Desenvolvedora- Hudson Soft
Gênero(s)- Puzzle / Estratégia
Modos de jogo- Multiplayer até 4 jogadores
Ano de lançamento- 1994
Download – Super Bomberman 2
Encontraremos os itens:
No Estágio 5 veremos:
Encontraremos os itens:
Bomba, Fogo e Patins. Os inimigos serão Gurorin e Ramosu.
No Estágio 6 veremos:
No Estágio 7 veremos:
No Estágio 1 veremos:
No Estágio 3 veremos:
Encontraremos os itens
No Estágio 6 veremos:
No Estágio 3 veremos:
No Estágio 5 veremos:
No Estágio 6 veremos:
Encontraremos os itens
No Estágio 7 veremos:
Encontraremos os itens
No Estágio 6 veremos:
No Estágio 7 veremos:
Bomba, Fogo, Bomba relógio, Patins, Mãozinha e Coração. Chegamos ao Boss final o “Plasma Bomber” e até que enfim teremos um desafio digno, pois ele arremessa e chuta bombas é rápido e Super marrento é o chefão mais carismático, após acertar-lo 3 vezes nosso querido Plasma Bomber será derrotado.
Considerações Finais
Gênero(s)- Puzzle / Estratégia
Modos de jogo- Multiplayer até 4 jogadores
Ano de lançamento- 1994
Download – Super Bomberman 2
E ai pessoinhas beleza? Demorou mas chegou mais uma análise no blog SnesTalgia, e como já tinha feito um análise de Super Bomberman, resolvi continuar a série e hoje irei falar de Super Bomberman 2, então novamente chame um homem bomba de plantão e vamos conferir a SnesTalgia Super Bomberman 2.
Atenção: Este artigo Contém Spoilers e Maluquices do Autor, leitura fica por sua conta e risco.
Enredo
Assim como no primeiro Super Bomberman, nosso herói corre novamente o risco de ser raptado, mas dessa vez por novos vilões que são uma espécie de cyborgs do espaço conhecidos como os “5 Bombers” ui que meda e assim que chegam no planeta terra já causam um tremendo alvoroço e destruição.
Bomberman se sente o “pah” e resolve partir para briga sozinho e se da muito mal, pois dessa vez o inimigo é muito mais forte do que ele imaginava é capturado e levado para base “Magnet Bomber” onde agora ele deve usar todas as suas forças para se libertar. (Clichêeeee).
O Jogo
Super Bomberman 2 não mudou muita coisa em relação ao seu antecessor, teve uma pequena melhoria nos gráficos e nos sons, mas como alegria de pobre dura pouco, sabe-se lá porque diabos tiraram o modo multiplayer quando se joga no modo história e isso acabou tirando um pouco a diversão do jogo.
Já no modo Battle as coisas melhoraram, pelo menos se tratando nas telas para batalha que ficaram um pouco mais bonitas e detalhadas e assim como no primeiro game, podemos jogar com até 4 pessoas simultaneamente usando o acessório Multitap.
No modo história a mecânica continua a mesma, devemos usar as bombas para matar os inimigos e destruir os blocos para abrir passagem e coletar itens e dessa vez não precisamos achar aquele portal para passar de fase e sim acionar uns botões que estão em pontos estratégicos das fases para abrir as portas e seguir em frente.
Gráficos
Como já mencionei os gráficos tiveram uma pequena melhora se comparado com o primeiro Super Bomberman, principalmente nos Sprites dos personagens onde é nítido que ganharam um acabamento melhor, não que conseguimos decifrar o mistério de saber que diabos são alguns inimigos, mas pelo menos estão mais “bonitinhos”.
O destaque dos gráficos vai para os cenários que ganharam uma variedade maior de elementos e cores, o jogo ainda continua com aquele aspecto “infantil”, mas continua agradável.
Trilha Sonora
Continua praticamente o mesmo sistema de musicas e sons com pequenos ajustes como, por exemplo, aquele barulho irritante do bomberman caminhando que era um tanto desnecessário no primeiro jogo já não está presente nesse Bomberman, as músicas estão um pouco mais aceleradas e mixadas deixando ainda mais agradável de jogar.
Jogabilidade
Como sempre é ponto forte do jogo, os comandos são os mesmos, mas deve-se ressaltar que a movimentação do personagem melhorou e digamos que ele não está mais tão “robótico” irônico não? Ou seja, tome cuidado ao caminhar, pois pode ser que você acabe passando do ponto. Os itens para turbinar o Bomberman são praticamente os mesmos, mas agora temos alguns itens novos que veremos a seguir no detalhamento das fases do jogo.
Mundos
1° Mundo-Castelo: Como qualquer primeiro mundo que se prese, esse é o mais fácil onde vamos nos acostumar com a jogabilidade e com as novidades que iremos encontrar nas fases, em todas as fases iremos encontrar armadilhas que na verdade elas mais nos ajudam do que atrapalham, as armadilhas desse mundo são os:
Impulsionadores que fazem a potência da bomba exploda em nível máximo. Os blocos a serem destruídos são uns baús.
No Estágio 1 veremos:
Encontraremos os itens: Bomba, Fogo e Patins. Os inimigos serão apenas os Puff Puff que é tipo uma galinha, ele sempre se move lentamente e em linha reta e é muito fácil de matar. A única armadilha dessa fase é o imã.
No Estágio 2 veremos:
Encontraremos os itens Bomba e Fogo. Os inimigos serão o Puff Puff e o Mr. Moai que é tipo um busto de pedra que precisa receber dois ataques para morrer. As armadilhas dessa fase serão os Imãs, Dinamites e Impulsionadores.
No Estágio 3 veremos:
Fogo e Patins. Os inimigos serão o Mr. Moai e o Magne-Hell que é tipo um imã ambulante que se chegar muito perto dele ele irá usar seu magnetismo para te puxar e acabar com sua raça. As armadilhas dessa fase serão os Imãs, Dinamites e Impulsionadores.
No Estágio 4 veremos:
Bomba, Fogo e Mãozinha que é um item novo que permite carregar as bombas por tempo indeterminado sem que elas explodam, podendo também ser atiradas contra os inimigos. Os inimigos serão as Mechabombs que caminham em sua direção se te avistar e pode explodir como uma bomba de 4 fogos de alcance e é um inimigo perigoso que pode causar danos em outros inimigos também. As armadilhas dessa fase serão os Imãs, Dinamites e Impulsionadores.
No Estágio 5 veremos:
Bomba, Fogo e Maçã. Os inimigos serão as Mechabombs e o Magne-Hell. As armadilhas dessa fase serão os Imãs, Dinamites e Impulsionadores.
No Estágio 6 veremos:
Fogo e Patins. Os inimigos serão o Mr. Moai e o Magne-Hell. As armadilhas dessa fase serão os Imãs, Dinamites e Impulsionadores.
No Estágio 7 veremos:
Bomba, Fogo, Patins e Coração. Aqui iremos enfrentar o primeiro chefão do jogo o Magnet Bomber que solta bombas em forma magnética que são atraídas pelo Bomberman, após acertá-lo 3 vezes ele é derrotado.
No Estágio 8 Enfrentaremos o Magnet Bomber dentro de uma espécie de “megazord” no estilo Power Ranger. Ele é o ultimo chefe do primeiro mundo e se chama Iron Gigue, ele se move apenas para os lados e ataca esticando os braços em sua direção, após acertar 11 bombas nele ele morre.
2° Mundo das Chamas: Segue a mesma mecânica do primeiro mundo, mas agora a dificuldade aumenta e temos novas armadilhas que são o Forno que quando é atingido ele joga suas chamas no trilho de óleo que pode te matar caso esteja presente nele no momento que as chamas chegam. Bloco Ambulante que quando é atingido ele abre caminho para uma determinada parte da tela. A novidade nesse mundo é que os blocos que temos que destruir são os “fogos” que se regeram depois de curto período de tempo e essas armadilhas estão presentes em todos os estágios.
No Estágio 1 veremos:
Encontraremos os itens: Bomba, Fogo, Patins e Bomba espinho onde suas explosões podem atravessar os blocos. Os inimigos serão apenas os “Ramosu” que parece um ET fogo?
No Estágio 2 veremos:Encontraremos os itens:
Bomba, Fogo, Bomba espinho e Bomba relógio. Os inimigos serão apenas os “Gurorin” que se move um pouco mais rápido que o Ramosu e pra mim ele se parece com o “Koffing” de Pokémon.
No Estágio 3 veremos:
Bomba, Fogo, Patins e Coração. Os inimigos serão apenas os “Fiber” que é tipo um coração lança chamas.
No Estágio 4 veremos:No Estágio 5 veremos:
Encontraremos os itens:
Bomba, Fogo e Patins. Os inimigos serão Gurorin e Ramosu.
No Estágio 6 veremos:
No Estágio 7 veremos:
Encontraremos os itens Bomba, Fogo, Patins, Coração e Mãozinha. Agora é o segundo chefe do jogo o “Golen Bomber” ele é o maior dos “5 bombers” é o mais lento, mas é muito perigoso pois arremessa suas bombas que tem uma potencias de nível 10, após 3 acertos ele é derrotado.
No Estágio 8 Enfrentaremos o meu chefão favorito “Golen Bomber” dentro de seu megazorde “Breast Fire” que lança bolas de fogo pelo alto, mas é muito fácil de vencer esse “Boss” pois seus próprios ataques podem dar dano nele mesmo, tenha um pouco de calma que não terá grandes problemas e depois de 10 acertos ele é derrotado.
3° Mundo do Parque Esse mundo é o que eu mais gosto por ser bem colorido e ter as músicas mais animadas, as armadilhas desse mundo serão os trampolins e canhões e em todas fases teremos uns rios, ou piscinas sei lá, que travam a passagem.
No Estágio 1 veremos:
Bomba, Patins e chuta bomba Os inimigos serão “Guardi” que é um bicho bem chato pois as bombas não surtem efeito nele, o único jeito de derrota-lo e atingindo todos os botões da tela. Também veremos os “ Poyo Mole” que mais parece uma lâmpada e é bem fácil de matar.
No Estágio 2 veremos:No Estágio 3 veremos:
Bomba, Fogo, Bomba espinho e coração Os inimigos serão apenas os “Poyo Tank” que pode atirar balas de canhão e quando atingido sai do tanque sendo necessário acertar essa gosma amarela para vencer.
No Estágio 4 veremos:
Bomba, Fogo e Patins. Os inimigos serão apenas os “Flop” que são uns pinguins bem simpáticos da até pena de matar.
No Estágio 5 veremos:Encontraremos os itens
Fogo e Bomba relógio e Passa bloco. Os inimigos serão apenas os “Flop” e os “Nemu Nemu” que é um treco dorminhoco que precisa de dois acertos para bater as botas. E ainda tem uns barquinhos que nos ajudam na água.
No Estágio 6 veremos:
Bomba, Fogo, Bomba espinho e vida “1up”. Os inimigos serão apenas os “Nemu Nemu” e os “Futa” que parece uma água viva que fica transparente e pode atravessar blocos.
No Estágio 7 veremos:
Encontraremos os itens Bomba, Fogo, Patins, Coração e Chuta bomba. O terceiro chefe é o mais gracioso “gut-gut” de todos, iremos enfrentar a “Pretty Bomber” que é a safadinha delicia do jogo, ela ataca com bombas em forma de coração que ficam caminhando e explodem um fogo rosa é quase uma menina Super poderosa, após acerta-la 3 vezes ela é derrotada.
No Estágio 8 “Pretty Bomber” se transforma em um sol gigante que até hoje não sei porque diabos ela vira esse treco chamado “Mask Change” que na minha opinião é o “Boss” mais chato e sem lógica do jogo e também o mais fácil, não se preocupe pois ele é lento e após acertar-lo 11 vezes ele é derrotado.
4° Mundo da Fábrica é aqui que as coisas começam a complicar, pois para mim é o mundo mais difícil, nessa fábrica temos que ficar atentos o tempo todo, pois os inimigos saem de dentro dos blocos, muitas fases são cheias de plataformas móveis e as armadilhas desse mundo são: “Esfera de Aço” onde essa sim é uma armadilha que pode nos trazer problemas, ela é indestrutível, as bombas não podem ser colocadas em sua linha de alcance e as esferas podem nos empurrar para abismos. “Placa de Movimento” nos transporta de uma plataforma para outra. “Escadas” se atingidas elas somem e você não consegue continuar então nãoooo destrua isso nunca.
No Estágio 1 veremos:
Bomba, Patins e Mãozinha. Os inimigos serão os “Blocker” parece uma geleia e pode reconstruir os blocos destruídos, “Munchie Jump” é o irmão afeminado do “pacman” e é um papa bombas o que pode ser muito irritante as vezes, “Robo Dash” é um inimigo meio chato e só morre depois de ser acertado duas vezes e depois de ser acertado pela primeira vez ele aumenta sua velocidade.
No Estágio 2 veremos:No Estágio 3 veremos:
Bomba, Patins e Coração. Os inimigos serão os “Robo Dash” e os “Red Bakuda” que são a mesma coisa que os “Bakudas” só mudou a cor.
No Estágio 4 veremos:No Estágio 5 veremos:
No Estágio 6 veremos:
Encontraremos os itens
No Estágio 7 veremos:
Bomba, Fogo, Bomba relógio, Patins e Coração. O chefão aqui é o “Brain Bomber” que pela lógica deveria ser o mais inteligente de todos, mas o que vemos é um chefe lento que usa uma bomba relógio de alcance bizarro e depois de três acertos ele é derrotado facilmente.
No Estágio 8 “Brain Bomber” foge e se transforma em um Bomberman gigante, “Robô Bomber” que solta bombas gigantes e sempre anda em sua direção, apesar de assustar pelo tamanho ele não apresenta um grande desafio, após 11 acertos ele é derrotado.
5° Mundo da Obscuro é o mundo mais chato onde pois você começa a fase no escuro e precisa acertar um interruptor para acender a luz e eu não gostei muito dessa ideia. As armadilhas desse mundo são os “Interruptores” que servem pare acender ou apagar a luz, “Bloco Ambulante” “Mina terrestre” que explode quando se pisa nela, “Buraco” é uma rachadura que se quebra quando se passa sobre ela e te arranca uma vida.
No Estágio 1 veremos:
Bomba, Fogo e Patins. Os inimigos serão apenas os “Pikarin” parece um peixe, quando a luz está apagada ele é rápido e muito perigoso, mas com a luz acesa ele fica mais lento e não oferece tanto perigo.
No Estágio 2 veremos:
Bomba, Fogo e Coração. Os inimigos serão apenas os “Pikarin” e os “Kuragarin” assim como o Pikarin ele tem personalidades diferentes dependendo se está claro ou escuro, ele é mais perigoso no claro e só morre depois de ser acertado duas vezes.
No Estágio 3 veremos:
Bomba,Passa bloco, Patins e passa bomba. Os inimigos serão os “Munchie Jump” e os “Electro” que se fosse um Pokémon seria do tipo elétrico, pois quando esta perto do inimigo ele solta raios para todas as direções.
No Estágio 4 veremos:
Bomba, Fogo e Bomba relógio. Os inimigos serão os “Munchie Jump” e os “Persistent Coin” que é uma moedinha que se move bem rápido.
No Estágio 5 veremos:Encontraremos os itens
No Estágio 6 veremos:
Bomba, Fogo, Bomba relógio, Patins, Mãozinha e Coração. Chegamos ao Boss final o “Plasma Bomber” e até que enfim teremos um desafio digno, pois ele arremessa e chuta bombas é rápido e Super marrento é o chefão mais carismático, após acertar-lo 3 vezes nosso querido Plasma Bomber será derrotado.
No Estágio 8 Plasma Bomber vem com seu megazorde mais forte de todos o “Skele Guard” ele lança umas bombas caveira que seguem você por um determinado tempo e além das caveiras ele também ataca avançando em uma investida, realmente é um bom desafio e após 8 acertos ele perde um dos braços mais 8 o outro braço e mais 8 a derrota.
Ufa acabamos? Quando Plasma Bomber é derrotado ele se mostra um guerreiro de fibra e estende a mão para fazer as pazes com White Bomberman, mas recebe uma flecha nas costas do “Skele Guard” e o chefe final é revelado o “G. Ganzu” que é um bicho olho gordo ai, não é tão difícil assim na verdade é mais fácil que o “Skele Guard” e após 6 acertos ele é derrotado e pronto vamos ver os créditos do jogo.
Agora o momento mais esperado, a avaliação SnesTalgia
Considerações Finais
Contras: Segue os mesmos contras do primeiro bomberman com alguns inimigos sem muita criatividade e falta multiplayer no modo história.
Conclusão: Continuou com os mesmos acertos de seu antecessor e teve algumas melhorias, mas teve alguns deslizes e o jogo podia ser um pouco melhor, mas são coisas pequenas que não tiram o brilho desse ótimo jogo.
O jogo se encaixa entre os 45 melhores jogos de Super Nintendo vale o destaque para medalha de Prata e Troféu de Bronze e o selo de qualidade Snestalgia que indica que vale a pena conferir.
Super Bomberman 2
Bomberman é um clássico absoluto! mas eu nem sabia que tinha tanta fase nesse jogo rs :]
ResponderExcluirNa verdade eu ainda acho o jogo curto as fases são rápidas de passar
ExcluirSe tem que enfrentar o Beholder (mais conhecido como O Observador da Caverna do Dragão) então o bicho pega nesse aí. Bela análise, como sempre, me dá até calafrios de pensar no trabalho que dá fazer toda essa diagramação, hehe.
ResponderExcluiré verdade eu tinha esquecido do Observador e são idênticos mesmo, e realmente deu um trabalho enorme acho que junto com a do Megaman x foi a análise que deu mais trabalho de fazer...
ExcluirShow de bola as suas postagem mais incrementadas e as imagens pra da mais realismo e ainda mostra que elas existem e de cada fase é um ótima pedida. Nota Mil.
ResponderExcluirvaleu amigão =)
ExcluirExcelente análise
ResponderExcluirfico feliz que tenha gostado =)
ExcluirO jogo e bom d mais, só q eu nn consaigo passar do ultimo chefão Plasma Bomber!!
ResponderExcluir😠😠
pow continue tentando
ExcluirO jogo e bom d mais, só q eu nn consaigo passar do ultimo chefão Plasma Bomber!!
ResponderExcluir😠😠
Jogo muito bom que marcou minha infância,porém só agora consegui aprender o nome de todos os personagens o que deixou o jogo ainda mais legal,nota 10 pro post.
ResponderExcluirmuito obrigado =D
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