Ads 468x60px

Link list 2

18 de setembro de 2014

6

Street Rod - Clássico do PC seria avô de Need For Speed Underground?

Olá a todos! Eu sou o Glefferson, bacharel em Sistemas de Informação, colecionador de videogames clássicos há 14 anos, segamaníaco, rockeiro e este é meu primeiro texto para o blog, então espero que gostem!

STREET ROD – CLÁSSICO DO PC SERIA AVÔ DE NEED FOR SPEED UNDERGROUND? Essa é uma pergunta que vou responder ao longo do post e também quero a opinião de vocês, então clique ai em CONTINUE LENDO e vamos começar.

Street Rod foi um jogo lançado em 1986 pela California Dreams para computadores domésticos, no caso PC-DOS, Amiga e Commodore.
A primeira vez que tive contato com este game foi quando o baixei do extinto, histórico e pioneiro www.sarcofago.com.brantigo site do final da década de 90 e início da década de 2000 que resgatava e disponibilizava games antigos de PC para download. Como nessa época eu tinha um 486 com Windows 95, pude jogá-lo sem precisar de emuladores. Hoje jogo ele em um Compaq Presario 4640 com Windows 98 SE, também de forma nativa.
Bom, mas vamos ao que interessa: falar sobre o jogo!



Sequência da abertura do jogo
Enredo

Anos 50. Você é um jovem rapaz entendido de mecânica que finalmente economizou grana para poder comprar seu carrão para sair e disputar os famosos rachas que rolam numa estrada deserta da cidade. O ponto de encontro: o Bob's Drive-in, o lugar mais quente da cidade, onde um rapaz organiza os rachas, passando os contatos e chamando a galera.
Logo no começo do jogo, você está em sua garagem e precisa comprar um carro, usado mesmo, e o faz consultando um classificado no jornal.


Tela inicial do jornal de classificados

Visualizando um anúncio de um carro nos classificados

Lá tem de tudo: desde maravilhosos Cadillacs, passando por Fords 1932, até alguns bem diferentes e únicos como o T-bird. E enquanto uns estão novinhos e já vem até "tunados" e custam uma fortuna, outros estão regaçados, precisando de reparo e custam bem menos. Naturalmente, como você tem pouca grana, vai ter que comprar um desses do último grupo. Mas isso não é regra. Notará, ao longo do jogo, que a lista de carros nos classificados muda, e que o preço varia também por modelo, não se prendendo somente no estado em que o carro se encontra.

Os Carros
O jogo dispõe de 25 modelos reais de automóveis que vão desde 1930 até a primeira metade da década de 60, divididos entre GM, Ford e Chrysler, que eram as três gigantes da indústria automobilística norte-americana nessa época.
Se você gosta de hot rods americanos, esse jogo é para você!
A seguir a lista completa dos carros, organizada por fabricantes e por ano:
General Motors
Ano
Modelo
1938
Chevrolet Master Deluxe
1940
Chevrolet Coupe
1940
Chevrolet Roadster
1949
Chevrolet Styleline
1949
Oldsmobile 88
1950
Pontiac Silver Streak
1952
Oldsmobile 88
1955
Chevrolet Bel Air
1956
Corvette
1958
Chevrolet Impala
1961
Corvette
1963
Corvette



Ford
Ano
Modelo
1932
Ford
1932
Ford Sedan
1940
Ford Deluxe
1954
Mercury Monterey
1955
Ford Fairlane Victoria
1956
Mercury Custom
1957
Ford Fairlane 500
1957
Ford T-Bird



Chrysler
Ano
Modelo
1955
Dodge Custom Royal Lancer
1961
Plymouth Valiant V200
1962
Dodge Polara
1963
Plymouth Valiant V100
1964
Plymouth Savoy
Posteriormente a California Dreams lança o Street Rod Data Disk[1], exclusivo para DOS. Este disco é uma expansão para o jogo, contendo 25 novos carros.

Abaixo a relação completa deles, também organizada por fabricantes e ano:



General Motors
Ano
Modelo
1939
Pontiac 2-door Coupe
1946
Chevrolet Fleetline
1953
Buick Skylark
1955
Chevrolet Nomad
1955
Oldsmobile 98
1955
Chevrolet Delray
1957
Chevrolet Bel Air
1958
Buick Special
1959
Cadillac Eldorado
1961
Chevrolet Impala
1962
Oldsmobile Starfire
1963
Buick Riviera

Ford
Ano
Modelo
1934
Ford Model B
1936
Ford Model 48
1950
Ford Crestliner
1951
Mercury Monterey
1957
Lincoln Capri
1960
Ford Thunderbird
1963
Ford Galaxie 500XL
1963
Ford Falcon
1963
Ford Thunderbird



Chrysler
Ano
Modelo
1948
Chrysler Town & Country
1956
Chrysler New Yorker
1957
Plymouth Fury
1960
Plymouth Fury Convertible

Modificando o carango

Uma vez que comprou seu carro, pode pintá-lo entre algumas cores disponíveis, colar um “adesivão” na lateral, trocar suas peças, como partes específicas do motor, caixa de câmbio e pneus melhores (inclusive slicks de corrida). 


Trocando caixa de câmbio do carango

Trocando motor...

Trocando peças independentes do motor

Trocando pneus. Interessante notar que as rodas mudam também =P

 Tem vários adesivos bonitos para personalizar seu carro


Escolhendo uma cor para pintar o carango

Além disso, vem à parte do tunning visual, você pode rebaixar o capô do carro, o que o torna mais aerodinâmico e você ganha um pouquinho de desempenho com isso, retirar os para-choques dianteiro e traseiro e até a grade frontal, o que diminui o atrito com o ar, o peso geral do veículo e aumenta um pouco mais a velocidade. E se não gostar de como ficar, basta pôr tudo de volta no lugar. O bacana aqui é que as peças que você retirou ficam guardadas e você pode usá-las em outro carro, ou vendê-las, se preferir. Para comprar as peças, basta consultar o tal jornal de classificados.


Lista das peças que estão guardadas. Você pode vendê-las!

Vale notar aqui que cada fabricante tem peças próprias. Ou seja, se você comprar um motor V8 de Chrysler para enfiar num Ford, o jogo vai dizer que não dá e ainda debocha da tua burrice. Então, preste bem atenção na marca das peças para não comprar errado, até porque motores e câmbio são caros! =D
Conforme for modificando a mecânica do seu carro, você pode conferir o desempenho geral dele, além da situação das peças, quantidade de combustível no tanque e mais outros detalhes. Basta clicar no caderninho sobre a mesa da garagem.


Situação atual do seu bólido. Sempre que correr ou trocar peças,
dê uma olhada nessa tela!

Como se não bastasse, o motor precisa ser regulado a cada prova, pois ele vai "desalinhando" e as peças vão sofrendo desgaste, o que vai reduzindo gradativamente o desempenho do seu carango. E ainda tem o combustível, que você precisa passar no posto e abastecer. Ficará chocado com o quanto vai gastar para encher o tanque... XD


Regulando o motor do seu carro


Hora de abastecer! Aqui tem um easter-egg bem engraçado...
Carro pronto, vamos para o Bob's Drive-in! Aqui é que acontecem as coisas. Você fica parado na frente do drive-in e a galera vai parando no seu lado. Você pode propor um racha, clicando sobre o carro do oponente. Aí você escolhe qual tipo de corrida vai ser e quanto vai valer.


Clicando no cara ali pode-se pedir para chamar determinado oponente.
Ele tem uma lista dos oponentes que já cruzaram por você.

Um oponente parando ao seu lado para desafiá-lo

Menu de corrida. Aqui você escolhe qual tipo de duelo terá com ele(a)

No jogo você tem corridas do tipo Drag, que é só “arrancadão” e pode apostar $10, $50 ou ainda nada (acho que isso serve só para ver o quanto seu carro está bom em relação a seu oponente ou como está o desempenho geral); e tem as corridas de Road, que é disputado em um percurso extenso de estrada, apostando $25, $100 ou pink slip, ou seja apostando o próprio carro!


Valores de aposta para corridas Drag. $10, $50 ou só para competir

Valores de aposta para corridas Road. $25, $100 ou o próprio carro

Dependendo de como está seu carro ou o modelo dele, o oponente pode ou não aceitar seu desafio, levando em conta o carro dele (a) próprio. Sim, tem mulher-piloto no jogo e elas são duronas! Dá bobeira e você vai perder grana ou pior, perder seu precioso carro...


E se você desejar pode espiar dentro do capô do carro do seu oponente antes de qualquer coisa, para saber melhor o que vai encarar em um duelo.
Espiando embaixo do capô do seu oponente. 
As vezes isso pode salvar seu carro...

Tanto no modo de corrida quanto no modo de animação a visão é de dentro do carro, onde se vê o painel, super detalhado por sinal. Dependendo da maneira que você pilota, pode aparecer polícia, te perseguir e te multar! Eu não sei bem quando ou o porquê que acontece, mas acho que é quando você abre muita vantagem para seu oponente no modo Road.


Interior do seu carro. No detalhe, fim de uma corrida ganha

Interior do seu carro. No detalhe, fim de uma corrida perdida
Se você ganhar um carro, já vai para sua garagem dirigindo ele e você terá somado mais um carro! Você pode ter quantos carros quiser no jogo! Além disso, pode vendê-los, o que é uma boa estratégia para juntar bastante grana de uma vez só e comprar os carrões “top” dos classificados.


Lista dos seus carros. Aqui pode-se alternar entre eles ou vendê-los

Negociando preço de venda de um de seus carros
Depois de uma altura no jogo, o The King começará a passar por você no drive-in. É ele que você deve enfrentar para vencer e terminar o jogo! Mas eu não vou falar dele para não dar spoiler. Só apuro que ele é bem difícil e a recompensa é boa!

Depois de você acumular vitórias o bastante, o The King passará a desafiá-lo

Sequências
Street Rod recebeu apenas uma continuação: Street Rod II - The Next Generation, em 1988, pegou tudo que tinha de bom no jogo original e tornou ainda muito melhor! É sério, é uma obra-de-arte comparável a Top Gear em nível de capricho!
Street Rod II se passa nos anos 60, mais especificamente em 1969, o drive-in deu lugar a uma enorme lanchonete, tem mais modos de corrida (como correr em canaleta lotado de obstáculos) e o modo Road poderia se chamar Death Road, devido ao EXTREMO desafio!
Os carros também mudaram, sendo outros 25 modelos, também dos anos 60. O nível de detalhamento aumentou, bem como o número de peças que se pode trocar do carro.
Vale tão ou até mais a pena jogar que o primeiro, principalmente porque o foco agora são os muscle-cars!





Algumas imagens de Street Rod II para DOS. O nível de 
detalhamento dos carros e das peças é maior

Tem ainda Street Rod 3, projeto de um fã que teve início em meados da década de 2000. Esse é completamente 3D e modernão, mas é exatamente o mesmo jogo. Infelizmente já faz anos que o projeto está parado, o que é uma grande pena, pois estava ficando muito legal.
Street Rod III - Projeto de fã, totalmente moderno,
porém o mesmo jogo em essência
Versões

Se Street Rod I e II já dão um show no MS-DOS, com gráficos bem bonitos, detalhados, jogabilidade gostosa e bem a ver com o jogo, as versões de Amiga então... Parecem que saíram do Éden, de tão lindas!

Gráficos superiores, muito mais coloridos e detalhados, som esmagadoramente superior ao de DOS, jogabilidade excelente, tudo!!








Algumas cenas de Street Rod I para Amiga.
A riqueza de detalhes são de encher os olhos! =D
Se você é um feliz proprietário de um Amiga, NÃO DEIXE DE JOGAR!!







Street Rod II para amiga. Gráficos exuberantes!
Por fim a versão de Commodore 64 fica na linha do DOS, mas esta não joguei, então não posso avaliar ainda.

Avô de Need For Speed Underground?

Se você chegou até aqui já deve ter notado que o jogo possui muitas coisas em comum com os Need For Speed Underground, Need For Speed Underground 2 e Need For Speed Most Wanted.
Primeiramente pelo fato de o jogador começar sem nada e comprar um carro qualquer. Aí pode “tuná-lo” e isso interfere no desempenho do carro. Você disputa rachas clandestinos valendo grana ou o próprio carro e tem o chefão final. Durante as provas você pode ser perseguido pela polícia. Além disso, tem a fidelidade em reproduzir, dentro do possível, modelos reais de carros consagrados.
Bem, em minha opinião alguém da Eletronic Arts jogava isso aqui quando era criança ou adolescente, hehe!

Hoje em dia

Um fã indiscutível da série adquiriu os direitos sobre o game, comprou refugos da extinta California Dreams e mantém o seguinte site no ar:
http://streetrodonline.com/

No site é possível tentar comprar um pack original, em disquetes de 5,1/4". Ou simplesmente pode-se baixar os jogos de graça! E como o carinha comprou os direitos sobre o jogo e sobre a marca da produtora, então pode baixar sem medo que não está infringindo nenhuma lei!
Lá você encontra as versões originais de Street Rod e Street Rod II para DOS, Commodore 64 e Amiga.
E como se não fosse o bastante, recentemente o fã conseguiu encontrar uma cópia 25 anos perdida de Street Rod Data Disk, a expansão oficial do game original! Ele se empenhou na restauração dos dados nos discos em um trabalho bastante delicado, uma vez que são únicos.
Depois de muito suor, ele disponibilizou o conteúdo do disco na íntegra para download no site!
Essa expansão é tão rara que sequer era conhecida!
É sério, eu adoro esse cara! Sua contribuição para a memória dos videogames clássicos é lendária! XD
Conclusão

Bom galera faz muito tempo que quero falar sobre este título. Faz 14 anos que jogo. Sempre que dá aquela saudade ou bate uma vontade, vou logo ligando meu Compaq Presario e me perdendo nas deliciosas estradas em 08 bits!
De todos os jogos de corrida que já joguei na vida, esse com certeza está no pódio! Não só por ser bonito, bem ambientado, com muitos carros e tal, mas por ser muito caprichado e simplesmente impossível de se enjoar!




Abrindo meu save para mais uma viagem as corridas dos  anos 50! =D



[1] O Street Rod Data Disk, devido a sua baixa tiragem e raridade, permaneceu perdido por 25 anos até que um fã, que comprou todos os direitos da California Dreams sobre o game, o encontrou, recentemente inclusive.

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

6 comentários:

  1. Manolo que artigo dahora. Simples, Objetivo e ao mesmo tempo bem detalhado e cheio de curiosidades.
    Além de emuladores minha vida de jogador em PCs é praticamente zero, devo confessar inclusive que não sou um grande fã de PC gaming por ter crescido com consoles. Pra mim esse tipo de conteúdo é sempre uma novidade já que meu conhecimento é baixo na área.

    ResponderExcluir
  2. Quando penso que não posso me surpreender você me surpreende. A parte principal eu ja tinha entendido no seu post no G+, mas os adicionais que você colocou melhorou en muito
    Agora só falta o aquele "stalgia" que combinamos e.e, não vou dar spoiler aos fãs

    ResponderExcluir
  3. ótimo post Glefferson, nunca joguei esse ai, mas agora fiquei com vontade... bem vindo ao time =D

    ResponderExcluir
  4. Jogo excelente. Muito divertido para quem gosta do gênero corrida/modificação
    Para jogar bem tem que entender o básico de mecânica. O jogo é simples, e muito bom, entra na categoria "pérolas desconhecidas".
    Se você gosta de mecânica e gosta desse jogo, não deixe de conferir
    "AUTOMATION Game" (É específico para a construir carros e motores).
    Vlw

    ResponderExcluir
  5. Um grande achado. Devo antes aprender a tubar e as manhas. Faça um vídeo sobre como jogar. Valeu

    ResponderExcluir
  6. Caramba esse é um dos meus games favoritos e só hoje eu descobri que tinha essa versão com mais carros, eu jogava a do amiga quando criança só fui conseguir terminar o jogo na adolescência no pc, baixei essa versão
    SE com mais carros aqui e to pirando dirigindo com a Chrystine do carro assassino \o/

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores