Ads 468x60px

Link list 2

7 de setembro de 2013

12

Análise Wonder Project J: Kikai no Shonen Pino - Super Famicom (Snes)


NOME: Wonder Project J: Kikai no Shonen Pino (ワンダープロジェクトJ 機械の少年ピーノ)
DESENVOLVEDORA: Almanic Corp.
PUBLICADO POR: Enix Corporation
GÊNERO: Simulation RPG
MODOS DE JOGO: Single Player
ANO DE LANÇAMENTO: 1994
MÍDIA: Cartucho (24Mbit)
DOWNLOAD: Wonder Project J

E ai cambada beleza? A ultima JapanOstalgia fez bastante sucesso, então vamos continuar com mais uma análise de um ótimo jogo que acredito que poucos conheçam e que vale muito a pena dar uma conferida, então vamos começar pessoal.
Atenção: Este artigo Contém Spoilers e Maluquices do Autor, leitura fica por sua conta e risco.

はじめまして!ぼく、機械の少年ピーノ!!
Wonder Project J: Kikai no Shonen Pino que traduzido literalmente significa Projeto Maravilha... Pino o Garoto Máquina (é... acho que esee lance de Projeto Maravilha não pega bem...) é um Simulation RPG desenvolvido pela quase desconhecida Almanic Corp (acho que o único game que eu conheço deles é aquele E.V.O. Search for Eden) e lançado em 09 de dezembro de 1994 pela Enix (atual Square-Enix). O jogo traz uma mistura de elementos como história infantil, anime e RPG com um belo visual que aproveitou muito bem os recursos de hardware do SNES. (Sim é tipo o Pinóquio)

wonder-project-snes
Caixa, manuais, cartucho, guia oficial, gamebook, mangá... tem tanta coisa nessa imagem que deixaria
um colecionador babando em cima do PC.....
Assim como a maioria dos games bons da Enix lançados pra Super Famicom este também não contou com uma versão oficial aqui no ocidente, embora o game conte com ROMs traduzidas pra diversos idiomas, incluindo o nosso bom português brasileiro e se após esta análise você decidir experimentar o game tenha certeza que desta vez o idioma não será uma barreira. E como sempre segue um vídeo mostrando a abertura do game:


AH! E se você está se perguntando o que eu escrevi no título da introdução nada mais é do que a apresentação do personagem principal que traduzindo fica mais ou menos assim: "Prazer em conhecê-lo! Eu sou Pino o Garoto Máquina!!"

Tela de Título
ENREDO
A história do game se passa na ilha de Corlo que há 50 anos foi devastada pela guerra e com intuito de restaurá-la robôs humanoides chamados Gijin (lê-se Guidin) foram criados pra suprir a falta de mão de obra humana. De mãos dadas humanos e Gijins conseguiram restaurar a ilha de Corlo, mas com o passar do tempo os leais e trabalhadores Gijins viraram motivo de ódio dos humanos. Na tentativa de acabar com esta discórdia o Dr. Geppetto desenvolve um Gijin com aparência mais humanizada e o batiza de Pino (ah vá). Porém antes que pudesse terminar seu projeto Dr. Geppetto foi preso sob acusação de traição. E agora?! Quem poderá nos ajudar?! (não espere pelo Chapolin Colorado...). Você jogador no controle de Tinker deve ajudar Pino a cumprir com suas tarefas pra ativar o Circuito J, resgatar o Dr. Geppetto e ainda resolver o conflito entre humanos e Gijins...
Durante toda a história Pino conquistará amizades de humanos e Gijins, aprenderá diversos valores e sentimentos humanos durante a ativação do Circuito J e até dará sua vida pra salvar a Ilha de Corlo e até o final da história tenha certeza que a sua participação irá influenciar e muito esta história.

PERSONAGENS

- Pino: O protagonista do game, também chamado de Gijin Model Number 4649 tem a aparência de um garoto de uns 12 anos. É talvez o Gijin mais humanizado da história tanto que causa confusão em diversas pessoas e Gijins ao longo da história (muitos só descobrem que ele é um Gijin quando ele gira a cabeça em 360°). Pino demonstra ser cheio de energia (quando não tá estressado ou com a bateria fraca) e bastante infantil e deixá-lo sozinho pode ser perigoso, pois ele quase sempre sai andando por aí ou tenta comer o gato ou a galinha de estimação do Dr. Geppetto ou fica praticando golfe... É meio complicado ensinar as coisas pra ele no começo, mas ele aprende rápido (ou aprende ou leva marretada na cabeça kkkkk) e até que ele ative o Circuito J você deverá ensiná-lo a trabalhar duro, praticar esportes, lutar com espadas, etc.

Pino é o único personagem que possui voz no game e esta fica por conta de Noriko Hidaka famosa por fazer algumas vozes em games. Um de seus trabalhos que certamente vai ser reconhecido por um otaku lendo esse artigo é a voz do Near no anime Death Note (quanta diferença do Pino...)


- Tinker: A única personagem que você tem controle direto no game. Tinker que também é conhecida como Gijin Model Number 4648 é uma Interface Robot que foi criada inicialmente pra auxiliar o Dr. Geppetto na tarefa de criar e instruir o Pino, mas como o Dr. foi preso ela decide pedir ajuda pra você (ela é tipo a sininho Peter Pan). Pra dizer a verdade Tinker é uma espécie de Mouse Icon personalizado e com vida própria, com ela você dará ordens diretas ao Pino e caso ele as execute corretamente você deve elogiá-lo e caso faça alguma coisa errada você pode repreendê-lo e até bater na cabeça dele com uma marreta que não se sabe de onde ela tira (lembre de bater na cabeça dele quando ele tentar engolir o gato ou a galinha kkkkk).

Embora seja a única personagem controlável no jogo Tinker não tem muitas falas e quase sempre ela apenas assiste as ações de Pino nos eventos importantes.

- Dr. Geppetto: Renomado cientista na área da robótica e responsável pela criação dos Gijins incluindo Pino e Tinker. Na esperança de aproximar humanos e Gijins e por um fim nesse conflito Dr. Geppetto começou a desenvolver o Gijin Model Number 4649 que batizou de Pino e colocou nele o Circuito J que na teoria seria a principal forma de resolver o já mencionado problema da ilha de Corlo. Foi acusado de alta traição e preso antes de concluir Pino e deixou pra Tinker a responsabilidade de concluí-lo. Seu nome é Geppeto Lamarck..

- Number 46: Gijin amigo e conselheiro de Pino que foi salvo pelo mesmo no segundo capítulo quando estava sendo atacado por um Gichuu (Gijin em forma de inseto) e desde então toda vez que Pino o visita ele dá conselhos que ajudam no decorrer da aventura.

- Old Man Fam: Velho fazendeiro que vive tranquilamente na ilha de Corlo. Gosta de animais, plantas e de garotinhos (não da maneira que você pensa kkkkk). Quando Pino deve aprender a trabalhar na terra sua fazenda é usada como local de teste. Os frutos do trabalho do Pino podem ser colhidos depois de algum tempo e vendidos na loja de itens na cidade de Corlo.


- Addo Kinger e Gamechi Port: Addo é um aventureiro que possui um barco em forma de tartaruga. Pino passa a viajar com ele pra aprender o espírito de aventura (necessário pra ativar o Circuito J). Addo deve uma boa grana pra Gamechi, mas graças à ajuda de Pino ele consegue encontrar um tesouro e pagar a dívida. Gamechi é o homem que passa o tempo todo em frente ao porto de Corlo fumando um cigarro.


- Mimi Angelight: Dona de uma loja dedicada a Gijins onde Pino deve cantar em determinado momento da história. Ela é extremamente adorada pelos frequentadores da loja. Gosta de cantar e sua voz conquista uma legião de fãs Gijins (qualquer semelhança com Macross é mera coincidência).





Dono da loja: Não é uma personagem importante em termos de história, mas ela nos vende tudo o que precisamos durante o jogo. A grande quantidade de itens também pode ser encontrada em certas áreas, mas geralmente este é o lugar aonde você vai depois de encontrar um obstáculo.


Lynx : É a mistura da mulher gato com Robin Hood, ela faz parte de uma gangue local que rouba dos riscos para doar aos pobres Gijins. Na sequência da história ela aparece para ajudar Pino.
Rob & Ber: Também conhecidos como “Doro” e “Bou” na versão original japonesa, são uma dubla de “ladrões” parceiros de Lynx que nunca foram vistos sem suas mascaras e também aparecem na sequência da história.

Jeane: A Guarda Real no castelo, e um dos lutadores do Coliseu. Ela pode parecer frágil, mas ela vai descer a porrada em Pino se ele não treinar duro o suficiente. Em determinado momento pino precisará lutar contra ela e isso não será nada fácil.

Rei Corlo: O rei da ilha de Corlo, não é lá um cara muito amigável. Assustado com o fato de Pino ter derrotado seus melhores lutadores em um torneio, ele exige uma audiência com Pino, porém quando ele descobre que Pino é um Gijin, ele ordena a execução de Pino por se sentir enganado.


Princesa Tiffany: A filha do rei, ela não consegue entender por que todo mundo tem essa antipatia por Gijins.  Messala diz a ela muitas mentiras sobre como eles não podem ser confiáveis. Ela é mantida em segurança longe das massas, no topo de uma torre enorme Pino deve subir. Quando você conseguir alcançar seu quarto, ela faz amizade com o Gijin. (hum princesa na torre?? Já vi isso antes).


- Messara: Primeiro Ministro de Corlo e atua também como Rei. Responsável pela prisão de Geppetto e por diversos acontecimentos durante a história. Demonstra um grande interesse no Circuito J. Messara possui um segredo...






ENTENDENDO COMO FUNCIONA O PINO

A ilha de Corlo
Como já foi dito acima Pino que é o nosso protagonista é um Gijin e você não tem controle direto sobre ele, mas sim sobre Tinker. Seu objetivo é desenvolver o Pino dando ordens, ensinando coisas que vão desde uma simples leitura a lutar com espadas. Pra isso você conta com diversos locais na ilha de Corlo e diversos itens que podem ser usados nas mais diversas ocasiões. Pino possui HP e EP que são consumidos quando se executa algum tipo de ação e estes podem ser recuperados usando-se itens ou comendo (mas não os animais do Dr. Geppetto) e até dormindo no Pot Computer. Antes de explicar melhor como funcionam os demais status do Pino vou deixar um vídeo com o tutorial de controle básico de Tinker e Pino.



Agora que já temos uma noção de como funciona os controles do jogo, vamos tentar entender melhor o sistema de status e atributos do Pino. Se você assistiu o vídeo deve ter notado que entre o HP e o EP na parte superior da tela existem 4 leds que indicam alguma mudança de atributos ocorrendo. Essas mudanças ocorrem quando se executa qualquer tipo de ação com Pino e influenciam diretamente no seu comportamento no decorrer do jogo. Abaixo seguem os screens da tela de status e também uma explicação mais detalhada de cada atributo e o que o mesmo pode influenciar na personalidade de Pino.

Visão Geral
Atributos detalhados
Na primeira imagem temos uma breve demonstração das quatro personalidades que Pino pode ter e de acordo com as cores podemos observar qual atributo influencia qual personalidade. Dentre as personalidades temos AgressivoAtléticoInteligente e Sensível. Também temos alguns atributos que não influenciam a personalidade de Pino, mas devem ser observados pra evitar problemas. Já na segunda tela podemos observar os atributos em detalhes incluindo HP e EP e com isso conseguimos ter um melhor controle do comportamento que devemos explorar nas mais diversas situações que encontramos no jogo. Agora vamos a uma descrição detalhada de cada personalidade e seus respectivos atributos:

AGRESSIVIDADE: Se este nível está alto Pino se torna violento e impaciente, ele passa a recusar algumas ordens, maltrata os animais (chuta o cachorro, por exemplo), empurra ou chuta as portas, quebra alguns itens, etc, porém suas habilidades em combate ficam melhores. Os atributos que influenciam esta personalidade são:
Aqui você deve usar sua agressividadade
mas pra entrar no torneio tem que ser
amável com as garotas. Complicado...
Ataque: Como o próprio nome já diz este atributo representa o poder de ataque de Pino, este se desenvolve ao usar armas ou derrotar inimigos e quanto mais alto for maior o dano causado nas lutas. Para que Pino possa usar uma espada ele deve ter no mínimo uns 50 pontos de ataque, mas os braços também devem ser treinados e fortalecidos.
Defesa: Representa a habilidade de se defender dos ataques (meio óbvio não?) durante os combates e assim mesmo quando atingido os danos serão menores. O simples fato de praticar com a espada já garante que esse atributo seja elevado.
ATLÉTICO: Quando os atributos desta personalidade estão altos, Pino excuta tarefas que requerem esforço físico com facilidade, porém se esta for sua personalidade predominante Pino terá dificuldades em tarefas que requerem o uso de inteligência, porém suas habilidades esportivas serão excelentes. Os atributos relacionados a essa personalidade são:
Arremesso de bola, Penaltis, Corrida, Golfe...
Meus parabéns você acaba de ganhar o
Torneio Esportivo de Corlo

Favor não reparar no maluco com a metralhadora
kkkkk
Força do Braço: Necessária pra segurar objetos, arremessá-los ou mesmo empunhar uma espada, pra treinar este atributo pode-se recorrer ao simples levantamento de peso. Pra levantar objetos pesados ou subir em cordas este atributo deve estar acima de 60 pontos.
Força da PernaEstá serve para que Pino possa pular melhor ou chutar as coisas. Para desenvolvê-la basta dar a ele uma bola de futebol ou fazê-lo subir na mesa na casa do Dr. Geppetto, mas pra usar a mesa é necessário um bom equilíbrio.
Equilíbrio: Atributo necessário pra se andar em passagens estreitas ou se equilibrar em cima de algo (se este atributo for muito baixo não mande Pino subir no poço no quintal do Dr. Geppetto. Vai por mim) e também pra se jogar golfe. Se este atributo está muito baixo Pino irá tropeçar com frequência e perderá HP rapidamente quando corre, mas pra melhorá-lo basta usar o taco de golfe ou a bola grande ou fazer um passeio na floresta de Corlo.


INTELIGÊNCIA: Quando esta personalidade predomina Pino começa a se mostrar mais culto fala difícil e aprende as coisas com extrema facilidade e rapidez, porém seus atributos físicos são reduzidos e as tarefas que exigem esforço extra se tornam um problema (parecem aqueles nerds de filme que vivem usando o cérebro e não conseguem chutar uma bola).

Aqui você deve combinar inteligência
e força física pra fazer Pino usar a enxada
e plantar as sementes corretamente

Raciocínio: Este atributo representa a habilidade de usar os itens por conta própria pois existem eventos onde Tinker fica inativa e Pino deve agir sozinho, pra desenvolver esta habilidade basta ler um livro simples (menos os quadrinhos pois este baixam este atributo) mas lembre-se de observar os atributos físicos pra que estes não baixem muito.
Imaginação: Este atributo combinado com o raciocínio permite ao Pino aprender e desenvolver funcionalidades pra determinados itens mais rápidos, quando este atributo está muito baixo Pino tem o hábito de cheirar os itens ou falar algo absurdo a respeito dos mesmos, mas quando alto bastam apenas umas três tentativas pra garantir o uso correto do item.
SENSIBILIDADE: Quando esta personalidade toma conta de Pino ele passa a falar educadamente, canta, demonstra crença religiosa, chora, aprende a lidar com garotas, mas de vez em quando age de maneira esquisita. Se este personalidade sobrepuser a agressividade Pino sairá correndo quando for necessário pegar uma espada ou executar algum ato que requeira violência.

Agora é hora de fazer Pino cantar direito
Vamos ver se ele praticou bem?
Emoção: Atributo que influencia as atitudes de Pino com relação a coisas como crença religiosa, se este atributo estiver alto Pino se torna um chorão e também passa a venerar portas (ele sempre vai dizer abre-te sésamo na frente delas, e o pior é que elas abrem) este status é meio complicado, mas é necessário pra aprender a explorar ruínas, por exemplo...
Expressão: Demonstra a capacidade de Pino em atuar, cantar, tocar instrumentos, etc. Pra desenvolver esta habilidade com facilidade basta ensiná-lo a tocar a corneta, o que também serve pra iniciar o evento com Addo no porto de Corlo.
Gentileza: Atributo que demonstra o nível de gentileza de Pino com outras pessoas ou animais, quando alto ele sempre trata as pessoas e animais muito bem, cumprimenta os outros faz carinho no cachorro mas se este atributo estiver muito alto ele vai correr de qualquer espada que você o mande pegar, pra aumentar este status basta mandá-lo interagir com animais ou ler um livro de figuras.

OUTROS: Estes atributos não influenciam a personalidade de Pino, mas podem afetar seu aprendizado ou outras ações no decorrer do jogo é sempre bom observar estes pra evitar alguns problemas, principalmente quando há eventos onde você não pode interferir. Por sorte a maioria dos problemas causados por estes atributos resolvemos aumentando-os pra 50 ou mais (no caso do Stress é só reduzir) e pra fazer isso é fácil basta elogiá-lo com frequência quando ele fizer algo certo ou se a coisa estiver crítica dê um Pudim e tudo se resolve kkkk. Dentre estes atributos temos:

Segurança: Este atributo representa o nível de confiança de Pino. Quando este está muito baixo Pino pode se render em um combate por exemplo. A melhor maneira de aumentá-lo é elogiando as boas ações feitas por Pino.
Integridade: Este atributo representa o nível de seriedade de Pino. Quanto mais alto este for melhor será o aprendizado e consequentemente menos problemas no decorrer do game.
Aplicação: Representa a persistência e a paciência de Pino. Quando este está muito baixo Pino desiste de executar uma mesma ação várias vezes o que dificulta o aprendizado de uma tarefa qualquer, mas se este estiver em um bom nível pode mandar ver que o Pino nunca vai se cansar de fazer o serviço rsrs. Ah! Este atributo deve estar alto antes de lutas pra evitar que Pino pare no meio da luta.
Carisma: Não encontrei nenhuma influência deste atributo no jogo. Talvez não tenha prestado atenção, mas acho que não influência muita coisa, se não eu tinha encontrado algo de estranho no decorrer da história.
Confiança: Representa o nível de confiança que Pino tem em você jogador. Se estiver muito baixo ele nem te dá atenção.
Sorte: O próprio nome já diz tudo. Se este atributo estiver muito baixo no Torneio Esportivo você pode não vencer todos os eventos ou não achar o tesouro no evento de aventura com Addo tão rápido. Pra aumentar a sorte de Pino basta ter o ídolo de tartaruga e fazer Pino adorá-lo ou vá até a floresta de Corlo.
Stress: Mais um que se explica por si. Se estiver muito alto o efeito de alguns itens pode ser reduzido. Este aumenta rápido quando fazemos Pino usar a cabeça por um longo período sem quase nenhuma atividade física. Pra resolver problemas com stress tenha sempre um Pudim guardado (Pino vai ficar gordo se ficar muito estressado kkkkkkkk).

MAS E O CIRCUITO J?

Ah.. O Circuito J... Responsável por fazer esta história toda se desenrolar o Circuito J que é uma criação do Dr. Geppetto (já notaram que muita coisa nesse jogo é criação dele?) que equipa o nosso protagonista Pino. Segundo informações sigilosas de documentos vazados pelo serviço de espionagem americano... Tá não tem isso não... O respectivo circuito permite ao Gijin que o possui ter a capacidade de realizar um desejo, porém ele possui uma trava de segurança que deve ser desbloqueada atingindo determinados requisitos.

pino-wonder-project-famincom
Representação do Circuito J segundo o game
Estes requisitos são tratados pelo game como corações (veja na figura acima) que devem ser ativados durante o game cumprindo determinados eventos para que no final o Circuito J seja ativado. Mas e aí? O Pino conseguiu usá-lo? Claro que sim, mas eu não vou dizer como porque não quero fazer spoiler demais... Mas como eu sou legal vou falar sobre os "corações" e como eles são ativados:
·         Amor pela natureza: Este é o primeiro dos corações que você ativa ao cumprir os eventos na fazenda do Velho Fam, basta tratar bem o cachorro e plantar as sementes.

  • Amor aos esportes: Vença o Torneio Esportivo de Corlo ganhando pelo menos 3 das 4 provas pra conseguir ativar este coração. A bola de borracha Pino deve saber jogar no início do game, mas você tem que ensiná-lo a correr sem cair, chutar a bola de futebol e jogar golfe pra se sair bem.
  • Espirito de Aventura: Treine Pino pra tocar corneta, abrir baús e lutar com espada pra ir numa aventura com Addo e volte com o tesouro pra ativar o coração aventureiro de Pino.
  • Força pra lutar: Participe e acompanhe os eventos do Torneio de luta no castelo de Corlo.
  • Capacidade pra entreter os outros: Chegou a hora de cantar então prepare a garganta rsrsrs.
  • Coragem: Você conseguirá ativar este após lutar contra Giryuu o Gijin Dragão.
  • Amor pelos outros: Conseguido depois dos eventos com a Princesa de Corlo.

Conseguindo ativar tudo isso você ativará o Circuito J, mas aí já é o final do game e tudo que lhe resta é assistir... Mas não vá pensando que tudo é rápido e simples não, consiere tudo que eu escrevi a respeito das personalidades e dos atributos e você vai ver que o desafio é grande.

JOGABILIDADE, GRÁFICOS, TRILHA SONORA

Mouse do SNES
Começando pela jogabilidade já vamos adiantando que o game é compatível com o Mouse do SNES embora seja possível e mais fácil jogar com o controle mesmo. Bom como se trata de um game onde você não tem controle direto sobre o personagem você não terá que apertar botões na velocidade da luz pra alguma coisa acontecer, ao contrário, aqui você terá extrema facilidade em lidar com os controles. Já a dificuldade se torna um pouco alta quando temos que ensinar mais de uma coisa ao Pino, não são poucas as vezes em que você vai ver ele tentar arremessar um livro como se fosse uma bola de borracha ou tentar engolir a tartaruga de pedra então não economize marretadas na cabeça dele. Ah! e não se esqueça de observar o seu dinheiro afinal sempre é bom comprar alguns itens (pra ganhar uma grana fácil venda a colheita do velho Fam na loja na cidade de Corlo) e também seu HP e EP porque se algum acabar o pobre Pino quebra e pra consertar vai uma boa grana e se você não puder pagar é GAME OVER.

Na parte gráfica o game realmente surpreende, os sprites de personagens são bem detalhados e possuem um bom tanto de quadros de animação, os cenários são muito bem coloridos realmente foi um bom trabalho da Enix neste game, o visual 2D que lembra um game de plataforma foi muito bem aproveitado, no geral o game passa a impressão de ser um livro infantil animado. Abaixo você pode observar mais algumas imagens:

Saindo pra explorar o mundo...
Achamos o tesouro estamos ricos!!
Chuta essa pedrinha que eu quero ver
Entreter os Gijins é fácil?
Ou não....
Acho que a casa do Dr. tá precisando de uma reforma...
Messara o vilão...
O Castelo de Corlo... Com esse visual esquisito deve ser obra do Niemeyer

Yaruze!!!!!!
Mas e a parte sonora do game? Segue com a mesma boa qualidade dos gráficos do game. Os efeitos sonoros são simples, provavelmente pra deixar o game adequado ao público infantil basta bater na cabeça do Pino com a marreta que você perceberá do que eu estou falando. As músicas lembra uma mistura de RPG e Aventura com temas agitados, temas calmos, melodias agradáveis tudo mantendo o estilo livro infantil. A trilha sonora do game foi lançada em CD pela Pony Canyon com o título de Wonder Project J: Kikai no Shonen Pino Sound Adventure que traz as músicas tocadas no game e alguns bônus como o tema de abertura cantado pela Noriko Hidaka.


Gosta de ouvir as músicas dos games que você joga? Então faça o Download da OST de Wonder Projec J clicando aqui 
NOTA: Enquanto você ouve a Noriko Hidaka cantar Near mandou os agentes da SPK alterar o caderno que está com Mikami kkkkkk


OUTROS PRODUTOS

Foram lançados Guias de Estratégia oficiais, Game Books e até mangás baseados no game, os guias e game books ajudam e muito um jogador em apuros (se você entende japonês é claro) já os mangás são baseados no game mas sofreram algumas alterações pra dar continuidade a história sem a interferência do jogador. Abaixo segue uma lista dos produtos lançados:
  • Wonder Project J: Kikai no Shonen Pino Official Guide Book publicado pela Enix
  • V Jump Books: Wonder Project J publicado pela Shueisha
  • Wonder Project J: Kikai no Shonen Pino Game Book publicado pela Enix
  • Wonder Project J 4 Komamanga Theather publicado pela Enix
  • Super Comic Theather Vol.3: Wonder Project J publicado pela Enix

Oficial Guide Book
(Enix)
V Jump Book
(Shueisha)
Game Book
(Enix)
Super Comic Theater
(Enix)

RECEPÇÃO E LEGADO

Segundo dados oficiais o game vendeu no Japão pouco mais de 100 mil cópias, (talvez tivesse vendido muito mais com um lançamento ocidental) o que não chega a ser um número tão alto se comparados a outros títulos até da própria Enix, mas a recepção foi boa o bastante pra que no ano de 1996 uma continuação fosse lançada, desta vez para o Nintendo 64 com o título de Wonder Project J2: Corlo no Mori no Josette que quer dizer Wonder Project J2: Josette da Floresta de Corlo (nada de traduzir o Wonder Project desta vez kkkkk), este trouxe a mesma fórmula de jogo com visual melhorado e muitos novos elementos de interação entre jogador e personagem mas isso é história pra uma outra análise, num outro post... 
NOTA: Na capa do mangá é possível ver Josette e seu Interface Robot o Blue Bird (olha na imagem acima).


CURIOSIDADES

  • Se você é um bom leitor e fã da Disney já deve ter notado que o game é uma espécie de recriação da história do Pinocchio, basta olhar os nomes Dr. Geppetto ou Pino e de certa forma pra ativar o Circuito J é como fazer Pino virar humano
  • Tinker teve seu nome e visual inspirado em Tinker Bell (Sininho aqui no Brasil) embora não haja outras referências a Peter Pan no game
  • Reforçando a referência a Pinocchio olhe como os Gijins genéricos tem uma aparência de bonecos de madeira
  • Ativar o Circuito J seria como dar a Pino um Coração e torná-lo mais humano igual à história da Disney
  • Tinker teve seu cérebro usado na construção de Josette a protagonista de Wonder Project J2
  • Dizerm por aí na web que uma versão europeia foi lançada ao público francês, mas não foi possível encontrar provas da existência de tal versão.
  • Wonder Project J pode ter sua ideia de controle indireto do protagonista inspirada em Hello Pac Man da Namco que também é do SNES. Não conhece? clica aqui.
Agora o momento mais esperado, a avaliação SnesTalgia

CONSIDERAÇÕES FINAIS

UFA! Tá quase acabando... 

Wonder Project J é uma pérola do SNES que infelizmente nunca cruzou oficialmente o oceano... O gênero de jogo pode não agradar pra quem aprecia mais ação, mas eu posso garantir uma experiência muito boa, afinal dá muita satisfação ver o Pino fazer as coisas direito depois de ficar horas batendo na cabeça dele pra ele aprender direito rsrsrs. O game não é nem muito grande nem muito curto, é na medida certa e ainda oferece mais de uma opção de final pra fazer você quebrar a cabeça mais um pouco, mas com algumas vantagens do game anterior. O conjunto da obra me faz considerar este como um dos melhores trabalhos da Enix no SNES (assim como Star Ocean e a série Dragon Quest - Opinião do Soterio) e considero-o como um dos melhores da minha coleção pessoal. 

PRÓS:
Arte da Caixa
  • Gráficos de ótima qualidade
  • Possibilidade de mais de um final
  • ROM traduzida pra facilitar o jogador que não entende japonês
  • Rende algumas risadas quando Pino faz alguma bobagem
CONTRAS
  • Haja paciência pra ver o Pino fazer coisa errada
  • O controle indireto do protagonista pode não agradar
Conclusão

Wonder Project J para Snes é um jogo surpreendente e inovador pode ser confuso de começo, mas aos poucos vai te prendendo do começo ao fim. Em minha opinião o jogo se encaixa entre os 80 melhores jogos de Super Nintendo, (Juan Opinando) vale o destaque para medalha de Prata e o selo de qualidade Snestalgia que indica que vale muito a pena conferir e jogar por horas e horas.


Bom enfim como eu tinha prometido deixo aqui um link pra fazer o download da ROM traduzida pra ajudar (e muito) quem não entende japonês, mas quer experimentar este game:
Link pra download da ROM em inglês: Download (créditos ao pessoal do Wakd Hacks pela tradução)

Todo o Jogo (Rom) de Super Nintendo precisa de um emulador, caso não tenha, baixe agora mesmo clicando Aqui Emuladores.


Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

12 comentários:

  1. muito legal seu blog só fala de video games e eu curto muito tudo isso pois eu sou viciado em jogos eletronicos, ha me visite mais vezes espero que goste dos meus blogs acessa aí

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não conhecia, vou jogar assim que possível. Meu amigo tinha a continuação desse game para N64, em que a personagem principal era a menina, porém como o jogo era em japonês, não dava para jogar nada =( .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com essa Rom em português vc não vai ter problemas, baixa e jogue que vc vai viciar pois esse jogo é demais =)

      Excluir
    2. Manda ver porque vale a pena jogar ainda mais com uma ROM traduzida pro português.

      Excluir
  3. Achei o visual do jogo muito parecido com as coisas do Ghibli Studio, ficou bonito pra caramba! Na verdade já tinha visto esse carinha em algum lugar, mas não estou lembrando de onde. Ótimo artigo, essa parceria de vocês dois está rendendo trabalhos incríveis! FLW!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara, dessa vez o Soterio foi surpreendido pois eu já conhecia o jogo hehehe então ficou mais fácil fazer em conjunto esse post =)

      Excluir
    2. Valeu mesmo cara! Realmente o fato do Juan conhecer o game deixou o trabalho ainda melhor.

      Excluir
  4. Caso você ainda leia os comentarios deste post mesmo depois de quase 6 anos, hehe, como faço pra aumentar o ataque se o carisma e etc estiver muito alto? porque se o carisma estiver alto ele não atacará com o graveto nem com a espada, sabendo disso, não sei outra maneira de fazer com que o ataque dele suba.
    Blog sensacional parabéns

    ResponderExcluir
  5. Mano. Não consigo passar da parte q joga a bola no guarda. Chega ali vou preso toda hr

    ResponderExcluir
  6. JOGASSO FANTÁSTICO 😃, estou tentando zerar no emulador, joguei a sequência do Nintendo 64 que tem uma das melhores músicas já feitas 😍😍, e até cheguei longe ,mas não consegui zerar ,QUEREMOS UM REMAKE DESSAS DUAS PÉROLAS DA ENIX EM INGLÊS PARA O NINTENDO SWITCH 😀😀😀

    ResponderExcluir
  7. E adorei a matéria sobre esses dois jogos incríveis que ficaram apenas no Japão 😭😭😭

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores