Fabricante- Micronics
Gênero(s)- Shooter / Tiro / Navinha
Modos de jogo- Single Player / Multiplayer
Ano de lançamento- 1992
Download – Raiden Trad
E ai cambada ligada no blog SnesTalgia, hoje vou mostrar para vocês um jogo que fez um pequeno sucesso no árcade e teve ports para alguns consoles, e claro que um deles foi nosso grandioso Super Nintendo, então apertem os cintos e vamos começar a SnesTalgia Raiden Trad também conhecido como Raiden Densentsu.
Gênero(s)- Shooter / Tiro / Navinha
Modos de jogo- Single Player / Multiplayer
Ano de lançamento- 1992
Download – Raiden Trad
E ai cambada ligada no blog SnesTalgia, hoje vou mostrar para vocês um jogo que fez um pequeno sucesso no árcade e teve ports para alguns consoles, e claro que um deles foi nosso grandioso Super Nintendo, então apertem os cintos e vamos começar a SnesTalgia Raiden Trad também conhecido como Raiden Densentsu.
Atenção: Este artigo Contém Spoilers e Maluquices do Autor, leitura fica por sua conta e risco.
Enredo
Era de se esperar que um jogo onde objetivo principal seja atirar para todos os lados com seu avião, não tivesse lá uma história digna de um Oscar e na verdade jogos desse estilo a história é meio que irrelevante, mas Raiden Trad tem uma história, que é mais ou menos assim:
Estamos no ano de 2191 e a terra foi invadida por alienígenas que por algum motivo querem destruir nosso planeta, e a nossa missão é pilotar a nave Raiden e salvar a terra, FIM.
OK a história é bem simples, só que tem uns problemas ai vocês não acham? Se alienígenas são nossos inimigos porque eles pilotam tanques e guerra, aviões e helicópteros? Sério que ninguém da produtora do jogo se tocou que isso ficaria estranho? Tudo bem, como eu disse a história não conta muito em jogos desse tipo, mas convenhamos que isso foi uma tremenda bola fora.
Gráficos
Claro que se compararmos a versão de Snes com a versão dos fliperamas iremos dizer que o port para Snes ficou devendo, mas para os jogos da época os gráficos são aceitáveis, não são magníficos, mas são coloridos pelo menos. Temos 5 fases mas o visual de algumas são bem parecidos e nenhuma delas tem um visual empolgante.
O que incomodou a maioria foi a fato da grande repetição de cenários e inimigos, que deixou o jogo enjoativo até mesmo para os fãs do gênero, nem mesmo os poucos efeitos visuais agradaram por serem de qualidade duvidosa, exemplo, as marcas dos taques quando os destruímos que são padrão em jogos desse tipo ficaram parecendo um borrão e não destroços de um tanque.
Os aviões que pilotamos são grandes e os tiros dos nossos inimigos também são grandes e isso nos faz virar um alvo fácil, nossos tiros e dos nossos inimigos são amarelados e no meio de um tiroteio frenético é fácil ser acertado por nem entender de onde vêm os tiros.
Trilha Sonora
As músicas são o destaque do jogo, mesmo não sendo as melhores do mundo, talvez os pontos negativos do jogo sejam tantos que as musicas medianas que temos aqui parecem ser a melhor coisa que existe, mas não é, apenas cumprem o seu papel sem incomodar muito, mas também sem nos empolgar tanto. Já os sons também deixam a desejar, os barulhos das explosões são meio esquisitos e o sons dos tiros a laser são irritantes demais.
Jogabilidade
Esse é outro quesito onde não podemos esperar muito afinal um jogo no estilo “navinha” consiste apenas em atirar e soltar bombas, pelo menos naquela época. O diferencial aqui é que existem três opções de tiros que podiam ser adquiridos através de powerups que ficavam sobrevoando a tela quando destruíamos um determinado tipo de inimigo ou objeto.
O vermelho é um tiro considerado “normal” onde conforme fazemos upagrades ele ganha mísseis que causam maiores danos nos inimigos.
O azul é um laser bem do sem vergonha que só é vantajoso usar quando ele esta no máximo, bom pelo menos em minha opinião.
O verde que vem com a letra “H” deixa seu tiro no máximo, assim sendo o mais vantajoso de todos.
A bomba pode soar como algo estrondoso e salvador, mas nem é tudo isso, podemos usar tanto para atacar quanto para defender, mas ele não causa um grande dano como vemos em outros jogos, ressaltando que o efeito visual dela é meio tosco.
O modo multiplayer pode deixar as coisas um pouco mais fáceis e divertidas, mas não muda nada no jeito de jogar, o único detalhe que vale ressaltar é que no árcade quando um avião era destruído, os destroços da nave podia acertar o seu próprio parceiro, já no SNES isso não acontece.
No fim das contas a jogabilidade é simples, porém você precisa de ótimos reflexos já que o jogo é demasiadamente lento, seu avião é enorme e quando vem tiro por todos os lados você pode sofrer um ataque epilético.
Desafio e Diversão
O jogo não é dos mais difíceis depois que você se acostuma com a jogabilidade, claro que no árcade como ele era um “papa fichas” as coisas poderiam ficar tensas, mas o padrão é o mesmo então não era difícil encontrar alguns manolos que zeravam o game com apenas uma ficha e no Super Nintendo também conseguimos zerar sem continues. O jogo é bem regular e pode ser que você enjoe dele rápido então o fator diversão também não é dos maiores.
Agora o momento mais esperado, a avaliação SnesTalgia
Contras: Inimigos repetitivos, jogo curto e enjoativo.
Prós: Músicas e modo multiplayer.
Conclusão: Mesmo sendo um jogo bem simples, podemos encontrar vários fãs desse jogo por ser um clássico dos árcades, mas todos temos que concordar que o port para Snes não foi dos melhores.
O jogo não se encaixa entre os 100 melhores jogos de Super Nintendo vale o destaque para o selo de qualidade Snestalgia que indica que vale a pena conferir mesmo com os contras do jogo.
Baixe o jogo (rom) e confira. Clique no link abaixo para fazer o Download:
Raiden TradAjude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.
Realmente tenho que concordar que o game não é grande coisa.... Mas eu não entendi porque o Rayden aparece nas imagens... Achei que iria rolar alguma piada.............
ResponderExcluirÉ só um easter egg hehe
ExcluirTem um jogo com cenarios mais repetitivos e longos no SNES: Strike Gunner
ResponderExcluirMas tem uma boa variedades de tiros, e eu acho bem mais legal que esse =)
ExcluirEsse estava às margens do Snestrollgia...
ResponderExcluirRealmente passou bem perto
ExcluirAinda não joguei esse jogo. Vou jogar no Emulador do SNES.
ResponderExcluirmuito bom, gosto de jogos de nave... eu jogava muito o SONIC WINGS
ResponderExcluirSonic wings é da hora mesmo
ExcluirA versão do mega drive ficou muito boa tbm
ResponderExcluirEste jogo no Arcade é fantástico, essa versão de SNES é muito ruim. É considerado por muitos o melhor shmups vertical de todos os tempos.
ResponderExcluirÉ pq vc não jogou ALESTE de MSX que ganha de lavada deste game
Excluir