Vocês já viram aqui no canal e no blog a lista com os 15 jogos de nave esquecidos do Super Nintendo, agora irei mostrar 20 que são injustiçados, eu digo isso porque alguns dos jogos que vou citar aqui poderiam sim estar no top 10 dos melhores jogos de nave do console, mas também vou citar outros que muita vezes nem são lembrados e alguns bem diferentes porque quando falamos de jogo de nave muitos já pensam logo em Shmups, não vou mostrar só Shmups não ok, teremos todo tipo de jogo de nave pra ter mais variedade e claro alguns vão ser ótimos e outros nem tanto. E obvio que essa seria a parte 2 do top 50 jogos de nave de snes, mas esse titulo é ruim então para o youtube, mas aqui no blog tá de boa, se tiver preguiça de ler assista o vídeo abaixo, mas se quiser ler, o post a seguir é 100% o roteiro do vídeo.
Strike Gunner STG - Desenvolvido pela Athena e publicado pela NTVIC em 1992 é um bom port dos arcades para o Super Nintendo e aqui ele já tem um bom diferencial que pode ser jogado de 2 e tem aquela mecanica maneira onde uma nave pode se aclopar na outra fazendo desse um dos melhores jogos de nave para se jogar de 2 devido essa mecanica que é bem diferente e falando de mecanicas temos 15 tipos de armas para escolher antes das fases e uma vez usando uma arma você não pode escolher ela de novo colocando um toque de estratégia, tentativa e erro para o jogo que trás um bom fator replay pois da vontade de testar todas as armas em cada fase e são bastante fases sendo 9 no total o jogo tem gráficos ok não são feios mas nada acima da média acho que faltou um pouco de inspiração nas fases que vãos ser florestas, desertos, agua, céu e espaço, as musicas também são ok, não acho que tenha alguma acima da média, enfim o jogo se destaca mais pela sua variedade de armas, boa jogabilidade e multilpayer e merece ser jogado.
SUPER DROPZONE - Desenvolvido pela Eurocom e publicado pela Psygnosis em 1995 é outro jogo baseado em um jogo dos anos 80 que era o Dropzone que foi lançado primeiramente para o Atari, mas Dropzone claramente é clone de outro jogo de Atari que é o Defender, acabou que o Dropzone foi lançado para um monte de consoles como comodore 64, Nes, Gameboy, game gear, super nintendo e até para o Playstation, bom aqui seremos um astronauta de jet peck atirando em orda de alienigenas, a cada 10 ordas derrotadas você enfrenta um chefão o jogo tem efeitos sonoros que cumprem seu papel e até vozes mas não tem musica durante as fases só na abertura do jogo o que é uma pena é outro jogo que estou mostrando mais pela curiosidade mesmo joguei uma ou duas vezes e morri tanto que gostei de ver o astronauta explodindo quando morre, quem já zerou comenta pra gente saber se vale a pena e nessa parte do top vou mostrar alguns jogos esquisitões ou diferente como esse, mas esse foi só pra aquecer vamos de um bom jogo agora para melhorar o astral.
Parodius Da - Desenvolvido e publicado pela Konami em 1992 Mais um port dos arcades direto para o Super Nintendo, Parodius Da faz parodia com Gradius que é outro grande clássico e aqui teremos 4 personagens para escolher que são eles.
Vic Viper: A clássica nave da série Gradius, suas armas são as mais comuns e eficientes do game e deixam o jogador tranquilo pra passar pelo jogo sem dificuldade. Dentre elas temos:

Octopus: Também chamado de Takosuke (Tako quer dizer polvo em japonês) e podemos considerar que ele seja o personagem principal da franquia Parodius. Ele foi criado no primeiro game (o do MSX2) e continuou como um personagem frequente nos demais games da franquia. Ele inclusive aparece no título do game. Jogar com o Octopus vai ser tão bom quanto com a Vic Viper pois ele possui um armamento muito bom. E as armas são essas ai.
Twinbee: Vindo do game de mesmo nome este personagem tem um formato de inseto com dois braços. Suas cores porém pertencem ao Winbee, a nave do segundo jogador em Twinbee. Uma outra variação pequena fica por conta do design dos vidros do cockpit que foram modificados em Parodius. Ah e só pra constar o game original de Twinbee é um shooter também mas como orientação vertical. Suas armas oferecem a variação mais diferenciada do game. Suas armas são as seguintes:
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Armas do Pentarou |
Bom... Posso dizer que jogar com o Pentarou vai oferecer o maior desafio do game pois suas armas são as mais limitadas em termos de usabilidade e o modo com que suas Options se comportam dificultam ainda mais as coisas. Uma curiosidade é que o Pentarou traz a configuração de armas inspirada no padrão de Gradius III de Arcade.
Com isso já dá pra se ter uma ideia dos personagens que compõem o elenco jogável do game. Podemos dizer que o elenco é bastante variado e traz muita coisa sem noção como um polvo e um pinguim voando pelo espaço mas acredite temos inimigos e chefes ainda mais estranhos....
Eu acho que o jogo é muito bonito no Super Nintendo e as musicas são um show a parte e ainda por cima ele tem conteudo extra que não tem na versão de arcade talvez a unica critica é que o modo multiplayer não é simultaneo e que temos apenas 4 naves para escolher, mas isso foi corrigido nas sequências desse jogo que veremos mais a frente nessa lista, bom o jogo tem muito conteudo que eu poderia falar aqui por horas então se quiser saber tudo sobre o jogo veja nossa análise de Parodius Da aqui no blog.
BioMetal - Desenvolvido pela Athena e publicado pela Activision em 1993 é um jogo que eu particularmente gosto bastante e escolher a versão Americana ou Japonesa faz toda diferença eu particularmente prefiro a Japonesa pois as musicas são bem melhores, na versão americana colocaram umas musicas que faziam sucesso no anos 90 mas pra mim parecem trilha sonora de jogo de basquete isso porque a musica é do 2 unlimited um grupo que fez muito sucesso com esse estilo, sei que vai ter gente que vai preferir a versão americana do jogo por causa da musica também, BioMetal também tem outras particularidades como o GAM que é a mecanica principal do jogo, quanto ativamos o GAM ele se transforma em uma espécie de escudo com umas esferas que ficam girando em volta da nave, tem um barra que é o medidor de tempo do GAM, dominando essa mecanica você vai se dar bem no jogo pois O GAM pode absorver a maioria dos tiros dos inimigos mas não te protege se ele baterem de frente com você. As fases são medianas já que umas são bem bonitas e outras com pouca criatividade e algumas possuem ótimos efeitos só acho que não possuem tanta variedade, os Sprites são bem grandes e podem apresentar inimigos gigantes que pegam quase a tela toda, o desafio é ok são 6 fases então o jogo é pouco curto, é outro que apenas para um jogador mas é divertido e vale a pena jogar.
Darius Twin - Desenvolvido e publicado pela Taito em 1991 é o jogo onde misturamos nave com peixes no espaço e quem diria que essa mistura maluca daria um jogo tão legal, como esse aqui é o Twin então é claro que podemos jogar de 2 o que deixa o jogo mais divertido, a série Darius começou nos arcades mas esse é exclusivo de Super Nintendo e esse aqui é praticamente um pacote completo de como deve ser um bom jogo, os gráficos são muito bonitos a trilha sonora é muito boa e ele não é tão dificil já que quando morremos a gente não perde a força da nossa arma e falando em arma o sistema de powerups é bem simples que consiste em pegar os cubos para melhorar a arma principal a arma secundária e nosso escudo, tem outros cubos também para bombas vidas e atualização de tiros, tudo simples e direto sem muita enrolação o jogo tem 12 fases onde podemos fazer vários caminhos diferentes e os caminhos interferem diretamente nos finais do jogo que teremos 5 no total então o jogo ainda tem um ótimo fator replay e é diversão garantida já que as fases são legais as batalhas com chefes são incriveis, os chefes são incriveis, sério um jogão muito recomendado para quem ainda está iniciando em jogos de nave.
Kaite Tsukutte Asoberu Dezaemon - Desenvolvido e publicado pela Athena em 1994 é um jogo de nave muito interessante no Super Nintendo porque ele tem seu modo campanha bem redondinho com fases bonitas, musicas legais, sprites grandes, porém é bem curto, em 20 minutos você já termina, mas a graça do jogo não está nisso e sim que ele é uma espécie de Mario Maker só que de jogo de nave ele tem a opção de você mesmo criar fases e inimigos e depois jogar sua fase e olha da pra fazer coisas bem complexas ele também tem a ferramenta para você criar suas musicas que também é bem completo, o unico problema é que eu fiquei horas tentando entender como criar uma fase e eu não consegui fazer nem um rabisco se quer, mas musica eu até consegui fazer, encontrei algumas fases que algumas pessoas fizeram e achei bacana, deixo o desafio para vocês produzirem algo e mostrar pra mim que eu pretendo pegar os melhores e mostrar aqui no canal, enfim dependendo da criatividade de quem por a mão nesse jogo ele pode ser o melhor jogo que já existiu ou o pior.
Star Fox - Desenvolvido pela Argonaut Games e publicado pela Nintendo em 1993 agora para tudo e vamos aplaudir o jogo de nave mais relevante de sua geração você pode não gostar do jogo, pode preferir jogar navinha no pc engine ou no mega drive, mas o fato é que Star Fox vendeu 2,990 milhões de unidades ficando bem a frente dos concorrentes da geração pra ter uma noção os que se aproximaram dele foi o port de asteroides para o Super Nintendo que vendeu 400 mil unidade e o Super R-Type que vendeu 200 mil e se for considerar todas as gerações só dois jogos de nave venderam mais que Star Fox isso prova o quanto esse jogo foi popular numa época em que o genero de navinha já estava em declinio, mas isso só foi possivel porque o jogo teve caracteristicas marcantes para época como por exemplo ser um dos primeiros jogos a utilizar polignos 3D em um console doméstico, as mecanicas também eram bem diferentes com combates aéreos emocionantes e fases variadas. O jogador controlava a nave Arwing e precisava desviar de obstáculos, inimigos e mísseis, além de completar objetivos específicos em cada fase. Até a história do jogo era diferencia onde faziamos parte de um grupo de mercenários liderados por Fox McCloud, os personagens do grupo tinham personalidade própria e davam um charme a mais para o jogo.
A trilha sonora também é um show a parte com musicas que eu realmente gosto de ficar ouvindo até hoje.
HyperZone - Desenvolvido e publicado pela Hal Labs em 1991 é um jogo de nave sob trilhos assim como star fox, mas esse jogo abusa do Mode 7 usando ele de uma forma espelhada para criar efeitos 3D, isso dava uma ótima sensação de profundidade e movimento em um ambiente 2D. Outra coisa legal é que o jogo até que é longo tendo oito fases no total cada uma com seu próprio visual não temos tanta variedade de inimigos e obstaculos, mas pelo menos eles são bem grandes, vamos passar por cidades futuristas, desertos e espaços siderais, fases com fogo, neve, agua e umas super coloridas não são os melhores gráficos do mundo mas são criativos a trilha sonora é agradavel, o sons são ok nada acima da média, porém apesar de alguns sons estarem dentro do aceitavel fazendo o seu papel tem alguns sons meio irritantes também. O jogo não é tão dificil mas também não é nenhum passeio no parque a cada fase o desafio vai ficando cada vez mais dificil, enfim Hyperzone foi lançado nos primeiros anos do super nintendo é um cartucho minusculo de apenas 4megabits mas entrega um bom jogo.
Syvalion - Desenvolvido pela Taito e publicado pela JVC em 1992 é um jogo com a premissa muito boa por ser bem criativo e não é pra menos o cara criou esse jogo foi o Fukio Mitsuji o mesmo criador Bubble Bobble que infelizmente em 2008 ele faleceu muito jovem com apenas 48 anos, mas deixou seu legado em jogos como esse, bom devo dizer que é fato que o Syvalion é muito melhor no fliperama que eu nunca nem vi, mas emulei um pouco pra ter uma noção e a versão do Super Nintendo apesar de ser bem competente ainda fica devendo em muitos quesitos, mas aqui basicamente vamos controlar esse dragão chinês cuspidor de fogo em quanto desviamos de tiros e desvendamos os segredos de muitos labirintos eu gostei bastante da jobalidade imagine vc jogando o jogo da cobrinha mas com um pouco mais de velocidade e pode atirar, então a sensação é mais ou menos essa, o problema é que o jogo não tem desafio porque tem muitos check points e continues infinitos pelo menos foi assim no primeiro modo de jogo e até metade do segundo modo que foi o tanto que aguentei jogar pra falar sobre ele, os gráficos são legais, a ideia é legal, as musicas não são ruins e mesmo com tudo isso o jogo é um tanto chato, bom pelo menos foi isso que eu senti, joguem e tirem suas conclusões.
Cosmo Gang: The Video - Desenvolvido e publicado pela Namco em 1992 outro jogo que veio direto do arcade em um bom port para Super Nintendo ele é meio que um Galaga só que mais fofinho pois o jogo é bem colorido e carismático não só no seu visual mas também na sua trilha sonora e efeitos sonoros você deve passar por várias telas eliminado todos os inimigos, claro que no começo vai parecer tudo muito fácil mas não é não principalmente nas ultimas fases e no chefe final não é nada impossivel mas tem lá uma certa dificuldade, da pra ficar ainda mais divertido jogando de dois e eu realmente recomendo que joguem de dois porque é mais legal mesmo.
Space Invaders - Desenvolvido pela Taito e publicado pela Nintendo em 1997 bom na verdade no Japão ele saiu em 1994 mas nos estados unidos só foi em 97 mesmo e estou trazendo ele pra essa lista porque muita gente nem sabe que existe esse jogo no Super Nintendo e agora eu deixo uma pergunta, precisava? Cara quem sou eu pra criticar Space Invaders um clássico dos arcades popularizou a Taito que faturou milhões com o jogo fez outras empresas copiarem sua formula de sucesso e 16 anos depois lançar no Super Nintendo sem nenhuma adição relevante? bom não faz muito sentido pra mim, claro que para Taito fazia sentido afinal esse aqui é claramente um jogo lançado para farmar dinheiro de uma forma fácil, o jogo continua bom como sempre foi, possui 4 modos sendo colorido, preto e branco, clássico e até um modo de cor celofane para lembrar da maquina onde eles colocavam papel celofane por cima para silumar cores e tem até um mode versus que da pra jogar de dois, não sou contra manter o visual dos jogos clássicos, mas sou sempre a favor também de uma repaginada, se você nunca jogou isso no fliperama ou no atari vale a pena conhecer no Super Nintendo por ser mais simples e rapido de emular, mas não espere a melhor experência do mundo.
Galaxy Wars - Desenvolvido pela C-Lab e publicado pela Imagineer em 1995 é o mesmo estilo de Space Invader para o Super Nintendo é um relançamento de um jogo de arcade de mesmo nome que foi lançado no final dos anos 70 a unica diferença é que nesse aqui além dos modos clássicos você também tem o Neo Mode que até da pra jogar de dois com os gráficos repaginados pensando num jogo de 16 bits se a versão de Space Invaders tivesse isso seria bem mais legal, bom o jogo também não tem nada diferente da versão orginal antigona aqui a gente é tipo um foguete ou um missel sei lá e tem que acertar as naves lá em cima, mas diferente do Space Invader onde a gente atira, a verdade é que a versão original de Space Invader é melhor que esse jogo, mas entre esse e o space invader de snes eu prefiro esse aqui e esse é o tipico jogo que sempre vinha naqueles cartuchos multi jogos, vários 5 em 1 tinha esse jogo no meio e já me trolou uma vez quando eu vi ele numa locadora e como tinha um cara na capa do jogo que eu jurava que era o Peter pan eu aluguei e foi o puro ódio quando cheguei em casa, mas foi mais por não ser o que eu esperava mas da pra se divertir um pouco com ele.
YamYam - Desenvolvido pela Pandora Box e publicado pela Bandai em 1995 e é um jogo de nave com pitadas de RPG e esse não aquele estilo que o RPG vai estar com elementos no tiroteio e sim literalmente um RPG e depois das partes de RPG começa o tiroteio, e olha só em 2025 ou seja lá em que ano que vc está assistindo esse vídeo e tem um jogo de Super Nintendo que você nunca tinha visto heim, se isso for real da um like e comenta ai pra ajudar no engajamento e aqui eu tenho que ser sincero também, eu já conhecia o jogo a alguns anos, mas só por meio de pesquisas fui jogar ele pra aprender e falar melhor sobre ele mas o jogo é todo em japones e eu progredi muito pouco mas gostei bastante do que vi, o problema é que para seguir em frente precisamos fazer certas missões como falar com alguma pessoa, encontrar pessoas ou itens e até comprar itens certos e estando tudo em japones complica se no momento desse vídeo não tiver tradução para esse jogo o jeito é sair apertando botão que nem louco ou abrir o google translator e seja o que deus quiser, mas no jogo somos um garoto topeira chamado Magu-Magu e temos nosso animal de estimação que sei lá parece um Ornitorrinco e ele é a nossa nave, vamos passar ao longo de 29 fases com belos cenários numa perspectiva 3D que já vi gente da concorrência falando que o Super Nintendo não tem jogo assim, coitados dos especialistas heim, enfim eu ainda estou aprendendo e estudando mais sobre jogo e estou gostando bastante se alguém souber de alguma tradução manda ai pra gente.
Turn and Burn: No-Fly Zone - Desenvolvido pela Imagineering e publicado pela Absolute Entertainment em 1994 sabe aquele jogo que você acha incrivel mas nunca conseguiu aprender a jogar? Então esse é o Turn and Burn pra mim no Super Nintendo, eu realmente acho que é um jogo a frente do seu tempo, sempre fiquei de boca aberta vendo meus amigos jogarem, alguns até inventavam história explicando coisas no painel do avião que na real nem aconteciam mas como eu sempre fui um zero a esquerda nesse jogo e um criança bem burra eu acreditava e acho que o problema não estava em ser criança porque até hoje não sei jogar esse treco, aqui estamos num simulador caça areo pilotando um F14 que a propósito o nome do jogo no Japão é Super Dogfight F14 teremos várias missões, sendo 16 pra ser mais preciso onde temos que abater outros aviões, submarinos em quanto temos que gerenciar o combustivel e a munição do nosso avião o problema pra mim é que nunca entendi bem como faz pra abastecer, eu sempre erro o pouco e sempre tomo perdido dos aviões inimigos, o jogo não tem musicas durante as fases somente efeitos sonoros que são bem bons na real, enfim eu acho o jogo meio confuso mal consigo passar duas fases, mas mesmo assim eu adoro ele.
Lock On / Super Air Driver - Desenvolvido pela Copya Systems e publicado pela Vic Tokai em 1993 olha eu realmente não sei dizer se esse jogo é melhor que Turn and Burn mas pelo menos esse eu consigo jogar, não que seja um especialista no jogo mas de vez em quando da pra passar a primeira fase e falando sério mesmo acho esse jogo um tanto desbalanceado na dificuldade conheço muita gente que desiste logo na primeira fase e não é pra menos ela já começa sendo uma das mais dificeis do jogo, por exemplo a segunda e terceira fase são bem mais fáceis, mas mesmo assim o jogo é legal vamos ter missões areas e missões terrestres e temos 4 tipos de aviões diferentes pra usar, mas não são todos disponiveis para todas as missões, acho os gráficos muito bonitos o mode 7 aqui é utilizado de forma bem convincente, acho as coisas um poucos mais intuivas de entender nosso radar, da pra saber quanto tempos de combustivel, o tanto de misseis e no radar não tem segredo pontinho branco é missel inimigo e pontinho vermelhor é inimigo e de resto é só meter bala, nas fases teremos musicas e eu gosto das musicas do jogo, enfim outro joguinho de nave bacana.
Hunt for Red October - Desenvolvido pela RSP e publicado pela Hi Tech Expressions em 1993 e meu deus RSP e Hi Tech Expressions são os mesmos que fizeram Tom e Jerry no Snes então já podemos esperar uma bomba de jogo né? Olha sendo bem sincero com vocês eu gosto desse jogo porque é diferente é uma espécie de Shmup só que de submarino ele é baseado em um filme que eu nunca nem vi e tem gente que já torce o nariz pro jogo por ser baseado em filme porque jogos baseados em filmes costumam ser meio ruins, mas como eu disse não é caso desse pelo menos pra mim, os gráficos são ok a trilha sonora é meia boca e confeso que depois de alguns minutos jogando ou musiquinha vai grudar na sua cabeça ou vai te irritar, no jogo teremos diversas missões como só atravessar o oceano, escoltar o titanic, destruir cidades ou navios e até um Kraken gigante, o jogo tem uma variação quando entramos no bonus e fica com mira e vira um jogo de tiro em primeira pessoa o bonus é importante porque podemos recurar vida e recarregar nossas armas que são muita, cada botão da tiro com uma arma diferente, outro ponto que eu devo destacar é que eu acho o jogo bem dificil então já vai preparado pra sofrer um pouco, acho que não tem como não recomendar um jogo de nave onde a nave é um submarino, então é isso joguem.
CHOPLIFTER III: RESCUE SURVIVE - Desenvolvido pela Beam Software e publicado pela Extreme Entertainment Group em 1994 e esse aqui eu tenho certeza que geral falava "choplfighter" e olha ai mais um jogo de helicoptero para a lista mas esse aqui é dos bons e aqui as coisas são simples, estamos em guerra e precisamos salvar os reféns essa mecanica pra esse jogo nasceu lá nos anos 80 no primeiro Choplifter e aqui no Snes ele segue a mesma formula de seus antecessores, pois pra quem não sabe esse jogo teve versões para arcades, atari, gameboy, master system, game gear, NES e mais um monte Graficamente falando, Choplifter III obteve todas as melhorias que o poder dos 16 bits pode oferecer, deixando os ambientes mais detalhados e envolventes, melhores animações, representando melhor um cenário de guerra. Apesar das melhorias, os gráficos não fazem parte de nenhuma revolução gráfica para os padrões do SNES, ainda mais, quando comparados a outros jogos da mesma época ou até mais antigos.
A variedade de inimigos agora aumentou bastante, podendo o jogador se deparar com tanques, aviões, helicópteros e canhões de diferentes tipos, e também humanos com metralhadoras e lança míssil. Boa parte deles agora fica em locais estratégicos para atrapalhar ainda mais no avanço do jogador. Mas de longe, a melhor inovação na série, foi à inclusão de chefões!!! Bem ao melhor estilo dos “shoot n´up´s” tradicionais, os chefões são enormes, poderosos e exigem estratégias para derrotá-los. São tanques, hovercrafts, canhões e alguns são próprias construções fixas com vários armamentos montados... Estes geralmente possuem um ponto fraco. Os chefões, assim como qualquer outro (ou não), tem uma diversidade de ataques e precisam de vários tiros para derrotá-los (vão mudando de cor à medida que vai tomando mais danos). Pra derrotar os gigantes teremos uma boa variedade de armas como -Bombas
-Napalm
-Bola de fogo que se espalha em projéteis menores
-Míssel
-Míssel Teleguiado
-Contra-medida (para fugir dos mísseis inimigos)
-Invencibilidade
temos até uma base aliada pra recuperar vida, talvez o ponto fraco do jogo seja sua trilha sonora que não é das melhores, mas o jogo é muito bom recomendo demais e se quiserem conhecer tudo sobre a franquia já fizemos uma análise aqui no blog SnesTalgia
Rex Nobilis e Fuzzy Shooting - O Rex ainda está em desenvolvimento e o Fuzzy foi lançado em 1994 primeiro devo falar do Rex que vai ser um bullet hell rodando na resolução máxima do Super Nintendo, eu já tinha dito várias vezes antes que dava pra fazer jogos coloridos e com visual legal usando a resolução maior do Snes bastava alguém querer fazer com capricho e ai está o jogo além de apresentar um visual legal ainda tem um monte de sprites não temos data de lançamento definido ainda mas esta ficando um trabalho legal, o criador do jogo disse que não vai ter chip nenhum, tudo que vc esta vendo vai rodar diretamente no Super Nintendo então vamos aguardar e eu citei o ReX Junto com o Fuzzy Shooting porque ambos são homebrew a diferença é que um é atual e outro é de 1994, na verdade o Fuzzy Shooting é quase que uma lenda urbana existente, pouco se sabe sobre esse jogo a unica coisa que sabemos é o que vemos, um jogo claramente não finalizado mas com muito potencial, o design da unica fase do jogo é bacana e os sprites também o jogo não tem som nenhum e fica aquele gostinho de que poderiam ter finalizado isso aqui e fica a dica alguém pega a rom desse jogo e finaliza, seria bem legal.
ACCELE BRID - Desenvolvido pela Genki e publicado pela Tomy Corporation em 1993 é um jogo com visuias incriveis em todas as suas fases aqui claramente o foco ficou no diferencial gráfico vamos controlar um mecha bolodão que também pode se transformar em uma nave de ataque ou de defesa, mas devemos escolher esse tipo de transformação antes da fase começar e quando nos transformamos é por um curto periodo de tempo, o jogo meio que te obriga a jogar com o mecha mas depois virar nave por um tempo, além dos gráficos que são sensacionais tanto das fases quanto dos inimigos também temos uma trilha sonora muito boa, sério várias musicas desse jogo são ótimas, podemos equipar armas no robo em seus dois braços mas das pra atacar dando soco também, o jogo é grandioso em vários aspectos mas algumas precisamos pontuar, primeiro que só tem opção para 1 jogador e segundo que o jogo tem um sistema de colisão meio ruim então ele acaba se tornando um pouco dificil em algumas partes mas não pelos motivos certos, outra coisa é que temos um radar mas é totalmente inutil, até hoje não sei se é só enfeite ou se realmente funciona mas minha burrice não deixa eu entender o funcionanmento dele, acho que se tivessem melhorada essa parte da jogabilidade e ele fosse um pouco mais longo ele seria nota 10.
Star Fox 2 - Desenvolvido pela Argonaut Games e publicado pela Nintendo em 2017 foi a continuação do aclamado Star fox e lembra que eu disse que star fox foi jogo de nave mais relevante para sua época? Então o Star Fox 2 tinha tudo para ultrapassar essa marca mais foi cancelado com o jogo praticamente pronto e é uma pena já que o Nintendo 64 já estava chegando e teria seu própio Star Fox a Nintendo resolver não lançar o jogo para o Snes na época isso ajudou o Star Fox 64 que vendeu mais que o Star Fox, mas ele pegou muito do Hype do primeiro jogo e acho que isso também teria acontecido com o Star Fox 2, mas a Nintendo vacilou, só não vacilou quando lançou o Snes mini com esse jogo inclusivo acredito que as sei lá quanto milhões de cópias do Snes mini foram graças a esse jogo, agora o jogo em si eu acho bem mais bonito que o primeiro e tem o diferencial da gente pode escolher entre as 6 naves que e temos dois personagens novos na trama, a primeira é a Fay uma cadelinha branca e Miyu que é uma lince, as naves de cada personagem são diferentes no seu formato e cor e podemos escolher qualquer um dos disponiveis mais um parceiro, eu sempre jogo com o coelho e com o sapo porque as naves são diferentes e só por isso mesmo. O mapa do jogo é interessante porque ele foi feito de uma forma para não deixar o jogo linear, temos que proteger cornelia dos misseis e atacar as naves inimigas, na gameplay em relação ao primeiro jogo teremos quase tudo parecido a diferença fica no tiro carregado e nas fases que nossa nave fica num formato de galinha eu realmente gosto bastante dessa inovação, mas entendo quem não goste e é ai que acho que tem outro vacilo da Nintendo, essa mecanica tinha que ter sido implementada em 96, ali sim teria mais impacto, mas depois de todo esse tempo serviu mais pra galera criticar mesmo a musica do jogo não é ruim, mas não se compara com as musicas do primeiro star fox, o jogo também está disponivel no Nintendo switch online e eu acho bem gostoso de jogar mesmo hoje em dia a verdade é que eu não sou um grande fã star fox, sou péssimo no jogo mas prefiro o segundo jogo do que o primeiro e vocês qual jogo da franquia star fox é o seu preferido?
É isso a parte 3 vai estar no blog em breve
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