Ads 468x60px

Link list 2

8 de janeiro de 2015

6

Análise PIRATROLLGIA: Lion King II para Mega Drive


Como estão caros leitores do blog SnesTalgia? Primeiramente queria agradecer a oportunidade que a turma do blog me deu para contribuir com informações que obtivemos ao longo da jornada gamer, e também me apresentar. Meu nome é Gustavo e ficarei encarregado de mostrar as obscuridades (e as atrocidades...) que existem nos jogos piratas (ou xing-lings). 
Eu, por ser doido, farei destas análises o melhor possível em detalhes que muitos não tiveram (ainda bem ) de conhecer esse gênero tão conhecido pelos brasileiros enganados pelas capas ou pela fama de uma franquia. Então clique ai em CONTINUE LENDO e vamos ver mais sobre essa "bomba".


Introdução: O "enredo" xing-ling

Nesta postagem, mostrarei o game xing-ling de Mega Drive chamado Lion King II. Esta consiste basicamente em um jogo de plataforma, onde o objetivo(!?) é fechar o jogo, pois história não tem de jeito nenhum, apesar de o manual tentar descrever uma, sendo necessário recorrer a imaginação! Isso reflete o nível .
Parte do manual do jogo
O jogo, aparentemente se passa na China. Pois é, o que diabos um leão faz na China... se pelo menos colocassem pandas aí ficaria tudo ok! Mas não, os chineses tinham que copiar mesmo (eles não resistem...).
Você controla o Simba, que tem a possibilidade de ficar adulto após coletar uma estrela!? Nisso, temos obstáculos e NPCs de diferentes variedades (e botam variedade nisso!). 
Cartucho do game...o meu estava sem label 

Na tela de título já se nota o ambiente onde vamos aparecer: na casa do pastel de "flango", dos 99999999 in 1 dos jogos de polystation (se não fosse por ele não teria jogado Contra ) entre outros. Como foi mostrado anteriormente, acho que eles, para manterem o selo "Cópia de qualidade", queriam colocar um personagem famoso e queriam chamar o público.
Meu cartucho. O design do chip varia
Acho os que um dos poucos que descobri essa "maravilha". Voltando ao assunto, o estilo plataforma ainda pode fazer alguns tentarem, mas o resto da obra faz o subconsciente de muitos rejeitá-lo.

PERSONAGENS

Principal 


Simba

O famoso leão de um dos grandes desenhos já feitos, foi dar as caras na China. E estranho que existe uma contradição logo no começo: Na tela de título, aparece o Simba e, pela lógica, o pai dele, Mufasa. 
Mas ao começarmos a jogar, ao coletar uma estrela, o pequeno Simba se torna adulto, nos dando a entender que na tela inicial era ele, só que mais velho (O_o). Não sabia que este jogo tinha viagens no tempo onde o eu mais velho vem conversar com o eu jovem...(rapaz, onde fui me meter...).

NPCs

Esta lista não possui bosses, já que o game não apresenta os mesmos. Abaixo, serão mostrados os restantes da equipe xing-ling que querem acabar com as férias de Simba em território asiático.



Cachorro (ou uma tentativa do mesmo): É aquele NPC que só fica mesmo pra deixar como padrão, pois o perigo de dano ocorre apenas se tocá-lo, pois o cidadão só fica andando de um lado e pro outro, e quem for acostumado com jogos plataforma, é bem fácil;



Macaco "Topete"(idem ao anterior): A aparência nos faz chegar a essa conclusão mais plausível. 
Ele tem um ataque de jogar (clichê em 1,2,3 ...) côcos e diferente do anterior, este pode incomodar um pouco mais, por ter possibilidades de ataques de longo alcance;



Pássaro "caolho": Esse é mais chato, tanto em ataque como em destruir nossos tímpanos! Ele se torna chato principalmente pela limitação do nosso personagem, fazendo-nos de alvo fácil desse apito ambulante;



Cobra: Esse tem um design até que considerável, mas bem inofensivo;



Enxame de abelhas: É quase impossível não perder algumas vidas com essas. Deve-se focar no enxame, já que enquanto não destruirmos a mesma, abelhas aparecerão infinitamente;



Ratos: Mesmo estilo do Cachorro, só que menores;



Lagartixa (com cãibras): Nota-se que os chineses deram Ctrl+C e Ctrl+V na hora de colocá-lo no jogo. Totalmente distinto dos outros, e fora que possui um ataque estranho, sendo que parece que recortaram de um outro game e colocaram neste. No mais, é um oponente simples;



Besouro: Esse é bem simples, até chegar no estágio final, onde torcemos pra eles nem existirem, já que, como praxe, bichos voadores em fases de precipício de jogos de plataforma são muito irritantes;



Escorpião: Este é bem chato, já que ele é baixo e possui ataques de longa distância. Não sei o que aconteceu com esses animais que soltam poderes; não sabia que na China tinha projetos de mutação...;



Aranha (O_o): Essa "obra da natureza" só fica mexendo-se na vertical, sendo um alvo tranquilo de aniquilar;



Sapo: Outro parente do pássaro "caolho", e ele é simples de desviar, e, apesar de soltar ataques de longo alcance, (Por favor, vamos encontrar os cientistas da China e rápido antes que seja tarde...) ele fica estático;



Macaco comum: Toda vez quando vejo ele, lembra o Donkey Kong...depois de ser atropelado 3 vezes por um caminhão chinês ... Ele é bem fácil de desviar, não sendo necessário atacá-lo.

ITENS


Pata: Função similar ao de jogos como Sonic e Mario, que é coletar 100 e obtém-se uma vida;


Carne: Acréscimo de life;


Osso: Aumenta a capacidade do life;



Estrela: Função parecida com o do Mario com o cogumelo, que é transformar o Simba pequeno em adulto;



Tocha: Função de checkpoint;


1up: Acréscimo de vida.

ESTÁGIOS

Todas as fases são em torno dos principais pontos turísticos da China.


Mapa onde mostra os locais que ocorrem o game


Guilin 



Esta fase foi baseada em uma região da China; Guilin (em chinês tradicional: 桂林; chinês simplificado: 桂林; pinyin: Guìlín; Zhuang:Gveilinz) situa-se na margem oeste do rio Li, onde apresenta montanhas com vasta cobertura de vegetação, situadas em zonas montanhosas.
Guilin, um dos pontos turísticos da China

Esta fase mostra-se até interessante pelas quantidades de cores e vibrantes, exceto pelo plano de fundo bem meia boca. E o que impera é a fase ser mal projetada, já que podemos terminá-la rapidamente simplesmente pulando sobre as paredes de madeira na parte da cachoeira, sendo que a ideia era apenas ser possível atravessar esta parte por baixo, e isso facilita muito as coisas e demonstra o nível de planejamento do game.

The Great Wall 



A fase representa a Muralha de China, que consiste em diversas  muralhas construídas ao longo de várias dinastias, onde começou no ano 220 a.C. com término no século XV, durando praticamente dois milênios. Com função militar, atualmente se tornou Patrimônio Mundial e grande atração turística. 

Esse aqui é conhecido...

Particularmente achei a fase ser muito fora do contexto em que se apresenta, já que não vejo uma relação entre a Grande Muralha e o design da fase, e a criatividade manda abraços novamente.

Qin's Tomb 



Esta fase mostra ao fundo o Exército do imperador Qin na região de Xi'an, onde representam esculturas das tropas de Qin Shi Huang, primeiro imperador da China. 
Imperador Qin Shi Huang

Essa forma de arte seria para fins funerários, visto que foi enterrada junto com o imperador e cujo objetivo era protegê-lo em sua vida após a morte. As esculturas datam III a.C., e a altura das mesmas variam com a patente.
Estátuas representando o exército de Qin

Outra fase que não tem nada a ver com o contexto, e chega a ser pior que a fase anterior. As falhas, como por exemplo, no momento de agarrar nos suportes de madeira chegam a irritar. Erros também de execução em alguns movimentos também mostra a "qualidade" do serviço.

Temple of Heaven 



Em português, Templo do Céu (em chinês tradicional 天壇, em chinês simplificado 天坛, em pinyin "Tiāntán") é um conjunto de templos localizados em Pequim, construído em 1420 pelas dinastias Ming e Qing. É considerado patrimônio da humanidade, e utilizados pelas pessoas para orarem por boas colheitas.
Templo onde as pessoas rezam para boas colheitas

Eu considero a fase melhor elaborada das existentes, já que tem muitos aspectos que se encaixam com o perfil, como colocação de elementos de cobertura lembrando realmente um templo. Seu design e plano de fundo são bem chamativos, apesar de ter o maior inconveniente do game: enquanto não derrotar todos os inimigos que se apresentam na mesma tela, você não poderá acessar a porta, o que deixa bem enjoativo a jogatina, e para muitos que estão iniciando, se perder nela é bem fácil.

Zhi Duling Tomb 



Esta fase faz referência ao Bosque de pagodas do Templo de Shaolin, composta por 228 unidades construídas em 791 d.C. durante as dinastias Tang, Yuan, Ming e Qing. Também considerado Patrimônio da Humanidade, cada pagoda é constituído de estruturas de pedra ou ladrilho, e as mesmas se encontram em Dengfeng.
Bosque de pagodas

Em relação a fase, pode se preparar pois é a mais difícil, num nível bem diferente das outras, já que se trata da última fase, sendo necessária a tática da tentativa e erro dos games clássicos. E também, apresenta as famosas fases que se movimentam, aumentando ainda mais a dificuldade. Nota-se a presença da suástica no planador desta fase.
Na China significa orientação quádrupla, que segue os pontos cardeais e desde o ano 700 ela assume o significado de número dez mil (então não se preocupem XD). Agora o porquê de aparecer neste game, aí conversem com os caras que o fizeram. 
Mas depois de algumas mortes, você pega o jeito e termina o game tranquilamente.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


Gráficos

Visualmente, o jogo é interessante, mas o plano de fundo de algumas fases deixa a desejar. Com uma coloração muito pobre, mostra o amadorismo de quem elaborou o game, além de criar uma sensação de "vazio" na ambientação. Já o level design é bacana e se distingue bastante do plano de fundo, sendo que dessa vez eles acertaram.

Em relação aos design dos personagens, é realmente muito fraco, sendo que eles apresentam uma diferença gritante em relação ao personagem que controlamos. Isto deixa evidente como eles simplesmente copiaram do game original o sprite do Simba para pegar carona no sucesso do filme e do game original.
Existe também falta de proporção entre as versões jovem e adulta de Simba notadamente percebida durante a jogatina, mostrando que nem sempre eles são bons em cópia.

Som

Nossa! Prepare seus tímpanos, pois os efeitos sonoros são de dar nos nervos. Barulhos parecidos com apito, sons estridentes e outras aberrações que podem ser descritas apenas experimentando o jogo. Destaque para o som que o Simba faz quando não é possível entrar em uma porta no estágio 4...cara, que negócio é aquilo!

Realmente, isso torna a jogatina horrível, fazendo com que muitos desistam de jogá-lo. Em relação as músicas, a temática é de música chinesas, mas bem meia-boca, exceto no último estágio, onde a música tem um tom de suspense para tentar mostrar que o negócio vai pegar! (Esses chineses ...).
Mas resumindo, as músicas são muito fracas, e nem chega perto de ser marcante, ao contrário, afasta-o.

Jogabilidade

O personagem apresenta ataques diretos, tanto na forma pequena como em sua forma adulta. Apenas 2 botões são requisitados neste game: 
 C - Pulo;

 B - Ataque;

B (durante o pulo) - Ataque aéreo;

Baixo+B e Cima+B - Golpe por baixo e por cima fixo, respectivamente;

Os ataques são executados de forma precisa até, sendo um ponto a favor deste jogo. O personagem possui variações de pulo, dependendo da posição e do pressionamento do botão, o que é bem interessante e até impressionante se tratando de um jogo chinês. E continuando a falar do pulo, é interessante a questão de agarrar para evitar a queda, o que é muito bom e um belo ponto positivo.
Porém, o fato desse game possuir bugs absurdos tira a vontade de muitos jogarem, principalmente aqueles que te faz perder vida, principalmente na última fase, onde a mesma se movimenta e deve-se ter maior precisão dos pulos, e frequentemente, bugs tiram a experiência do game. 
A compensação desses erros se dá pela prática e experiência no jogo.

Diversão

Podemos se divertir sim com o jogo, por incrível que pareça, já que se trata de um jogo de plataforma. A questão é a soma dos seus erros e por ser um jogo curto, mesmo pra quem está iniciando que faz deste jogo o fator replay baixíssimo, mesmo para um game desse gênero. A dificuldade é bem baixa, sendo mais um fator para um término relativamente rápido do game.

CURIOSIDADES

Desenvolvedores do game

Aparentemente, segundo o que se vê nos créditos, foram 7 pessoas que ajudaram a desenvolver o game.
Segue abaixo em ordem, o significado de cada item 
que aparece nos créditos (Créditos para o Soterio pela tradução dos nomes dos desenvolvedores).

程式: Programação - Lin Kui;
美工: Arte - Song Xinpei & Qin Zi;
技術指導: Orientação Técnica - Hong Jimming;
測試: Testes - Liang Jianbing & Huang Bao Ying;
監督: Supervisão - Yang Gouzhe;


Lista dos criadores do game...a parte do teste os caras devem ter faltado...
Tem continuação, acredite!

Sim, temos o Lion King III, mas as minhas primeiras impressões não são boas, considerando-o mais fraco que seu antecessor.
Parece que o Simba está com catapora...Colocaram permanganato de potássio
no pobre coitado. 

CONCLUSÃO

Tirando as brincadeiras a parte, e considerando por ser feito precariamente pelos chineses, é um jogo até interessante, com muitos recursos e com levels bem detalhados. Claro que os bugs, efeitos sonoros de irritar qualquer um e utilização de lugares famosos da China não se encaixando com o level design do jogo. Realmente, por experiência própria, os bugs são absurdos, e principalmente na última fase, a mais difícil. Com certeza, isso é um fator determinante na jogatina e na permanência do jogador. 
Ele é bem curto (termino ele em 20 minutos), tirando o fator replay e deixando-o enjoativo, fora da não inclusão de chefes.
Se recomendaria jogar? Talvez sim, vai depender do seu nível de curiosidade: se for para apreciar o trabalho dos chineses, vá em frente e observe os pontos turísticos apresentados na fase. Caso contrário, tem inúmeras opções de jogos de plataforma para se divertir, que por si só rasgam elogios.
A falta de história faz embaraçar nossas mentes em relação de quem é quem na parada: se é o Simba adulto ou seu pai Mufasa. Mas de qualquer forma, os desenvolvedores com certeza não quiseram se propor a criar uma história e se aproveitaram do sucesso do desenho e simplesmente "jogaram" os personagens ao acaso.

Extras

Gostou do jogo ou querem matar a curiosidade? Pode m apreciar o game que pode ser baixado neste link. E como rodá-lo? Um dos poucos emuladores que o rodam é o Kega Fusion. O link do mesmo está aqui.
O manual em arquivo PDF está disponível neste link.

Fiz também dois vídeos mostrando  a gameplay do jogo para alguns que não tiverem paciência de jogar o mesmo.

Parte 1

Parte 2


Vamos desconstruir um pouco?

Outro amigo corajoso daqui do blog, o Yoz, topou em fazer a desconstrução do game e brincar com o mesmo. Ele descobriu os mais diversos códigos para brincar um pouco e "filosofias" a respeito desse game através do seu blog, o Gamer Desconstrutor, que pode ser acessado neste link.

Considerações finais

Até mais pessoal e estou muito feliz em fazer meu primeiro post de review aqui no blog e agradecer pelo apoio de todos da equipe que me ajudaram, como um belo time. Valeu!



Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.


6 comentários:

  1. Excelente texto, Gustavo. Gostei muito dos detalhamentos que você fez da jogabilidade e da descrição das fases, inclusive usando imagens reais dos locais onde se passa cada uma das fases.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Yoz \o/.
      Valeu mesmo pelas trocas de informações que enriqueceram ainda mais o trabalho.
      Só assim para avaliarmos se o nosso trabalho valeu a pena.
      Até mais em outra ocasião.

      Excluir
  2. Grande review de um game nem tanto.... Kkkkkkkkkkkkk
    Esses games xing lings são puro HUE cara... Não consigo jogar um sequer sem zuar alguma coisa...

    Agora deixa eu ir lá pro Desconstrutor pra ler o texto do Yoz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Soterio!
      E estamos juntos aí para mais "desafios" e muito HUE kkkkkk
      Obrigado.

      Excluir
  3. ficou show manolo deu até vontade de jogar essa bagaça kkk

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores