprios ataques podem dar dano nele mesmo, tenha um pouco de calma que não terá grandes problemas e depois de 10 acertos ele é derrotado.
SB2stage2-8
SB2Stage3
3° Mundo do Parque Esse mundo é o que eu mais gosto por ser bem colorido e ter as músicas mais animadas, as armadilhas desse mundo serão os Trampolinespritestrampolins e canhõesCannon e em todas fases teremos uns rios, ou piscinas sei lá, que travam a passagem.

No Estágio 1 veremos:
SB2stage3-1
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2speedupspritePatins e Kicksprite chuta bomba Os inimigos serão GuardispriteGuardi” que é um bicho bem chato pois as bombas não surtem efeito nele, o único jeito de derrota-lo e atingindo todos os botões da telaHPSwitch (1). Também veremos os PoyoMolespritePoyo Mole”  que mais parece uma lâmpada e é bem fácil de matar.
No Estágio 2 veremos:
SB2stage3-2
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo e SB2powerglovespriteMãozinha. Os inimigos serão apenas os GuardispriteGuardi”.
No Estágio 3 veremos:
SB2stage3-3
Encontraremos os itens: SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo, PiercebombspriteBomba espinho e SB2heartsprite coração Os inimigos serão apenas os PoyoTankspritePoyo Tank” que pode atirar balas de canhão e quando atingido sai do tanque sendo necessário acertar essa gosma amarela para vencer.
No Estágio 4 veremos:
SB2stage3-4
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo e SB2speedupspritePatins. Os inimigos serão apenas os Flopsprite “Flop” que são uns pinguins bem simpáticos da até pena de matar.
No Estágio 5 veremos:
SB2stage3-5
Encontraremos os itens SB2fireupsprite
Fogo e SB2remotecontrolspriteBomba relógio e SB2wallpassspritePassa bloco. Os inimigos serão apenas os “Flop” e os SleepyspriteNemu Nemu” que é um treco dorminhoco que precisa de dois acertos para bater as botas. E ainda tem uns barquinhos que nos ajudam na água.
Boatsprites
No Estágio 6 veremos:
SB2stage3-6
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo, PiercebombspriteBomba espinho e MiniBombersprite vida “1up”. Os inimigos serão apenas os “Nemu Nemu” e os FutaspriteFuta” que parece uma água viva que fica transparente e pode atravessar blocos.
No Estágio 7 veremos:
SB2stage3-7
SB2PrettyBomberspriteEncontraremos os itens SB2bombupspriteBomba, SB2fireupspriteFogo, SB2speedupspritePatins, SB2heartspriteCoração e Kicksprite Chuta bomba. O terceiro chefe é o mais gracioso “gut-gut” de todos, iremos enfrentar a “Pretty Bomber” que é a safadinha delicia do jogo, ela ataca com bombas em forma de coração que ficam caminhando e explodem um fogo rosa é quase uma menina Super poderosa, após acerta-la 3 vezes ela é derrotada.
MaskChangespriteNo Estágio 8 Pretty Bomber” se transforma em um sol gigante que até hoje não sei porque diabos ela vira esse treco chamado “Mask Change” que na minha opinião é o “Boss” mais chato e sem lógica do jogo e também o mais fácil, não se preocupe pois ele é lento e após acertar-lo 11 vezes ele é derrotado.
SB2stage3-8
SB2Stage44° Mundo da Fábrica é aqui que as coisas começam a complicar, pois para mim é o mundo mais difícil, nessa fábrica temos que ficar atentos o tempo todo, pois os inimigos saem de dentro dos blocos, muitas fases são cheias de plataformas móveis e as armadilhas desse mundo são: IronSphereEsfera de Aço” onde essa sim é uma armadilha que pode nos trazer problemas, ela é indestrutível, as bombas não podem ser colocadas em sua linha de alcance e as esferas podem nos empurrar para abismos. MovingPlatePlaca de Movimento” nos transporta de uma plataforma para outra. BreakingStairsEscadas” se atingidas elas somem e você não consegue continuar então nãoooo destrua isso nunca.
No Estágio 1 veremos:
SB2stage4-1
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2speedupspritePatins e SB2powerglovesprite Mãozinha. Os inimigos serão os BlockerspriteBlocker” parece uma geleia e pode reconstruir os blocos destruídos, MunchieJumpspriteMunchie Jump” é o irmão afeminado do “pacman” e é um papa bombas o que pode ser muito irritante as vezes, RobodashspriteRobo Dash” é um inimigo meio chato e só morre depois de ser acertado duas vezes e depois de ser acertado pela primeira vez ele aumenta sua velocidade.
No Estágio 2 veremos:
SB2stage4-2
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo e SB2applespriteMaçã. Os inimigos serão os “Blocker” e “Robo Dash”.
No Estágio 3 veremos:
SB2stage4-3
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2speedupspritePatins e SB2heartspriteCoração. Os inimigos serão os “Robo Dash” e os RedBakudaIIspriteRed Bakuda” que são a mesma coisa que os “Bakudas” só mudou a cor.
No Estágio 4 veremos:
SB2stage4-4
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo, PiercebombspriteBomba espinho e MiniBombersprite vida “1up”. Os inimigos serão apenas os  “Red Bakuda” e os “Blocker”.
No Estágio 5 veremos:
SB2stage4-5
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo, MiniBombersprite vida e SB2remotecontrolspriteBomba relógio.  Os inimigos serão apenas os  “Red Bakuda” e os “Robo Dash”.
No Estágio 6 veremos:
SB2stage4-6
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo SB2speedupspritePatins e SB2heartspriteCoração. Os inimigos serão apenas os  “Red Bakuda” e os “Robo Dash”.
No Estágio 7 veremos:
SB2stage4-7
SB2BrainBomberspriteEncontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo, SB2remotecontrolspriteBomba relógio, SB2speedupspritePatins e SB2heartspriteCoração. O chefão aqui é o “Brain Bomber” que pela lógica deveria ser o mais inteligente de todos, mas o que vemos é um chefe lento que usa uma bomba relógio de alcance bizarro e depois de três acertos ele é derrotado facilmente.
RoboBomberspriteNo Estágio 8 “Brain Bomber” foge e se transforma em um Bomberman gigante, “Robô Bomber” que solta bombas gigantes e sempre anda em sua direção, apesar de assustar pelo tamanho ele não apresenta um grande desafio, após 11 acertos ele é derrotado.
5° Mundo da Obscuro é o mundo mais chato onde pois você começa a fase no escuro e precisa acertar um interruptor para acender a luz e eu não gostei muito dessa ideia. As armadilhas desse mundo são os LightSwitchInterruptores” que servem pare acender ou apagar a luz, MovingBlockhidden“Bloco Ambulante” LandMine “Mina terrestre” que explode quando se pisa nela, CrackingFloorspritesBuraco” é uma rachadura que se quebra quando se passa sobre ela e te arranca uma vida.
No Estágio 1 veremos:
SB2stage5-1darkSB2stage5-1light
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo e SB2speedupspritePatins. Os inimigos serão apenas os PikarinspritePikarin” parece um peixe, quando a luz está apagada ele é rápido e muito perigoso, mas com a luz acesa ele fica mais lento e não oferece tanto perigo.
No Estágio 2 veremos:
SB2stage5-2darkSB2stage5-2light
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo e  SB2heartspriteCoração. Os inimigos serão apenas os “Pikarin” e os KuragarinspriteKuragarin” assim como o Pikarin ele tem personalidades diferentes dependendo se está claro ou escuro, ele é mais perigoso no claro e só morre depois de ser acertado duas vezes.
No Estágio 3 veremos:
SB2stage5-3darkSB2stage5-3light
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba,SB2wallpassspritePassa bloco, SB2speedupspritePatins e SB2bombpasssprite passa bomba. Os inimigos serão os “Munchie Jump” e os ElectrospriteElectro” que se fosse um Pokémon seria do tipo elétrico, pois quando esta perto do inimigo ele solta raios para todas as direções.
No Estágio 4 veremos:
SB2stage5-4
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo e SB2remotecontrolspriteBomba relógio. Os inimigos serão os “Munchie Jump” e os PersistentCoinspritePersistent Coin” que é uma moedinha que se move bem rápido.
No Estágio 5 veremos:
SB2stage5-5darkSB2stage5-5light
Encontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo, SB2IceCreamspriteSorvete, MiniBombersprite vida “1up”. Os inimigos serão os “Munchie Jump” e os “Kuragarin”.
No Estágio 6 veremos:
SB2stage5-6darkSB2stage5-6light
Encontraremos os itens SB2fireupsprite
Fogo, MiniBombersprite vida “1up”, SB2heartspriteCoração eSB2powerglovespriteMãozinha. Os inimigos serão os Kuragarin” e os “Pikarin”.
No Estágio 7 veremos:
SB2stage5-7
SB2PlasmaBomberspriteEncontraremos os itens SB2bombupsprite
Bomba, SB2fireupspriteFogo, SB2remotecontrolspriteBomba relógio, SB2speedupspritePatins, SB2powerglovespriteMãozinha e SB2heartspriteCoração. Chegamos ao Boss final o “Plasma Bomber” e até que enfim teremos um desafio digno, pois ele arremessa e chuta bombas é rápido e Super marrento é o chefão mais carismático, após acertar-lo 3 vezes nosso querido Plasma Bomber será derrotado.
SkeleGuardNo Estágio 8 Plasma Bomber vem com seu megazorde mais forte de todos o SkeleGuardSkullspriteSkele Guard” ele lança umas bombas caveira que seguem você por um determinado tempo e além das caveiras ele também ataca avançando em uma investida, realmente é um bom desafio e após 8 acertos ele perde um dos braços mais 8 o outro braço e mais 8 a derrota.
SB2stage5-8b1
GanzuspriteUfa acabamos? Quando Plasma Bomber é derrotado ele se mostra um guerreiro de fibra e estende a mão para fazer as pazes com White Bomberman, mas recebe uma flecha nas costas do “Skele Guard” e o chefe final é revelado o “G. Ganzu” que é um bicho olho gordo ai, não é tão difícil assim na verdade é mais fácil que o “Skele Guard” e após 6 acertos ele é derrotado e pronto vamos ver os créditos do jogo.
Agora o momento mais esperado, a avaliação SnesTalgia
nota-bomberman2
notas-legenda
Considerações Finais
SkeleGuardSkullsprite
Contras: Segue os mesmos contras do primeiro bomberman com alguns inimigos sem muita criatividade e falta multiplayer no modo história.
SB2PlasmaBombersprite
Prós: Gráficos, jogabilidade, multiplayer e chefões carismáticos.


RoboBombersprite
Conclusão: Continuou com os mesmos acertos de seu antecessor e teve algumas melhorias, mas teve alguns deslizes e o jogo podia ser um pouco melhor, mas são coisas pequenas que não tiram o brilho desse ótimo jogo.
O jogo se encaixa entre os 45 melhores jogos de Super Nintendo  vale o destaque para medalha de Prata e Troféu de Bronze e o selo de qualidade Snestalgia que indica que vale a pena conferir.
Baixe o jogo(rom) e confira. Clique no link abaixo para fazer o Download:

Flecha-44[7]
Super Bomberman 2

13 comentários:

  1. Bomberman é um clássico absoluto! mas eu nem sabia que tinha tanta fase nesse jogo rs :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu ainda acho o jogo curto as fases são rápidas de passar

      Excluir
  2. Se tem que enfrentar o Beholder (mais conhecido como O Observador da Caverna do Dragão) então o bicho pega nesse aí. Bela análise, como sempre, me dá até calafrios de pensar no trabalho que dá fazer toda essa diagramação, hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade eu tinha esquecido do Observador e são idênticos mesmo, e realmente deu um trabalho enorme acho que junto com a do Megaman x foi a análise que deu mais trabalho de fazer...

      Excluir
  3. Show de bola as suas postagem mais incrementadas e as imagens pra da mais realismo e ainda mostra que elas existem e de cada fase é um ótima pedida. Nota Mil.

    ResponderExcluir
  4. O jogo e bom d mais, só q eu nn consaigo passar do ultimo chefão Plasma Bomber!!
    😠😠

    ResponderExcluir
  5. O jogo e bom d mais, só q eu nn consaigo passar do ultimo chefão Plasma Bomber!!
    😠😠

    ResponderExcluir
  6. Jogo muito bom que marcou minha infância,porém só agora consegui aprender o nome de todos os personagens o que deixou o jogo ainda mais legal,nota 10 pro post.

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores