Ads 468x60px

Link list 2

3 de dezembro de 2014

2

Aprenda a Desenhar (ou não) #5 - Roll


E aê pessoal beleza o/

Bom antes de começar a aula de hoje tenho que dizer que era pra ser o Link o personagem escolhido mas por problemas pessoais que ocorreram na semana passada eu somente tive tempo de preparar um personagem mais simples, então escolhi a Roll.

Se quiser conferir as aulas anteriores seguem os links;

Mario (#1): NESSE LINK
Luigi (#2): NESSE LINK
Sonic (#3): NESSE LINK
Rockman (#4): NESSE LINK

E claro que pra conferir esta aula basta clicar no CONTINUE LENDO e começar a desenhar.


Desenhar a Roll não é uma tarefa difícil... é fato que ela tem mais detalhes a se observar que o irmão dela já que ela não usa uma armadura e sim roupas normais. Pra quem já vem acompanhando e desenhando os personagens que eu usei nas aulas anteriores com certeza já está pegando prática pra desenhar e vai fazer essa aula com extrema facilidade.
Como sempre vamos fazer aquelas velhas repetições que vem aparecendo desde o primeiro post. Começo então dizendo que EU NÃO SOU PROFISSIONAL!! e tudo que eu vou demonstrar aqui são os processos que eu uso pra desenhar. Seja um desenho olhando como segue no tutorial ou um que eu crie do zero. Basicamente eu uso dois modos de desenho sendo eles o bom e velho lápis e papel e o que pra mim se tornou o melhor de todos, o tablet com software de desenho digital. Abaixo você confere a lista básica de materiais que você vai precisar pra fazer seu desenho.

Desenhando no papel você vai precisar de:
  • 4 ou 5 folhas limpas. Pode ser papel sulfite ou folha de caderno ou até o caderno de desenho de vocês. Uma dica é se você tiver, usar folhas quadriculadas que facilitam muito na hora de tirar medidas.
  • Lápis de escrever desses comuns mesmo ou se você tiver outro pode usar também só não recomendo a caneta porque se você precisar apagar vai ter problemas. Um apontador e uma borracha, só tome cuidado com a borracha pois uma de má qualidade só vai borrar seu desenho ou rasgar a folha.
  • Se você vai desenhar com folhas soltas tente usar uma prancheta pra prender as folhas... não tem nada mais chato que folhas se mexendo enquanto desenhamos.
Desenhando no tablet você vai precisar de:
  • Uma caneta pra telas touch. Você pode encontrar umas realmente baratas no comércio local ou até na internet. Claro que se você tiver um Samsung Galaxy Note você estará muito bem preparado.
  • Um sotware pra desenho digital que ofereça além de uma boa quantidade de ferramentas básicas o suporte pra camadas. Minha recomendação é o Autodesk Sketchbook que tem versões disponíveis pra Android e iOS (Faça o download da versão de Android clicando NESSE LINK e da versão de iOS clicando NESSE LINK).
  • Certifique-se de ter bateria suficiente pra iniciar o projeto, caso a bateria acabe no meio do processo você pode perder todo o progresso feito.
NOTA: Caso você decida desenhar com o tablet, certifique-se de aprender a usar a ferramenta de edição escolhida bem como todos os recursos da mesma. Não seremos responsáveis por quaisquer problemas que você tenha com seu equipamento devido ao mal uso das ferramentas.

Agora deixo a imagem original pra que você tenha ela de referência. Se possível salve uma cópia pra que você possa olhar pra ela nas etapas finais do processo.

Retirada das artes do Tatsunoko VS Capcom pra Wii

FAZENDO UM ESBOÇO

Quem já acompanhou as aulas anteriores sabe que tudo começa com um monte de rabiscos que nos ajuda e muito a fazer um esboço do corpo da figura pra que na hora de fazer o desenho final tenhamos proporções mais próximas do desenho original. Nesta etapa o melhor é observar a proporção das coisas, por exemplo, você sabe que uma cabeça não é maior que uma mão então você vai esboçar a mão de forma que ela não fique maior que a cabeça. E por aí vai... mas vamos começar logo a desenhar porque isso aqui não é review de game pra ter tanto texto kkkkkkkkkk
Assumindo que você tenha todo o material recomendado em mãos posicione a folha/tablet em modo retrato (vertical) e vamos lá.
No início desenhe um círculo mais ou menos na mesma posição da imagem abaixo.

Quantas e quantas vezes começamos com um círculo por aqui....

Agora vamos fazer mais dois círculos conforme a posição da imagem abaixo.Com isso vamos definir mais tarde a cabeça da Roll.

Sempre que eu olho meus próprios esboços eu tenho a impressão de
estar fazendo um desenho todo torto.

Continuando vamos esboçar o pescoço e tronco. Como a Roll é bem magra afinal ela é uma andróide com aparência de criança não faz sentido definir um corpo muito detalhado.

Com um pouco de esforço talvez saia um Pokemon desse rabisco kkkkkk

Agora vamos esboçar os braços, considerando que ela está segurando uma vassoura temos que posicionar os braços de forma a depois encaixar a vassoura na posição pois não vamos esboçar ela nesta etapa.

O legal é que quando fazemos braços a coisa começa a ter uma forma mais normal...

Fazendo agora o esboço das pernas faça primeiro a perna que está na frente e em ambas procure aumentar o tamanho dos pés já que o Dr.Right tem o péssimo costume de fazer robôs com pés grandes que podem derrubar as coisas ao esbarrar nelas kkkkkk

Esse primeiro esboço foi bem rápido de fazer...

Com isso já terminamos esta etapa e vamos então nos preparar pra prosseguir ainda com esboços.

DEFININDO UM CORPO + DETALHES

Nesta segunda etapa do desenho vamos usar o esboço que fizemos antes pra definir um corpo mais preciso pra que futuramente possamos fazer os detalhes específicos da personagem que estamos desenhando. Um detalhe legal pra se mencionar é que este corpo poderia ser usado pra desenhar qualquer outro personagem pois ele não contém detalhes específicos da Roll mas isso seria algo que você teria de fazer o restante por sua conta.
Deixando o papo de lado façamos as preparações. Pegue uma folha em branco e coloque por cima da que você desenhou antes e veja se a imagem aparece normalmente, caso não consiga ver reforce os traços do esboço e coloque a folha novamente. Se você estiver desenhando no tablet apenas crie uma nova camada acima da que você fez e reduza a opacidade da mesma pra 50% assim você terá o efeito de ter posto uma folha por cima da outra. Pronto preparações completas então vamos em frente.

Vamos fazer agora a cabeça. Usando as referências de espaço do esboço de baixo trace uma cabeça e em seguida desenhe uma linha que fique bem no meio do rosto e por fim defina o espaço que será ocupado pelos olhos e o da orelha. Veja na imagem abaixo o que você precisa fazer.

Poxa nunca tinha notado mas a Roll tem cabeça demais kkkkkk
Não sei porque ela não ataca com a cabeça ao invés de usar uma vassoura kkkkk

Agora vamos fazer o tronco dela ganhar forma. Observe agora na imagem a baixo que vamos evitar traços sobrepostos como ocorreu na etapa anterior porque temos que usar a perspectiva do que fica à frente no desenho e o que fica ao fundo. Também vamos dividir a cintura dela deixando as coisas um pouco mais fáceis pra fazer a parte do vestido que se abre e deixa de seguir o contorno do corpo dela.

Enfim o corpo começa a tomar forma...

Vamos agora fazer os braços... não vai ser muito difícil pois já temos a base do esboço anterior mas vamos apenas reduzir o espaço das mãos em relação a etapa anterior e dar um esboço para os polegares dela. Veja na imagem abaixo o exemplo.

Desenhando as mãos deixe um pequeno destaque para os polegáres dela.

E por fim vamos fazer as pernas e pés. Da mesma forma que fizemos com os braços vamos fazer aqui com os pés apenas seguir as referências do esboço anterior mas deixando as formas um pouco mais consistentes.

Roll qual o número do seu sapato?
"Acho que é 56!!"
kkkkkkkkkkkkkkkk

Eita não acabou ainda... estava esquecendo de fazer uma coisa... vamos fazer alguns rabiscos pra que tenhamos um esboço pra fazer a vassoura, o cabelo e o vestido dela. Primeiro vamos fazer a vassoura vamos observar na imagem original a posição em que ela aparece e tentar reproduzir o mesmo. Basta desenhar o retângulo do cabo e por fim um retângulo mais aberto que deixe claro a área da base da vassoura. Em seguida vamos fazer a parte de baixo do vestido, pegue o traço a partir da cintura e faça um contorno seguindo a lógica do desenho original e por fim o cabelo.... veja a posição da franja e do restante que fica amarrado e a fita faremos na próxima etapa.

Esses detalhes com certeza vão ajudar na hora de fazer o resto do desenho...

Agora remova a folha ou exclua a camada de baixo e você irá ficar com o que você vê na imagem abaixo.

Apesar de que sem estes detalhes eu poderia ter prosseguido desenhando um Bomberman kkkkkkkkk

ESBOÇANDO OS DETALHES DA PERSONAGEM

Agora nesta etapa vamos nos concentrar em fazer o esboço dos detalhes específicos da Roll pra que na etapa final possamos fazer tudo sem grandes dificuldades e assim garantir um resultado final mais agradável. Então assim como na etapa anterior pegue uma nova folha ou crie uma nova camada e vamos prosseguir.

Vamos começar novamente pela cabeça esboçando o rosto. Aproveitando da área que delimitamos para os olhos na etapa anterior vamos fazer os olhos dela... vejam bem como a altura dos mesmos encontra o traço que fizemos no esboço e após isso vamos já esboçar as sombancelhas e depois o nariz e a boca.

Ao desenhar os olhos note que o olho direito aparece ligeiramente menor que o esquerdo.
Isso é pra passar a impressão de perspectiva da cabeça dela....

Em seguida vamos esboçar o cabelo e o restante da cabeça. Faça o contorno da parte de baixo do rosto e depois pra fazer o cabelo faça uma forma que pegue desde a franja até a parte em que ele termina e por fim desenhe a orelha.

A parte da cabeça deve ser fácil de esboçar se você seguir as linhas do esboço anterior

Agora vamos fazer o braço direito dela mas antes vamos dar um detalhe pro vestido e fazer o pescoço. Depois de fazer o pescoço e a parte do vestido que fica deste lado do cabo da vassoura vamos fazer o braço, o único cuidado que você deve ter é o de dividir os dedos da mão corretamente, são 4 dedos dobrados segurando o cabo e o polegar que destacamos na etapa anterior.

Fazendo as mãos divida direito os dedos pra não ficar algo torto ou desproporcional...

Façamos então o braço esquerdo e o resto do vestido até a cintura e também as partes do cabo da vassoura que ficam acima da mão direita dela. Os cuidados aqui são os mesmos que na etapa anterior com a mão e o resto deve ser fácil de fazer.

Tenha o mesmo cuidado com a outra mão.

Agora vamos fazer o restante do cabelo e a fita que ela usa pra prendê-lo. Comece pela fita, observe a imagem original pra acertar a posição e depois disso faça o cabelo com cuidado.

A fita deve ser a coisa mais complicada nesse passo e mesmo assim não é tão difícil de fazer...

Penúltimo passo é fazer o restante do vestido e da vassoura. Vamos começar pela vassoura então, desenhe o restante do cabo e então vamos fazer a base. Faça a divisão das partes olhando no desenho original que vai ser fácil de esboçar. O vestido vai ser mole de fazer apenas complete o traço e faça uma divisão pra camada de baixo dele.

Nada aqui vai ser tão difícil de fazer

E pra finalizar esta etapa vamos fazer as pernas e pés. Com as pernas vai ser fácil já que o contorno se encaixa perfeitamente ao que fizemos na etapa anterior. Agora com os "sapatos" você tem de observar os detalhes e profundidade do mesmo. Olhe na imagem original e você vai ter a referência pra isso. E com isso vamos terminar de fazer o esboço.

Observe bem o esboço a ser feito pro sapato Nº56 dela kkkkk

Livre-se então da folha/camada de baixo e fique apenas com o que você vê na imagem abaixo.

Aqui já temos praticamente a Roll só precisamos agora fazer o desenho final com traços mais precisos e
acrescentar os detalhes que compõem a arte original

DESENHO FINAL

Enfim chegou o momento de fazer o desenho final, com o que fizemos na etapa anterior vai ser bem mais fácil de desenhar já que temos praticamente um esboço da Roll. Como essa é a etapa final sugiro que você aponte seu lápis caso esteja desenhando no papel já que os traços devem ser mais precisos que todos os  das etapas anteriores e evite ao máximo errar pra não ficar apagando as coisas a todo tempo. Então pegue a nova folha/camada e vamos em frente pra terminar esse desenho.

Da mesma forma que fizemos na etapa anterior vamos fazer aqui começando pelos olhos, mas agora faça o nariz e a boca antes de mexer com a sombrancelha que como você pode notar está toda dividida na imagem abaixo porque no caso deste desenho ela não se sobrepõe a franja como acontece em muitos animes ou mangás.

Roll que olhos grandes você tem....
"É que o Dr.Right não tem muita noção de proporção na criação dos robôs..."
kkkkkkkkkkkkkkkk

Vamos fazer agora o restante do rosto, o pescoço e a orelha. Cetifique-se de colocar os detalhes dentro da orelha.

Aos poucos vamos vendo um rosto sendo feito. E essas orelhas também são grandes kkkkk

Agora o cabelo e o resto da cabeça. Veja bem na imagem original pra fazer todas as divisões da franja com cuidado e inclusive juntar ela com as sobrancelhas que ficaram divididas no passo anterior. E por fim contorne a parte de cima da cabeça que ébem fácil de fazer.

Muita atenção ao fazer essa franja enorme dela... tem que dividir tudo certinho pra ficar bonito.

Vamos então terminar de uma vez o cabelo? Comece fazendo a fita que prende o cabelo o que é só seguir o contorno e depois termine de fazer o cabelo observando nas imagens originais e respeitando claro os traços que vão ficar divididos por outras partes do desenho que ficam na frente.

Esse restante do cabelo vai ser muito fácil de fazer

Agora vamos fazer o braço direito e parte do cabo da vassoura. Assim como na etapa anterior vamos fazer primeiro o vestido e em seguida partir pro braço, só tenha cuidado de fazer a mão com os dedos todos bonitinhos e por fim apenas contorne o cabo de vassoura que segue nesta parte.

O complicado de desenhar coisinhas kawaii é que temos que fazer tudo bonitinho, redondinho, perfeitinho kkkkk

Pra finalizar a parte de cima do desenho vamos logo fazer o braço esquerdo e o restante do cabo da vassoura que segue nesta área do desenho apenas tenha o mesmo cuidado com a mão que você teve na outra mão e com o cabo da vassoura apenas arredonde a extremidade.

Durante esta parte eu fiquei com vontade de modificar o desenho e fazer ela desenbainhando uma katana kkkkk

Vamos então terminar a vassoura. Faça o restante do cabo e em seguida comece a desenhar os detalhes da base seguindo as referências do esboço de baixo e da imagem original.

A vassoura está pronta.... 

Agora como penúltimo passo vamos desenhar o vestido. A parte de cima é somente contornar mas a de baixo tem que fazer com cuidado os detalhes mesmo assim vai ser fácil terminar.

Apenas um pouco de capricho com o babado da parte de baixo e tudo se resolve...

E pra parte final vamos apenas precisar de observar os detalhes dos "sapatos" dela. Observe que eles são bem grandes e tem divisões que mostram o relevo e profundidade deles. Observe bem a imagem original pra fazer isso e quando acabar acabou o desenho.

Os sapatos tem uma certa profundidade que deve ser observada.

Livre-se da folha/camada de baixo e você finalmente terá terminado de desenhar a Roll. Agora capriche nas cores e mostre pra quem você quiser e ainda se gabe por ter feito um bom desenho. E o meu você pode conferir na imagem abaixo como ficou mas sem cores é claro....

Pronto temos uma andróide cabeçuda, pézuda e com uma vassoura que provavelmente
pesa o dobro dela kkkkkkkk

VAMOS COMPARTILHAR

Se você fez o seu desenho que tal mostrar pra nós?
Você pode compartilhar com o SnesTalgia nas redes sociais (estamos no Facebook, no Twitter e no Google+) ou se você preferir deixe nos comentários um link pro seu desenho que vamos lá conferir.
Se seu desenho for feito no papel tire uma foto dele e se for no tablet apenas compartilhe o arquivo.
Contamos com vocês pra ver grandes desenhos o/

CONCLUINDO

Desenhar não é e nunca foi um bicho de sete cabeças. Tudo o que você e até eu precisamos é de prática. Use as técnicas que eu uso pra criar seus próprios desenhos que eu tenho certeza que vocês irão conseguir fazer desenhos cada vez melhores. Mas nunca se esqueça de uma coisa, nunca desistam se deu errado tente novamente até que o resultado saia do jeito que você quer.
Eu me despeço por aqui e espero que todos consigam desenhar cada vez melhor. Até a próxima então o/

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

2 comentários:

  1. mais um ótimo tutorial / aula, essa é um pouco mais difícil que as anteriores ou está no mesmo nível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja tão difícil.. Principalmente pra quem andou acompanhando as aulas anteriores e adquiriu prática.
      Mas é tudo questão de persistência pra obter resultados.

      Excluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores