Ads 468x60px

Link list 2

8 de agosto de 2013

32

Análise Far East of Eden - Tengai Makyou Zero - Super Famicom (Snes)

NOME: Far East of Eden: Tengai Makyou Zero (Far East of Eden 天外魔境 ZERO)
Desenvolvedora- Red Entertainment 
PUBLICADO POR: Hudson Soft.
Gênero(s)- Rpg
Modos de jogo- Single Player 
Ano de lançamento- 1995 
MÍDIA: Cartucho (40 Mbit)
Download –  Tengai Makyou Zero

E ai SnesTalgicos de plantão, estão prontos para mais uma análise? Vamos aproveitar que agora temos novos membro e criar um novo quadro de análises chamado: JapanOstalgia, e o responsável principal por esse quadro é o nosso amigo +Soterio Salles , sem mais delongas confiram a “JapanOstalgia Far East of Eden: Tengai Makyou Zero”.

Aí vai mais um salve pra galera que acompanha o blog e estou aqui deixando minha primeira análise de um game que eu possuo na minha coleção pessoal. Sem muito papo furado segue abaixo a introdução...

kit-tengai-makyou-zero-box-snes
Caixa, cartucho, manuais, posteres e o guia oficial...
e eu só tenho o cartucho e a trilha sonora T_T
Resumo

Far East of Eden: Tengai Makyou Zero é um RPG lançado pra Super Famicom (SNES) em 22 de dezembro de 1995 pela Hudson Soft. Famosa por jogos como Bomberman que já analisamos aqui blog. A série Tengai Makyou surgiu no fim dos anos 80 pra PC Engine (Turbo Grafx no ocidente) o console desenvolvido em uma parceria da “Hudson” com a “NEC” e que pra mim e muita gente deve ser igual caviar "nunca vi nem comi eu só ouço falar" HEHE.

E pra época trazia várias novidades como vozes e cutscenes animadas por conta do uso de CD-ROMs (e em alguns games loadings maiores que os de Neo Geo CD...). A série Tengai Makyou geralmente se passa no mundo de Jipang, uma espécie de Japão feudal com demônios, alguns elementos como fadas, algumas máquinas ou robôs e até elementos da cultura indígena americana e velho oeste em alguns games da série (que mistura doida). Tengai Makyou Zero foi o primeiro e único game da série a ser lançado pra Super Famicom e diferente dos demais games da série este não contou com cutscenes animadas e nem vozes devido à limitação do cartucho, porém existem coisas únicas nesta versão que até mesmo em muitos RPGs famosos como Final Fantasy e Dragon Quest não são encontrados. Confira abaixo a abertura do game:



Segundo o criador da série Hiroi Ouji (Príncipe Hiroi em português, na verdade um nickname usado por Hiroshi Adachi) o ZERO no título diz que a história se passa em um passado distante de Jipang embora não haja nenhuma ligação direta com os demais games da série.


PLGS A GRANDE DIFERENÇA ENTRE OS RPGs QUE VOCÊ CONHECE...
PLGS (Personal Life Game System) é um sistema onde você insere data e hora reais (graças a um chip com estas funções que foi colocado no cartucho) e com isto alguns eventos baseados no mundo real podem ser realizados no game. Logo quando você escolhe New Game pela primeira vez surgirá a tela onde você insere os dados de data e hora e em seguida você insere sua data de nascimento (o game lhe dará parabéns no dia e mais alguns extras). Dentre os principais eventos influenciados pelo PLGS temos:
tengai-makyou-zero-inicio
Tela de Título

  • Festivais e feiras realizadas nos templos de cada país
  • Algumas lojas são abertas apenas durante o dia ou em dias específicos da semana
  • Algumas lojas vendem itens especiais ou dão descontos durante dias específicos
  • A criação de Pets na loja de ovos
  • O dia do aniversário do protagonista (no caso o seu dia)
NOTA: A maioria dos festivais realizados são baseados em feriados e comemorações japonesas, porém existem algumas comuns como o Natal.
Enfim o PLGS permite uma infinidade de eventos diferentes no game além da história padrão, o que dá ao jogador o desafio de jogar o game por um ano inteiro pra ver todos os festivais e pelo menos umas duas vezes por dia pra conferir as mudanças que ocorrem durante o dia e a noite. 

NOTA: Embora leve em consideração o horário real o game não traz a transição dia/noite como é visto em Dragon Quest, por exemplo, apenas alguns lugares são mostrados como se estivesse realmente de noite.

GRÁFICOS E SISTEMAS

Os gráficos de Tengai Makyou Zero se comparados com os RPGs de SNES da época são muito bem desenhados principalmente nas batalhas. O mapa mundi é bem detalhado com direito a vários cenários em batalhas, nas cidades temos elementos comuns de games do gênero ambientados no melhor estilo japonês e estes sofrem pequenas modificações de acordo com os países mostrados no game. as dungeons também são bem desenhadas mas o grande destaque do game talvez fique por conta das batalhas que trazem um visual muito bom pra um game de SNES com personagens e inimigos em tamanho real e um cenário desenhado ao invés de sprites simples ou batalhas em primeira pessoa. Confira abaixo mais alguns screens do game:

tengai-makyou-zero-inicio
Tela de Título
As primeiras batalhas...
chefe-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Dizem que o primeiro chefe agente nunca esquece...
santuario-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Visitando o Santuário de Higuma mas ele foi aprisionado
Jipang-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Explorando Jipang com seus amigos
fase1-TENGAI-MAKYOU-ZERO
O Portão do Inferno
vila-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Vilarejo de Hikage
mundo-jipang-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Bem vindo ao vasto mundo de Jipang
airship-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Sua primeira Airship decola agora

mecha-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Versus Kingin e seu mecha
O sistema de combate do game é bem comum pra jogadores de RPG, aqui os personagens atacam, defendem, usam mágicas, skills, itens ou fogem do combate e também é possível programar uma estratégia automática e deixar o combate rolar sozinho. Aqui a ordem de ataque é ditada pelo atributo Speed dos participantes do combate quem tiver a maior velocidade age primeiro (seja inimigo ou personagem) e não existem vantagens como "Pre emptive strike ou Ambushed". Quando chega o turno de algum personagem seu os comandos são mostrados em volta dele, de início são mostrados os comandos Attack, Skill, Magic e Item, mas ao pressionar os botões R ou L surgem os comandos Defend e Escape e as opções de estratégia pré-configuradas (estas devem ser configuradas no menu antes de serem usadas). 
fase1-TENGAI-MAKYOU-ZERO
O Portão do Inferno

Quando você escolhe um comando este é executado na hora (apenas alguns Skills necessitam de um turno de espera pra serem executados) a menos que seja algum tipo de contra ataque que ficara em espera mas o personagem que o utilizar continuará normalmente no combate. No final das batalhas você recebe EXP e Gold e em alguns casos um item. Entre as habilidades usadas pelos personagens existem dois tipos de mágica e skills pessoais. A maioria das mágicas e skills são adquiridas através de mestres espalhados por cavernas no mapa (existem algumas exceções) e em baús de cor azul, somente dois personagens ganham seus skills através de Level Up e um único skill é comprado na loja de ovos. Abaixo você confere alguns vídeos de gameplay trazendo um misturado do mapa mundi, cidades, cavernas e batalhas:







O sistema de mágicas do game é dividido em duas categorias, as mágicas de combinação e as mágicas convencionais. As mágicas são obtidas com mestres espalhados por Jipang. Algumas bastam falar com o mestre e você receberá um Makimono (巻物) que é um pergaminho. Em Tengai Makyou Zero apenas quatro elementos são utilizados sendo eles Fogo, Água, Ventro e Trovão. As regras são simples de se entender, por exemplo, um inimigo de água (um peixe, por exemplo) é resistente a água e fogo mas sofrem danos com trovão, um monstro planta sofre maiores danos com fogo e por aí vai... Nas mágicas de combinação você recebe um par de pergaminhos pra cada elemento (4 no total o que resulta em 8 pergaminhos) e quando vai usá-los você escolhe a combinação de elementos (são 16 combinações possíveis) e se quer usar em um ou mais alvos (usar em todos os alvos exibe uma animação diferente da usada em um único). Importante notar que se você combinar fogo e água terá um resultado e se usar água e fogo terá uma mágica diferente da anterior.
As primeiras batalhas...

As mágicas comuns são muito parecidas com as usadas em RPGs tradicionais como mágicas de ataque elemental (usando os mesmos quatro elementos do game) mágicas de cura (HP, status, reviver um aliado), aumentar ou diminuir atributos (ATK, DEF, etc) e algumas que causam status (Poison, Sleep, Confusion, etc). Nas mágicas comuns nem todas podem ser usadas em todos os alvos e algumas nem sequer podem ser utilizadas por alguns dos seus personagens. No total existem aproximadamente 54 pergaminhos de mágicas comuns em todo o game. No geral todas as mágicas consomem MP em quantidades variada assim como em outros RPGs conhecidos.


Os Skills são habilidades pessoais de cada personagem no game e cada um tem a sua maneira de adquirir os seus e alguns devem ser adquiridos derrotando alguns mestres em combate, outros são encontrados como itens em baús azuis espalhados pelo mundo e outros só são ganhos subindo de Level. Ao todo são 6 Skills pra cada personagem importante e apenas um pra personagens temporários. No geral é possível observar três tipos de Skills, os de ataque instantâneo, os que necessitam mais de um turno pra ser executado (geralmente estes são muito poderosos) e os de contra ataque que ficam a espera do personagem que utilizou sofrer dano pra ser ativado. 
mundo-jipang-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Bem vindo ao vasto mundo de Jipang

Alguns Skills tem consumo ilimitado (não requerem nenhum custo), alguns requerem uma determinada quantidade de MP e alguns consomem até o HP do personagem.
Na questão itens o game trás uma infinidade de itens de cura, comidas, key items, armas, armaduras, acessórios, alguns itens de colecionar e etc. São quatro páginas no menu de itens. Alguns itens são vendidos outros só se consgue em eventos e festivais outros como prêmios em minigames... Seu personagem só se equipa com uma arma, uma armadura e quatro acessórios, existem equipamentos exclusivos de cada personagem e também alguns genéricos. Pra quem gosta de desafios tentar conseguir todos os itens do menu é uma boa...

Enredo


(NEM PRECISA DIZER QUE VAI TER SPOILER AQUI NÉ?)

mundo-TENGAI-MAKYOU-ZERO
O mundo de Jipang
No extremo leste do mundo está à terra de Jipang, dividida em seis nações governadas cada uma por um Animal Sagrado, por gerações a Chama Eterna (永遠の火/Eien no Hi) escolhe o Herói de Fogo (火の勇者/Hi no Yuusha) que deve ser o novo rei e governar Jipang.
Teiou (弟王) segundo a vontade da Chama Eterna foi escolhido como o novo Rei, porém seu irmão Aniou (兄王) não aceitou e tentado por Ninigi o Rei do Inferno (ニニギ) decide agir. Ele vai até o Portão do Inferno (地獄門/Jigokumon) e intenta quebrar o selo de 600 anos feito pelo Clã do Fogo (火の一族/Hi no Ichizoku). Ao saber disso Teiou vai ao seu encontro onde acaba sendo morto e o selo então é quebrado e Ninigi e o exército do Inferno estão livres. 

100 dias depois um jovem do vilarejo de Hikage (火影村) chamado Higan é escolhido pela Chama Eterna para derrotar Ninigi e se tornar o novo Rei.
santuario-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Visitando o Santuário de Higuma mas ele foi aprisionado

OS ANIMAIS SAGRADOS E AS NAÇÕES DE JIPANG
No total são seis Animais Sagrados que governam as seis nações que dividem a terra de Jipang. Quando Ninigi foi libertado de sua prisão no Inferno os animais sagrados foram selados dentro de cristais e cabe a você libertá-los. São eles:



NOTA: As nações em Jipang recebem o nome do Animal Sagrado que as governa.



hikage-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Em Hikage você faz sucesso com as
meninas do vilarejo
- Higuma (火熊): Traduzido como Urso de Fogo. É o primeiro animal sagrado que você encontra e a nação onde você começa a história. Está localizada ao sudoeste de Jipang e faz fronteira com as nações do Pavão e do Deus Cachorro. Possui um território largo composto por florestas e montanhas seu maior destaque fica por conta dos picos gelados ao norte onde faz fronteira com a nação do Pavão.

Higuma é considerado o Animal Sagrado da Justiça.

igreja-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Vista do alto do Santuário dedicado
ao Buda
- Kujyaku (孔雀): Traduzido como Pavão. É o segundo animal sagrado e segunda nação que você irá passar durante o game. Fica ao leste de Jipang e é totalmente cercada por montanhas. Faz fronteira com as nações do Urso de Fogo e da Cegonha.
Aqui se destacam três elementos: A primeira Airship do game (usada pra voar em baixas altitudes), O Santuário nas montanhas dedicado ao Buda e o pequeno camelô onde as lojas abrem em dias alternados da semana.

Kujyaku é considerado o Animal Sagrado da Boa Saúde.


mouse-rato-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Ratos de Areia... andar no deserto
sem eles demora...
- Tsuru (): Traduzido como Cegonha: É o terceiro animal sagrado do game, fica ao noroeste de Jipang e faz fronteira com as nações do Pavão e Tartaruga. Seu território é composto por planícies, praias e o deserto. Destaque para o deserto onde você pode andar de Rato de Areia (somente durante alguns eventos). Aqui também existe um vilarejo chamado de Vila do Sakê (酒村/Sakemura) onde o item de reviver personagens o Sakê da Vida (Inochi no Sake) é fabricado.

Tsuru é o considerado o Animal Sagrado do Bom Coração e é irmã da Tartaruga.


tenjin-mizuki-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Tenjin dá lugar a Mizuki dentro do
Castelo de July
- Kame ():  Traduzido como Tartaruga (oww Mestre Kame =Mestre Tartaruga  \0/). É o quarto animal sagrado. A nação da tartaruga fica localizada ao norte de Jipang e faz fronteira com as nações da Cegonha e do Deus Cachorro. Seu território é dividido em ilhas e para se locomover é necessário o uso de barcos em forma de tartarugas. Nesta nação se localiza o Castelo de Genbu onde encontramos a Princesa Mitsuko e um item raro que ganhamos de presente dela.
Kame é considerado o Animal Sagrado do Amor e é casado com a Princesa Mitsuko que é irmã da Cegonha.


minigame-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Minigame...
Majin VS Super Maneking III
- Inugami (犬神): Traduzido como Deus Cachorro. É o quinto animal sagrado e sua nação fica localizada ao sul de Jipang fazendo fronteira com as nações do Urso de Fogo, a Tartaruga e o Dragão Rei. Seu território tem elementos semelhantes aos encontrados na nação do Urso de Fogo com destaques para a mina de ouro onde você pode minerar e vender o ouro, o garimpo a beira do rio, e a Cachoeira do Demônio (魔人の滝) onde você encontra o robô Majin (魔人) que deve ser usado em um mini-game.

Inugami é o animal sagrado da Amizade e era amigo de Byaku (Kingin).

jardim-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Nos jardins do Palácio do Dragão você
encontra inimigos bem peculiares


- Ryuou (竜王): Traduzido como o Dragão Rei. É o último animal sagrado e última nação em Jipang. Fica localizado ao leste de Jipang e faz fronteira com a nação do Deus Cachorro. Aqui fica o Castelo do Dragão Rei (竜王城) onde o Rei de Jipang reside. Também existem enormes crateras chamadas de Buraco das Trevas (闇の大穴) e dentro deles fica localizado o Portão do Inferno.

Ryuou é o líder dos Animais Sagrados.

O QUE? UMA ILHA NOS CÉUS DE JIPANG?

subaru-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Subaru voa nos céus de Takamagahara
Takamagahara (高天原) é uma ilha que flutua sobre Jipang, esta é tida como o lar do Clã do Fogo. Na ilha localiza-se o Santuário dedicado a deusa Agni e três vilas sendo elas a Vila da Katana, a Vila da Esfera e a Vila do Espelho onde cada uma é responsável pela criação de armas especiais utilizadas em rituais.



NOTA: No vilarejo do Clã do Fogo a Vila de Hitachi (火立村) é possível ver Takamagahara nos céus de Jipang usando a luneta entre 18 e 19 horas no horário real (PLGS).

PERSONAGENS

HERÓIS


- Higan (ヒガン / 火眼): O Protagonista do game, 12 anos. Vive em Higuma Koku na vila de Hikage. Perdeu seus pais ainda jovem e vive com seu avô Byakuen. Descendente do Clã do Fogo foi escolhido pela Chama Eterna como o Herói de Fogo. É um garoto gentil e corajoso. Assim como nos games da série Dragon Quest, Higan não possui uma fala sequer durante todo o game. Os skills de Higan são ataques variados e são adquiridos ao derrotar os mestres dos mesmos em combate um contra um.


- Subaru (スバル / ): Fada de Fogo (火の妖精). Irmã de Hisui nasceu de um ovo com o sacrifício da mesma. Herdou a memória de Hisui embora seja considerada uma recém-nascida. Tem personalidade infantil e vive tentando ajudar seu amado Higan. Os skills de Subaru são do tipo Summon onde aparecem criaturas que realizam algum tipo de ataque. Seus skills são encontrados nos baús azuis espalhados por Jipang e um deles só pode ser obtido na Loja de Ovos em Higuma Jinja.


- Tenjin (テンジン / 天神): Um dos membros do Clã do Fogo que lutou contra o Exército do Inferno 600 anos atrás. Naquela época se apaixonou por Mizuki que era das tropas de Ninigi. Por causa disso Mizuki foi aprisionada dentro de seu corpo faznendo com que os dois se tornassem um só corpo, mas com duas personalidades. Tenjin é um usuário de espelhos e seus skills têm efeitos variados. Para obter os skills de Tenjin basta subir o Level dele.


- Mizuki (みずき / 水貴): Um membro do Exército do Ingferno e irmã de Sara e July. Mizuki desertou das tropas de Ninigi por amor à Tenjin 600 anos atrás. Como punição pela traição foi presa dentro do corpo de Tenjin impedindo-os de se verem para o resto de suas vidas. Pra alternar entre Tenjin e Mizuki durante o game (já que ambos são um só corpo) é necessário o item Mandala no Fue (マンダラの笛) que ao ser usado alterna entre os dois. Mizuki usa duas espadas como arma e é extremamente poderosa e com uma boa habilidade com mágicas, seus skills também são muito bons e assim como Tenjin seus skills são ganhos subindo de Level.

- Hisui (ヒスイ / 翡翠): Fada de Fogo e irmã de Subaru. Vive na Floresta da Vida (いのちの森) em Higuma Koku e usa seus poderes pra restaurar ferramentas enferrujadas dos fazendeiros da região. Alia-se a Higan no intuito de salvar o ovo de Subaru e após fazê-lo usa suas últimas energias pra fazer o ovo chocar. Hisui é uma personagem temporária e possui apenas um skill que permite fugir das batalhas sem falhas.

- Genkotsu e Binta (ゲンコツ、ビンタ): Amigos de Higan. Os três juntos tentam derrotar o Sumi Sennin (炭仙人) e se tornar os Heróis do Fogo Mas ao entrar nas minas de carvão logo fogem deixando Higan sozinho (dupla de covardes hahaha). Tanto Genkotsu quanto Binta não possuem MP e apenas um skill já que só se juntam a Higan no início do game.
airship-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Sua primeira Airship decola agora

EXÉRCITOS DO INFERNO

- Ninigi (ニニギ): O Rei do Inferno: Foi expulso de Takamagahara por criar vidas sem o consentimento de sua irmã, a deusa Agni. 600 anos atrás tentou com seus exércitos tomar Jipang, mas foi selado no Portão do Inferno pelo Clã de Fogo.  Agora graças a ganância de Aniou conseguiu se libertar de sua prisão pra mais uma vez dominar sobre Jipang.

- Zettai Reido (絶対レイド): Capitão do Inferno Nº1, responsável por selar Higuma e também responsável por matar Byakuen o avô de Higan. Usando o poder do gelo construiu seu castelo sobre a Vila da Montanha Congelada (氷山村) congelando todo o vilarejo e parte dos seus habitantes.

- Jigoku no Akamaru (地獄の赤丸):  Capitão do Inferno Nº2, responsável por selar Kujyaku e por fazer a chuva vermelha venenosa cair sobre Kujyaku Koku fazendo as pessoas ficarem doentes e a natureza morrer aos poucos. Tem um jeito cômico de falar e se aproxima de Higan se passando por amigo pra tentar destuir a Kujyaku Myouou (孔雀明王) (uma airship) já que esta era a única maneira de entrar em Kessen no Tou (血戦の塔) o seu castelo.


NOTA: Os Marus são clones criados por Kingin em laboratório e possuem uma cidade cheia deles. Seus nomes são de acordo com suas cores, ou seja, Akamaru (Aka = Vermelho), Aomaru (Ao = Azul), Murasakimaru (Murasaki = Violeta ou Roxo) e por aí vai. Todos eles falam da mesma maneira engraçada e são chatos pra "KCT" mas apenas Akamaru é mau.


- Sara (サラ / 砂羅): Capitão do Inferno Nº6, responsável por selar Tsuru e transoformar Tsuru Koku em um grande deserto. Diz-se a Rainha do Deserto (alguma referência a Priscilla??) e gosta de coisas "bonitas" tanto que transformou Tenjin em estátua de areia. É a irmã do meio de July e Mizuki.

- July (
ジュリ / 樹里): Capitão do Inferno Nº4, responsável por selar Kame e transformar Kame Koku em uma enorme floresta tropical. Também transforma os habitantes de Kameoka Jinja em árvores. Aparece com frequência na frente dos heróis provocando Tenjin e explicando o que ela fez em cada vila de Kame Koku. É a irmã mais velha de Sara e Mizuki.

- Kingin (
キンギン / 金銀): Capitão do Inferno Nº5, responsável por selar Inugami e por profanar o santúario do mesmo criando o Santuário do Tigre Dourado (金虎神社) pra controlar as mentes dos habitantes de Inugami Koku. Possui grandes habilidades científicas e com isso criou o Super Maneking III pra enfrentar o gigante Majin. Kingin também é responsável por criar os Marus.

- Kokubyaku (
コクビャク): A arma suprema criada por Ninigi a partir de um ovo de Fada pra invadir Takamagahara. Durante o ataque a Takamagahara este usa habilidades iguais a de Subaru e evoca Mugen e Suima pra lutar ao seu lado.


OUTROS PERSONAGENS

- Byakuen (ビャクエン / 白炎): Avô de Higan: Cria o neto desde a morte da filha (mãe de Higan) com carinho e destreza. Considerado um dos maiores guerreiros do Clã do Fogo mesmo com a idade avançada é extremamente hábil. Foi morto por Zettai Reido ao se distrair com Higan durante a luta.
- Shiranui (シラヌイ / 不知火): O Espadachim das Trevas. No passado amigo e rival de Byakuen, foi derrotado pelo mesmo durante a escolha do Cavaleiro do Dragão. Adquiriu complexo de inferioridade e foi dominado por Ninigi, passou então a usar a Espada das Trevas. Aparece sempre de mau humor ofendendo Higan durante os encontros mas não se aliou ao Exército do Inferno. Também é responsável por dar a Higan o skill mais poderoso.

- Agni (
アグニ): Deusa responsável por criar o Clã de Fogo e irmã de Ninigi. Quando Ninigi tentou criar a vida por conta própria ela o expulsou de Takamagahara. Também criou os seis Animais Sagrados pra ajudar o Clã do Fogo a selar Ninigi no Portão do Inferno.

- Teiou (
弟王): Escolhido pela Chama Eterna como o Rei de Jipang foi assassinado por Aniou sob o controle de Ninigi. Aparece mais tarde junto a Chama Eterna pra entregar a missão de salvar Jipang a Higan.

- Aniou (
兄王): Irmão de Teiou, não aceita o fato de o irmão ter sido escolhido rei em seu lugar e acaba fazendo pacto com Ninigi. Com isso mata Teiou e quebra o selo que prendia Ninigi no Portão do Inferno, porém só serviu de corpo físico pra Ninigi.

- Sumi Sennin (炭仙人): Vive nas minas de carvão em Hikage, foi mestre de Byakuen e Shiranui. Vive dando surras em Higan durante o treinamento. Também fornece o primeiro skill de Higan no game.

- Omine (
おミネ): Velha comerciante que sempre aparece nas diversas vilas e cidades de Jipang.

- Kabuki (カブキ): Família que participa dos diversos festivais realizados em Jipang. Sua aparência lembra Kabuki Danjuro de Tengai Makyou II: Manjimaru, talvez seja um ancestral do mesmo.


manto-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Olha eu achei o Manto
- Manto (マントー): Velho conhecido da série Tengai Makyou. Aparece em uma caverna em Ryuou Koku em uma certa época do ano (PLGS). Se você derrotá-lo em combate este se torna um mascote. É um bobo...


- Imada Kouji (今田耕司): É um comediante japonês famoso. Aparece como um personagem secreto no game (não me lembro de ter encontrado ele...).

FESTIVAIS, A CASA DE CHÁ E A LOJA DE OVOS!

Os festivais são realizados nos santuários dos Animais Sagrados nas seis nações de Jipang durante o ano graças ao PLGS, porém para que um festival aconteça é necessário que o Animal Sagrado seja libertado do seu selo e os santuários sejam restaurados. Abaixo seguem a lista com os principais festivais:
  • Em Janeiro temos o Festival de Ano Novo realizado em Kujyaku Jinjya
  • Em Fevereiro temos o Setsubun realizao em Higua Jinjya
  • Em Março ocorre a Hina Matsuri em Tsurumi Jinjya
  • Em Abril inicia-se a Hanami em Kujyaku Jinjya
  • Em Maio celebra-se o Dia das Crianças no Japão e a festa é realizada em Kameoka Jinjya
  • Em Junho tem o Genbu Matsuri em Kameoka Jinjya
  • Em Julho comemoramos a Tanabata em Inugami Jinjya
  • Em Agosto a comemoração da Tanabata continua em Tsurumi Jinjya
  • Em Setembro a Tsukimi (acho que seria Feira da Lua...) em Inugami Jinjya
  • Em Outubro realiza-se o Tsurumi na Tsurumi Jinjya
  • Em Novembro não há festivais...
  • Em Dezembro comemora-se o Natal em Higuma Jinjya

Também existem as feiras realizadas todo domingo em determinados santuários, aqui é possível encontrar algumas barracas vendendo itens e alguns mini-games.
Jipang-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Explorando Jipang com seus amigos
A CASA DE CHÁ

Nas cidades onde se encontra o santuário dos animais sagrados existe as casas de chá (出会い茶屋) onde ao comprar um item de cura com o preço acima do normal é possível subir ao segundo andar onde se encontram moças pra... er... Você sabe... Uma delas geralmente demonstra certo interesse por Higan (que é o único que sobe ao segundo andar) pedindo algum favor ou fazendo perguntas e caso você atenda os requisitos ela pede pra você comprar uma casa na cidade. Geralmente uma casa isolada e sem habitantes agora terá um homem que lhe pedirá uma quantia em dinheiro pela casa, caso você compre este homem trará a moça da casa de chá e você ficará com ela (se é que você me entende...). 

capa-tengai-makyou-zero
Arte da Capa
Toda vez que você visitar uma delas você terá que levar presentes ou comprar alguma coisa ou dar dinheiro (varia de acordo com a “safadinha” kkkkkkkkk) e ao atender você dormirá com ela e ganhará algo em troca (geralmente um item raro). Engraçado o game usar a mesma música de quando se dorme em um Hotel, mas com uma animação rosada e um som de beijo pra representar o ato. Se ao terminar o game você escolher se tornar o Rei de Jipang estas serão suas esposas... Com direito a uma sadomasoquista com roupa de couro e tudo e uma velha senhora kkkkkkkk.



NOTA: Higan é um bocado precoce, pois ele tem apenas 12 anos e já vai a locais que não deveriam ser frequentados por menores de idade.


A LOJA DE OVOS
Em Higuma Jinya existe a Loja de Ovos (卵屋) onde você compra um ovo e após algum tempo nasce um Pet (nhaaa) e você terá que alimentá-lo e evitar que ele morra. Os Pets vivem de acordo com o horário real (PLGS) e morrem se você não alimentá-los (alguém aí se lembra dos Tamagochis?) então se você pretende criar um lembre-se de voltar à loja e dar comida de tempos em tempos. Aqui também é possível criar o último skill de Subaru, basta alimentar a lagarta até ela virar um casulo e depois de alguns dias (PLGS) volte a loja e quebre o casulo pra receber o skill.


TRILHA SONORA

A trilha sonora de Tengai Makyou Zero é criação de Toshiyuki Sasaki, Kohei e Aya Tanaka e é muito bem ambientada na cultura tradicional japonesa, mas também tem músicas agitadas nas batalhas. São 76 músicas que foram lançadas numa coletânea chamada Tengai Makyou Zero Digital Remix, lançado em 26 de Janeiro de 1996 pela DATA MUSIC contendo 3 CDs.
label-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Capa da Frente

back-label-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Capa de Trás

Gosta de ouvir as músicas dos games que você joga? Então faça o download da OST de Tengai Makyou Zero clicando aqui


OUTROS PRODUTOS

- Tengai Makyou Zero Shounen Jumo no Shou: Lançado em parceria com a revista Weekly Shounen Jump esta versão limitada era sorteada pra leitores e não foi comercializada, a principal diferença da versão original fica por conta da tela de título, do fundo das janelas de fala com o logo da Jump e alguns mangás como itens no game.
japan-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Tela de Título da versão Shonen Jump no Shou

fita-cartucho-TENGAI-MAKYOU-ZERO
Cartucho na Versão Shonen Jump no Shou

- Tengai Makyou Zero Oficial Guide Book: Lançado em 5 de janeiro de 1996 pela Aspect. É considerada uma raridade (eu queria muito uma cópia, mas onde eu acho tá os olhos da cara...).




- V Jump Game Books Super Famicom Series: Tengai Makyou Zero: Lançado em janeiro de 1996 pela Shueisha.

- Tengai Makyou Zero: Hi no Yuushatachi: Novel lançado por Ouji Hiroi em 1 de fevereiro de 1996 publicado pela Kadokawa Shoten.


CURIOSIDADES
  • Tengai Makyou possui muitas referências a mitos e lendas japonesas. Nomes como Ninigi, armas como katana, jóia (usei esfera no texto) e espelhos, lugares como Takamagahara e até os animais sagrados fazem alguma referência a um mito ou lenda. (pra mais informações se arrisquem na Wikipedia japonesa e verão muita coisa interessante. Usando o Google Translator é claro).
  • Apenas outro game (também pra SNES) possui o PLGS, mas não tão bem explorado como em Tengai Makyou Zero, este foi lançado em 1996 e se chama Daikaijyu Monogatari II.
  • A Cidade de Akamaru (lar dos malditos e chatos Marus) é a única cidade do game que mostra a transição de dia e noite que ocorre toda 6 da manhã e 18 da tarde.
  • O famoso Bomberman aparece nas estantes na Cidade de Akamaru como boneco de pelúcia
  • Subaru tem ZERO anos de idade e já nasceu do jeito que aparece no game. Se pudesse eu iria chamá-la de Majin Boo, pois ela nasce de um ovo e é chata igual ele kkkkkkkk
  • Ainda em Akamaru City é possível jogar Snake dos tijolares Nokia nos fliperamas.
  • Em Tengai Makyou IV pra Sega Saturn, que se passa no velho oeste americano o nome da Chama Eterna (Eien no Hi no japonês) foi adaptado pra Eden no Hi ao invés de Eternal Flame.
  • O game oferece duas opções de final sendo uma se tornar o Rei de Jipang e outra voltar pra casa e continuar sua vida como uma pessoa normal.
  • Apenas um game de Tengai Makyou foi lançado no ocidente e não é um RPG e sim um game de luta chamado de Kabuki Klash por aqui e foi lançado pra Arcade e Neo Geo (muito bom o jogo vale a pena dar uma conferida). 
CONCLUSÃO 
Tengai Makyou Zero é um bom RPG pra se jogar principalmente pelos extras proporcionados pelo PLGS são muitas coisas pra se fazer no game além de simplesmente seguir a história adiante, a dificuldade não é um grande desafio mas no final as batalhas se tornam um bocado chatas mesmo assim vale a pena continuar. Considerando a época de lançamento é possível dizer que foi uma grande inovação pra games de SNES, basta notar os monstros que ao contrário de 90% dos games da época possuem cada um o seu sprite próprio ao invés de simplesmente mudar a cor. E hoje com os consoles modernos que permitem configuração de data e hora um remake seria uma boa (OUVIU HUDSON!!!!) assim como foi feito com outros títulos da série. Eu conheci este game por volta de 2000 quando comprei ele num camelô de rua na minha cidade e foi o primeiro game da série que eu joguei e gostei muito tanto que virei fã da série e comprei todos os game da série que sairam pra consoles que eu possuo.

PRÓS:
  • Gráficos e trilha sonora de alta qualidade e boa jogabilidade
  • Desafio longo (bem loooooongo)
  • Tecnologia exclusiva (PLGS) que permite uma experiência única em relação aos demais games
CONTRAS:
  • Ter que esperar uma vida pra ver alguns eventos acontecerem
  • As batalhas as vezes irritam pois você está com muita pressa
  • Pra muita gente esse com certeza vai ser o maior contra ESTÁ EM JAPONÊS. 
UMA BOA NOTÍCIA PRA QUEM NÃO ENTENDE JAPONÊS

Uma versão traduzida em inglês por fãs está sendo feita, mas parece que ainda não está pronta então se quiserem esperar... (Eitha assim nem parece uma boa notícia kkkkkkkkk). Em todo caso existem detonados no Gamefaqs pra dar uma ajudinha mesmo na versão japonesa. Assim que uma possível ROM traduzida sair eu posto o link pra download aqui no post.

Quer jogar Tengai Makyou Zero mesmo em japonês? Faça o download da ROM clicando Tengai Makyou Zero 
Todo o Jogo (Rom) de Super Nintendo precisa de um emulador, caso não tenha, baixe agora mesmo clicando Aqui Emuladores

Créditos
Tema/Roteiro: +Soterio Salles 
Seleção de Imagens: Soterio Salles / +SnesTalgia 
Revisão: Soterio Salles / +Juan Dias 
Arte Capa: +Bruno Viana 

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

32 comentários:

  1. Caraca mano, que review é esse!? Vocês debulharam o jogo todinho, muito fera! Fiquei surpreso com a quantidade de conteúdo que ele tem, e por ele não ter chegado ao ocidente, o que é uma bela falta de sacanagem! Espero que essa parceria dure muito tempo porque o resultado está sendo ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter ceteza que de onde veio esse vai ter muito mais

      Excluir
    2. Pois é, realmente o trabalho quando feito em equipe fica muito melhor a qualidade desse post está espetacular =)

      Excluir
  2. Uffa! Que garoto mais detalhista é esse Parceiro do Snes rs.
    Ficou muito maneiro e detalhes que poderia passar
    despercebido por alguns como os desenhos são bem desenhados nos games do Japão. Gostei demais também dos personagem as características deles e origens e os festivais que ficou demais com cada mês com seu festival destinto no jogo. Fiquei impressionado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigão, logo logo teremos mais =)

      Excluir
    2. Valeu pela paciência pra ler rsrsrs. Esse game tem muito mais coisas que eu deixei de citar pra não ficar sem dedos de tanto digitar kkkkk

      Excluir
  3. cara estive pensando em fazer um review, dos jogo secret of evermore, ou robotron do snes, ótimos rpgs.

    ResponderExcluir
  4. cara... sem palavras viu!!
    sou fã desse game i vc descreveu ele por completo.
    parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa você é o segundo fã que eu encontrei desse game (sendo eu mesmo o primeiro kkkkkkkkkkkkkkkkkk)! Conseguiu fazer todos os evento nele?

      Excluir
    2. ainda não, mas ja vi muitos, inclusive o que acontece no aniversário do jogador. Ainda não consegui lutar contra o Manto... eu visito a caverna dele frequentemente. Zerei escolhendo os dois finais possíveis.

      Excluir
  5. Se eu me lembro bem o Manto só aparece no outono japonês (nossa primavera) e vai ter um monte de caqui no chão da caverna dos caranguejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado. vou estar sempre atento a novas noticias no seu blog. vi o video do halloween no youtube i comecei a jogar marchen adventure cotton 100% . eh da hora. =D

      Excluir
    2. A grande maioria acha que o jogo é bobinho só por ser muito colorido, mas é muito bacana e tem uma boa dificuldade

      Excluir
  6. Cara, esse jogo é minha paixão... foi ele quem me fez gostar de RPGs. Meu primeiro contato com ele foi por acaso (tinha por volta dos 7, 8 anos e acompanhava o gameplay do meu irmão mais velho) me apaixonei na hora, só de olhar..., uma fita estranha, toda em japonês? WTF! mas foi a melhor coisa que me aconteceu... hoje trabalho como designer de jogos Desk e Mobile, e Tengai Makyou Zero é sempre uma fonte de inspiração (e Ola que conhecemos tantos jogos bons que foram lançados posteriormente, sem contar a espetacular série da square), mas nem isso foi o suficiente para abandonar o meu xodó com esse rpg do snes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Mais um fã desse game!!! Sempre bom conhecer gente que teve contato e jogou ele.... Tenho que concordar com você que esse com certeza é um dos melhores games de RPG já feitos, superando até alguns games da famosa Square....

      Meu sonho seria um game que utilizasse metade do PLGS nos consoles mais novos mas acho pouco provável que vejamos um Tengai Makyou tão bem feito nas novas gerações....

      Excluir
  7. Parabens tb estou surpreso. É muito dificil encontrar um material em portugues como o seu. So falta um detonado pra fechar com chave de ouro kkk ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do texto!!

      Realmente um detonado seria bem vindo mas ter que jogar o game durante um ano pra observar tudo o que o PLGS tem pra oferecer é realmente complicado hoje em dia com a falta de tempo livre.....
      Infelizmente vamos ficar devendo no detonado :-)

      Excluir
    2. Como do load game nesse jogo? To querendo jogar muito ele =(

      Excluir
    3. Olá Cintia. Você pode usar o emulador bSNES que eu fiz um tutorial completo aqui no blog

      Segue o link

      http://snestalgia.blogspot.com.br/2013/09/tutorial-bsnes.html

      Excluir
  8. To com jogo otiginal ajuda esse link?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está com o cartucho? Então faz o seguinte...
      Quando você colocar ele pela primeira vez aperta o botão A e espera todos os processos marcarem um OK depois dá um reset no console e aperta o botão B... Aí é só dar reset mais uma vez e vai entrar no jogo.

      Ah! O mesmo processo vai valer para o emulador, depois disso é só configurar o relógio e jogar.

      Excluir
  9. Sempre aparece essa sequência de comando para aperta mas sempre volta na tela de apresentação do jogo e nao do save , quando vou salva o jogo mostra o save q tinha salvo Antes =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a bateria do cartucho já era... Vai ter que trocar... Por isso não tem como segurar os saves...
      É um processo delicado de fazer, requer habilidades de solda e muita calma.

      Excluir
  10. Essa parte do relógio como fuciona ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro você insere data e hora para o mundo real, lembrando que no Japão é ano mês e dia a ordem. Depois você insere sua data de nascimento para receber presentes no dia do seu aniversário quando visitar a Vila do começo do jogo.

      Excluir
    2. Estranho pois quando entro no jogo o save game fica la tem ate 3 opções De save

      Excluir
  11. até que enfim saiu a tradução... pena que não roda no zsnes

    ResponderExcluir
  12. Uma super matéria sobre esse lindo jogo. Parabéns!
    Terminei ele esses dias e vou falar que é lindo e extremamente imersivo (as batalhas finais que o diga).
    A respeito da matéria tenho duas perguntas:
    Onde vocês conseguiram tanta informação desse jogo? Por que eu pesquisei (inclusive em inglês) e não achei metade do que achei aqui
    E nesse site: http:// www. geocities. jp/tengaimakyouzero/ tengaizero. html (junte os espaços) que é dedicado exclusivamente ao jogo tem uma parte que aparenta dizer que existe um final alternativo para ele (onde vc tem que pegar TODOS os itens do jogo e fazer TODOS os eventos com o level 99). Usei o Google tradutor pro inglês e não fica muito claro. Vocês (quem montou a matéria ou quem está lendo) já ouviram falar desse possível final alternativo?
    Desculpe o enorme texto, mas queria deixar bem claro o que tinha para dizer. :)

    ResponderExcluir
  13. Uma super matéria sobre esse lindo jogo. Parabéns!
    Terminei ele esses dias e vou falar que é lindo e extremamente imersivo (as batalhas finais que o diga).
    A respeito da matéria tenho duas perguntas:
    Onde vocês conseguiram tanta informação desse jogo? Por que eu pesquisei (inclusive em inglês) e não achei metade do que achei aqui
    E nesse site: http:// www. geocities. jp/tengaimakyouzero/ tengaizero. html (junte os espaços) que é dedicado exclusivamente ao jogo tem uma parte que aparenta dizer que existe um final alternativo para ele (onde vc tem que pegar TODOS os itens do jogo e fazer TODOS os eventos com o level 99). Usei o Google tradutor pro inglês e não fica muito claro. Vocês (quem montou a matéria ou quem está lendo) já ouviram falar desse possível final alternativo?
    Desculpe o enorme texto, mas queria deixar bem claro o que tinha para dizer. :)

    ResponderExcluir
  14. O jogo é bonitinho, mas não tem nada muito inovador. A história é super genérica e nenhum personagem é trabalhado de forma profunda. Trilha sonora repetitiva e nenhuma marca a gente como em FFVI ou Chrono Trigger. As batalhas são absurdamentes simples e meu Deus, a taxa de encontro é desumana.

    Pelo fato de ser o maior cartucho de SNES, achei que fosse me impressionar tanto quanto em Star Ocean, mas o enorme tamanho deve ser só pra não repetir os sprites de monstros mesmo.

    Lembro que quando passei em um lago, e a imagem do personagem não apareceu refletida na água como Phantasy Star e Star Ocean, fiquei bem frustrado e percebi que o jogo era simples. Os efeitos sonoros são patéticos.

    Muito triste, criei uma expectativa absurda nesse jogo, quase gastei uma grana em um cartucho repro em inglês pra poder jogar no meu SNES.

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores