Ads 468x60px

Link list 2

17 de dezembro de 2014

6

Aprenda a Desenhar (ou não) #6 - Link


E aê pessoal beleza o/

Já chegamos a 6ª aula e como eu prometi desta vez vamos ter o Link que era pra ser na aula anterior por aqui. E claro que na próxima edição que vai ao ar no dia 31 se eu não estiver ocupado festando kkkk vai ser com tema natalino atrasado mesmo kkkkkk.
Antes de continuar segue a lista de posts da série com os links pra você conferir.

Mario (#1): NESSE LINK
Luigi (#2): NESSE LINK
Sonic (#3): NESSE LINK
Rockman (#4): NESSE LINK
Roll (#5): NESSE LINK

E claro que pra essa aula é clicar no CONTINUE LENDO e conferir...


O Zelda Link é um personagem que tem diferentes versões de acordo com o game que ele protagoniza. Minha vontade aqui era desenhar uma versão cheia de detalhes como a do Twilight Princess mas pra quem não está habituado a desenhar poderia ser muito complexo então eu optei por fazer uma arte do Toon Link que é mais fácil de lidar. Como eu não joguei muito o Wind Waker (ou Kaze no Takuto como eu tenho por aqui) eu optei por fazer uma arte do Minish Cap (Fushigi no Boushi) que eu gostei muito de jogar quando tinha meu GBA...
Bom chega de falar de coisas e eventos e vamos as informações que aparecem em todo post dessa série pra orientar quem chega agora. Começando claro que com o EU NÃO SOU PROFISSIONAL e tudo o que eu mostro aqui é o processo que eu mesmo uso pra fazer meus desenhos. Eu costumo desenhar de duas maneiras diferentes, ou usando papel e lápis ou usando o tablet com um programa pra desenho digital. E abaixo você pode conferir uma lista de materiais que é bom você ter em mãos pra fazer o seu desenho.

Desenhando no papel você vai precisar de:

  • Umas quatro ou cinco folhas que você possa desenhar nelas. Pode ser folha sulfite comum, folha de caderno, folha quadriculada, enfim o que você tiver aí.
  • Lápis de escrever ou algum outro que você tenha mas tem que dar pra apagar ele caso você erre então nem pense em caneta.
  • Um apontador que não quebre suas pontas toda hora (isso é chato kkk) e uma borracha, sendo esta de qualidade pra evitar manchas no desenho e que a folha se rasgue enquanto você tenta apagar.
  • Se você vai desenhar em folhas soltas uma prancheta é uma boa opção pra evitar que as folhas se mexam demais e prejudiquem seu desenho.
Desenhando no tablet você vai precisar de:
  • Uma caneta pra telas touch. Você pode conseguir uma facilmente no comércio local ou na web e os preços variam bastante, mas é possível conseguir por R$10 se procurar direito. Claro que se você assim como eu tiver um Samsung Galaxy Note esse problema está resolvido.
  • Software pra desenho digital que tenha suporte pra camadas. Minha recomendação é o que eu mesmo uso o Autodesk Sketchbook, ele tem versão gratuita pra Android e iOS e oferece uma boa experiência pra quem gosta de desenhar no tablet ou até no smartphone. Faça o download da versão pra Android clicando NESSE LINK e da versão pra iOS clicando NESSE LINK.
  • Bateria 100% carregada, isso evita de a bateria acabar no meio do processo e você sofrer com perdas de dados desnecessárias o que é no mínimo chato já que você vai ter de desenhar tudo de novo kkkk
NOTA: Caso tenha optado por desenhar no tablet certifique-se de aprender a usar o software antes de fazer qualquer coisa. O post aqui é apenas pra se desenhar e não irá ensinar a usar as ferramentas de desenho citadas. Não seremos responsáveis por quaisquer problemas que você tenha em seu equipamento pelo mal uso de qualquer recurso citado ou não neste post.

E pra finalizar o texto deixo a imagem original que serviu de modelo, esta você deve ter sempre ao alcance dos olhos pra olhar os detalhes e tentar desenhar o mais próximo possível dela.

Vejam só é o Zelda Link!!

ETAPA 1: FAZENDO O ESBOÇO INICIAL

Como eu já disse em outras aulas o esboço é muito importante na hora de desenhar pois com ele é que vamos construir a imagem aos poucos e claro que com isso vamos garantir que o resultado final fique o melhor possível. Serão três etapas com esboços e uma pra fazer o desenho final.
Pegue agora uma folha ou o seu tablet e coloque na posição de retrato (vertical) e vamos começar.

O primeiro passo é sempre desenhar um círculo, esse círculo representa o início do desenho e vai servir pra fazer a cabeça do personagem. Veja na imagem abaixo a posição estimada pra fazer o seu.
Um círculo

Agora desenhe um segundo círculo junto daquele que você fez antes e com isso já construímos o esboço da cabeça.
Outro Círculo

Vamos agora continuar fazendo um tronco... como estamos desenhando um personagem SD (Super Deformed) ele vai ter umas proporções um pouco fora do normal mas isso não vai prejudicar o desenho final.
Meio gordo esse Link heim kkkkkk

Agora esboçando os braços note que o braço esquerdo foi feito de qualquer forma e mais curto já que ele não aparece no desenho final pois está atrás do mapa.

Braços mais tortos que os polígonos de alguns games antigos de Playstation kkkk

Fazendo as pernas vamos encerrar esta etapa.

Mano não tem como isso ser o Link... sério kkkkk

É realmente difícil de imaginar isso como um Link não é? Mas paciência pois você irá aos poucos perceber que o desenho vai tomar forma.

ETAPA 2: FAZENDO UM CORPO MAIS DEFINIDO

Nessa etapa vamos fazer com que o desenho comece a ter um corpo mais formado pra facilitar na hora de acrescentar os detalhes. Mas antes de desenhar alguma coisa vamos fazer o seguinte, pegue uma folha e coloque por cima desta que você desenhou, se você conseguir ver os traços da folha de baixo vamos prosseguir mas se não conseguir reforce os traços na folha de baixo e teste novamente. E caso você esteja desenhando no tablet faça o seguinte, reduza a opacidade da camada que você desenhou pra 50% e crie uma nova camada por cima desta assim você vai ter o efeito equivalente a colocar uma folha por cima da outra. Bom dito isso vamos em frente.

Agora vamos fazer a cabeça. Desenhe novamente o primeiro círculo e depois siga o que você vê na imagem abaixo.

Fazendo uma cabeça agora temos uma orelha pontuda
que de fato prova que vamos desenhar o Link...

Faça agora o braço direito e o tronco da cintura pra cima mas desta vez fique de olho na perspectiva e não deixe os traços se sobrepor e dê um pequeno detalhe na mão para o polegar dele.

Desenhando o tronco e o braço

Agora vamos logo fazer o restante do corpo, faça o braço esquerdo, o restante do tronco e as pernas.

Corpo pronto

Agora livre-se da folha/camada que está por baixo pra ficar com isso.

Sem o esboço de baixo agora

Antes de encerrar esta etapa vamos esboçar o chapéu, o mapa, o escudo e a espada dele então vamos começar fazendo o chapéu que como você pode ver não é nem um pouco pequeno.

Fazendo o chapéu nada pequeno...

Agora fazendo o esboço do mapa você pode perceber que ele cobre toda a área que eu mencionei antes. 

Agora o mapa

Agora pra fazer o escudo é fácil já que ele não aparece por completo e pra espada você vai ter de fazer esta forma sugestiva mesmo kkkkkkk

Poxa esse esboço da espada não tá ajudando kkkkkkkkkkkk

E por fim terminamos esta etapa com um corpo mais definido.

ETAPA 3: ESBOÇANDO OS DETALHES DO PERSONAGEM

Nesta etapa vamos começar a fazer o esboço dos detalhes do Link mesmo. Com isso vamos ter uma boa base pra fazer o desenho final sem errar muito. Então vamos logo prosseguir? Pegue uma nova folha ou crie uma nova camada e vamos fazer como na etapa anterior colocar por cima e desenhar.
Antes de desenhar você deve ter notado que o desenho original tem traços bem grossos mas nessa etapa não precisa de preocupar com isso.

Começando pelos olhos veja que eles se encaixam perfeitamente no espaço que foi designado na cabeça e em seguida faça o traço representando o nariz e a boca.

Fazendo um olhar concentrado no mapa heheheh

Continuando vamos fazer logo o restante do rosto e cabelos do personagem. Pra isso faça primeiro o esboço do rosto e depois da orelha e só então o dos cabelos mas observe que os traços não vão se sobrepor.

Esboço da cabeça concluído com sucesso

Agora vamos terminar o chapéu e finalizar a parte da cabeça de vez... siga o contorno no corpo do chapéu e pra fazer a cabeça dele só observe o detalhe do olho que parece bem estranho mas vai ficar normal no desenho final. Pra fazer o bico não vai ser difícil basta usar as extremidades do esboço anterior e dividir ele na parte certa.

Atenção com o bico nunca é demais

Nesse passo vamos tratar de esboçar o mapa e a mão esquerda, ou melhor, os dedos da mão esquerda. Divida os dedos todos bonitinhos e pra desenhar o mapa faça a forma bruta sem se preocupar em fazer as partes desgastadas por hora.

E o mapa toma mais forma agora

Aqui faremos o braço direito onde você deve dar os detalhes das mãos e também o restante da túnica,,, colocando o cinto que a divide e os detalhes do pescoço.

Com a túnica é fácil e rápido fazer o desenho

As pernas e pés são fáceis demais de fazer veja na imagem abaixo e faça exatamente igual.

Fácil fácil...

Pra fazer o escudo vamos apenas aplicar a forma dando a impressão de profundidade dele e com a espada vamos nos livrar daquela forma sugestiva desenhando os detalhes do cabo e da lâmina e pra finalizar esta etapa vamos acrescentar o balão com a exclamação.

Finalmente não temos que aturar aquela coisa brotando do chão kkkkkkk

Remova então a folha/camada que ficou por baixo e fique com isso.

Já temos quase um Link

ETAPA 4: DESENHO FINAL

Agora vamos fazer finalmente o desenho mesmo, esse tem que ser o mais caprichado possível pois é este que vamos mostrar aos amigos como a arte que fizemos. Pra essa etapa eu recomendo um bom lápis pra garantir um resultado melhor.
Como a arte tem traços grossos quem desenha no tablet vai fazer com o preto mais facilmente o desenho mas que desenha no papel pode fazer com o lápis mesmo que depois que terminar eu vou dar uma dica pra deixar sua arte mais legal. Em todo caso crie uma nova camada ou pegue a folha e vamos prosseguir.

Começando pelos olhos vamos agora dar a forma real a eles, faça o contorno e pinte por dentro depois pois vai ser mais fácil de fazer. Depois de fazer os olhos faça o nariz e a boca que vão ser mais simples.

Fazendo os olhos... nariz e boca...

Agora vamos terminar a cabeça assim como fizemos com a etapa anterior. Pra fazer esses traços grossos você desenha o contorno deles e pra facilitar dê um zoom nas imagens do post que você poderá perceber as diferentes espessuras dos traços mais facilmente. Pra desenhar comece com o contorno do rosto e siga para a orelha e por fim faça o cabelo.

Cabeça quase pronta falta só o chapéu

Fazendo o chapéu vai ser mais fácil e lembra daquele esboço estranho que fizemos no olho? Então veja que ele dá certinho com a área que fica pintada de preto. apenas siga acrescentando os traços com contornos e pintando por dentro.

Chapéu pronto...

No mapa vamos acrescentar os detalhes olhando bem na imagem original e fazer os dedos com cuidado.

Adicione os detalhes do Mapa pra ficar bem mais legal

Faça o braço direito da mesma forma que na etapa anterior e finalize fazendo a túnica. Aqui vai ser mais fácil de fazer tudo já que os detalhes são poucos.

Olhando assim sabemos que falta muito pouco pra fazer.

As pernas e pés continuam sendo a parte mais fácil do desenho... veja na imagem abaixo que se você esboçou tudo com calma é só desenhar por cima...

Queria saber como pés tão pequenos sustentam um cabeção desses kkkkk

Pra fazer o escudo veja que o traço externo dele é bem mais grosso enquanto os detalhes usam traços mais normais. Faça da mesma forma que você tem seguido com o restante do desenho e por fim faça o balão com a exclamação e estaremos quase no final do desenho.

Me pergunto o que ele achou no mapa pra fazer essa exclamação....

A espada é a última coisa que você irá desenhar aqui, veja que o formato já estava pré definido e que você só em de fazer os traços grossos e acrescentar os detalhes.

Espada de cortar grama pronta kkkkkkkkkkkk

Por fim livre-se da imagem de baixo e você desenhou o Link. Veja abaixo como ficou o meu.

Eu iria escrever uma fala mas o Link é mudo....

Eu geralmente não dou dicas de coloração mas neste caso vou oferecer uma pra você que fez seu desenho no papel. Primeiro pegue uma canetinha preta e passe sobre os traços e depois pode colorir o desenho todo usando canetinha colorida que você vai ter um resultado muito melhor do que com um lápis de cor por exemplo.

COMPARTILHE!! MOSTRE SUA ARTE PRA TODO MUNDO

Se você fez um desenho mostre ele pra nós. Compartilhe com o SnesTalgia nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e no Google+.
Se você desenhou no papel tire uma foto e marque o SnesTalgia nela que vamos olhar e se foi no tablet compartilhe o arquivo de imagem.
Não fique com vergonha de mostrar seu desenho pra nós afinal você está aprendendo e mesmo ele não ficando do jeito que você queria não quer dizer que ele está ruim.

CONCLUSÃO

Enfim terminamos mais uma aula e pra quem já tem acompanhado desde o começo eu tenho certeza que deve estar desenhando sem dificuldades não só o que eu uso aqui nos posts mas também outros desenhos não é?
O importante é sempre praticar, se não ficou do jeito que você queria tenta de novo até ficar. Imagine que é uma fase difícil de um game que só persistindo você vai conseguir passar. Eu me despeço por aqui desejando sucesso pra você que gosta de desenhar. Até a próxima então o/

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.


6 comentários:

  1. Opa, agora o nível subiu heim, e ficou muito louco =D

    ResponderExcluir
  2. Podem conhecer meu Blogger GibbiGames e se poderem fazermos uma parceria não querendo ganhar nada em cima de vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. Este tutorial ficou muito bom, consegui fazer o desenho com facilidade, agradeço o auxilio de vocês, aliás pretende ver os outros tutoriais de vocês. Acessem meu site:modernxgames.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu Henrique... espero que com isso você pegue prática no desenho e consiga fazer sem tutorial nem nada... Vou dar uma olhada no seu site sim.

      Excluir
  4. Muito da hora cara, gostei mesmo! No meu blog eu falo mais sobre fan art, quem quiser dar uma olhada: http://omeninomaisquerico.com.br/curso-de-desenho-metodo-fan-art-funciona/

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores