Ads 468x60px

Link list 2

19 de novembro de 2014

5

Aprenda a Desenhar (ou não) #4 - Rockman

E aê pessoal beleza o/

Como andam os desenhos das aulas anteriores? Vocês tem conseguido fazer algo?

Bom... se conseguiram desenhar sem problemas ou dificuldades parabéns afinal você já mostrou que tem habilidade então é só usar a mesma técnica com outros desenhos... não tenha medo de tentar... é a melhor maneira de aperfeiçoar a técnica.
Se você não está conseguindo nem seguindo o tutorial tenha paciência e tente mais vezes pois a prática leva a perfeição é o que dizem. Assim como vocês tem dificuldades eu também tenho mas de tanto tentar acabo por pegar o jeito da coisa... todo mundo conseguen então você também vai conseguir. Não desista OK?

Antes de continuar vamos aos links? Se você perdeu alguma aula basta clicar nos links abaixo.

Mario (#1): CLIQUE AQUI
Luigi (#2): CLIQUE AQUI
Sonic (#3): CLIQUE AQUI

E já sabe né? Pra conferir essa aula basta clicar no CONTINUE LENDO e conferir.


Assim como no post anterior e em todos os outros e até nos futuros vamos repetir algumas coisas pois muitos podem estar chegando pela primeira vez e provavelmente não sabem o que está acontecendo. Mas se você já nos acompanha desde a primeira aula pode pular os parágrafos a seguir pois você já está pronto pra prosseguir (ou não kkk).


Como sempre eu começo dizendo que EU NÃO SOU PROFISSIONAL!! e tudo o que eu vou ensinar aqui pra vocês é o que eu faço pra desenhar, não há nenhum detalhe oculto no processo tudo o que é mostrado é o que eu fiz.
Basicamente eu uso de duas maneiras simples pra fazer meus desenhos, uma é usando o bom e velho papel e a outra é com o tablet usando algum software de desenho digital. Claro que você pode seguir o tutorial desenhando de outras maneiras se for mais conveniente pra você e isso com certeza ficará a seu ccritério decidir.

Desenhando no papel você vai precisar de:

  • Umas 4 ou 5 folhas limpas, pode ser o bom e velho papel sulfite que você compra fácil em papelarias ou até folhas de caderno de desenho ou mesmo de caderno normal se você preferir.
  • Lápis de escrever desses comuns mesmo serve mas se tiver outros fique a vontade pra usar... tenha também um apontador e borracha, só tenha em mente que a borracha deve ser de qualidade porque se tiver de apagar algo não vai ser legal se ela borrar as coisas ou rasgar a folha.
  • Se você está desenhando com folhas soltas tente usar um prancheta ou algo que lhe permita juntar as folhas pra que elas não fiquem se mexendo e atrapalhe no processo.
Desenhando no tablet você vai precisar de:
  • Uma caneta pra telas capacitivas. Você pode encontrar algumas por R$10,00 ou até menos no Mercado Livre ou no comercio varejista local. Se você tiver um Samsung Galaxy Note as coisas vão ser ainda mais fáceis. Ah e você pode desenhar no seu smartphone também se assim preferir.
  • Um software pra desenho digital que ofereça bons recursos como uso de camadas e uma boa variedade de pincéis. Minha recomendação é o Autodesk Sketchbook que oferece versões pra Android e iOS (Faça o download da versão de Android clicando NESSE LINK e da versão de iOS clicando NESSE LINK)
  • Bateria completamente carregada pra evitar que ela se acabe durante o processo e você perca seu trabalho.
NOTA: Como o intuito do tutorial é de apenas ensinar a desenhar, certifique-se de aprender a usar o software de desenho corretamente antes de fazer qualquer coisa. Não seremos responsáveis por quaisquer problemas que você venha a ter com seu equipamento pelo mau uso do mesmo ou das ferramentas indicadas neste texto.

Agora segue a imagem original que eu olhei pra fazer o desenho. Guarde uma cópia dela em local de fácil acesso pra poder olhar pra ela durante o processo, mais especificamente nas etapas finais.

O clássico herói vai ser moleza de desenhar

FAZENDO O ESBOÇO INICIAL

Assumindo que você já providenciou todo o material necessário pegue sua folha/tablet e coloque na posição de retrato (vertical) e conforme você pode ver na imagem abaixo desenhe um círculo mais ou menos na mesma posição.

Tudo começa num círculo

Agora junto a este círculo vamos fazer mais três círculos menores que vão ajudar futuramente a construir a cabeça do personagem.

Cabeça

Pra fazer o passo seguinte escolhemos o braço. E como este é o braço cujo o canhão aparece basta apenas esboçar as formas já que felizmente o Rockman não tem muitos detalhes de armaduras pra complicar a arte. Veja na imagem abaixo como fazer.

Aos poucos a imagem toma forma

Em seguida faremos a forma que serve de definição para o tronco do personagem. Ainda mais simples que o braço.

Mas não a forma que esperamos kkkkk

Agora façamos o outro braço mas não se preocupe com a mão porque depois vamos dar forma a ela nos passos seguintes

Os braços estão esboçados

Faremos agora a perna direita do personagem. Desde já devemos ter em mente um detalhe que é o fato de muitos personagens do universo de Rockman terem pés enormes... então já no esboço vamos fazer isso. Veja a imagem e tente fazer igual.

As pernas são um detalhe que vai mudar muito pouco até o final do desenho

Agora é só fazer a outra perna seguindo pela mesma linha de raciocínio mas tendo em mente que esta está um pouco mais esticada.

Esse esboço é a base de todo o desenho

E por fim terminamos a primeira etapa do desenho... com esse esboço já temos uma base de onde e como vão ser as coisas pra formar um corpo.

DEFININDO O CORPO

Agora que vamos começar a segunda etapa faça o seguinte:

Se está desenhando no papel pegue uma folha e coloque por cima da que você desenhou e veja se os traços aparecem normalmente, se não aparecerem reforce eles e torne a colocar a folha em branco por cima até que consiga ver os traços da folha de baixo.

Se estiver no tablet crie uma camada acima da que você desenhou agora e reduza a opacidade da camada desenhada anteriormente pra 50%. Isso irá proporcionar o mesmo efeito de colocar um folha por cima.

Agora vamos dar continuidade com a criação da cabeça do corpo. Seguindo o exemplo da imagem abaixo faça a forma da cabeça e após isso desenhe uma linha que divide o rosto ao meio e após isso faça uma outra linha pra delimitar a área dos olhos do personagem. E em seguida faça marcas pra parte que equivale as orelhas no capacete.
Comece sempre pela cabeça

Agora vamos dar valor ao ângulo e perspectiva e evitar fazer traços sobrepostos então vamos construir o braço direito segundo o exemplo do esboço anterior porém sem sobrepor os traços.
Respeite sempre a perspectiva e não faça traços sobrepostos a partir de agora

Pra fazer o tronco é relativamente fácil só não se esqueça de dividir a cintura do personagem.
O tronco.

Agora pra fazer o outro braço vamos providenciar uma divisão pra mão que vai servir pra etapa anterior. Basta seguir como na imagem abaixo que vai ser bem fácil.
Divida o espaço da mão no braço esquerdo pra facilitar depois

Agora vamos apenas fazer as pernas pra encerrar essa etapa. Basta simplesmente seguir as referências do esboço feito na etapa anterior e pronto.
As pernas são relativamente simples

Agora vamos remover a folha/camada que está por baixo e fique com o que aparece na imagem abaixo.
E como eu digo em todo post desses. O boneco de pano está pronto hehehehe

ESBOÇANDO OS DETALHES DO PERSONAGEM

Essa etapa vai ajudar a definir os detalhes do personagem antes de fazer o desenho final... agora é importante observar um pouco a imagem original pra poder ver os detalhes básicos que você terá de usar. Antes e continuar só prepare sua próxima folha/camada.

Vamos começar fazendo olhos, nariz e boca, usando como base as posições definidas pelas linha que você fez na cabeça desenhe primeiro os olhos do personagem e logo após faça nariz e boca. Veja na imagem abaixo o exemplo.
Sempre começamos pelo rosto...

Agora vamos fazer a cabeça em dois passos, primeiro vamos fazer o contorno do rosto e os detalhes da metade de baixo do capacete. Veja na imagem abaixo que os esboços anteriores vão ajudar muito aqui.
E aos poucos até o capacete começa a ser esboçado

Agora vamos fazer o restante do capacete e concluir com a cabeça do personagem é só seguir os traços iniciais pra fazer a forma básica e acrescentar o detalhe mínimo aqui.

Segundo a lógica dos games da franquia acabamos de esboçar 1-UP kkkkkk

Agora faremos o braço do canhão e como vocês podem ver o esboço da etapa anterior definiu bem a forma mas mesmo assim dê uma atenção ao canhão pra que o desenho fique o mais bem feito possível.
Agora no braço veja bem que os detalhes devem ser esboçados com calma

Nesse passo vamos cuidar do tronco da cintura pra cima e do braço esquerdo. Comece com o tronco que praticamente não tem nada de detalhes apenas fazendo uma marcação pro pescoço do personagem, que apesar de não ter um nos sprites dos 8bits aqui tem kkkk. E pro braço vamos começaar a fazer o esboço da mão fechada... basta usar a forma básica do esboço anterior e acrescentar a divisão de dedos. Veja na imagem e use como referência.
Esboce a mão dividindo os dedos corretamente... não vai ser tão difícil

Agora vamos fazer mais uma etapa simples completando o tronco e as pernas até os joelhos. Basta usar as formas do esboço anterior porém observe que nas pernas as juntas do joelho mudam um pouco o traço.
Estamos quase acabendo essa etapa e o seu desenho deve estar melhor que o meu...

Complete agora com o restante fazendo os pés de forma que siga na mesma proporção do esboço anterior somente observando os detalhes próximos ao joelho e agora não precisa dividir por completo os pés.
Pronto! Agora se livre da imagem de baixo e vamos em frente.

Agora livre-se da folha/camada de baixo e vamos prosseguir pra etapa final ficando somente com isso.

Enfim preparados pra fazer a imagem final... eu acho kkkkk

DESENHO FINAL

Agora sim vamos desenhar o personagem... desta vez prepare um lápis bem apontado e evite errar ao máximo pra não ter de ficar apagando demais e marcar o desenho. Se for no tablet use um pincel de espessura bem fina pra esta etapa. Lembre-se também de olhar a imagem original que eu falei pra vocês tentarem guardar uma cópia pra que os detalhes fiquem ao máximo parecidos com ela afinal esse desenho você tem de mostrar pra todo mundo depois.
Pegue a nova folha em branco ou crie a camada e vamos prosseguir.

O Rockman é com certeza um dos personagens mais fáceis de se desenhar já que ele não é muito carregado em detalhes e isso você pode comprovar neste tutorial de como foi rápido fazer boa parte de tudo e agora que vamos fazer o rosto vamos seguir desse princípio então desenhe inicialmente os olhos que seguem facilmente os detalhes da etapa anterior e em seguida o nariz e boca mas desta vez acrescente os detalhes que ficaram de fora. Faça isso olhando na imagem original pra saber onde fazer o detalhe certo.
Começando pelos olhos tudo é tão fácil que você vai terminar em poucos minutos

Como fizemos na etapa anterior vamos fazer aqui... primeiro desenhe a metade de baixo da cabeça acrescentando todos os detalhes do capacete que aparecem aqui e também o contorno do rosto.
Veja bem os detalhes do capacete aqui pra fazer bem parecido...

E agora a parte de cima da cabeça com o que falta do capacete... é bem fácil e basta apenas acrescentar alguns detalhes que tá tudo pronto.
Pronto agora desenhamou um 1-UP KKKKKKKKKK

Vamos fazer agora uma parte mais fácil pra agilizar o progresso da coisa toda. Vamos fazer o tronco mais os braços... é só o contorno mesmo e apenas um pequeno detalhe no pescoço e um na junção do braço esquerdo com calma dá pra fazer...
So observe os detalhes das juntas

Agora o braço esquerdo heim... tá fácil... Apenas acrescente o contorno mas desta vez deixe a mão com um traço mais arredondado e acrescente os poucos detalhes.
Lembre-se de prestar atenção pra fazer a mão esquerda corrtamente

Vamos desenhar o canhão agora? Tenha cuidado com os detalhes que não estão no esboço anterior mas ainda assim vai ser fácil fazer essa parte.
Canhão pronto falta muito pouco agora pra encerrar do desenho

Vocês devem ter notado que eu estou sendo rápido não? Pois é tá tão fácil que nem vale a pena falar muito. Veja só agora você tem de fazer a parte da cintura pra baixo mais as pernas até o joelho. Apenas observe que temos detalhes nas juntas porque o resto é puro contorno.
Mais uma vez atenção aos detalhes das juntas

Vamos agora terminar rapidamente já que só falta fazer os pés e os detalhes nesta parte são poucos... veja só.
E por fim os pés e estamos encerrando....

E agora basta se livrar da folha/camada de baixo que seu desenho está pronto. Veja só o meu.
Esse é o meu desenho... o seu eu quero ver então compartilha conosco.

Quanto as cores eu deixo com você já que pra colorir você pode usar muitas formas diferentes.

VAMOS FAZER ALGO LEGAL

Se você conseguiu desenhar faça o seguinte.
Compartilhe com o SnesTalgia nas redes sociais o seu desenho. (Estamos no Facebook, Twitter e Google+).
Se for no papel tire uma foto e se for no tablet compartilhe o arquivo. Mas lembre-se de contar como foi pra você fazer o desenho, se acho fácil ou se foi difícil.

CONCLUÍNDO

Todas as técnicas usadas nesse post podem ser sempre usadas pra qualquer desenho que você vá fazer basta usar da sua imaginação pra fazer o esboço e use uma boa imagem de referência. Alguns amigos próximos que tem lido esse tutorial tem conseguido aos poucos fazer os desenhos deles e se você consegue com certeza você também vai conseguir. Lembre-se sempre que a prática é o segredo pra bons resultados.
Até a próxima então? Fui... o/

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

5 comentários:

  1. Muito louco esse post! O manolo ou manola só não aprende se não quiser...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu pelo apoio parceiro. Quero ver seu desenho depois heim kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Faz o Megaman X, eu aposto que vai ficar legal igual esse desenho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bem que queria... Mas tá complicado o tempo pra desenhar... Valeu 👍

      Excluir
  3. FICOU LINDO VALEU POR ME ENSINAR A DESENHAR O ROCKMAN(MEGAMAN)

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores