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Análise Congo's Caper Super Nintendo (Snes)

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Desenvolvedora: Data East
Gênero: Plataforma
Modos de jogo: Single-Player / Multiplayer
Ano de lançamento: 1993
Download: Congo's Caper

Fala galerinha, estamos chegando com mais uma análise de jogos de Super Nintendo, e a partir de agora toda análise vai se chamar “SnesTalgia” e o escolhido da vez foi Congo’s Caper ou Joe e Mac 2 no Japão. Então vai ser SnesTalgia Congo’s Caper.
Como nós do Blog SnesTalgia já tínhamos feito uma análise “Review Prehistorik Man” que também é um jogo das cavernas, então Congo’s Caper é o próximo jogo na categoria antes de cristo a ser analisado.
O Jogo

Congo’s Caper é mais um jogo de Plataforma sobre a pré-história para Super Nintendo, mas não podemos comparar Congo com qualquer jogo das cavernas, pois Congo’s Caper é um jogo muito bom.
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Congo é bem simpático
No jogo você é um macaco que por uma bruxaria ou obra do capeta se transforma em ser humano, ou melhor, meio humano e meio macaco. Se ficou confuso vou explicar melhor. Um bando de macacos alegres e serelepes estavam no planeta dos macacos quando do nada caiu do céu duas esferas vermelhas sobre dois macacos e assim eles viraram humanos, eles eram Congo que é o herói do jogo e Conguete a donzela do jogo.
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As esferas caem nos macaquinhos que brilham e depois tcharammm
Logo em seguida aparece um demônio, capeta, capiroto, satanás ou sei lá o que e sequestra a Conguete. Sim é mais uma história bem clichê do mocinho que vai descer o porrete em deus e mundo para salvar a mocinha.
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O Tinhoso sequestrou a Conguete =´(
Mas espera ai! Essa história me parece ser familiar... Tem esferas e homem com calda de macaco? Então o nome do jogo deveria ser Dragon Congo’s Caper Z.
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Goku e Congo, é não se parecem muito.
Enredo

Como já disse antes é um jogo com uma história bem clichê, nada de inovador nesse quesito, mas nem precisa de muita história não é mesmo? Afinal Congo que a partir de agora irei chamar de “Goku era um macaco que virou humano e a única macaquinha que virou mulher e que poderia acasalar e perpetuar a nova espécie foi sequestrada, então é aceitável que ele vá à busca de sua amada e depois de salva-lá devem acasalar loucamente até nascer o Goham.
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Se ficar parado muito tempo o macaco faz um dancinha mostrando o traseiro.
Ao longo do jogo você deve coletar diamantes amarelos para ganhar pontos e vidas extras, cada 100 diamantes equivale uma vida, os Rubis vermelhos ou esferas vermelhas se preferir chamar assim, te transformam em humano, um diamante gigante representa uma vida e um cubo azul faz com que rode uma roleta da sorte em uns quadradinhos no topo da tela se conseguir 3 imagens iguais você ganhará prêmios ou não.
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A ultima imagem é o Bônus, lugar ideal para ganhar vidas.
Trilha Sonora

Talvez esse seja o ponto mais fraco do game, pois as músicas são bem repetitivas e não são marcantes, elas só são legais quando se está enfrentando algum chefão “Boss” fora isso é um quesito que ficou devendo e muito, já os sons conseguiram ser ainda piores que as músicas, pois em alguns momentos chegam até irritar, sem contar o fato de ter uns sons bem toscos que é uma pena, pois o jogo merecia uma atenção maior em sua trilha.
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Esses caras vão dar trabalho.
Gráficos

Os gráficos podem ser considerados bons para um jogo de 1993 tendo em vista que a maioria dos jogos daquela época não tinham gráficos tão bons como de Congo’s Caper, não estou dizendo que é uma das 7 maravilhas do mundo, mas é bem satisfatório com sprites bem desenhados e fases bem coloridas, os vilões do jogo foram muito bem feitos e nosso herói “Goku” chega até ser carismático.
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Nesse jogo tem ninjas, fantasmas e espinhos, na ultima foto dei pause na hora da morte.
Jogabilidade

Tratando-se de um jogo de plataforma a jogabilidade não tem lá muitos segredos, basicamente é andar e pular por abismos e na cabeça dos inimigos, mas o jogo tem algumas particularidades, pois pode-se interagir com os inimigos usando-os como trampolins para poder pular ainda mais alto. Apertando “Y” Goku usa seu “Bastão Mágico” que na verdade é uma clava ou um tacape se preferir chamar assim, esse pedacinho de pau que é sua principal arma durante o jogo e em minha opinião mais atrapalha do que ajuda por ter um alcance pífio e limitado chegando até ser tosco.
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Cada macaco no seu galho.
Se você pular e apertar para cima Goku dará um giro e se encostar em algum inimigo quando estiver girando você  mata o infeliz do inimigo, nas ladeiras do jogo se pressionar e para baixo e segurar, Goku ira descer girando e irá matar todos os inimigos que encontrar pelo caminho, estranho , outra coisa que já vi em algum lugar, se não me engano era Sonic o nome do jogo, mas deve ser engano meu.
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Fase da água, Tiranossauro, e imitando o Sonic. Jogo cheio de surpresas.
Como o personagem principal do jogo é o Goku, se você coletar um Rubi quando estiver na forma de macaco você vira humano, na forma humana se pegar 3 rubis você irá se transformar em Super Sayajinvirando o zica da selva, tudo bem que vai ficar bem "afeminado" todo coloridinho saindo estrelinhas e brilhinhos por todo corpo mas Goku fica muito mais “Madafoca” os pulos chegam até a lua e você ainda pode planar quando está caindo. Se tomar 3 pancadas volta a ser humano e se tomar uma pancada quando for macaco você irá queimar no fogo do inferno.
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Para passar o chefe ninja só no modo super sayajin.
Desafio

Dragon Congo’s Caper Z é um jogo que a primeira vista você não vai levar muito a sério e vai dizer assim:
"Haaa esse joguinho de criança eu terminarei em meia hora." É meu caro amigo se esse foi seu pensamento você acaba de se lascar todinho, pois o jogo tem uma dificuldade traumática.
Primeiro que seu “Life” ou pontos de vida se preferir chamar assim são apenas 3 e não tem como aumentar, segundo que o jogo irá te pregar uma peça com umas fases bem fáceis e depois você irá encarar telas com o nível Ultra Hard máximo, sim é verdade que as telas são curtas mas isso não quer dizer que você irá chegar até o final de todas elas e quando chegar nos chefões então vai chorar feito criança de tanto que vai morrer. Hoje em dia é mais fácil graças ao milagroso save state, mas quem jogou direto no Super Nintendo vai entender o que estou dizendo.
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Congo e Conguete casal lindo uai.
Passwords
Uma coisa boa do jogo é o sistema de Passwords, caso você seja um pilantra trapaceiro deixaremos disponíveis pra você os Passwords de Congo's Caper “Joe & Mac 2”.

Water World - Completo:  Coroa / Macaco / Fuzzy / Macaco



Volcano World - Completo: Fuzzy / Congo / Estrela / Fuzzy


Castle World - Completo: Macaco / Coroa / Congo / Estrela


Final Stage: Fuzzy / Coroa / Estrela / Macaco


Stage Select: Macaco / Estrela / Coroa / Congo
Agora o momento mais esperado, a avaliação SnesTalgia




Considerações Finais

Contras: O jogo é relativamente curto, os ataques com o bastão são muito limitados, sons atrapalham no decorrer do jogo.


Prós: O jogo tem um visual agradável, mesmo sendo um pouco difícil você fica preso ao jogo até o fim.

Conclusão: Congo’s Caper “Joe e Mac 2″ é um jogo que muitos jogaram na sua infância, mas devido o jogo ficar devendo em muitos aspectos, poucos lembram o nome do jogo. É um jogo bom indicado para ser jogado em uma tarde de domingo.
O jogo não se encaixa entre os 100 melhores jogos de Super Nintendo, mas leva o selo de qualidade Snestalgia que indica que vale a pena conferir.

Nota Final: 6,0


Baixe o jogo(rom) e confira. Clique no link abaixo para fazer o Download:


Congo's Caper Via uploaded



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