Gênero(s)- Aventura / Plataforma
Modos de jogo- Single Player
Ano de lançamento- 1996
Download – Incantation
No meu post especial de dia Das Bruxas eu citei um game chamado Incantation e percebi que poucas pessoas conheciam esse jogo, então resolvi fazer uma SnesTalgia Incantation para vocês verem que o jogo é bem interessante (sóquenão) e pode ganhar alguns fãs mesmo depois de 17 anos de seu lançamento, então pegue seu chapéu de bruxo(a) e venha conhecer o jogo do bruxo mais simpático do Super Nintendo.
Atenção: Este artigo Contém Spoilers e Maluquices do Autor, leitura fica por sua conta e risco.
Enredo
O game não tem uma história bem definida, mas jogando você percebe qual o objetivo e fica meio intuitivo dizer o que se passa no jogo. Controlamos um pequeno bruxo (desconheço o nome dele) que tem a missão de derrotar um malvado feiticeiro, FIM (ohhh). Como disse a história não é o forte do jogo e isso sempre me deixa chateado, pois pra mim a história é essencial para um jogo ser marcante, então ponto negativo para Incantation que deixa a desejar logo de cara.
Outra coisa que me deixou meio “bravo” com o jogo foi o fato dele meio que enganar você, sim me enganou e vou lhes dizer o porquê. De uma boa olhada na tela de abertura do jogo onde o personagem principal aparece voando em uma vassoura. Então quando comecei a jogar percebi que ele não tem vassoura e sim uma espécie de um cajado mágico, mas fiquei feliz, pois imaginei que adiante teria uma fase onde se pudesse voar na vassoura e infelizmente não tem.
E pra finalizar minha raiva com chave de ouro já adianto que o final do jogo é broxante, já que desde o inicio é notável a falta de história o fim então afff, mas tudo bem essa foi à parte ruim agora vem a parte boa do jogo.
Gráficos
O ponto mais forte do jogo são os gráficos que impressionam, pois se parece mais com gráficos de algum jogo de Playstation e não de Snes, tudo bem que o jogo é de 1996, mas tem um gráfico acima da média para essa plataforma.
Em Incantation iremos passar por florestas, pântanos montanhas, cavernas, fases com chuva e com neve, todas as fases são bem agradáveis de ver, o personagem principal é bem desenhando e carismático, os inimigos apesar de não serem muito variados também são bem feitos, talvez o tamanho do personagem principal tenha ficado meio grande e assim a vulnerabilidade no quesito desviar é notável, pode parecer exagero, mas quem jogou entende o que quero dizer.
Outro ponto negativo é que os inimigos são muito repetitivos então não adiantou muita coisa caprichar nos sprites se no fim desenvolveram apenas meia dúzia, “haaa Titus sua preguiçosa”.
Trilha Sonora
Um jogo com o visual tão bacana merecia uma trilha sonora épica não é mesmo? Pena que isso não acontece em Incantation, deu até tristeza de jogar o game até o fim, pois as musicas (que são bem poucas) são demasiadamente chatas, irritantes e repetitivas. Podiam ter colocado algo sombrio, ou algo medieval, ou até mesmo infantil, mas ao invés disso colocaram uma barulheira dos infernos que começa incomodar logo no primeiro minuto de jogo.
Os sons conseguiram ser tão ruins quanto as musicas, mas nisso eu vi um lado bom, porque quando morremos o bruxinho faz um barulho que parece um miado de gato acasalando que me da nos nervos, então para não ouvir esse barulho evitamos morrer a todo custo e só assim achamos um lado bom nos sons do jogo.
Jogabilidade
Pelo menos nesse quesito o jogo não é tão ruim, mas também não é tão bom, digamos que é aceitável, vou tentar destacar os pontos que mais me chamaram atenção.
Primeiro que quando nos movimentamos percebemos que o jogo lembra um pouco a jogabilidade de Pré Históric Man, pois o bruxo parece estar andando no sabão e escorrega o tempo todo, e como isso é um jogo de plataforma os nossos maiores inimigos são os buracos ou abismos se preferir chamar assim, é fácil deduzir qual vai ser o maior motivo de nossas mortes no jogo não é? Mas fora isso a mecânica do jogo é bem simples, a maior parte do tempo vamos apenas andar e atirar e de vez quando saltar uns penhascos.
Para passarmos de fase temos que coletar 3 penas mágicas que estão escondidas em lugares estratégicos nas telas, mas não se preocupe, mesmo nas telas mais avançadas não é muito difícil de encontrar, se chegarmos ao fim da tela sem as 3 penas um Orc gigante tampa a passagem e nos cobra o “pedágio” que seriam as 3 penas, então teremos que voltar e explorar o cenário até encontrar, ou seja, o objetivo principal do jogo é explorar o cenário, coisa que pra mim é um ponto positivo para o quesito diversão. No decorrer do jogo podemos coletar moedas e a cada 100 ganhamos uma vida, inovador heim (sabe que estou sendo irônico né?).
Podemos encontrar baús onde as penas ficam escondidas ou que contenham Power ups “magias” ou mais moedas, também tem uma espécie perola que é tipo um bônus que nos transporta para outra área onde podemos coletar moedas e itens. No fim de cada fase enfrentamos o chefão que é chato, mas muito chato mesmo, pois muitos são repetidos e fáceis de matar, mas todos são demorados você vai cansar de atirar nos infelizes.
Agora o momento mais esperado, a avaliação SnesTalgia
Considerações Finais Contras: Trilha sonora ruim, poucos inimigos, enjoa com certa facilidade.
Prós: Gráficos acima da média.
Conclusão: Incantation não é um jogo inovador, mas pode divertir algumas crianças por algum tempo e alguns fãs de jogos de plataforma, mas se você gosta de desafios esse jogo pode ser que não atenda suas exigências.
O jogo não se encaixa entre os 100 melhores jogos de Super Nintendo e mesmo com uma média ruim vale o destaque o selo de qualidade Snestalgia que indica que vale a pena conferir.
Baixe o jogo (rom) e confira. Clique no link abaixo para fazer o Download: Incantation
Todo o Jogo (Rom) de Super Nintendo precisa de um emulador, caso não tenha, baixe agora mesmo clicando Aqui Emuladores.
Eu até gostava desse jogo mas como você disse enjoa rápido. Pra falar a verdade nunca nem cheguei ao final dele....
ResponderExcluirvc não perdeu muita coisa não rsrs
ExcluirNunca joguei esse jogo, vou ver se jogo e se eu enjoar e só deletar kkk
ResponderExcluirMas ótima dica! kkk
Eu joguei ... tb não cheguei no final pois o cartucho era emprestado. Vou procurar o cartucho original para comprar.
ResponderExcluirboa sorte pois esse cartucho é meio difícil de achar
ExcluirQuando chega na fase que está no último quadro que tem uma criatura voando, ele nunca cai, fica voando pra lá e pra cá e atirando bomba, mas não morre nunca... como que sai dessa parte?
ResponderExcluirvc não conseguiu acertar ele?
ExcluirNo meu post especial de dia Das Bruxas eu citei um game chamado Incantation e percebi que poucas pessoas conheciam esse jogo, então ... isupernintendo.blogspot.de
ResponderExcluirna verdade até que é conhecido sim
ExcluirAlguem sabe quanto vale este jogo pois tenho a fita original.
ResponderExcluirnão vale muito porque não é considerado raridade
ExcluirTeria como jogar ele no no celular? Quando tinha um celular mais antigo conseguia jogar baixando alguns jogos no formato Java muitos dele eram do Nintendo.
ResponderExcluirSerá que esse tem ?
não seria melhor emular?
Excluircomo faz pra correr nesse jogo ?, to jogando no pc e parei na fs 9 kk
ResponderExcluir