Ads 468x60px

Link list 2

25 de setembro de 2024

2

Saga 194x (shmup) Minha Experiência


Ao longo de 2 semanas, venho jogando os jogos da série 194x, eu sempre curti muito os jogos de navinha dos consoles e assisti muito os caras mais velhos jogando no fliperama, nunca tive coragem de gastar 30 centavos numa ficha, não parece muito, mas eu recebia 2 reais de pagamento mensal pelos serviços feitos em casa e não queria gastar com fliperama, era mais da galera que alugava cartuchos ou ia na locadora pra jogar 30 minutos ou 1 hora, achava mais vantajoso aquele pequeno momento de alegria, isso me fez ficar muito mais próximo dos controles de vídeo game do que de fliperama, tanto que até hoje eu não jogo e nem curto esses controles arcades, acho eles horríveis, tendo  isso em vista, eu sempre achei os jogos de navinha do arcade bem mais difíceis do que suas versões de console, mas durante esses semanas eu tive algumas surpresas.

O primeiro jogo série 194x foi feita pela Capcom em 1984 para os arcades, logo ganhou fama e foi portado para NES e teve várias versões ao longo do tempo, essa série se trata de lembrar desses jogos clássicos que marcaram a lembrança de muita gente.

Há mas antes de prosseguir vale lembrar que no canal snestalgia tem um vídeo falando sobre qual é o melhor console para jogos de navinha, já viu? Se não viu veja o vídeo abaixo.



1942- NES

Lançado em 1985(1 ano depois do Arcade), esse jogo era muito comum de ser encontrado naquelas fitinhas amarelas cheias de jogos, se você tinha um Nintendinho clone, provavelmente teve acesso a esse jogo em algum momento.

Este jogo claramente pavimentou o que temos hoje em dia(digo a versão arcade), jogos como  Sonic Wings, STG e Raiden devem muito a esse cara, não que ele seja o primeiro, mas ideias novas vieram dele, pelo menos eu não lembro de outros antes dele com boss  e power ups no mesmo estilo que vemos hoje.

Esse jogo é bem gostoso de jogar, passei umas 12 fases e me dei por satisfeito, ele evolui bem devagar, mas mesmo assim é bem divertido, a dificuldade vai aumentando e exige um árduo  treinamento, mas acredito que com  um tempo, é possível terminar ele de boa, na época ele renderia umas 20 locações(😆😆😆😆)



O jogo é bem difícil e simples, 1 botão de tiro e outro de loop, não tem bombas, os PowerUps são bem complicados de pegar pois geralmente tem que matar um esquadrão de inimigos, alguns PowerUps tem cor diferente, dando tiros mais fortes, mais loope aumento de velocidade do tiro, a maioria dos inimigos são kamikaze, eles vem pra cima para te matar e geralmente não dão tiros nas primeiras fases, apenas os inimigos maiores não tem esse comportamento de kamikaze, esse jogo foi claramente baseado nos acontecimentos de Pearl Harbor.


Uma coisa interessante, ele é um game de NES que coloca muitos inimigos na tela, chega a dar uma lentidão. Quando o boss aparece, você perde todos os PowerUps do nada, o que pra mim, não faz sentido.



lá para sexta fase o cenário dá uma mudada, quando chega a um número determinado de  pontos, ganha uma vida.

O som desse jogo é extremamente irritante, com bips estranhos que tentam passar a impressão de um radar e sons de tiros, o jogo é simples porém viciante, na época do lançamento claramente era um dos melhores do gênero. 



1943 - NES

Meu Deus!!! Esse jogo melhorou tudo do primeiro, esse teve mais tempo para evoluir, foi lançado em 1987, ano do meu nascimento, colocou músicas, melhorou a jogabilidade, agora temos ataques especiais, novos PowerUps, gráficos melhores, claramente uma continuação de respeito.



Temos agora o sistema de danos, a cada tiro tomado, a barra de combustível reduz.
É possível carregar os tiros, marca registrada dos próximos jogos da franquia, ainda temos o loop, porém, temos que segurar o botão de tiro e apertar o de bomba.
Uma coisa que eu estava esquecendo, é possível customizar seu avião bem no começo e achar Upgrade durante as fases.

Esse tem o mesmo esquema de fases do primeiro umas 32 fases se não me engano, eu joguei por umas 4 noites após o trabalho e me dei por satisfeito, acredito que daria para finalizar com um mês de dedicação pra menos, levando em conta que eu jogue 3 ou 4 vezes na semana por 1 hora o dia.



1943 KAI - PC Engine

Essa versão é incrivelmente superior as versões de NES em tudo, também lançada em 1987, eu considero melhor que a do  Arcade, as músicas são incríveis, jogabilidade maravilhosa e ótimos PowerUps, é outro jogo, claro.
Fico imaginando quem jogou isso na época, um jogo que é muito bom até hoje, ele aparenta ser  mais fácil que os de NES, mas pode ser por eu ter jogado os de NES primeiro e pego a manha.


Nesse não tem Upgrade na tela, mas chega uma determinada fase que do nada o jogo evolui e sua nave fica melhor, é muito massa e dá ainda mais vontade de jogar!


Esse eu tive o prazer de finalizar, ele é até facil demais, não sei se o meu jogo estava bugado ou é essa maratona de jogo de navinha que está me deixando afiado, foi bem divertido finalizar ele.


1942 Arcade

Lançada em 1984, esse é o primeiro jogo da franquia, eu não falei dele primeiro por ser o que eu menos gosto, eu considero essa versão mais fraca que a de NES, mesmo tendo gráficos melhores, ele não é muito amigável por ser um game de arcade, mas mesmo assim, eu considero o cara um ninja por zerar esse jogo, esse eu tentei por uma tarde inteira e não saia da quinta fase, eu tenho como padrão no máximo 5 fichas, achei bem dificil, talvez um mês jogando um pouco por dia a pessoa fique fera, mas sejamos sinceros, não temos mais essa paciência.


1943 KAI - Arcade

O som dessa versão em algumas fases é bem enjoativo, a jogabilidade é muito boa como na verão de PC Engine, mas a dificuldade eu não me adaptei, jogos arcade realmente exigem muito da pessoa para serem terminados com no máximo  5 fichas e nesse eu claramente arreguei, ele é muito frenético e sacana, não recomendo a menos que curta passar raiva.




1944 The Loop Master

Ótimos gráficos, música muito boa, é um rock que com pegada Shadowfax(Jazz com rock)ou ZZTop,me lembrou muito as músicas da tela de menu do Forza Motorsport 7, esse é mais moderno e com novas mecânicas, agora temos o super charge, onde é possível soltar um especial ao segurar o botão de tiro por um tempo, eu sinceramente achei esse especial meio paia,  só tem uma arma que evolui com itens, diferente dos antigos que as armas não evoluem porém, temos várias, a bomba tem um delay estranho, não achei interessante usar ela para anular os tiros inimigos.
Um grande detalhe que eu estava esquecendo, a nave é lenta, a velocidade dela foi mal calibrada ao meu ver, os tiros inimigos são muito rápidos e a navida não responde bem ao ataques
No final eu fiquei com um gosto amargo, não vou mentir, eu usei tanta ficha pra finalizar esse jogo que nem contei, fiquei imaginando quanto tempo de treinamento e memorização eu teria que ter pra finalizar esse jogo com menos de 5 fichas, ele é extremamente difícil mas não de maneira honesta, sinceramente, eu recomento apenas se você não se preocupar em meter umas 20 fichas no emulador.



1945k  III (?????????)

Esse jogo foi feito por uma produtora Coreana em 2000 e é meio que um pirata e não tem nada a ver com a franquia 194x, trouxe ele apenas como titulo de curiosidade, ele é bem amigável, tem bastante naves, trazendo um bom fator replay e tem gráficos e musicas bem piores que o Loop Master que também foi lançado no mesmo ano.



19XX: The War Against Destiny

Esse foi lançado em 1995, deixei ele por ultimo por ser o melhor de todos, ele melhora tudo dos anteriores, calibraram a velocidade dos tiros e das naves, os power ups são muito bons, o tiro carregado é efetivo e não se tem mais a barra de Pow, agora tomou um tiro, morreu.



Achei um jogo de dificuldade equilibrada, com pouco treinamento é possível terminar com menos de 5 fichas, esse é um titulo obrigatório para amantes de navinha.


Bem, esses são os jogos dessa série que eu joguei, alguns eu tive boas experiências, outros não, jogos de navinha hoje em dia não estão indo muito bem, as vezes aparece algo bom, como é o caso de Dranius, mas qualquer um pode apelas para emuladores ou esses pacotes de jogos antigos em vídeo games novos, queria deixar a minha real experiência sem mentiras, desculpem se meu equivoquei em alguma informação e comentem suas experiências.

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

2 comentários:

  1. Tenho jogado bastante jogo de nave ultimamente e percebo que muitos jogos são mais do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ultimo bom que eu joguei foi Dranius, é muito bom, aquele brasileiro Esquadrão 51, eu tô querendo jogar, comprei e ainda não dei bola, vai sair uma coletânea com os Raiden antigos.

      Excluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores