Modos de jogo >Single Player
Ano de lançamento > 1994
Chegando mais uma análise fresquinha para vocês Snestalgicos de plantão e a bola da vez será Super Metroid para Super Nintendo confira está ótima Review Super Metroid.
"Muitas opiniões circularam, não só Brasil adentro, mas
no mundo todo, sobre este ser um dos melhores, ou simplesmente, o melhor
jogo para Super Famicom ,Super Nintendo, Snes, Super Nes, já
feito. Também pudera! Obra prima da Nintendo, Super Metroid tem tudo
e um pouco mais do que um jogo perfeito precisa para agradar aos jogadores
exigentes, segundo crítica dos mesmos e de revistas tanto dá época de seu
lançamento quanto das atuais. "
Super Metroid, conhecido também por Metroid 3, é o
terceiro jogo da série Metroid, lançado em 1994 para o Super Nintendo. Fora
desenvolvido para a Nintendo pela sua subsidiária, RD&1.
O jogo é do estilo plataforma, com elementos de ação e
aventura. Nele, você controla a heroína Samus Aran, que vai até um planeta
recuperar um Metroid roubado pelos Piratas do Espaço. Durante sua aventura,
Samus encontrará aperfeiçoamentos para sua armadura ao mesmo tempo em que
procura os chefes e seu objetivo final, o Metroid.
Um jogo que é tão bem concebido que é tido como a exemplo
“side-scrolling 2D” misturando plataforma e ação, como se tivesse transferido
Castlevania para os jogos modernos onde ao seu decorrer percebe-se áreas que só
seriam acessíveis daí a algum tempo, após ter pego certa ferramenta ou adquirir
melhoras, isto atiça nosso explorador interior dando à quem joga a necessidade
de prestar atenção em cada detalhe. Isso é fascinante.
Super Metroid é um jogo que todos que se dizem fã de Super Nintendo ou “Snestalgico” deve jogar. Foi caprichado em todos os aspectos e é uma parte integrante da saga e de seu desenvolvimento. Vamos fazer uma análise completa desta obra icônica.
“O último Metroid em cativeiro. A galáxia está em paz.” Com estas palavras imortais, uma das maiores aventuras de Samus iria começar.
O jogo foi o último da série sci-fi Gunpei Yokoi e para muitos seria a série “momento mais reverenciado”. Também conhecidos como Metroid 3, acompanhou a entrada de Game Boy, ou seja, continuação de Metroid II: Return of Samus.
O enredo vê a heroína titular voltando ao planeta
Zebes, onde no passado lutou contra a Mother Brain, até que um jovem metroid é
roubado de um laboratório de pesquisa. Samus deixou de ser estudada para
beneficiar a humanidade, devido às propriedades únicas do Metroid, que poderiam
ser aproveitados se forem devidamente estudados. É claro que os responsáveis
pelo roubo são nada menos que Ridley, e seus capangas.
O jogo começa em grande estilo. A introdução do jogo é muito misteriosa e facilmente se classifica como das mais cativantes, especialmente no Super Nintendo. Ela mostra cenas de Ceres facilmente visto como um deserto, como as palavras “1994″, “Nintendo”, “Presents”, “Metroid 3″, mostradas em letras vermelhas sobre um fundo preto, entre cada cena. Ela mostra o Metroid encaixadado no tubo de ensaio. Os cientistas estão mortos no chão. É escuro, frio, desolado. A música começa suavemente baixa, com um sentimento muito assustador até que zooms da câmera vai para trás do hatchling e as palavras “Super Metroid” se estampam na parte superior.
O início do jogo é ainda melhor, mas antes que venham as
configurações opcionais onde você pode alterar o esquema de controle padrão,
como o jogo de alternância cancela sua “escolha” de armas (a opção “auto” irá
desativá-las cada vez que você sair de uma sala . Se ativado, você pode
cancelar manualmente apertando o botão Y) e algumas opções complexas que
incluem “moonwalk ” que é a capacidade de atirar enquanto caminha para trás.
Lá o jogo muda para o modo jogável. Você controla Samus fazendo um caminho através da instalação de desolados e saqueados, incluindo a sala da introdução. Evidentemente, o filhote não é encontrado no tubo de ensaio que foi quebrado. Ao chegar à última sala, a porta se fecha e tudo se silencia. . . . Eu não vou estragar a surpresa, mas ali, seu destino é traçado.
Super Metroid é aclamado pela crítica e amado por fãs por um
bom motivo. Foi anunciado como o maior jogo de todos os tempos por revistas
muito respeitadas, pois o 1º lugar foi cobiçado no melhor de “Jogos de Todos os
Tempos” listados na edição # 150. Depois de Samus pousar no planeta Zebes e
começar o jogo, é fácil perceber por que.
Como todos os títulos de Metroid, você vai encontrar
seu caminho através dos vários ambientes (passando por lugares clássicos como
Brinstar, Norfair, Crateria e a impressionante subaquática estreante Maridia), pegando
power-ups que aumentam suas armas e habilidades que, em por sua vez permitem
alcançar áreas do mundo que você não podia entrar antes. Todos os combates,
enquanto vários pequenos inimigos que vêm em seu caminho, destruindo-os para
pegar energia e descobrir novos power-ups, armas e habilidades para alcançar
novas áreas, bem como dar-lhe o poder de derrotar os monstros maiores.
Algumas portas são abertas apenas por determinadas armas
(Vermelhas – cinco mísseis; Verdes -Super Míssel, Amarelas – PowerBomb) e os
segredos abundam por todo o mundo do jogo. Como todos os jogos da liga Metroid,
o Morph Ball e bombas são parte integrante da experiência. Usando bombas você
pode explodir seções e blocos quebráveis em pisos, paredes e tetos mesmo (às
vezes, os blocos só podem ser quebrados por uma arma ou habilidade exigida).
Estes levam a pacotes que, quando recolhidos tendem a aumentar a quantidade de
mísseis e bombas que você pode carregar. O mundo também está repleto de Tanques
de Energia, que aumentam a quantidade de energia que você tem de 99 em 99
unidades.
Super
Metroid apresenta algumas das mais novas armas da série (sim, incluindo os
jogos novos). Especificamente, o Grappling Beam é facilmente reconhecido como
uma das armas mais criativas e originais. Não é realmente uma arma, mas uma
ferramenta de navegação. Embora possa ser usado para atacar os inimigos (apesar
de ser fraco, pode matar certos inimigos com um golpe) você vai usá-lo em
grande parte para lutar com determinados blocos.
Você pode agarrar-se ao bloco e manejar o controle para a direita e esquerda para fazer loops. Existem técnicas divertidas, deve-se simplesmente oscilar em torno do feixe. Ele torna-se um acréscimo muito agradável para a lista de power-ups de Metroid. Outras novas armas legais incluem o Visor X-Ray e Power Bomb, que fez sua estréia.
Super Metroid também tem alguns grandes chefes memoráveis. Kraid e Ridley receberam completos make-overs de sua estréia inicial em Metroid (no original de NES, 1986) e os novos chefes e mini-chefes que foram adicionados e encaixados muito bem no Storyline do game. Todos os chefes são enormes, mas alguns podem ser bastante difíceis.
Um grande problema é que os chefes geralmente podem ser facilmente derrotados com Super Mísseis. Eu quase sinto que este é trapaça, e você deve de alguma forma ser impedido de usar os Super Mísseis nos chefes. Independentemente disso, os chefes são todos muito legais e muito memoráveis. Grandes projetos e muita diversão.
Definitivamente a melhor parte de Metroid são os ambientes. Desde os gráficos para a música, o jogo tem um grande senso de atmosfera. Todas as músicas, especialmente Brinstar e Maridia, são simplesmente grandes clássicos, e todas elas se encaixam muito bem as suas fases. Cada ambiente é único, do tema à base de plantas de Brinstar para a seção de vermelho escuro e misterioso, uma vez que você começa ir mais adentro à Norfair com lava-cheia ou a Maridia subaquática quase se sentindo parte do jogo, principalmente se você estiver numa sala escura e silenciosa.
O jogo em si também é muito bem detalhado. O mundo está cheio de toques de bom gosto. Quando você percorrer o planeta, fazendo seu caminho através do que parece o antigo covil de Mother Brain, aceite-o, obviamente, completamente destruído. Um grande marco do o primeiro jogo! . Alguns segredos são mesmo espelhados a partir do jogo original! E um dos maiores retoques na nova saga Metroid, especialmente Metroid: Zero Mission, é que muitos dos ambientes criados a partir de Super Metroid, por isso mesmo que você nunca jogou este jogo, mas tenha jogado Zero Mission , vai notar alguns toques derivados (lembrando que o Super Nintendo possui apenas 16bits, e o GBA, 32bits)
Samus é bem gostosa ^^ |
A jogabilidade é divertida como sempre e as novas
armas e a maneira como as atualizações do jogo renovam a aparência dos
power-ups dos jogos anteriores realmente acrescenta muito (o Space Jump e Screw
Attack em particular aspecto é muito inovador). É divertido para apenas passar
por inimigos explodir e se joga pela primeira vez você terá muita diversão à
procura de segredos e usando habilidades de Samus para encontrá-los.
Samus tem uma característica única neste jogo que é diferente dos outros e os segredos do jogo são muito inteligentes. Alguns deles são totalmente desonestos e você terá muito tempo de pesquisa antes de terminar o jogo com 100%. O jogo parecerá um tanto datado se você já jogou os títulos mais recentes. Enquanto os segredos são muito benfeitos, eles não são quase tão complicados como alguns dos títulos mais recentes, apesar de alguns utilizarem realmente a inteligência do Speed Booster e que naturalmente inspira seus segredos insanos dos novos Metroid Fusion e Metroid : Zero Mission.
Samus tem uma característica única neste jogo que é diferente dos outros e os segredos do jogo são muito inteligentes. Alguns deles são totalmente desonestos e você terá muito tempo de pesquisa antes de terminar o jogo com 100%. O jogo parecerá um tanto datado se você já jogou os títulos mais recentes. Enquanto os segredos são muito benfeitos, eles não são quase tão complicados como alguns dos títulos mais recentes, apesar de alguns utilizarem realmente a inteligência do Speed Booster e que naturalmente inspira seus segredos insanos dos novos Metroid Fusion e Metroid : Zero Mission.
Um aspecto muito legal do Super Metroid é que Samus realmente tem capacidades escondidas. Estas são habilidades que não são listadas e não o mesmo não diz-lhe como executá-los. Com exceção do salto da parede, que pode ser executada, saltando para uma parede e rapidamente voltar e saltar.
Se você deixar a intro sozinha (depois de você ter vencido o
jogo), você pode ver um “sneak peek” de algumas dessas habilidades. O primeiro
requer que você selecione o Power Bombs, em seguida pressione R para entrar na
tela de habilidades da Samus. A partir daí você pode alternar as habilidades e
armas dentro e fora (algo que eu me queixava de não estar disponível em Zero
Mission). Um aspecto muito legal do Super Metroid é que você pode misturar e
combinar habilidades, transformando algumas e deixando outras.
A mais impressionante habilidade escondida permite Samus
recarregar completamente a sua capacidade de saúde. Infelizmente, o jogo é
fácil ao ponto onde você provavelmente nunca precisar usar isso de verdade, mesmo
que saiba sobre ele. Para isto deve-se ter PowerBombs então só pode fazer esse
movimento se tiver cumprido os requisitos determinados.
Infelizmente, porém ( um dos pouquíssimos pontos ruins sobre
o jogo) é que essas habilidades ocultas nunca serão realmente necessárias desde
que o jogo não é difícil o suficiente. E em cima disso, algumas das coisas
novas outros benefícios, como tanques de reserva (que armazenam energia para
você quando você coleta e a libera quando necessário), são praticamente inúteis
já que raramente estará com pouca energia. O jogo é muito globalmente fácil. É
muito ruim que não poderia ter acrescentado, pelo menos, uma seleção de
dificuldade. Também não há destraváveis, apenas múltiplos finais.
Independentemente do seu gosto ou os jogos que você tem jogado ou não, Super Metroid é um jogo para que todas as pessoas se apaixonem. Mesmo se você nunca jogou um jogo antes de Metroid, é extremamente acessível e não requer nenhum conhecimento prévio. Super Metroid tem minha recomendação mais elevada, pois é o acompanhamento de um valor relíquio de Super Nintendo! E em quanto bate o Wii, é melhor você acreditar que deveria ser o primeiro jogo em sua lista de consoles virtuais favoritos! Super Metroid é simplesmente um dos melhores jogos já feitos!
*Mapa Completo:
Agora o momento mais esperado, a avaliação Snestalgia:
Considerações Finais
Prós: Diversão e Enredo
Contras: Dificuldade ElevadaNota: 9.3
No contexto geral o jogo é nota 9,3, levando medalha de prata e Troféu de ouro estando entre os 11 melhores jogos de Snes, destaque para o selo de qualidade Snestalgia que indica valer a pena conferir o jogo.
“Super Metroid é um dos melhores
jogos já feitos de todos os tempos, e se você é ainda não o jogou,
deveria fazê-lo AGORA MESMO”.
Baixe o jogo(rom) e confira. Click em um dos servidores abaixo para fazer o Download:
Todo o Jogo (Rom) de Super Nintendo precisa de um emulador, caso não tenha, baixe agora mesmo clicando Aqui
Créditos:
SNES forever nos anais da história. By:
Juan A. Dias
Nossa, muita boa sua análise.
ResponderExcluirBateu uma nostalgia e a vontade de jogar de novo. ehehehe
***
Patrícia Araújo
Oi Patrícia, que bom que gostou baixe e se divirta^^
ExcluirNossa eu vendo isso me fez ver que tô velha kkkkkkkkk
ResponderExcluirÉ nem fale também me sinto assim :(
ExcluirOtima analise exigente rs.
ResponderExcluirNunca joguei esse jogo o último jogo que joguei
foi Sonic (alguém se lembra?) kkkk
Mas enfim vou baixar esse jogo para eu jogar
pra ver se dou a mesma nota que vc rs.
Poxa sonic é da concorência kkkk mas era maneiro também
ExcluirAdorei o Blog. *-* Fiz um post sobre jogo também se quiser dar uma olhada
ResponderExcluirhttp://dear-innsanity.blogspot.com.br/
Me siga se quiser ><
Vi seu post e gostei, confira minhas outras análises sei que vao gostar
ExcluirRealmente é um grande jogo baixei e estou jogando :)
ResponderExcluirnunca gostei desse jogo, curto jogar os rpgs, breath of fire e jogos semelhantes.
ResponderExcluirRPG's são meu preferidos também logo logo estará pronto as análises sobre os RPG valeu por acompanhar o blog ^^
ExcluirNuca gostei muito de metroid , mas uma coisa é certa seu post ficou perfeito , muito bem explicado , realmente nostálgico , estou esperando falar de Zelda ...
ResponderExcluirPode deixar que Farei o seu Pedido já que você foi o primeiro que fez um pedido aqui no blog, será feita a sua vontade :)
Excluirmeu jogo favoritooo... foi uma honra ajudar com a reviem de Super Metroid.
ResponderExcluirEL CREADOR DO METROID TUVO MUITA IMAGINACION EN 1994 PRA FAZER UN JOGO TAN BOA!!!
ResponderExcluirhttp://www.metroidmetal.com/songs/
jogueii muito zereii varias vezes enclusive sereii 100% quanto nao fiz isso nao me assusegueiii ..ainda hoje pra min foii um dos melhores jogos que jougueii ele tem muita estrategia e muito massa de mais ...... sou fã do nitendo e tenho um ate hoje em minha casa e emulador no meu pc mais nada supera os graficos do game original nenhu emulador
ResponderExcluirjogueii muito zereii varias vezes enclusive sereii 100% quanto nao fiz isso nao me assusegueiii ..ainda hoje pra min foii um dos melhores jogos que jougueii ele tem muita estrategia e muito massa de mais ...... sou fã do nitendo e tenho um ate hoje em minha casa e emulador no meu pc mais nada supera os graficos do game original nenhu emulador
ResponderExcluirNada nunca vai superar o SNES isso eu concordo com você ^^
ExcluirJuan boa análise, ja zerei e ontem não resistir e joguei no meu velho snes o ruim é que não salva xD, acho que também é um dos melhores jogos.
ResponderExcluirChegando mais uma análise fresquinha para vocês Snestalgicos de plantão e a bola da vez será Super Metroid para Super Nintendo confira ... isupernintendo.blogspot.de
ResponderExcluirPoxa, joguei demais esse jogo, o melhor jogo que eu já joguei na minha vida!!!!
ResponderExcluirJuan, você sabe me dizer alguma coisa sobre esse jogo nas versões para celular. ? Apps pra celular ... iOS mais especificamente, não achei na AppStore ������
Instalei o jogo, mas quando chego em Maridia não vejo nada, fica tudo escuro porque
ResponderExcluir