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3 de agosto de 2016

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JapanOstalgia SD F-1 GRAND PRIX - Review

SD-F1-GRAND-PRIX-SNES

SD F-1 Grand Prix
Ano de Lançamento: 1995
Desenvolvedor: Vídeo System
Publisher: Vídeo System
Número de Jogadores: 2
Download: ROM SD F-1 Grand Prix
Super Mario Kart foi um jogo que fez muito sucesso no Super Nintendo e virou referência para jogos de corrida envolvendo mascotes e tiros para todos os lados até hoje, sem duvida é uma formula de sucesso e graças a isso as outras produtoras investiram em fazer algo parecido, mas e se eu disser que existe um jogo com o mesmo estilo no Super Nintendo que é tão bom quanto ou até melhor que Super Mario Kart? Vocês vão achar que eu estou louco, mas eu não estou, muitos não conhecem pois esse jogo foi lançado somente no Japão por isso poucos conhecem essa belezoca, e não se enganem isso não é um jogo de Karts e sim de formula 1, estou falando do grandioso SD F-1 GRAND PRIX, se quiser conhecer tudo sobre esse jogo clique ai em CONTINUE LENDO e borá começar.
SD-F1-GRAND-PRIX-SNES

Primeiramente devo lhes dizer o que significa a sigla SD (Super Deformed) que nada mais é que um estilo de caricatura japonesa onde os personagens são desenhados com formas um tanto exageradas e engraçadas, normalmente com corpo pequeno e com cabeça grande, uma boa analogia seria os bonecos de mini craques que temos aqui no Brasil.
Exemplo de SD
Agora falando do jogo, SD F-1, ele é um jogo de corrida (há vá) que apesar de parecer corrida de Karts é um jogo de Fórmula 1 baseado na temporada de 1995 justamente na temporada seguinte da morte do nosso querido Ayrton Senna, naquela época eu ainda era fã desse esporte e acompanhava muito e aposto que a maioria de vocês mais velhos também eram espectadores fiéis ao esporte naquela época na real eu ainda gosto, mas não como antes.
Galera de 1995, olha o Rubinho ali =D
O jogo saiu em 27 de outubro de 1995 e foi lançado apenas no Japão para Super Famicom o que é uma pena, pois acredito que faria muito sucesso por aqui também e logo de cara vemos a cara da Nintendo no game, sei que ela não produziu o jogo, mas o game tem todas as características de um jogo da Big N já que os pilotos dos carros não são pessoas e sim animais fofinhos e simpáticos, esses animais representam os pilotos reais daquela época o que eu achei uma ótima sacada, se bem que eu ficaria triste em ser um animal tipo uma tartaruga se eu fosse um piloto, mas ainda bem que não temos tartarugas no game =D.
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Um personagem mais fofo que o outro =D
É claro que a comparação com Super Mario Kart é inevitável, mas os jogos têm muitas diferenças como, por exemplo, em SD-F1 temos mais modos de jogo e um número alto de pistas e dificuldade elevada, claro desde que você queira experimentar maiores desafios no jogo, eu diria que modo 150cc do Mario Kart perto do modo Hard de SD-F1 é coisa de criança. Mas não pense que o jogo é difícil de se jogar, na real pilotar é a parte mais fácil e diria que nisso os jogos são bem parecidos e aqui em SD-F1 leva vantagem aquele que entende de Formula 1 já que para se dar bem nas corridas é primordial encontrar o melhor traçado da pista e saber aproveitar as faixas (Zebras).
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Kit do jogo completo com manual, eu querooo
Os variados modos de Jogo
Como o jogo esta em japonês fica difícil dizer ao certo o que está escrito nas opções, mas ele tem uma mescla com palavras em inglês (poucas), mas são bem ilustradas o que facilita o entendimento só de olhar as imagens. Logo de cara temos 4 opções para escolher
Em Amarelo = 1 Player Mode (1 プレイ)
Em Vermelho = 2 Player Mode (2 プレイ)
Em Verde = Melhores Tempos (ベストタイム)
Em Azul = Opções (オプション)
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Mesmo que não saiba Japonês da para entender a bagaça
No modo 1 Player (1 プレイ) teremos 3 opções onde obviamente só podemos jogar no single mode, teremos as opções Crash Race, World GP e Time Attack;
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Opções de jogo para 1 Player
CRASH RACE
SD-F1-GRAND-PRIX-SNESEsse é o modo que mais se assemelha a Super Mario Kart, nele temos 8 pilotos na pista e podemos disparar projéteis uns nos outros, as pistas são divididas por continentes sendo eles, Europa, Ásia, África e América do Norte cada continente tem 5 pistas em países diferentes e após vencer os 4 continentes iremos desbloquear o World Round e após vencer o World Round iremos desbloquear o Paradise Round e é ai que o bicho que pega.
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Vamos correr em todos os continentes
A pontuação é idêntica com a da Formula 1 daquela época, porém além dos pontos também ganhamos dinheiro onde cada pontuação recebe um valor fixo + o que conseguir arrecadar na pista, para ganhar dinheiro é só acertar seu adversário ou pegar rubis que podemos encontrar ao longo dos circuitos, a pontuação ficaria dessa forma:
1° ganha 10 pontos + 5 mil em dinheiro;
2° = 6 pontos + 4 mil em dinheiro;
3° = 4 pontos + 3 mil em dinheiro;
4° = 3 pontos + 2 mil em dinheiro;
5° = 2 pontos + 1500 em dinheiro;
1 ponto para o 6° colocado + mil em dinheiro, os demais não recebem pontos nem dinheiro a não ser que coletem grana na corrida.
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O melhor é a cara dos personagens haha
Mas ai você deve estar se perguntando, porque diabos precisamos de dinheiro nesse jogo? Aqui também é possível fazer upgrades nos carros podendo melhorar (Motores, pneus e carroceria) são poucas opções, mas que podem fazer toda diferença dependendo do personagem que você escolher e o seu estilo de pilotar e isso também é um incentivo para destruir cada vez mais adversários durante as corridas (como se eu precisasse de um motivo para explodir um adversário ¬¬). A dica é não ser ganancioso usando todo dinheiro, pois o upgrade dura apenas uma corrida então o ideal é juntar dinheiro e usar nas pistas mais difíceis. Abaixo vou descrever cada upgrade do jogo.
Engine (Motores)
HiSpeed: Valor $ 25000 – Aumenta a velocidade final do carro de 15 a 20 Kmh
Balance: Valor $ 20000 – Aumenta a velocidade final do carro de 5 a 10 Kmh e aumenta um ponto de torque do seu carro, então caso pegue um carro com 4 pontos de torque e depois compre essa atualização você terá torque máximo no carro.
Torque: Valor 18000 – Aumenta ao máximo o torque do carro, ideal para personagens com pouco torque no carro.
Tire (Pneus)
Special: Valor $ 10000 – Aumenta ao máximo a aderência do seu carro.
Hi Grip: Valor $ 8000 – Aumento significativo de aderência mas não ao máximo como no Special.
Drift: Valor $ 5000 – Aumento inútil de aderência, até hoje não vi vantagens em comprar isso.
Body (Corpo / Carroceria)
Light: Valor $ 15000 – O carro fica com resistência máxima.
Middle: Valor $ 12000 – Aumento da resistência e um ponto de torque para o carro.
Heavy: Valor $ 10000 – Aumenta o torque do carro mas deixa ele mais fraco.
Agora que já sabemos que é possível juntar uma grana no jogo acho que o interesse de alguns em meter chumbo grosso no coleguinha aumentou, então vamos conhecer os itens que estão disponíveis nas pistas para coletarmos e usarmos com toda maldade do mundo.
Turbo: Esse é o item mais abundante em todas as pistas ao coletarmos iremos encher nossa barra de turbo (ou nitro se preferir) quando a barra estiver cheia podemos ativar o turbo e atingir o máximo de velocidade do carro durante um curto período de tempo;
Bolsa pesada: Na real é assim que eu chamo esse treco que nem faço ideia do que seja realmente só sei que é um item que podemos deixar para trás e se atingir o adversário ele fica mais lento por um tempo;
Tornado: Semelhante a pena de Super Mario Kart ele permiti um pulo super alto, mas diminui drasticamente sua velocidade após o uso, eu usaria em casos extremos para desviar de projéteis ou para cortar algum caminho no jogo, mas a verdade é que esse item não é dos melhores;
Barril de Óleo: Muito parecido com a bolsa pesada, porém ele faz com o personagem rode na hora que passar por cima do Barril que também é a forma que eu chamo sei lá se é um barril mesmo;
Bomba: Ao contrário do que pode parecer, esse não é mais um item para deixar “plantado no chão” pelo menos não totalmente, é possível atirar em direção ao adversário e se acertar ele perde o controle e velocidade do carro, mas caso erre a bomba fica no local onde parou e pode dar dano em qualquer um que passe por cima dela, inclusive quem lançou;
Estrela: Esse é o mais alto explicativo de todos, se já jogou algum jogo do Mario na sua vida você sabe muito bem para que serve uma estrela não? Mas só para esclarecer quem seja um hater declarado do bigode ou caso você esteve numa caverna durante os últimos 30 anos, a estrela vai te deixar invencível e aumentar sua velocidade durante um pequeno período de tempo, é um item raro nas pistas contendendo apenas um por pista e em muitas vezes em locais difíceis de alcançar;
Ampulheta: Pra mim esse é o melhor item do jogo, pois ele pode paralisar todos os personagens da pista por 3 segundos, parece pouco, mas sabe quanto é 3 segundos na formula 1? Haa é uma eternidade e a ampulheta assim como a estrela sempre está num lugar difícil alcançar (raras exceções) e só existe uma por pista.
Míssil Triplo: É como se fosse à bomba, porém em dose Tripla, mas esse não é lançado em linha reta, ele é jogado para o ar, separa o 3 mísseis e cai no chão, se cair direto na cabeça de alguém ou se alguém passar por cima o dano vai ser severo, além de rodar e perder velocidade, esse item é muito para ser utilizado em pistas mais estreitas para fechar o caminho;
Míssil seguidor: Esse é idêntico ao casco vermelho de Mario Kart, é só atirar e ele vai seguir o alvo mais próximo até acertar, nem preciso dizer que esse é muito útil;
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A Beleza do jogo impressiona =D
Pronto esses são itens, são poucos e nem todos são tão uteis assim mas são legais, e para finalizar já sabemos que podemos perder life durante as corridas e se perder todo seu life você explode numa cena bem engraçada mas é automaticamente desclassificado da corrida então deve evitar que isso a todo custo, mas não se aflija pois perto de toda linha de chagada tem uma barra azul no chão que recarrega nosso life é como se fosse o Pit-Stop, mas sem o Stop, temos algo parecido com isso em Top Gear 3000 lembram?
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Esse Treco azul ai que recarrega o Life
World GP
Esse é o modo para os verdadeiros pilotos, aqui você vai correr as 16 pistas de toda a temporada de 1995, é isso mesmo iremos disputar corridas no grande prêmio do Brasil, Mônaco, Canadá e inclusive em alguns circuitos instintos da Formula 1 o mais legal é que as pistas na sua grande maioria tem o traçado idêntico aos das pistas da vida real, como podemos ver abaixo na pista da Itália.


Uma diferença ao modo anterior é que no modo GP não podemos usar os itens com exceção do turbo (nitro) e a única semelhança é que o Pit-Stop continua presente perto de todas as linhas de chegada, mas não se engane achando que vai ser fácil só porque não seremos atingidos por bombas ou mísseis, eu acho o modo GP muito mais difícil que o modo Crash Race, pois as pistas aqui são bem maiores e no inicio de cada corrida sempre teremos duas voltas de classificação para definir nossa posição no Grid, aqui 10 pilotos disputam por 8 vagas, isso quer dizer que se você ficar em 9° ou 10° você está automaticamente eliminado da pista, e se estiverem jogando de 2 o player, quem for eliminado é obrigado assistir a corrida sem jogar. Aqui também não é possível ganhar dinheiro ou fazer upgrades nos carros o negócio é correr na raça mesmo.
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Só temos duas voltas no Qualify
TIME ATTACK
Um modo padrão para praticamente todos os jogos de corrida, aqui você pode escolher entre todas as pistas do modo Crash Race ou Modo GP e ver quais carros são melhores em cada pista, eu sempre usei esse modo para fazer pequenos campeonatos entre os personagens do jogo para ver quem é o mais rápido mais regular etc... Coisas de quem quase nunca tinha um amigo para compartilhar as jogatinas =/.
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Olha eu em um campeonato de eu contra eu usando vários personagens haha
JOGANDO NO MULTIPLAYER
Escolhendo o 2 Player Mode (2 プレイ) teremos 4 opções de jogatina sendo elas, Crash Race, World GP, Dog Fight e VS Math. Os modos Crash Race e World GP não mudam em nada só fica bem mais divertido jogando com outra pessoa e é óbvio que a tela fica dividida ao meio.
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Bota pra 2 ai irmão
DOG FIGHT
Mais uma boa semelhança com Battle Mode de Mario Kart onde o objetivo é atirar no adversário até que ele morra, mas aqui não temos que destruir balões ou algo do tipo e sim o próprio adversário, os 2 players possuem uma barra de life e o primeiro que perder todo o life perde, é possível coletar itens nas pistas mas caso não consiga também é possível atirar com os canhões de seu carro que possuem tiros infinitos, como ficamos com o modo turbo ativados o tempo todo a batalha é bem rápida e parece mais que estamos em aviões do que em carros a única desvantagem aqui é que só temos 4 arenas disponíveis para batalha, apesar de ser o mesmo número que em Mario Kart, eu não acho elas tão legais assim.
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Mais uma vez eu morro de rir com a cara dos personagens
VS MATCH
Nesse aqui temos mais um diferencial além do tradicional X1 também temos a opção de fazer 4x4 onde cade um escolhe 4 personagens e no fim de cada volta temos que “passar o bastão” para que o próximo personagem continue a corrida eu achei muito interessante essa opção e deixa as coisas ainda mais divertidas, além disso podemos escolher se vamos correr nas pistas do modo Crash onde possível usar itens ou no modo gp sem itens.
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Detalhe que toda vez que uma ultrapassem é feita o personagem faz uma graça =D
MELHORES TEMPOS (ベストタイム)
Esse aqui nem modo de jogo é, é usado somente para ver os tempos marcados no Time Attack, meio sem graça, mas é isso.
OPÇÕES (オプション)
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Tela bacana de Opções
Não temos segredo aqui, só citei para mostrar que aqui podemos selecionar os 3 modos de dificuldade do jogo e que isso é ilustrado com as caras dos personagens de formas bem legais, também podemos ver que é possível apagar dados salvos e que o jogo permiti armazenar em 3 Slots para cada modo o que é algo surreal para época e para o Super Nintendo, ainda mais surreal é a opção onde podemos ativar ou desativar os narradores do jogo, exatamente NARRADORES é difícil imaginar um jogo de corrida com tantos personagens tantos itens e tantas outras coisas consiga manter narradores durante as corridas, claro que eles não narram tudo mas eu acho isso muito interessante, tem quem ache irritante, mas eu deixo ativado pois acho até empolgante.
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Galvão Bueno e Reginaldo Leme do Japão haha
Também temos a parte de testes de sons e musicas que são ótimos, em algumas pistas não contamos com as musicas o tempo todo e sim com os efeitos sonoros que deixam tudo com som ambiente bem como na formula 1 eu gostei muito disso, as musicas são bem divertidas e alegres talvez eu até reconheça que algumas musicas não se encaixam muito bem num jogo de corrida, mas a grande maioria delas são muito bem produzidas e da gosto de ouvir.
Jogo te dá até uma nota final quando você termina
Bom, agora acho que é a hora de conhecermos os astros do jogo e suas habilidades, vamos começar explicando sobre as habilidades e depois mostramos os pilotos e equipes vale lembrar que as habilidades são pontuadas por estrelas que variam de 0 a 5, sendo 0 péssimo e 5 ótimo.
Nenhum personagem é over Power, todos são bem equilibrados
Speed: Essa habilidade mostra qual é a velocidade máxima que seu carro pode atingir então se você gosta te atingir altas velocidades escolha os personagens que tenha esse atributo com o máximo de estrelas possíveis.
Torque: Nada mais é que a potência de seu motor ou quanto tempo ele demora a atingir a velocidade máxima, esse atributo é muito importante em pistas com muitas curvas, ou para ter uma boa largada e também para se recuperar caso derrape, ou seja, atingido por algum tiro, então é uma boa escolher algum personagem com o torque mais elevado possível.
Grip: Aqui o assunto são os pneus ou aderência o que significa que quanto maior esse atributo, maior vai ser sua aderência nas curvas, ou seja, se pegar um carro com Grip baixo você vai derrapar horrores e derrapar nesse jogo é uma das piores coisas que pode te acontecer então quanto mais Grip melhor você vai se sair nas curvas, só fique atento que um Grip mesmo que no máximo não quer dizer que você nunca vai derrapar e sim que você vai aguentar por mais tempo altas velocidades nas curvas, mas se exagerar vai derrapar mesmo assim.
Weight: Esse é o peso do seu carro, mas será que isso realmente importa? E pior que dependendo do estilo do piloto isso importa e muito, porque quanto maior esse atributo mais forte o personagem é e ele pode empurrar com facilidade personagens mais fracos, em pistas com abismos isso é um grande trunfo, bater nos adversários também causa dano e os mais leves saem sempre na desvantagem ao trombar com um mais pesado, talvez esse não seja um atributo tão importante assim, mas se usado com sabedoria pode ser o detalhe que vai definir algumas corridas.
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Os Pilotos
Temos 10 pilotos iniciais a maioria da temporada de 1995 e alguns de 1994 que são eles:
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Representando a equipe Mclaren com carro versão MP4/10 temos: Mika Bouwa que foi inspirado em: Mika Hakkinem.
Aparentemente esse é o personagem principal do jogo, se analisarmos seus atributos vemos que ele é bem equilibrado e pode bater de frente com os corredores mais rápidos.
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Mika Bouwa é equilibrado, ótimo em circuitos de rua.
Aviso para não se empolgar muito com o Mika, eu diria que ele é uma boa pedida para os iniciantes no jogo, mas quando o nível subir pode ser que ele não de conta do recado. Curiosamente eu nunca gostei do Mika Hakkinem, mas aqui no jogo achei bacana, cheio de carisma e o cabelo parece uma penca de bananas.
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Representando a Equipe Benetton com o carro B 195 temos o Lobo Shubarut que foi inspirado em Michael Schumacher.
O que esperar do personagem inspirado em Schumacher? É claro que ele é um dos melhores personagens do jogo com 4 pontos de velocidade e máximo de torque é praticamente covardia com os outros carros.
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O Alemão chegou chutando traseiros, o único ponto negativo é que ele derrapa muito
Apenas um ponto de Grip torna ele uma mistura perigosa de velocidade e instabilidade nas curvas, mas da pra tirar de letra depois que se acostuma detalhe para cara de badass dele e até hoje não sei o que está escrito em seu boné.
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Ainda pela Benetton temos J.J Bihto inspirado em JJ Letho.
Inspirado em quem? Pois sei que poucos vão se lembrar desse aqui que teve uma sorte danada em aparecer nesse jogo pois ele não foi um dos melhores pilotos dessa categoria o interessante é que ele saiu da Fórmula 1 em 1994 e sabe lá deus porque alguém lembrou dele e o colocou no jogo e podemos dizer que ele foi retrado fielmete por aqui, porque seu personagem assim como ele é um dos piores do jogo.
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Apesar de lerdo ele se sai bem nas pistas com muitas curvas
Com 0 de aceleração e peso, de nada adianta ter torque e grip no máximo, ele pode até se sair bem em pista de baixa velocidade, mas cá entre nós existem poucas pistas assim no jogo então nada justifica usar esse personaem... Talvez a unica justificativa é que ele é sorridente e carismático =D

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Representando a Equipe Ferrari com o carro 412-T2 temos Jean Giannip inspirado em Jean Alesi.
Esse cavalinho aqui é o carro mais rápido do jogo e é indicado para jogadores avançados de sangue frio pois apostar tudo na velocidade e ignorar os outros atributos pode não ser uma boa ideia.
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O verdadeiro cavalo da Ferrari...
Mas mesmo que ele tenha zero de torque e grip, se você conseguir dominar a fera tem tudo para ser um grande competidor nesse game e eu acho muito engraçado esse lance dele ficar com uma rosa na mão e/ou na boca.
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Ainda pela Ferrari temos Gerty Coelho inspirado em Gerhart Berger.
Ele também tem a velocidade máxima e um ponto de Grip, mas por algum motivo ele é um tanto mais lento que seu companheiro de equipe, porém lento é apenas modo dizer pois ele é o segundo mais rápido do game bom pelo menos dos personagens iniciais.
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Ferrari com os carros mais rápidos do jogo
Gerty tem cara de folgadão e descolado e esse é mais um personagem para jogadores avançados.
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Representando a Equipe Willians com o carro FW17 temos Debby Batty inspirado em Damon Hill e esse pássaro que chamo carinhosamente de periquita é o personagem mais equilibrado do jogo e diria que o mais fácil de controlar, serve tanto para iniciantes como para jogadores medianos.
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Vai com a periquita que você vai se dar bem =D
Debby Batty é uma boa pedida para quem quer zerar o jogo sem passar dificuldade em nenhuma pista, pois ele se sai bem tanto nas pistas de baixa quanto nas de alta velocidade.
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Representando a Equipe Tyrrel com o carro T023 temos Chuu Kamikaze inspirado em Ukyo Katayama. Os mais novos devem estranhar essa equipe e o piloto escolhido, mas é bom saberem que essa equipe ajudou Jackie Stewart a ganhar títulos em 1971 e 1973 e foi nessa mesma equipe que Jack se aposentou após um acidente fatal de seu companheiro de equipe.
Ukyo Katayama
As temporadas de 94 e 95 foram as piores da equipe, mas naquela época eles tinham o Japonês Katayama que era muito esforçado e virou ídolo no Japão e é fácil de entender porque ele foi homenageado nesse jogo e os japoneses foram bem sinceros nessa homenagem, pois Chuu é um ratinho com um ponto de velocidade 2 de torque e 5 de Grip, fazendo dele um personagem fraco de um modo geral, mas ele é melhor em pistas de baixa velocidade com muitas curvas.
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Esse é como se fosse o Toad por aqui
Você consegue sentir que ele é o carro que menos derrapa, gosto de comparar ele com o Toad em Super Mario Kart.
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Representando a equipe Jordan com o carro J195 temos Barry Rebato inspirado em Rubens Barrichello e a zoeira começa quando o personagem inspirado no Brasileiro é um dos piores do jogo tudo bem que naquela o Rubinho mal chegava entre os 10 primeiros colocados, mas não precisavam fazer um personagem tão parecido com ele né...
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Me de um bom motivo para jogar com esse cara?
Ele tem pouca velocidade pouco torque e aderência mediana, ou seja, pra que você vai querer utilizar esse carro? Bom pelo menos ele foi lembrado e entrou no jogo.
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Ainda pela Jordan temos Edo Irvan inspirado em Eddy Irwine, que fica numa disputa acirrada com o Rubens Barrichelo para ver qual deles é pior personagem no game, o galo (ou frango sei lá) tem mais aderência, mas consegue ter um torque menor que de Barry Rebato o que dificulta muito ir bem com ele em níveis mais elevados.
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Conseguiu ser pior que o Rubinho aff ¬¬
É uma pena (sacou, sacou? Galo pena e talz...) pois o Galo tem uma aparência bem forte, mas na hora do vamos ver ele deixa a desejar.
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Representando a equipe Sauber com o carro C13 temos Andy Urso inspirado em Andrea de Cesaris que é o personagem que mais me decepcionou nesse jogo, porque quando vemos um urso desse tamanho já imaginamos que ele teria uma arrancada ruim, mas que seria compensado com alta velocidade, pura ilusão.
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Não, ele não é equivalente ao Bowser ou DK Jr.
Além de pesado é lento demais, mas pelo menos se sai bem em corridas com muitas curvas e é o que mais tira HP ao bater nos adversários, jogar com ele se resume em tentar bater o máximo possível nos adversários para tentar destruir os outros carros, mas é um esforço que não vale muito a pena pois é bem difícil conseguir isso.
PERSONAGENS SECRETOS
Esse jogo é tão cheio de surpresas que ainda temos 4 personagens secretos que até enfrentamos eles durante o jogo na medida que avançamos, esses personagens são baseados em pilotos lendários das Formula 1.
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Representando a equipe Willians com o carro FW 14/15 Temos o professor Aran Falcão inspirado em Alain Prost, comparando suas habilidades com os outros pilotos podemos dizer que ele é uma versão melhorada do Lobo Shubarut ou podemos dar um empate técnico entre eles.
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Só eu acho que ele é meio vesgo?
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Ainda pela Willians com o carro FW14 temos o Rei Leão e não estou falando do Simba nem do Mufasa e sim do personagem inspirado em Nigel Mansell afinal esse bigode da pra reconhecer de longe, aqui vale apenas a homenagem para o piloto porque o personagem em si é mediano.
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Mais um personagem mediano...
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Representando a equipe Lotus com o carro L99T temos Sa Nakaji inspirado em Satoru Nakajima, obvio que por ser um jogo japonês teríamos homenagem para um piloto oriental e o que acho legal é que os produtores do game não são injustos pois eles poderiam fazer desse personagem um dos melhores do jogo mas ao invés disso temos um personagem bem modesto.
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Pode comemorar Rubinho, você não é o pior do jogo
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Representando a Equipe McLaren com o carro MP 4/6 temos o Príncipe Phoenix inspirado na lenda Ayrton Senna do Brasil sil sil sil. Sem sombra de duvidas o melhor personagem do game, com velocidade e torque no máximo e 4 pontos de aderência torna esse cara praticamente imbatível.
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Melhor homenagem para o nosso ídolo
Para desbloquear esse cara primeiro você deve vencer todos os modos no Crash Race, Senna vai aparecer numa entrada triunfal descendo dos céus e teremos um grande desafio nas pistas especiais do jogo.
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Toma esse Spoiler
Jogabilidade e Controles
Falando da jogabilidade não temos surpresas no jogo tudo responde perfeitamente e não acho que seja um jogo travado, usamos praticamente todos os botões durante o game mas tudo de forma intuitiva;
Usamos o direcional para virar para direita ou esquerda e navegar nos menus do jogo;
Start: É usado para pausar a corrida, no momento de pause se apertamos A, B, X, Y, ao mesmo tempo vamos explodir e abandonar a partida;
B: Acelera e confirma ações no menu;
A: Ativa o turbo (nitro) nos modos GP e Crash e no modo batalha dispara tiros;
Y: Ativa o freio e a marcha ré e confirma ações no menu
X: Anula ações no menu;
R: Usa os itens coletados na pista;
Select: O botão onde temos a parte mais inovadora do game, pois quem iria imaginar que um jogo de Super Nintendo, com gráficos bonitos, uma quantidade elevada de personagens e ótimos sons ainda teria opção de mudar o modo de visão durante as corridas? 
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Sério isso é sensacional e o melhor que a mudança de câmeras não trava o jogo e acontece de forma dinâmica abaixo vou listar os tipos de câmeras (visão) que podemos utilizar.
Câmera 1: Visão padrão onde vemos a parte de trás dos carros, podemos chamar isso de padrão em jogo de corrida, você tem uma visão ampla do que vem pela frente mas não tem ideia do que vem atrás de você.
Com essa visão conseguimos aproveitar melhor os gráficos do jogo
Câmera 2: Visão aérea, visão perfeita para saber o que vem de todos lados, infelizmente assim o carro fica bem pequeno visto de cima e o charme dos carros se perde, mas esse é a visão ideal para os mais competitivos:
Câmera mais alta pra mim é a melhor para obter os melhores tempos
Câmera 3: Visão aérea com +1 de Zoom.

Câmera 4: Visão aérea com + 2 de Zoom, nessa visão fica mais divertido porém você tem que ter bons reflexos para se dar bem.

Câmera 5: Visão cinematográfica, se você consegue pilotar com essa visão você tem meu respeito, pois a câmera muda de posição constantemente acho que devia ser usado como volta de apresentação dos pilotos, é bonito de se ver mas impossível de se usar numa corrida pra valer.

Câmera 6: Visão do mapa, aqui vemos o mapa como um todo, é bacana para conhecer o formato da pista mas também é impossível de usar para pilotar.
Assim não da pra pilotar =/
Desafio e Diversão
Posso afirmar que esse é um jogo desafiador e divertido, como temos a opção de escolher o nível de dificuldade podemos ir aprimorando aos poucos e conhecendo as pistas e formular as melhores estratégias, porém a inteligência da CPU é absurda jogando no normal já sentimos que o jogo não pega leve em nenhum momento, a reclamação de muitos nesse jogo é que se por acaso você bater ou for atingido dificilmente você recupera posições, ainda mais se tratando da dianteira.

Devo concordar que bater é um grande problema nesse jogo, porém não é impossível recuperar posições mas pra isso você deve conhecer bem o jogo e já estar em um alto nível e para aqueles que acham isso uma falha no game não se esqueçam que o jogo é baseado em formula 1 por isso o atraso quando batemos tem que ser grande, afinal carros de formula 1 quando batem normalmente nem voltam pra pista, acho que dessa forma o game meio que te obriga sempre fazer corridas perfeitas pois é assim que os grandes nomes da formula 1 venciam.

Agora o momento mais esperado a Avaliação SnesTalgia
Considerações Finais
Prós: Gráficos, inovação e diversão.
Contras: Falta de músicas nas pistas
Conclusão: Essa é uma joia rara que muitos deveriam conhecer, uma pena o game ter ficado apenas no Japão e ter sido lançado numa época onde o Super Nintendo já não era mais o preferido da galera, no geral ele tem uma nota 8,5 e está entre os 40 melhores jogos de Super Nintendo, detalhe para o selo de qualidade SnesTalgia que indica que vale a pena conferir, comentem ai se já conheciam esse jogo e que nota dariam para ele =D. 
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11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. É uma pena ter ficado só no Japão,essa game faria sucesso no mundo,eu até queria jogar esse jogo.espero que um dia eles relancem esse jogo como uma forma de relembramos o passado.

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  3. No Boné do Lobo Shubarut está escrito (acredito eu) a palavra "DEKRA" que é uma empresa de vistoria prévia de carros e normalmente vc vê nos carros de DTM, como partocínio. Mais "chucrute" (pra não dizer alemão) que isso, impossível hahaha

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  4. Como sempre perfeito. Que belo Review.
    Muitos detalhes. Parabens Juanito.

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  5. Cara, esse jogo é muito bom, tenho ele em cartucho e recomendo a todos :D

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  6. Baixei esse jogo depois que vi o seu video no YT. Sensacional o jogo. Pena que nao tem ingles.

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  7. Particularmente prefiro SD F1 Grand Prix a Super Mario Kart, não acho loucura :D . Não só por ser entusiasta da F1 daquela época, mas porque este jogo era surpreendente mesmo, superava o "tutor" em muitos aspectos - quase nenhum outro clone de SMK na época chegou a esse patamar. Bela matéria, curti muito!

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  8. Pena ser tao dificil achar o cartucho, queria muito comprar

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  9. Se alguem tiver pra vender a fita manda msg no wats 38 991277923

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