Ads 468x60px

Link list 2

2 de maio de 2014

8

Análise Kirby Super Star Super Nintendo (Snes)


NOME: Hoshi no Kirby Super Deluxe (Japão) / Kirby Super Star (EUA) / Kirby Fun Pak (Europa)
DESENVOLVEDORA: HAL Laboratiories
GÊNERO: Plataforma / Ação
PUBLICADO POR: Nintendo
ANO DE LANÇAMENTO: 1996/97
MODOS DE JOGO: Single Player / Multi Player

DOWNLOADS
Hoshi no Kirby Super Deluxe (JP): DOWNLOAD
Kirby Super Star (US): DOWNLOAD

Kirby Fun Pak (EU): DOWNLOAD



E aê pessoal beleza o/


Desta vez quero fazer uma análise de um dos melhores games de plataforma do SNES, ou talvez um dos melhores de todas as gerações... Hoje vamos falar de um game mais do que kawaii então clica no CONTINUE LENDO e acompanhe esse texto.
Artes das caixas do game
EUA (esquerda), Japão (centro) e Europa (direita)


Desde o Game Boy o redondo Kirby nos proporciona um misto de ação e plataforma que diverte muita gente, e com esse intuito de recomendar diversão decidi escrever essa análise a fim de falar de um dos melhores games dessa bolinha rosada (no Game Boy é branco kkkkk) que até hoje nós queremos saber o que é...

Antes de continuar lendo dê uma assistida na abertura do game:



Começando sua carreira em 1992 no Game Boy, passando pelo NES e até mesmo no SNES, Kirby conquistou sua fama, mas foi em 21 de março de 1996 que o primeiro game de plataforma dele nos 16 bits surgiu no SNES, batizado de Hoshi no Kirby Super Deluxe no Japão. Alguns meses depois recebeu o nome de Kirby Super Star nos EUA e somente em 1997 que foi desembarcar em território europeu com o nome de Kirby Fun Pak. O game em si reteve todos os elementos dos games de plataforma do Kirby lançados anteriormente, mas adicionou muitas novidades e neste texto vamos tentar ao máximo descrever todas elas.


UM CARTUCHO, SEIS JOGOS E MUITA DIVERSÃO.

Menu principal onde você pode escolher qual jogo irá jogar
Isso mesmo. Kirby Super Star traz em um único cartucho seis jogos que usam a mesma engine, mas com histórias diferentes e os mais diversos objetivos e isso o torna um dos mais divertidos games pra se ter e jogar. E, além destes também ganhamos dois minigames de bônus pra uma pequena diversão descontraída e alguns extras. Cada um dos jogos principais traz certa dificuldade mostrada pelo número de estrelas e isso embora não seja obrigatório serve pra representar a ordem a ser jogada. De início apenas 3 dos 6 jogos estão abertos e pra liberar os demais você deve concluir estes que já estão liberados. Abaixo você confere uma boa descrição de cada um e algumas imagens.


Spring Breeze (Harukaze to Tomoni)

Dificuldade: 1 Estrela
Aqui temos um pequeno remake do primeiro Kirby's Dream Land (Hoshi no Kirby) que foi lançado originalmente pra Gamboy em 1992. A história diz que toda a comida de Dream Land (Pupupu Land no Japão) foi roubada pelo King Dedede (Dedede Daiou) que se auto proclama o rei do local. A missão de Kirby é ir até o Castelo do Dedede e trazer de volta a comida roubada. Este game está dividido em quatro estágios baseados nos originais do Gameboy cada um com um chefe diferente e no estágio final você sobe no ring contra o King Dedede e após derrotá-lo Kirby devolve a comida roubada aos habitantes de Dream Land.

Assim como no Game boy antes de cada estágio você tem uma pequena cutscene como introdução mostrando alguma situação engraçada envolvendo Kirby e também temos uma abertura e encerramento pra este jogo que são também baseados nos do Game boy.

Abaixo vou deixar algumas imagens...
Beam Kirby
Cenário colorido...
Primeiro chefe igual ao Gameboy até os ataques...
Kirby agora vai devolver a comida roubada...

Gourmet Race (Gekitotsu Gourmet Race)
Dificuldade: 2 estrelas

Aqui temos um modo de corrida que é dividido em duas categorias, o Grand Prix e o Time Attack.

No modo Grand Prix temos a introdução onde Kirby com fome procurando algo pra comer é desafiado pelo King Dedede pra uma corrida onde o objetivo é conseguir a maior pontuação durante três rounds. Pra conseguir esta pontuação não basta chegar na frente, você deve também coletar as comidas espalhadas pelo percurso pra ganhar pontos, cada comida vale 1 ponto, enquanto cada Maxim Tomato (aqueles tomates com um M que é o alimento favorito do Kirby) valem 3 pontos e se você ganha um round ganha mais 30 pontos. Ao final dos 3 rounds sua pontuação é comparada com a do King Dedede e então quem tiver mais pontos é declarado o vencedor.
No modo Time Attack temos apenas a opção de correr sozinho contra o relógio pra tentar fazer o melhor tempo possível nos 3 rounds de uma vez ou em cada um separado. Este modo não atribui nenhuma conquista em especial, mas é muito bom pra treinar antes de competir contra o King Dedede, pois assim podemos conhecer melhor os percursos e aprender como levar vantagem nos trajetos.
E aqui também você confere algumas imagens...
É bom correr senão o Dedede
te deixa pra trás
Comparando as pontuações...
Coma muito pra vencer
Parabéns você ganhou!!
Ou não.......
Dyna Blade (Shiroki Tsubasa Dynablade)
Dificuldade: 3 estrelas

Aqui voltamos ao estilo plataforma comum do game (não que a corrida fuja do estilo...) e a história é a seguinte. O Dyna Blade é um pássaro gigante que tem causado confusão pela Dream Land atacando as colheitas e o valente Kirby decide por um fim nesse problema.

O modo de jogo aqui lembra muito um game da série Super Mario Bros onde temos um mapa com as fases (4 no total) e ao concluirmos uma o caminho pra próxima é liberado, também temos duas áreas secretas que podem ser liberadas pressionando switches escondidos nas fases e um inimigo que se move pelo mapa que você deve enfrentar ao encontrá-lo (no melhor estilo Hammer Bros no Super Mario Bros 3). Após passar por todas as fases você deve enfrentar o Dyna Blade e ao derrotá-lo você descobre que tudo o que ele queria era alimentar seus filhotes (ele é ela na verdade) e como o Kirby tem um bom coração ele leva os filhotes pra comer rsrsrs...
Abaixo seguem as imagens deste jogo.

O mapa das fases
Versus Iron Mam
Ganhe vidas extras nesse minigame
Depois de derrotar Dynablade
Kirby cuida dos filhotes...

The Great Cave Offensive (Doukutsu Daisakusen)
Dificuldade: 4 estrelas


Aqui o lado aventura é posto ao máximo. A história é a seguinte: Kirby estava indo fazer um Pic-Nic quando caiu em uma caverna e então decidiu porcurar por tesouros dentro dela antes de sair.

Seu objetivo aqui além de sair da caverna é encontrar todos os 60 tesouros que estão espalhados pelas muitas áreas desta caverna, aliás, aqui as coisas mudam um pouco, pois ao contrário dos jogos anteriores este é bem mais longo e permite que você salve seu progresso em determinados pontos pra poder continuar mais tarde. A caverna é dividida em 4 grandes áreas com um chefe pra cada uma e ao total são 60 tesouros pra se coletar nos baús espalhados pelas áreas. Cada tesouro possui um valor que você pode conferir ao pegá-los e pra conferir todos os tesouros basta pressionar SELECT que você abre uma tela mostrando quanis tesouros você pegou. Dentre os tesouros você poderá encontrar diversas referências a outros games da Nintendo como um Casco Verde de Tartaruga (Super Mario Bros), o

Capacete do Captain Falcon (F-Zero), Screw Ball (Metroid), Mr. Saturn (Mother/Earthbound) e como tesouro final temos a Triforce (The Legend of Zelda). Pra concluir este jogo com 100% é imperativo que você consiga todos os tesouros então você deve revistar cada canto dessa caverna. Ao final você enfrentará um chefe e voltará ao início da caverna onde haverá uma Warp Star pra te tirar de lá, e no fim você vê o Kirby voando de volta e confere os valores dos tesouros.

Agora fique com algumas imagens.

Uma caverna subterrânea...
que não parece subterrânea rsrs
Lembre-se de salvar toda vez que
encontrar essa sala
Computer Vírus, um dos muitos
chefes que você irá encontrar...
Todos os seus tesouros podem ser vistos nessa tela

Revenge of Meta Knight (Metaknight no Gyakushuu)
Dificuldade: 4 estrelas


Pra liberar este jogo você deve concluir o jogo Dyna Blade.

Aqui temos um jogo que apesar de linear tem um bom foco em história, pois é possível acompanhar diversos diálogos entre os personagens. A história é a seguinte, Metaknight (um Kirby azul que usa máscara, partes de armadura e uma espada) pretende usar uma gigantesca nave de batalha chamada Halberd pra conquistar toda Dream Land e cabe ao rosado Kirby detê-lo.

Aqui você irá passar por diversas áreas da Halberd até alguns lugares da Dream Land quando você é jogado da nave e tem que voltar até lá. Pra cada área você tem um limite de tempo que se acabar faz com que Kirby perca uma vida. Então aqui você deve ser rápido pra evitar problemas com o tempo e destruir toda a Halberd, mas isso não será nada fácil já que você terá que enfrentar diversos chefes no decorrer do jogo que vão desde os capangas do Metaknight a algumas partes da Halberd como o Main Cannon ou o Reator e um robô chamado Heavy Lobster. Ao final chega o momento de confrontar o Metaknight e este só luta com você se o Kirby pegar a espada no centro da tela (dando ao Kirby a Sword Copy Ability) e ao derrotálo você terá alguns segundos pra escapar da Halberd que está caindo, mas com o Metaknhight que não morreu tentando te impedir. No final você assiste a Halberd afundando no oceano e conclui o jogo.

Abaixo as imagens...
Dê uma boa surra nos capangas
do Metaknight
Depois dê uma boa surra nele e
arruíne seus planos
O problema é que ele não sabe perder...
Mas no final quem afunda é a Halberd

Milky Way Wishes (Ginga ni Negai wo)
Dificuldade: 5 estrelas


Pra liberar este voê deve completar o Gourmet Race, o The Great Cave Offensive e o Revenge of Meta Knight.
Este é o jogo mais longo de todos e a história é a seguinte: O sol e a lua de Popstar (Mundo onde Kirby e os demais vivem e que tem formato de estrela) começaram a brigar fazendo com os dias e as noites virassem um confusão (não igual a confusão da Sessão da Tarde kkkkkkkk) e uma criatura chamada Marx (Mark no Japão) diz ao Kirby que ele deve viajar por nove planetas coletando estrelas pra reviver o comet-clock NOVA que diz realizar qualquer desejo (qualquer semelhança com um anime onde coletam esferas e chamam um dragão que realiza desejos 

é mera coincidência kkkk) e assim parar a briga dos dois astros. Nesse jogo seu objetivo então é passar pelos nove planetas coletando as Copy Abilities que desta vez não são obtidas engolindo os inimigos, derrotando os chefes e conseguindo as estrelas. São 19 Copies pra se conseguir, estando 18 espalhadas pelos planetas e uma numa estrela secreta que pode ser acessada no mapa deste jogo. Os planetas são inspirados em ambientes vistos nos jogos anteriores como cavernas, o oceano, vulcões, etc e ao final de cada um você enfrenta um chefe que na verdade é um dos chefes dos jogos anteriores, mas com ataques diferentes pra dificultar um pouco mais. Quando você conseguir todas as


estrelas Kirby irá evocar NOVA e bem na hora Marx irá atrapalhar e desejar controlar Popstar e NOVA irá em direção ao planeta de Kirby pra realizar o desejo do vilão. Mas Kirby agora em uma nave rápida vai em direção ao seu planeta pra impedir NOVA de realizar o desejo de Marx. Agora o jogo muda pra um modo Shooter em visão lateral onde dentro de NOVA você deve passar pelos obstáculos pra chegar em seu coração e ao chegar ao final você deve destruir os pilares que sustentam o coração de NOVA e com isso você impediu o desejo de Marx de se realizar mas ainda deve lutar contra ele que é o último chefe do jogo. Depois de derrotar Marx você verá o final do jogo com os créditos gerais do game todo e se pegou todas as Copies terá feito 100% do Milky Way Wishes.

Abaixo como sempre algumas imagens.
O sol e a lua de Popstar
Ao final de cada planeta....
Este é NOVA
Fazendo papel de Shenlong rs
Agora virou shooter

The Arena (Kakutouou he no Michi)

Dificuldade: 6 estrelas


Pra liberar este jogo você deve concluir o Milky Way Wishes.

Aqui o jogo final é um modo de resistência onde você deve enfrentar todos os chefes do jogo um a um pra se tornar o rei dos combates (por isso o título japonês se traduz como O Caminho para o Rei dos Combates). No total são 26 chefes em 19 rounds. Antes de começar as lutas você tem a opção de escolher uma das Copies e criar um Helper dentre todas as 19 habilidades disponíveis no jogo todo. E após cada round você é levado a uma tela onde você tem 5 Maxim Tomatoes pra comer (recuperando todo o HP do Kirby) mas que só podem ser usados uma vez, depois já era e duas opções de Copy que são escolhidas de maneira aleatória pra trocar de acordo com o próximo inimigo a ser enfrentado caso você queira. Ao concluir esse jogo você terá concluido com 100% do Kirby Super Star e irá desbloquear um extra.

Abaixo algumas imagens do modo Arena.
Você irá enfrentar diversos sub
chefes de uma vez
Vai ter que derrotar o Dynablade
outra vez
Bater no Metaknight outra vez
Pra se tornar um campeão
Minigames:


Em Kirby Super Star temos dois minigames que já são liberados desde o início pra diversão descontraída uma vez que nenhum deles contribui pra liberar nenhum extra caso vencidos. Estes são os dois únicos modos de jogar Kirby Super Star em modo multiplayer (com dois controles) competitivo, com o primeiro jogador controlando o Kirby e o segundo jogador controlando os rivais. Abaixo segue uma pequena descrição de cada um:


Megaton Punch (Kachiwari Megaton Punch): Seu objetivo aqui é quebrar blocos de concreto no estilo Test Your Might de Mortal Kombat, mas pra isso você deve pressionar os botões na hora certa pra fazer com que a pancada seja mais poderosa que a do seu rival e quanto mais forte for a pancada maior será a fenda na superfície de Popstar. O minigame é dividido em em três níveis com três rounds cada, sendo que cada nível varia apenas a dificuldade. Um detalhe legal deste minigame é que na plateia podemos encontrar figurar famosas da Nintendo como o Mario, o Luigi, o Toad, o Birdo e um Goomba. Embora não apareçam também estão na plateia o Koopa e a Princesa Peach.

Bata com força pra acabar com
Popstar de uma vez kkkk
Quanto maior a pontuação maior
o estrago kkkkk


Samurai Kirby (Setsuna no Mikiri): Neste minigame você deve acertar seu oponente no momento exato, nunca antes ou depois do sinal. Assim como em Megaton Punch aqui você também pode jogar em dois jogadores, mas jogando sozinho são três níveis de dificuldade com cinco rounds cada um. Você deve apertar um botão assim que algumas exclamações aparecerem na tela pra atingir seu oponente. Se você fizer isso antes do sinal você recebe uma penalidade e com duas penalidades você perde, se seu oponente te atingir você perde e em caso de empate (o que é possível) você terá que refazer o round. Jogando de dois ganha quem vencer mais partidas que podem ser decididas em quantidades de 1 a 99.
Preste atenção ao sinal...
senão você dança...
Contabilizando as suas vitórias
Você se torna o vencedor...
EXTRAS

Sound Test: Este é o extra que você libera ao concluir o modo The Arena e permite que você escute as músicas e efeitos sonoros do game todo, no total são 65 músicas e 248 efeitos sonoros pra ouvir. Não é um grande extra, mas como a trilha sonora do game tem músicas muito legais e você pode estar concentrado na ação quando as ouviu pela primeira vez, é legal poder ouvir com calma cada uma das músicas.



OS CONTROLES E AS HABILIDADES DO KIRBY


Entendendo os controles

O game logo no início vai te oferecer um tutorial
pra você não ficar perdido com os controles
Os controles em Kirby Super Star são muito simples e fáceis de memorizar e claro muito ágeis e responsivos aos comandos. Como o jogo incorpora elementos de jogos de ação você tem uma boa gama de comandos pra se usar e estes comandos variam de acordo com a Copy a ser usada pelo Kirby. Claro que você comece o próprio game oferece um tutorial pra você aprender o básico sobre os controles. Mas em todo caso segue uma pequena descrição do que cada botão faz.

- Normalmente sem uso, mas serve pra subir escadas, entrar nas portas, algumas funções em algumas Copy Abilities ou pra abrir os baús em The Great Cave Offensive.
- Permite ao Kirby abaixar, engolir os inimigos que estão em sua boca, descer escadas e afundar mais rápido dentro d'água. Também ajuda em algumas Copies.
◄►- Faz o Kirby andar na direção pressionada e se pressionar uma vez e segurar logo em seguida faz o Kirby correr.

Y- Se manter pressionado faz o Kirby começar a sugar as coisas e com isso você pode pegar alguns itens, inimigos, etc. Se pressionar quando o Kirby tem algo na boca ele cospe uma estrela que pode ser usado como arma e também pode ser usado pra executar os ataques básicos das Copy Abilities.
Alguns jogos oferecem tutoriais
específicos....
B- É o botão de pulo que se pressionado depois de pular faz com que Kirby infle seu corpo permitindo voar enquanto se pressiona o botão. Na água serve pra nadar pra superfície uma vez que o Kirby afunda.
X- Este botão só funciona em The Great Cave Offensive pra abrir a tela dos tesouros coletados e em Milky Way Wishes pra circular entre as Copies pra escolher uma pra uso.
A- Pressionando esse botão com o Kirby normal não faz nada, mas se estiver com uma Copy o Kirby irá criar um Helper (explico melhor depois), se você tiver uma Copy e eu Helper ativo você joga sua Copy para que o Helper a pegue e se transforme e se você tiver um Helper e nenhuma Copy você transforma o Helper em um item que se for engolido lhe dá a Copy correspondente.
START- Além de pausar o game exibe informações da Copy que você está usando como quais comandos usar pra cada habilidade, etc.
O tutorial é bem interativo e ajuda muito a pegar
o jeito com os controles
SELECT- Só funciona pra descartar a Copy Ability sem transformá-la em Helper, quando pressionado faz com que uma estrela saia das costas de Kirby. Esta estrela pode ser engolida pra reassumir a Copy descartada ou ser cuspida como arma no inimigo.

L e R- Servem pra defesa. Isso mesmo. Assim como eu um game de luta Kirby também pode defender alguns ataques e sair ileso. Com isso você garante que não vai sofrer muito dano e também irá manter sua Copy Ability caso esteja usando já que estas são arrancadas de você ao sofrer muito danos altos. Algumas Copies permitem uma defesa mais aprimorada tornando o Kirby praticamente invencível.

Bom como perceberam o game faz uso de praticamente todos os botões do controle de SNES e o tutorial no inicio do jogo ajuda bem a explicar o básico pra se usar os controles sem se atrapalhar. E como eu disse antes a jogabilidade não é problema algum neste game já que os controles respondem perfeitamente ao jogador.

As Copy Abilities

Kirby em ganha diversas habilidades
durante a aventura
As habilidades especiais que você copia de um inimigo engolido (por isso o nome Copy) permitem ao Kirby realizar uma série de ações que variam de lutar com espadas, lançar bombas, cuspir fogo, virar pedra, etc. Essas habilidades são extremamente úteis durante o game e em alguns casos necessárias pra se continuar a aventura. Essas habilidades também podem ser adquiridas encostando-se a pedestais com um ícone representando a mesma ou engolindo alguns itens específicos como pedras, cubos de gelo, bombas, etc. Os Helpers são ajudantes criados pelo Kirby a partir de uma Copy em uso e quando criados passam a ter a forma do inimigo engolido, mas com cores diferentes. Quando um Helper morre temos a oportunidade de salvá-lo fazendo com que ele toque um inimigo que possa ser usado como Copy ou jogando a Copy em uso pelo Kirby nele, mas mesmo se perdê-lo você poderá criar outro com sua Copy em uso. Agora vou tentar descrever as habilidades abaixo mostrando o nome que o Kirby usa o nome do Helper e alguns comandos usados pela habilidade em questão.


Kirby Cutter ; Sir Kible

Habilidade: Cutter
Helper: Sir Kible

Habilidade: Cutter
Helper: Sir Kible

Nessa Copy Kirby ganha a habildade de lançar lãminas afiadas como um bumerangue, ou seja, ao atingir uma certa distância elas retornam ao Kirby, o mesmo se aplica ao Helper Sir Kible. Agora uma pequena lista de comandos:

  • Y: Lança o Cutter Boomerang
  • Dash (►►) + Y: Cutter Dash Attack
  • Segure Y no ar: Cutter Drop Attack
  •  + Y no ar: High Speed Drop Attack
  • Y perto do inimigo: Nonstop Cutter Attack (pressione varias vezes pra fazer um combo poderoso)

Kirby Beam ; Waddle Doo

Habilidade: Beam
Helper: Waddle Doo

Aqui Kirby pode lançar um chicote de raios que atinge os inimigos e os eletrocuta e também possui um poderoso disparo que causa muitos danos. O Helper Waddle Doo tem as mesmas habilidades de Kirby. Os comandos são:

  • Y: Beam Whip
  • Dash (►►) + Y: Circle Beam
  • Dash (►►) + Y + B: Beam Machinegun
  •  + Y perto do inimigo: Capture Beam
  • Segure Y: Wave Beam (Segure até Kirby começar a piscar e depois solte)

Kirby Yoyo ; Gim
Habilidade: Yoyo
Helper: Gim

Kirby agora usa como arma um Yoyo pra acertar os inimigos a uma certa distância e pegar itens protegidos por paredes, esta também é uma das Copies mais ágeis de todas e se for bem usada ajuda muito no decorrer do jogo. O Helper Gim usa as mesmas técnicas do Kirby. E os comandos são.
  • Y: Throw Yo-yo (Use  ou pra mudar a tragetória do Yoyo)
  • Dash (►►) + Y: Break Spin
  •  + Y perto do inimigo: Hammer Drop
  •  + Y: Gazer Spiral

Kirby Ninja ; Bio Spark
Habilidade: Ninja
Helper: Bio Spark

Habilidade: Ninja
Helper: Bio Spark

Agora Kirby é um ninja de sangue frio e corpo rosado rsrs. Embora uma habilidade ágil ele perde em força por conter ataques um pouco mais fracos. O Helper Bio Spark é uma das melhores ajudas que você pode ter, melhor até que o Ninja Kirby. Os comandos são:

  • Y: Knife Throw
  • Segure Y: Quado-shock Attack
  • Dash (►►) + Y: Dash Attack
  •  + Y no ar: Ninja Kick
  •  + Y perto do inimigo: Air Drop
  • Y quando sofrer dano: Hide Defence
  • B quando grudado a uma parede: Triangle Jump (pra grudar nas paredes basta manter o direcional ou pressionado na direção da parede).

Kirby Wing ; Birdon
Habilidade: Wing
Helper: Birdon

Kirby fica com um chapéu de penas lembrando um chefe indígena e asas. Essa habilidade é muito boa pra voar, mas fica devendo em qualidade de ataque. O Helper Birdon não é tão bom quanto deveria... E os comandos são:
  • Y: Feather Gun
  • Dash (►►) + Y: Condor Heading
  •  + Y no ar: Bomber Heading
  •  + Y perto do inimigo: Toss
B depois de pular: Fluttering (causa danos em inimigos próximos)

Kirby Fighter ; Knuckle Joe
Habilidade: Fighter
Helper: Knuckle Joe

Agora Kirby se tornou um poderoso lutador com técnicas poderosas com direito a Shoryuken e tudo mais kkkkk. É uma das melhores Copies do jogo tanto pra se usar quanto pra se ter o Helper Knuck Joe. Antes de listar os comandos uma pequena observação. Alguns comandos resultam em dois ataques sendo um mais fraco e outro poderoso e pra realizá-los depende do quanto você mantém o botão Y pressionado depois do ataque. Os comandos são:
  • Y: Vulcan Job (fraco) ou Smash Puch (forte)
  • Dash (►►) + Y: Leg Sweep (fraco) ou Spin Kick (forte)
  • Y no ar: Down Kick (fraco) ou Double Kick (forte)
  •  + Y: Rising Break
 + Y perto do inimigo: Grab (depois de agarrar pressione Y pra realizar um Arm Throw ou  + Y pra realizar um Tomoe Throw) (O Tomoe Throw é um comando exclusívo do Kirby Fighter e não pode ser realizado pelo Helper Knuckle Joe)

Kirby Jet ; Capsule J
Habilidade: Jet
Helper: Capsule J

"Voar, voar, subir subir..." kkkkkkkk. Isso descreve bem parte das habilidades desta Copy. Com ela você ganha capacidade de voar em linha reta e atropelar seus inimigos ou pra subir de maneira rápida. Apesar disso não recomendo muito o uso dessa Copy e sim o Helper Capsule J que vai usar melhor as habilidades pra te auxiliar. Os comandos são:

  • Segure Y: Store Power (Solte o Y logo em seguida pra usar um Jet Kick ou carregue ao máximo e use um Jet Dash, solte Y no ar pra usar um Jet Heading)
  • Y depois de um Jet Dash: Jet Cracker
  • Solte Y perto do inimigo: Jet Blow (se fizer isso com o poder carregado ao máximo irá usar um Diving Rocket)
  • Segure Y + B: Save Stored Power (muito útil pra usar alguns ataques)
Segure B no ar: Hover

Kirby Sword ; Blade Knight
Habilidade: Sword
Helper: Blade Knight

Nem precisa dizer nada sobre o chapéu que o Kirby usa né? É claramente uma homenagem ao Link de The Legend of Zelda... E não é só de aparências que essa Copy vive afinal é uma das melhores do game tanto em força quanto em agilidade. E o Helper Blade Knight é uma das melhores ajudas nos chefes. Os comandos são:

  • Y: Chop (se estiver com o HP cheio você terá um ataque igual ao Sword Beam do Link em The Legend of Zelda). Continue pressionando Y para um combo.
  • Y no ar: Sword Spin
  • Dash (►►) + Y: Sword Stab
  •  + Y no ar: Downair Stab

Kirby Fire ; Burning Leo
Habilidade: Fire
Helper: Burning Leo

Agora as coisas vão esquentar porque Kirby aprendeu a cuspir fogo... Com essa habilidade você além te ter os ataques pra tostar inimigos também irá poder acender os pavios dos canhões que aparecem em algumas fases ou acender velas em uma parte da The Great Cave Offensive. O Helper Burning Leo ajuda muito em momentos em que você tem que acender o pavio e correr como se não houvesse amanhã pra chegar ao canhão. Os comandos:


  • Y: Fire Throw (use ou  pra mudar a direção das chamas ou use  pra fazer com que Kirby vire uma Fire Ball)
  • Dash (►►) + Y: Burning Attack
  • B + Y : Fireball Spin
  • Y no ar: Fireball Roll


Kirby Stone ; Rocky
Habilidade: Stone

Helper: Rocky

Umas das habilidades focadas em defesa. Tudo que o Kirby ou o Helper Rocky fazem é se tornar um objeto resistente e pesado que se cai ou acerta um inimigo causa dano mas o torna invencível, porém essa invencibilidade se torna inútil pois você não pode se mover. Uma curiosidade sobre esta Copy é que se você ficar se transformando sucessivamente você verá Kirby se transformar em uma estátua da Samus (Metroid) ou numa estátua dourada do Mario. Os comandos são:

  • Y: Stone (pode ser usado no ar também)


Kirby Bomb ; Poppy Bros Jr.
Habilidade: Bomb
Helper: Poppy Bros Jr.

Hora de explodir as coisas brincando de Bomberman kkkkkkkk. Tá não é bem assim, mas é pra explodir os inimigos mesmo... Com essa habilidade Kirby e o Helper Poppy Bros Jr. podem arremessar bombas nos inimigos e obstáculos e as bombas tem um bom alcance e poder de ataque então essa é uma boa Copy pra se usar. Os comandos pra ela são:

  • Y: Pick a Bomb (com uma bomba na mão pressione Y novamente pra arremessá-la e se você segurar Y por um tempo poderá arremessar a bomba um pouco mais alto pra atingir inimigos que vem de cima.)
  • Y perto do inimigo: Set a Bomb
  •  + Y: Drop a Bomb
  • Dash (►►) + Y: Straight Throw


Kirby Plasma ; Plasma Wisp
Habilidade: Plasma
Helper: Plasma Wisp

Habilidade: Plasma
Helper: Plasma Wisp

Agora Kirby também pode dar choques em seus inimigos com está Copy. Essa é uma das habilidades mais diferentes de se usar, pois pra se usar seus ataques você tem que carregá-los primeiro. E realmente vale a pena, pois os ataques mais fortes são extremamente poderosos. Pra carregar seus ataques tudo o que você tem que fazer é pressionar o direcional em diversas direções até que se carregue uma certa quantidade de força e então pressionar Y pra liberar o ataque. Abaixo vou colocar entre parênteses a quantidade de movimentos requeridos pra se realizar um determinado ataque junto ao seu nome.
  • Y (Carregue de 1 a 2 vezes): Plasma Needle
  • Y (Carregue de 3 a 6 vezes): Plasma Arrow
  • Y (Carregue de 7 a 14 vezes): Plasma Spark
  • Y (Carregue de 15 a 24 vezes): Plasma Laser
Y (Carregue 25 vezes): Plasma Wave Cannon


Kirby Wheel ; Wheelie
Habilidade: Wheel
Helper: Wheelie

Essa habilidade permite ao Kirby atingir velocidades maiores e atropelar alguns inimigos pelo caminho. É uma habilidade boa, mas fica ainda melhor sendo usada como Helper afinal é possível montar em cima dele e realizar as mesmas ações e outras mais. Os comandos são:

  • Y: Dash ou Dash Release (Use  ou pra mudar de direção durante o Dash)
  • B: Brake (quando estiver montado no Helper ao pressionar B você irá pular)
  • A: Desmontar do Helper
  • Y montado: Shooting Stars (quando o Helper estiver sendo controlado pelo Player 2 ao pressionar Y você poderá atirar estrelas)


Kirby Ice ; Chilly
Habilidade: Ice
Helper: Chilly

E se as coisas esquentarem pro seu lado basta usar a Copy Ice e refrescar os ânimos dos inimigos. Com esta habilidade em mãos seus inimigos se tornam cubos de gelo que você poderá arremessar em outros inimigos e isso causa um bom dano em chefes, fora que a ajuda do Helper Chilly também é muito boa. Os comandos são:
  • Y: Freezer Breath (quando o inimigo estiver transformado em cubo aproxime-se dele e pressione Y pra arremessá-lo)
  • Dash (►►) + Y: Freezer Blizzard
 + Y perto do inimigo: Freezer Suction (pressione Y novamente pra arremessar o cubo que está em sua boca)


Kirby Mirror ; Simirror
Habilidade: Mirror
Helper: Simirror

Como o nome sugere Kirby agora ganha habilidades de espelho que permitem a ele e ao Helper refletir ataques inimigos. Além dessa habilidade esta Copy conta com alguns ataques próprios que não são tão poderosos, mas te salvam quando não se pode refletir um ataque. E, ao usar a defesa com essa Copy você também contará com a capacidade de refletir ataques. Os comandos desta Copy são:

  • Y: Mirror Cut (Mantenha o Y pressionado pra usar o Reflect Force pra devolver os ataques inimigos)
  • Dash (►►) + Y: Mirror Body


Kirby Copy ; TAC
Habilidade: Copy
Helper: TAC

Isso mesmo. Essa Copy se chama Copy e serve apenas pra copiar o inimigo e ganhar os poderes dele (só funciona com inimigos que possuem alguma das habilidades que Kirby pode usar). O Helper TAC só se faz útil se estiver jogando em dois jogadores pra que ele ajude Kirby a conseguir algumas habilidades. Os comandos são:

  • Y: Analyse Beam (após atingir o inimigo Kirby irá assumir a Copy correspndente ao inimigo analizado perdendo a habilidade Copy)
  • Y: Sneaky Hand (Apenas com o Helper e se após usá-la você pressionar A você joga a Copy roubada para o Kirby poder engolir e usar)


Kirby Suplex ; Bugzzy
Habilidade: Suplex
Helper: Bugzzy

Com essa Copy o Kirby poderá praticar luta livre com os inimigos normais e basta apenas um dos ataques pra acabar com eles. Contra os chefes a coisa muda um pouco, pois não é possível agarrá-los e você terá apenas um ataque pra compensar isso. Nesse caso eu sempre recomendo deixar o Helper Bugzzy do que usar o Suplex. Os comandos são realizados após agarrar seu oponente e isso pode ser feito pressionando o botão Y ou um Dash + Y e você também pode agarrar seu inimigo no ar e tem ataques específicos pra se usar no ar. O que você pode fazer é o seguinte:
  • Y: Lariat (se pressionar rapidamente antes de terminar de levantar o inimigo você usará um Quick Stamping)
  • Back Breaker
  • : Body Slam
  • Pile Driver
  • : German Suplex
  • B: Jumping Body Slam
  • no ar: Air Body Slam
no ar: Air Body Down Slam


Kirby Hammer ; Bonkers
Habilidade: Hammer
Helper: Bonkers

Com esta Copy Kirby passa a usar uma marreta no estilo da do King Dedede e desfere golpes poderosos. Essa é uma das habilidades mais poderosas do jogo e é fantástica pra se usar contra inimigos ou chefes, o Helper Bonkers (favor não confundir com o gato policial da Disney rsrs) também é muito bom e ajuda demais. Os comandos desta Copy são:


  • Y: Hammer Nail
  • Dash (►►) + Y: Hammer Swing
  • Y no ar: Giant Swing
  • Dash (►►) + Y no ar: Ultra Giant Swing
  •  + Y: Hammer Flip
  • Dash (►►) + A: Hammer Throw (este comando só pode ser usado pelo Kirby e ao usá-lo você perdera a Copy Hammer)

Kirby Parasol ; Parasol Waddle Dee
Hablidade: Parasol
Helper: Parasol Waddle Dee

Não está chovendo e Kirby muito provavelmente não sabe o que é Frevo, mas ele usa um guarda chuva pra bater em quem estiver ao alcance de sua arma. É uma boa maneira de se atacar e defender (principalmente de coisas que caem na sua cabeça) além de outras vantagens. Tanto Kirby quanto o Helper Parasol Waddle Dee são boas opções. Os comandos são:
  • Y: Parasol Swing (mantenha o Y segurado pra usar o Parasol Shield)
  • Dash (►►) + Y: Parasol Drill
  • Dash (►►) + B + Y no ar: Parasol Dive
  •  + Y perto do inimigo: Parasol Roll
no ar: Parasol Chute (faz você cair lentamente)

Kirby Mike
Habilidade: Mike
Essa é uma habilidade exclusiva do Kirby e que não possui Helper, além de ser limitada, ou seja, se usar perde. Esta Copy é limitada a três usos e causa muitos danos aos inimigos que estiverem na tela, incluindo chefes. Elas não possuem comandos especiais apenas basta apertar Y e ver o seu uso.

Esta habilidade em si faz uso de um microfone onde Kirby grita com força e isso causa danos nos inimigos.


Kirby Sleep
Habilidade: Sleep

Mais uma exclusiva do Kirby. Porém esta habilidade é usada automaticamente ao ser adquirida e seus efeitos acabam por ser mais nocivos do que benéficos. Com esta habilidade Kirby ira dormir onde estiver e isso poderá atrapalhar e muito já que se houverem inimigos na tela eles vão te atacar. A única coisa de bom é que você irá recuperar um pouco de HP, mas a quantidade é tão pequena que não compensa.


Kirby Paint
Habilidade: Paint


Aqui você ganha habilidade pra pintar a tela, mas só uma vez e com isso você poderá destruir tudo a sua volta e curiosamente mudar a cor de um chefe do game. E assim como as outras assim que você usar acaba o efeito.




Kirby Cook
Habilidade: Cook


Uma habilidade temporária que pode te ajudar nas horas de aperto quando seu HP está baixo. Com esta habilidade você poderá transformar os inimigos que estiverem na tela em comida e recuperar o HP do Kirby e do Helper que estiver com você. Porém assim como as outras exclusivas do Kirby esta tem seu uso limitado a apenas uma vez.


Kirby Crash
Habilidade: Crash


Kirby também faz papel de bomba atômica rsrs. Com esta habilidade você tem um efeito semelhante à Paint ou Mike, onde os inimigos que estiverem na tela são aniquilados e os chefes sofrem um bom dano, mas só pode usar uma vez.



Bom, essas são as Copy Abilities que você poderá usar durante todo o game, mas nem todas estarão disponíveis a qualquer momento e você deve saber alternar nas horas certas, pois uma habilidade é melhor que outras em determinadas partes.


ITENS QUE VOCÊ ENCONTRA

As diferentes comidas que você encontra
espalhadas pelo game
Durante todo o jogo você irá encontrar comidas que são os itens de cura do game. Ao pegar alguns você irá recuperar um pouco de HP seu ou do Helper caso ele pegue a comida, mas se você encostar no Helper depois de comer algo você dará um pouco de HP pra ele e o mesmo pode ser feito do Helper para o Kirby. Os Maxim Tomatoes recuperam todo o HP e além destas comidas temos um pirulito com uma estrela, os Super Candy que ao pegar tornam o Kirby invencível por algum tempo (bem no estilo estrela do Super Mario Bros, tem até música pra isso rs) e os 1UP que aparecem em diversos lugares nas fases.

GRÁFICOS E SONS

As animações são tão bem desenhadas quanto
o game todo. Vale a pena jogar até o fim
Depois de mostrar uma porção de imagens e vídeos do game acho que falar dos gráficos é meio que desnecessário. Mas vamos lá... Os gráficos de Kirby Super Star assim como em todo game do Kirby lançado até então, são muito bons (mesmo no Gameboy o visual dos jogos era muito bom) e se comparado com muitos games de plataforma do SNES ele também não passa vergonha.

Temos cenários bem detalhados com muitas cores, aliás, esse é um dos destaques desse game, o excesso de cores nos ambientes é facilmente perceptível. Além disso, o game conta com muitas animações pra abrir e encerrar algum jogo e todas são muito bem feitas, o game por ter saído em 1996 quando o SNES já estava próximo do fim da sua vida útil (pra nós fãs ele é eterno XD) aproveitou muito da capacidade do console e o resultado foi um visual fantástico. Algumas pessoas dizem que o game é tão kawaii que você fica com dó de matar alguns inimigos kkkkkkkk
Queria umas estrelas dessas pra voar...
Quanto às músicas só podemos dizer que elas seguem pelo mesmo estilo dos gráficos. Muita alegria...

Desde a abertura até o fim você vai ter composições bastante animadas trazendo uma mistura de ação com aventura. Depois de terminar o game vale a pena dar uma ouvida com calma nas músicas lá no Soud Test.
E os efeitos sonoros produzidos pelas ações do jogo... É como ver um daqueles desenhos animados antigos voltados ao público infantil, mas é o necessário pra se manter no ambiente do game.

A combinação gráficos e sons de Kirby Super Star recriaram muito dos elementos que já eram presentes nos games anteriores e ainda adicionou muitas outra coisas que foram incrementadas em outros games da série Kirby.

RECEPÇÃO E LEGADO

Caixa do remake do Nintendo DS (versão japonesa)

O game teve uma boa recepção por parte dos jogadores, mesmo aqueles que nunca tinham jogado um Kirby na vida passaram a gostar do game por conta da qualidade do trabalho, tanto que o game é considerado por muitos fãs da bolinha cor de rosa como um dos melhores, senão o melhor Kirby já feito e somente no Japão o game conseguiu vender mais de 1 milhão de cópias. O game teve seu relançamento nos Virtual Consoles do Nintendo Wii e Nintendo WiiU entre os anos de 2010 e 2013 além de uma coletânea especial pra Nintendo Wii chamada de Kirb's Dream Collection que comemorava os 20 anos da criação do primeiro Kirby e incluiu o Super Star dentre os títulos jogáveis.

E em 2008 um remake produzido pro Nintendo DS batizado de Kirby Super Star Ultra (Hoshi no Kirby Ultra Super Deluxe no Japão) trazendo tudo que o game original tinha de bom e mais contéudo como jogos extras, suporte aprimorado so mulitplayer e mais algumas coisas, mas isso é assunto pra outro post lá naquela série de games de SNES que ganharam remakes e isso pode acontecer muito em breve.
Agora o momento mais esperado, a avaliação SnesTalgia



CONCLUSÃO

Se você procura games de plataforma. Aqui está uma excelente alternativa pra fugir um pouco de Mario e Donkey Kong (não que estes sejam ruins, pelo contrário...), Kirby Super Star é a solução. Você vai levar diversas aventuras num único game com muitos elementos de ação, aventura, puzzles, RPG, etc. Esse com certeza é um game que se você coleciona games de SNES, você tem que ter em sua coleção. E se você quer conhecer os games que fizeram sucesso nessa geração de consoles esse é parada obrigatória na sua lista de ROMs.
Será que você consegue concluir tudo??
Kirby Super Star foi uma experiência incrível pra sua época e até hoje os games do Kirby levam parte desse sucesso junto de si então eu sempre recomendo que você deixe as aparências de lado e jogue. Vai valer a pena conseguir os 100% do jogo.



O jogo se encaixa entre os Top 15 melhores jogos de Super Nintendo e por isso recebeu o Troféu de Ouro e  vale o destaque para medalha de Ouro por ser um jogo que teve uma média de 9,5 e como o jogo Vendeu 1,44 milhões de cópia recebe o Super Cifrão e o selo de Qualidade Snestalgia que indica que vale a pena conferir.

Toda ROM de SNES precisa de um emulador pra ser jogado. Nós temos um artigo com emulador e tutorial de configuração passo a passo pra você jogar sem problemas. Então clique NESSE LINK e dê uma boa lida no texto.


E se você quiser conferir mais algumas sugestões de jogos clica no link a seguir e veja nossa sessão de análise de jogos. Tem muita coisa boa pra conhecer. SnesTalgia - Análises


Bom eu me despeço por aqui e desejo uma boa jogatina pra vocês o/

BYE!!
Créditos:
Roteiro – Soterio Salles
Revisão – Juan Dias


Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

8 comentários:

  1. Muito legal! Eu adoro o Kirby, é meu personagem preferido depois do bomberman e do Mario. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Realmento o Kirby é um dos perosnagens mais legais que a Nintendo tem no elenco. Eu só queria saber o que ele é kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Kirby como diz no Anime, é um cavaleiro estrelar, é a mesma espécie de alliens Guerreiros que no Anime tinham funções de protejer galaxias do Nightmare, nos Jogos mesmo Kirby sempre da tudo de si pra proteger Popstar e toda sua galaxia de demonios e Espiritos malignos semideuses, então ta aí a resposta, Cavaleiro Estrelar

      Excluir
    3. Meta Knight é um cavaleiro estrelar também poré adulto deve ter uns 40 Mil Anos e Kirby é Considerado Bebê e tem 2000 Anos

      Excluir
  2. Pow minha fita a barra de sangue tá bugada... Ajuda ae?

    ResponderExcluir
  3. Meu personagem favorito eh kirby, depois yoshi, Mário e Donkey Kong e esse é o meu jogo favorito dele tbm o kirby super star, mais o primeiro q joguei era kirby adventure q foi o segundo jogo da franquia os d+ Jogos dele joguei no pc de e 3ds meu favorito eh kirby planet robobot e kirby super star ultra, antes meu favorito era kirby adventure, mais tive amor dividido quando joguei kirby super star do SNES depois q joguei o ultra ai mudei realmente de opinião sendo o meu jogo favorito da franquia e juntamente com kirby planet robobot do 3ds.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante do kirby. Não tanti quanto alguns aqui mas kirby é muito legal

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores