E aê pessoal beleza o/
Continuando a falar de games de SNES
que ganharam remakes (edição anterior NESSE LINK) agora
vamos falar de um dos maiores RPGs do SNES que teve diversos remakes e ports e
eu não estou falando de Zelda e muito menos de Chrono Trigger... Nosso escolhido desta vez é o quarto game de
uma das mais, senão a mais famosa série de RPGs de todos os tempos. Ou seja, o
nosso escolhido da vez é Final Fantasy IV quem tem mais port e
remake que muito Super Mario por aí kkkkkk.
Mas
antes de continuar vamos deixar aquela explicação sobre remakes que eu usei no
post anterior:
O game em questão é o famoso Super Mario Bros. Que deu ao bigodudo da
Nintendo a fama mundial. O game foi lançado originalmente pra NES em 1985 e em
1993 junto de outros games da série ganhou um remake pra SNES na coletânea
Super Mario All Stars trazendo como melhorias os gráficos redesenhados e mais
detalhados, músicas com qualidade superior e a possibilidade de salvar seu
progresso no cartucho. Acho que com isso dá pra se ter uma ideia de o que é um
remake então paremos de enrolar e vamos ao que interessa..."
GAME ORIGINAL E SUAS LOCALIZAÇÕES
Nome: | Final Fantasy IV (Japão) Final Fantasy IV Easy Type (Japão) Final Fantasy II (EUA) |
Gênero: | RPG |
Desenvolvido por: | Squaresoft |
Publicado por: | Squaresoft |
Game ID e Data de Lançamento: | SHVC-F4 (Japão) 19/07/1991 SHVC-FE (Easy Type. Japão) 29/10/1991 SNS-P-F4 (EUA) 23/11/1991 |
Modos de Jogo: | Single Player |
Mídia: | Cartucho (8 Mbit) |
A
história por trás de Final Fantasy muita gente conhece, de quando a Square em
1987, estava mais pobre do que eu atualmente (embora não importe muito eu nasci
em 1987 kkkkk) e numa última tentativa de salvar a empresa o game com o nome de
Final Fantasy foi lançado, mas ao contrário do que se esperava com um nome
desses o resultado foi surpreendente e o game virou sucesso no Japão e
posteriormente no resto do mundo. O sucesso da franquia é tanto que já temos
mais de 15 títulos na série principal e pelo menos uns 10 games secundários.
Mas o foco do nosso post é o quarto game da franquia. Então vamos em frente que
tem muito texto sobre ele.
Caixa da versão original japonesa (Final Fantasy IV) |
Quando
em desenvolvimento o time de criação tinha como plano criar o melhor Final
Fantasy de todos e um dos fatores que segundo eles iria levar este game a esse
ponto seria criar um game mais focado na história que os demais, o que até se
tornou uma das marcas da franquia. Pra chegar a esse ponto infelizmente o
sistema de customização que era presente nos games anteriores teve de ser
descartado, mas o resultado final desta empreitada deu bons resultados. E em 19
de julho de 1991 finalmente foi lançado Final Fantasy IV trazendo ao novo
console de 16 bits da Nintendo, o Super Famicom (até então a versão de SNES não
havia sido lançada) um novo game com muitas melhorias em relação aos seus
antecessores.
Quando
falamos que esse game seria mais focado na história tudo o que esperávamos é
que ele tivesse uma boa história pra fazer jus a essa proposta. Pois dito e
feito! Quem jogou até o fim sabe que a história de FFIV é com certeza uma das
melhores de todos os games da franquia e se bem observado muito superior ao seu
sucessor (FFV) nesse quesito. A trama toda envolve disputas pelo poder,
traição, amor, relações familiares de maneira sempre bem colocada durante os
eventos.
Tudo
começa com a Red Wings voltando de uma missão onde seus integrantes questionam
o capitão do grupo Cecil Harvey (protagonista) sobre os métodos utilizados, com
essas mesmas dúvidas Cecil questiona ao rei de Baron e acaba recebendo como
punição junto de seu grande amigo Kain a missão de levar um anel até o vilarejo
de Mist. Daí em diante cada vez mais personagens entram ao grupo (FFIV conta
com um dos maiores elencos dos games da franquia), Cecil descobre que um dos
vilões, Golbeza é seu irmão, personagens morrem até que se chegue a lua, isso mesmo
tudo acaba na lua....
Mas
eu vou parar por aqui pra não fazer spoiler pra quem não jogou porque em minha
opinião esse é um RPG obrigatório pra fãs do gênero no SNES.
Falando
sobre os gráficos agora, podemos dizer que houve uma melhora significativa em cima
de todas as versões do NES graças às capacidades do SNES, Os sprites de
personagens e monstros é muito bem detalhado e finalmente nas batalhas
adicionou-se um cenário por inteiro e não somente uma faixa acima dos
personagens como víamos no NES, fora o fato que FFIV se comparado a muitos RPGs
de sua época e até alguns lançados nos anos seguintes levava vantagem no
visual, um bom exemplo é seu principal concorrente da época Dragon Quest V, que
foi lançado em 1992, mas perde feio quando o assunto é qualidade gráfica. O
game fez uso até da revolucionária tecnologia do Mode 7 pra demonstrar uma ideia
melhor de profundidade quando usamos as airships. Mas nem tudo são flores, os
gráficos deixam a desejar em alguns momentos, principalmente em cidades que às
vezes tem uma aparência esquisita, mas tá tudo bem dá pra sobreviver com isso
rsrs.
Capa da versão Easy Type (uma versão mais fácil) Exclusiva do Japão |
Na
questão da jogabilidade tivemos muitas mudanças em relação aos games do NES, a
primeira e mais notável foi à introdução do sistema ATB (Active Time Battle)
que mudou pra sempre o sistema de jogo de todos os games da franquia. Com o ATB
era necessário esperar um tempo até que seu personagem pudesse realizar alguma
ação, com isso as batalhas se tornariam mais dinâmicas. Porém em FFIV ainda não
tínhamos as barras indicando esse tempo então a espera era calculada usando o
LV do personagem, seu ataque e velocidade... Outra novidade era que agora eram
cinco personagens em combate ao invés do padrão com quatro que existia nos
games anteriores e passou a ser usado em outros da franquia, mas desta vez você
é obrigado a usar o sistema de colunas alternadas com três na frente e dois
atrás ou vice-versa. Também tivemos a primeira aparição de um Black Chocobo
(roxo nos sprites rs.) que nos permite voar em baixas altitudes, também foi
criado em FFIV os Save Points que você encontra em dungeons. Mas deixando as
mudanças e novidades que o game trouxe, os controles são bem simples de se usar
(como na maioria dos RPGs) e não há dificuldade pra lidar com menus ou qualquer
outro recurso...
Caixa da versão americana do game com o nome de FFII Se você não entendeu o porque disso vou explicar abaixo... |
A
parte sonora de Final Fantasy sempre foi nostálgica desde seus primeiros games,
e FFIV manteve fielmente a tradição, trazendo em sua nova trilha sonora algumas
músicas já tradicionais como o Prelude, o Victory Fanfare (essa quem é fã já
usou de toque no celular alguma vez kkkkk) e outras, mas o destaque para as
novas músicas também é merecido, quando o assunto é OST, FFIV garante seu
título contra os demais games com facilidade, as músicas temas de personagens
ou usadas em momentos críticos são de ótima qualidade e mesmo as músicas que
ouvimos a todo tempo como os temas de batalha são muito bons. Se você aprecia a
trilha sonora de um game enquanto joga, pode ter certeza que do começo ao fim
de FFIV você terá uma boa experiência com as músicas deste game. Na parte dos
efeitos sonoros tudo o que temos foram algumas melhorias no que tínhamos no NES
e algumas adições básicas... Não há o que reclamar desse elemento e nem o que
elogiar considerando a idade do game original.
A VERSÃO EASY TYPE E
A TRADUÇÃO NORTE AMERICANA
Tela de título da versão Easy Type |
Os mais entendidos na série devem
conhecer a versão mais fácil de FFIV que se denomina Final Fantasy IV Easy
Type, embora algo raro de se ter o cartucho original (procuro uma cópia até
hoje....) as ROMs são fáceis de encontrar, mas o que vem a ser essa versão?
Simples. Essa foi à tentativa da Square na época de aproximar os jogadores
menos experientes do mundo dos RPGs (se deu certo eu não sei dizer) trazendo
uma versão bem mais fácil do game original. Essa versão traz como modificações
o seguinte:
- Redução da dificuldade das batalhas. Alguns ataques e habilidades
dos inimigos foram removidas pra deixar o game mais fácil.
- Algumas mágicas e habilidades dos personagens foram removidas ou
alteradas.
- Preços de diversos itens e equipamentos vendidos nas lojas foram
reduzidos.
Outras
mudanças podem ter sido feitas pra deixar as coisas muito mais fáceis. Tanto
que é possível terminar o game num tempo menor que o original e com um LV muito
menor que o recomendado. Um detalhe da caixa da versão Easy Type é o fato de
terem escrito na frente "O primeiro RPG de uma Pessoa" e atrás
"Final Fantasy IV é divertido" tentando convencer os jogadores
iniciantes a iniciar sua carreira nos RPGs...
Tela de título da versão americana com o nome alterado |
Agora
sobre a versão americana temos que explicar primeiro a mudança de nome. É o
seguinte, embora tenham sido lançado três FFs pra Famicon somente um game foi
lançado pra NES e esse é o primeiro Final Fantasy que foi lançado nos EUA
somente em 1990 quando os japoneses já tinham o terceiro game.... Ao que parece
a Square até pretendia trazer os dois games ao ocidente mas o NES estava no fim
da vida útil e investir no novo console (SNES) seria mais lucrativo. Então pra
que não houvesse confusão de nomes por esse ser o quarto game (E onde estão o
II e III? seria provavelmente a reação dos jogadores) decidiram alterar o nome
pra Final Fantasy II e deixar a ideia de que esse era o segundo game nos EUA. Outro
fato curioso sobre essa versão é que a dificuldade dela também é muito inferior
à versão original japonesa e com isso muita gente afirma que esta é uma versão
traduzida da Easy Type, porém a tradução já estava pronta antes do lançamento
da Easy Type então seria mais apropriado dizer que esta versão foi quem
inspirou a Easy Type e não o oposto.
Fora
a redução na dificuldade (porque os programadores achavam que os americanos não
conseguiriam dar conta da dificuldade original... Bobagem que aconteceu com
Super Mario Bros 2....) diversas mudanças foram feitas no game. Devido à falta
de qualidade na tradução (um mal dos games antigos) muitos nomes foram
trocados, também tivemos diversas censuras em temas que envolvam religião, morte ou natureza sexual (você não iria
encontrar uma revista pornô nessa versão nunca kkkkk). Tudo isso por conta da
forte política de censura que a Nintendo of Ameria usava na época (depois que
foi criado sistema de classificação de games ESRB eles relaxaram um pouco). Os
problemas com tradução foram enormes uma vez que na época não se usavam a
internet pra colaboração entre os times de produção e localização, e com
atrasos na compilação e lançamento do game ocorreram.
Bom, acho que com isso já dá pra
conhecer um pouco sobre o game original certo? Então vamos mostrar algumas
screens e vídeos do mesmo.
CONCLUSÃO
Final
Fantasy IV foi uma evolução. Não só por ter sido lançado num console superior
(pra época), mas por ter criado e agregado diversos novos elementos que foram
usados nos games seguintes. Pra quem aprecia uma boa história esse é uma boa
opção de game pra se jogar, fora o desafio que ele oferece já que os Final
Fantasies mais antigos tem uma dificuldade maior. Pra acompanhar toda a
história e dar o clima certo pro game você poderá curtir uma das melhores
trilhas sonoras dos games da série. Os gráficos não são lá grande coisa e a
falta de customização dos personagens com relação a FFIII chega a desanimar mas
mesmo assim eu recomendo que você jogue até o fim e conheça o game. E pra quem
gostaria de tentar o game original com toda a dificuldade e elementos que foram
removidos na versão ocidental existe uma ROM traduzida que eu vou deixar na
sessão de downloads.
DOWNLOADS
NOTA: Pra jogar os games você precisa de um emulador e se
você não tem um, de uma conferida NESSE LINK pra conferir um tutorial completo
pra baixar e configurar seu emulador.
FINAL FANTASY IV ADVANCE, O REMAKE QUE
JÁ É REMAKE DE UM REMAKE (MAS HEIM??)
Ficou
sem entender o título? Calma que eu explico depois de mostrar os dados
técnicos. OK?
Nome: | Final Fantasy IV Advance (Global) |
Gênero: | RPG |
Desenvolvido por: | TOSE |
Publicado por: | Square Enix |
Game ID e Data de Lançamento: | AGB-BZ4E-USA (EUA) 12/12/2005 AGB-BZ4J-JPN (Japão) 15/12/2005 AGB-BZ4U-AUS (Austrália) 23/02/2006 AGB-BZ4P-EUR (Europa) 02/06/2006 |
Modos de Jogo: | Single Player |
Mídia: | Cartucho (GBA) (64 Mbit) |
O primeiro port de Final Fantasy IV
fora do SNES foi no Playstation mas esse não é um remake o game veio igual ao
do SNES e com direito a muitos bugs e uma das CGs mais feias já feitas pela
Square. Mas como o assunto não é falar dos ports e sim dos remakes vamos
explicar o porque do título. Quando a Nintendo estava de birra com a Square a
mesma optou por fazer um remake de FFIV no Wonder Swan Color que é um portátil
da Bandai que se observarmos, em termos de capacidades seria uma mistura
de Gameboy Color com Game Boy Advance (na hora de mencionar as demais versões
do game coloco uma foto dele junto dum vídeo de FFIV rodando nele) que ficou
apenas no mercado japonês. E esse primeiro remake ganhou algumas melhorias
gráficas e modificações na dificuldade, mas perdeu em qualidade sonora por
conta do hardware de som do WSC ser muito inferior...
Agora voltando ao GBA (claro, depois de
a Nintendo e Square chegarem a um acordo pra briguinhas bestas que afastaram FF
da Nintendo por um bom tempo) temos um remake da versão de WSC com todas as modificações
feitas. Mas antes de falarmos sobre isso vamos falar das datas de lançamento.
Caixa japonesa do game. Essa é a mesma arte bônus que é dada pra você colocar no seu Game Boy Micro |
Entre
12 e 15 de dezembro de 2005 as versões americanas e japonesas foram lançadas,
destaque pra versão japonesa que trazia uma versão especial com um faceplate
pra colocar no Game Boy Micro mostrando uma arte do Yoshitaka Amano. As versões
australianas e europeias foram lançadas somente em 2006. O legal disso é que tivemos
mais um presente de natal da Square, pois este com certeza é um dos melhores
remakes de FFIV. Felizmente nada foi mexido na história apenas algumas adições
da versão Easy Type (que já tinham sido incluídas no port pra PSX) foram
acrescentadas e assim não perdemos nada. Detalhe que as versões com idioma em
inglês passaram a adotar o nome original Final Fantasy IV ao invés de Final
Fantasy II como aconteceu no SNES e a mesma desde o PSX foi totalmente
retraduzida e reaproveitada nesse remake.
Na
parte gráfica podemos logo notar as melhorias visuais nos sprites de
personagens, nos cenários e principalmente nas batalhas, apesar de não serem
grandes que deixaram o game com uma "cara nova" essas mudanças seriam
talvez o que faltava na versão de SNES, infelizmente com isso sempre temos a
queda na resolução levando-se em conta o tamanho da tela do GBA. Eu
pessoalmente gostei dos gráficos desta versão, apesar de que só fui jogar o
FFIV original quando lançaram o port do PSX porque não tive o game original na época
do lançamento. Mesmo assim essas pequenas melhorias que fizeram deram ao game
um visual melhorado deixando ele a par de um FFV, por exemplo, mas sem perder
sua essência original.
Caixa usada nos EUA, Europa e Australia diferenças podem ser notadas no sistema de classificação de acordo com a versão apenas. (Na parte de trás da versão americana tem a informação dizendo que o game foi lançado originalmente como FFII no SNES) |
Na
questão jogabilidade algumas mudanças herdadas de outras versões e outras inseridas
fizeram a experiência com o game melhorar drasticamente. Agora podemos ver as
tradicionais barras que indicam o tempo que cada personagem tem de esperar pra
atacar e o ATB passou a ser mais próximo dos que encontramos em FFV e FFVI. A
dificuldade se tornou um mesclado entre o game original e a Easy Type deixando
o desafio mais aceitável. Dentre as novidades também foi inserida a
possibilidade de trocar os personagens do grupo e a funçao Quick Save que
permite ao jogador salvar o game em qualquer lugar e continuar de lá, mas este
save seria deletado assim que recarregado. Controles em jogos de RPG não há o
que se dizer afinal tudo que você precisa saber é qual botão confirma e qual
cancela e qual acessa o menu então nada se perde e nada se ganha aqui.
Na
questão sonora o game continua próximo ao SNES, mas ainda perde em qualidade
por conta do hardware do GBA ser um pouco mais limitado nesse quesito. Mas
ainda assim esse é um bom game em qualidade sonora, você vai poder ouvir boas
versões das músicas originais aqui e de brinde deram uma modificada em uma nota
em algumas músicas que eram usadas em dungeons pra dar uma diferenciada de
acordo com a dungeon. Se compararmos com o remake do WSC que deu origem a essa
versão podemos afirmar que esta está muito a frente na qualidade de som. Já os
efeitos sonoros do game tiveram pouca mudança pra se adaptar ao hardware de som
do GBA tanto que nem vale a pena mencionar ou descrever algo.
Bom
depois de todo esse texto só nos resta mostrar um pouco do game e concluir.
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CONCLUSÃO
Final
Fantasy IV Advance foi com certeza o que o game original deveria ser com as
melhorias que faltavam na parte gráfica principalmente. Apesar de não ser um
remake direto da versão de SNES e sim do Wonder Swan Color ele conseguiu trazer
de volta mais de dez anos depois o que algumas pessoas não tiveram a chance de
ver no SNES. Como emular GBA é bem mais fácil do que o normal eu recomendo aos
interessados darem uma boa jogada nessa versão, mesmo que não tenham jogado o
original de SNES até porque os extras são um atrativo a mais pra quem joga...
DONWLOADS
Final Fantasy IV Advance (Inglês): DOWNLOAD
NOTA: Como no post anterior, vamos apenas fornecer os
links pra downloads de ROMs e/ou ISOs dos remakes, porém todo o conteúdo das
páginas a seguir e como fazer uso dos arquivos baixados fica por sua conta e
risco.
O
NINTENDO DS E O REMAKE MAIS DIFERENTE DE TODOS
É...
Depois de tantos anos parece que a Square voltou a gostar dos consoles da
Nintendo (pelo menos dos portáteis), tanto que o segundo grande remake de FFIV
foi justamente pro Nintendo DS. Mas como padrão seguem os dados técnicos antes
do texto.
Nome: | Final Fantasy IV (Global) |
Gênero: | RPG |
Desenvolvido por: | Matrix Software |
Publicado por: | Square Enix |
Game ID e Data de Lançamento: | NTR-YF4J-JPN (Japão) 20/12/2007 NTR-YF4U-USA (EUA) 21/07/2008 NTR-YF4P-EUR (Europa) 05/09/2008 NTR-YF4P-AUS (Austrália) 05/09/2008 |
Modos de Jogo: | Single Player |
Mídia: | DS Card (128MB) |
E
no natal de 2007 como parte das comemorações dos 20 anos de Final Fantasy a
Square Enix lançou mais um remake de FFIV, e como desta vez o Nintendo DS foi o
escolhido tivemos centenas de modificações no game. Podemos até dizer que este
é o mais diferente remake de FFIV por ter muitas coisas que nenhuma outra
versão do game trouxe.
Caixa da versão japonesa do game que curiosamente não trouxe somente o título em um fundo branco como padrão na série |
Começando
pela história, um dos desenvolvedores originais que supervisionou o projeto
deste remake disse que aproximadamente 3/4 do script original do FFIV pra SNES
não foi usado e agora eles usaram partes deste pra incrementar o enredo desta
versão. Até mesmo pra versão americana do game fizeram uma nova tradução mais
aperfeiçoada. Uma curiosidade desta versão é que eles mudaram até o logo
original do game trazendo o vilão Golbeza ao fundo.
Nos
gráficos a surpresa é maior ainda, o game ganhou visual totalmente em 3D.
Mapas, dungeons, cidades, batalhas... Tudo feito com polígonos. O game também
ganhou uma bonita CG de abertura e cutscenes usando os gráficos poligonais do
game. O visual dos personagens continua em SD como no game original, o que deu
um ar meio infantil ao mesmo, pessoalmente eu não gostei muito disso, mas tudo
bem. E como o game é todo em 3D ele pisa em um dos maiores defeitos do Nintendo
DS que é justamente a limitação com gráficos em 3D, onde infelizmente o NDS
peca e muito.
Caixa americana do game. Parecendo mais com o padrão usado no Japão, só que com cores invertidas |
Enquanto
isso na área da jogabilidade, tivemos muitas novidades. Foram acrescentados
minigames que fazem uso da tela touch do DS, possibilidade de movimentar seu
personagem através do touch e durante as batalhas, pra que a tela ficasse mais
"limpa" algumas informações básicas são exibidas na tela inferior.
Fora o mapa dos lugares que é exibido na tela inferior quando não estamos em
batalha. Outra novidade desta versão é o novo sistema de habilidades denominado
de Augment System que permite através de itens especiais dar novas habilidades
aos personagens, adicionando um novo nível de customização em relação ao game
original que peca nesse mesmo fator. Também temos novos extras com os
Namingways que agora exibem as cutscenes vistas durante o game e alguns extras
a mais, podemos também brincar com um novo Summon que deram pra Rydia
chamado de Whyt que tem a possibilidade de ser customizado, permitindo desenhar
seu rosto (com a stylus) e até trocar sua roupa vencendo alguns minigames. Na
questão da dificuldade este game é considerado mais difícil que a versão
original japonesa do SNES e isso foi proposital pra tentar atrair os velhos fãs
do game original. E como recompensa o game ainda oferece a opção New
Game + onde você pode conseguir novos extras durante o segundo jogo. Todas
estas novidades na jogabilidade não fizeram com
que você perdesse toda a nostalgia do game original, pelo contrário
acrescentaram muitas novas coisas pra incentivar o jogador.
Caixa usada na versão européia e australiana do game. Parecendo uma antiga caixa japonesa.... |
E
nas músicas vamos de novidades... As músicas do game passaram por um grande
processo de remasterização e algumas ganharam um belo remix. Até mesmo uma nova
OST foi lançada trazendo a nova trilha sonora do game pra se ouvir a vontade.
Muitos fãs nostálgicos reclamaram de o game não permitir escolher entre as
músicas que você quer ouvir durante o game ou criticaram as novas versões (eu
pessoalmente gostei das duas versões) e dentre as novidades musicais temos uma
canção de encerramento temos uma nova canção chamada de Tsuki no Akari
(Moonlight) que ficou exclusiva da versão japonesa do game. Também vale a pena
mencionar que as cutscenes possuem vozes. Dentre os efeitos sonoros também
fizeram diversas modificações pra se adaptar ao novo padrão de som.
Agora
confira algumas imagens e vídeos de gameplay:
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RENASCENDO
NOS DISPOSITIVOS MOBILE
E
pra você que não tem um Nintendo DS ou não quer emular temos uma boa notícia
que se segue após os dados
Nome: | Final Fantasy IV (Global) |
Gênero: | RPG |
Desenvolvido por: | Square Enix |
Publicado por: | Square Enix |
Game ID e Data de Lançamento: | 20/12/2012 (iOS) 03/06/2013 (Android) |
Modos de Jogo: | Single Player |
Mídia: | Download |
Desde
2012 pra iOS e da metade de 2013 no Android, este port da versão de DS trouxe
algumas mudanças que vou listar a seguir.
- Foi
removida a CG de abertura.
- Todos
os menus e controles foram otimizados pra serem usados em Touchscreen.
- Gráficos
ligeiramente melhorados, com mais polígonos e resolução otimizada pra
telas em HD.
- Foram
acrescentadas novas Augments pra se conseguir durante o game.
- Os
minigames também foram removidos.
- Foram
adicionadas conquistas pra serem desbloqueadas pelo jogador e estas
possuem suporte ao Game Center (iOS) e Google Play Games (Android).
- Possibilidade
de mudar o nível de dificuldade. Considerando que a versão de DS é mais
difícil que a versão original do game.
- Ao que
parece a versão de Android conta somente com vozes em japonês, mas permite
ao jogador ter legendas em português brasileiro enquanto no iOS as vozes
em inglês estão presentes.
Agora vou deixar
alguns vídeos desta versão pra poder concluir:
Aqui
um vídeo da versão de iOS com áudio em japonês e legendas em português.
CONCLUSÃO
Final Fantasy IV em 3D divide muitas
opiniões. Uns reclamam do visual meio infantil que o game ganhou, outros adoram
e dizem que foi a melhor coisa que a Square fez. É inegável que as novidades na
jogabilidade trouxeram um novo desafio ao game. Eu adquiri tanto a versão de DS
quanto a de Android, mas acabei por preferir a versão de DS, mesmo com gráficos
e resolução muito inferior as versões pra smartphone esta versão tem mais
extras. Mas mesmo assim ainda sou mais fã das versões 2D de FFIV justamente por
achar que o game ficou sim mais infantil.... Mas mesmo assim eu ainda recomendo
o game pelo desafio todo vale a pena dar uma boa jogada nele.
DOWNLOADS
Versões pra Nintendo DS
Versões pra Smartphone e Tablets
NOTA: A versão de iOS
requer um iPhone, iPad ou iPod Touch rodando iOS 4.3 ou superior e foi
otimizada pra iPhone 5. A versão pra Android requer Android 2.3.3 ou superior e
um dispositivo decente. Então nem tente instalar em um Galaxy que custe menos
de 1000 dilmas ou nesses LGs de 2 ou mais chips que você vai ter problemas rs.
O preço dos apps fica em torno de R$40,00.
A
COLEÇÃO COMPLETA
E
por fim o último, mas não menos importante remake de FFIV que saiu mais uma vez
pra um console portátil, mas desta vez foi com a Sony. Após os dados mais
informações.
Nome: | Final Fantasy IV Complete Collection (Japão, Ásia e Coréia do Sul) Final Fantasy IV: The Complete Collection (EUA, Europa e Austrália) |
Gênero: | RPG |
Desenvolvido por: | Bullets |
Publicado por: | Square Enix |
Game ID e Data de Lançamento: | ULJM-05855 (Japão) 24/03/2011 UCAS-40334 (Ásia) 24/03/2011 ---------- (Coréia do Sul) 25/03/2011 ULUS-10560 (EUA) 19/04/2011 ---------- (Europa) 21/04/2011 ---------- (Austrália) 28/04/2011 |
Modos de Jogo: | Single Player |
Mídia: | UMD Playstation Store PSP Download |
Arte da caixa nas versões do Japão, Ásia e Coréia do Sul |
Na
história o game se mantém fiel ao que vimos nas versões de SNES e GBA, então os
acréscimos feitos na versão de NDS foram deixados de lado (uma pena...), porém
foram adicionadas algumas cutscenes pra alguns eventos como a parte em que o
Leviathan ataca o barco e leva a Rydia embora... Mas no geral seria como estar
jogando o mesmo bom e velho FFIV.
Os
gráficos, ah sim os gráficos foram mantidos em 2D porém foram otimizados pra
ficar a par do que se pode ver nos remakes de FF e FFII de PSP com sprites bem
detalhados e nítidos. Os mapas, dungeons, cidades, batalhas, monstros, tudo foi
melhorado visualmente, mas sem perder nada do estilo original do game de SNES
ou de GBA. Pra quem não apreciou a versão 3D do NDS e smartphones (tipo eu rs)
esse com certeza é um prato cheio na parte gráfica pois mesmo com uma resolução
superior ainda sentimos o gostinho do original. A abertura em CG do NDS está
presente aqui com qualidade superior de vídeo e em widescreen (pra fazer melhor
uso do formato de tela do PSP) e as cutscenes que aparecem em alguns momentos
foram feitas com polígonos. Acho que um bom destaque desta versão são as
mágicas e Summons que foram redesenhados e ganharam melhores efeitos, é uma das
melhores partes.
Arte da caixa nos EUA |
Caixa usada na Europa e Austrália |
No
que diz respeito ao som temos as músicas da versão de NDS e também as originais
do SNES pra ouvir e pra alegria dos fãs que reclamaram disso no NDS podemos
escolher livremente quais ouvir durante o game. Infelizmente como o game tem
maior proximidade com o original e Advance as vozes que foram usadas no NDS
também não estão presentes, os efeitos sonoros foram todos aproveitados da
versão de NDS.
Um
extra legal de se mencionar aqui é que este game trouxe um código pra quem
jogava Dissidia 012 Final Fantasy (também do PSP) pra liberar uma DLC com uma
roupa especial baseada no game original pro Cecil). Na versão especial japonesa
foi lançado um CD com as músicas chamado de Final Fantasy IV & The
After Years Sound Plus. Na versão especial lançada na Europa tinhamos uma caixa
dobrável e alguns cards com ilustrações do Yoshitaka Amano e na versão
americana apenas os cards vinham de bônus nas primeiras edições pra quem
comprou na pré venda.
Bom,
agora vamos deixar algumas imagens e uns vídeos pra depois fazer uma
conclusão...
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CONCLUSÃO
Com
este lançamento posso dizer que a Square acertou em cheio, pois não só ganhamos
um ótimo remake, mas também uma excelente continuação e muitos extras. Alguns
elementos inseridos na história na versão de DS fazem uma falta aqui, mas não
vai ser ruim aproveitar tudo que esse game tem a oferecer. Se você tem um PSP e
é fã de Final Fantasy este game deve estar na sua coleção. Eu pessoalmente
esperei muito por esse remake depois de ter visto o anúncio, tanto que eu o
considero a melhor versão de Final Fantasy IV, até melhor que a original de
SNES (que muito fã nostálgico não abre mão).
DOWNLOADS
NOTA: Apesar de ter colocado os links pras duas versões a
versão japonesa traz o idioma inglês normalmente pra que se jogue sem
problemas.
OUTROS
PORTS E REMAKES
Antes
de encerrar vale a pena mostrar um pouco mais das outras versões de FFIV que
foram lançadas pra outros consoles e portáteis durante os anos mas que não
tiveram tanto destaque como as mencionadas acima. Então:
PLAYSTATION: O primeiro port, não um remake, foi em 1997 pro
Playstation, este era praticamente o game original de SNES com adição de uma CG
de abertura e a capacidade de dar Dash nas dungeons e cidades... Esta versão também
é conhecida por ser uma das piores coisas que a Square fez por ter vários bugs
e a mais feia CG criada pela empresa. Abaixo você confere o vídeo de abertura
com essa CG...
WONDERSWAN
COLOR: Lembra que eu falei dele no remake do
Gameboy Advance? Então aqui sim tivemos o primeiro remake de FFIV, ele foi
lançado em 2002 e traz muito da versão de GBA com ele, mas ficou restrita ao
mercado japonês uma vez que o Wonderswan Color não foi vendido em escala
global. Abaixo você confere uma foto do Wonderswan e um vídeo de gameplay desta
versão:
Este era o Bandai Wonderswan Color... |
MOBILE
PHONES: FFIV também teve seu lançamento em
telefones celulares japoneses em 2009 depois do lançamento de FFIV The After
Years, também pra celulares japoneses. Os gráficos desta versão forma todos
adaptados da continuação The After Years lançada um ano antes... Abaixo umas
das poucas imagens que eu consegui desta versão...
O game lembra muito a versão de GBA e WSC mas com uma tela reduzida... Infelizmente não encontrei vídeos desta versão... |
FATOS
E CURIOSIDADES
- Final
Fantasy IV foi o primeiro game da franquia a usar o logo como estamos
acostumados a ver com as letras alinhadas e um desenho atrás... E também
foi o único que teve seu desenho de fundo do logo trocado na versão de
NDS, iOS e Android.
- FFIV
também é um dos poucos games a ter uma continuação na série principal, e curiosamente
apenas o primeiro game de FF de cada geração (exceto o primeiro game do
NES) recebeu uma continuação ou side-story ou algum prequel... Ou seja,
junto de FFIV (primeiro de SNES) temos FFVII (primeiro de PSX), FFX
(primeiro de PS2) e FFXIII (primeiro de PS3).
- FFIV
também é o único game na franquia principal a trazer cinco personagens em
combate ao invés dos tradicionais quatro ou três em alguns casos.... Outros
games a trazer cinco personagens são a continuação The After Years e o
game Final Fantasy Dimensions que foi lançado pra celulares e
posteriormente pra smartphones.
- Em FFIV
também tivemos o primeiro tema estilizado dos Chocobos que acabou por se
tornar um padrão dos games seguintes, aqui temos para os Black Chocobos
(roxo no sprite kkkk) o Samba de Chocobo.
- Sabe a
música que toca nas salas dos cristais nesse game. Ela é conhecida como
Prelude e está presente desde o primeiro Final Fantasy mas esta versão
mais extendida também surgiu em FFIV.
- Cecil e
Rosa são o primeiro casal romantico de FF e Kain o primeiro ciumento....
- Aliás
Kain Highwind é um Dragoon que tem como arma uma lança e consegue pular
bem alto, e Cid é um gênio em engenharia e mecânica que ama máquinas
voadoras... Qualquer lembrança com um tal de Cid Highwind de FFVII é com
certeza inspiração dos criadores.
- E pra
finalizar por aqui vou deixar um vídeo curioso sobre o bug da hierarquia
de mapas de FFIV no SNES que produz resultados bem estranhos.
CONCLUSÃO
GERAL
Esse
post por falar de um dos games que mais ganharam remakes me tomou um bom tempo
por ter que testar de novo algumas versões fora fazer algumas pesquisas em
sites absurdos pra descobrir algumas coisas... Mas enfim... Eu mais que
recomendo pra quem teve a coragem de ler tudo isso jogar alguma versão de Final
Fantasy IV, se possível a original e depois algum remake afinal é um dos
melhores FFs já produzidos, tanto que ganhou continuação e muitos remakes então
vale a pena conferir. Ele pode não ser o mais bonito dos games da série devido
a sua idade, mas o que ele conquistou foi por ter uma boa combinação de
elementos pra sua época e cada um dos remakes trouxe algo novo a ele dando além
da nostalgia uma nova experiência. Eu sinceramente amo este game e espero que
muitos fãs do SNES, de RPGs e de Final Fantasy tenham alguma boa recordação
dele, pois vale a pena ver o que um dia foi o responsável por tantas mudanças
que até hoje são vistas nos games da franquia. Eu encerro por aqui este post e
já anuncio que o próximo da série vai ser com um game com menos remakes pra não
dar tanto trabalho kkkkkkkkkkkkkkkkkk então. Até a próxima o/.
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Te falar, esse meu foi primeiro Final Fantasy que joguei na vida! Foi através desse FFIV que passei a admirar a série, muitos fanfarões foi a partir do FFVII, ahhh me polpe..
ResponderExcluirSuper Nintendo e seus eternos clássicos!
Eu comecei pelo FFV que tinha trocado em um punhado de revistas de games com um amigo... Mas prefiro o IV por uma série de fatores.
ExcluirEsses fanboys de FFVII só fazem isso por ser modinha, mais da metade nem deve ter jogado o game até o fim...
Mas é isso aê. SNES e seus maravilhosos clássico! o/
Eu não lembro qual eu joguei primeiro, mas lembro que joguei todos fora de ordem mesmo e realmente o jogo é fantástico =)
ExcluirExcelente trabalho mano, já conhecia alguns desses remakes, mas ver tudo compilado assim e com tanta riqueza de informações é outra coisa.
ResponderExcluirEu queria ter colocado mais informações mas isso iria acabar parecendo uma Bíblia de Final Fantasy IV rsrsrs
ExcluirMas que escrita filé! O primeiro Final Fantasy que eu tive contato foi o 6, depois eu segui pra frente até o 8... Eu tinha vontade de jogar o 9, mas do 9 voltar pra traz porque eu não gosto muito do que eu vejo nos posteriores...
ResponderExcluir;-p
Então eu vou recomendar fortemente você jogar o FFIV, pode ser o Advance não tem problema não jogar o original desde que você jogue...
ExcluirMatéria lixo, usou só termos em inglês sendo que já tem localizado oficialmente por aqui e ainda por cima teve pérolas como afirmar que o logo do jogo foi o único a ser trocado sendo que o do VI também foi nas versões Android e iOS.
ResponderExcluirO visual dos personagens continua em SD como no game original, o que deu um ar meio infantil ao mesmo, pessoalmente eu não gostei muito disso, mas tudo bem.
Eu adquiri tanto a versão de DS quanto a de Android, mas acabei por preferir a versão de DS, mesmo com gráficos e resolução muito inferior as versões pra smartphone esta versão tem mais extras. Mas mesmo assim ainda sou mais fã das versões 2D de FFIV justamente por achar que o game ficou sim mais infantil....
Pra quem não apreciou a versão 3D do NDS e smartphones (tipo eu rs)
Vá se fuder graficista virjão, personagens em SD são anos luz melhores que em sprites e em 3D como foi do VII em diante e nem fodendo a versão DS é melhor que a de Android/iOS pois não é em português, enfie esses extras no cu pois do que isso adianta se nem está na nossa língua?
Eu pessoalmente esperei muito por esse remake depois de ter visto o anúncio, tanto que eu o considero a melhor versão de Final Fantasy IV, até melhor que a original de SNES (que muito fã nostálgico não abre mão).
E ainda por cima é $onysta, como você é nojento depois dessa perdeu toda moral que tinha.
Bom vou te responder educadamente e sem ofensas já que sou uma pessoa civilizada.
ExcluirPra começar eu não dependo de localização já que jogo diretamente em japonês e as localizações eram novidade até então nós smartphones. E como você deveria observar quando escrevi o texto (não a data de publicação) Final Fantasy VI ainda não tinha recebido o Remake pra dispositivos móveis portanto tecnicamente a arte do logo de Final Fantasy IV era a única a ter sido alterada.
Sobre preferência eu acho que tenho direito de me expressar quanto ao tipo gráfico que me agrada mais em FFIV. Mas antes de você falar algo a mais saiba que FFVIII ainda é meu favorito e ele é em 3D vejam só... O fato de eu preferir este game em 2D se dá pelo tempo que eu passei com as versões originais dele e não por gosto gráfico. O que faz um bom game pra mim ainda é a jogabilidade.
Sobre preferir a versão de DS entre as do Remake 3D eu já disse né que não dependo de localização pra jogar então isso não é ponto positivo na minha opinião. Sobre os extras bem... Eu realmente desejo alguma recompensa como artes do Yoshitaka Amano pra eu ver já que além de fã da franquia eu admiro muito a arte dele. E digo mais a dificuldade da versão de DS pra mim é maior o que me incentiva mais a jogar já que um bom desafio é sempre bom.
Sobre o Remake pra PSP sim é meu favorito porque ele integrou o game à sua continuação e trouxe mais extras mas infelizmente é muito fácil. Mas não sou sonysta. Tenho consoles de diversas fabricantes e inclusive prefiro o DS ao PSP por um simples fator... Jogos muito mais legais....
Não tire conclusões precipitadas ao ler um texto tanto tempo depois de ser publicado. Se tem algo legal ou informativo pra acrescentar diga educadamente que podemos discutir o assunto. Abraço.
Kenshiro vai se tratar vc tem sérios problemas kkkkkkkkkkkkkk
Excluiro link pra baixar o FF IV Advance(BR) ta errado ele vai pro FF VI Advance(BR)
ResponderExcluirValeu pelo feedback Gabriel. Vou arrumar o/
ExcluirCara, não posso deixar de comentar que este post foi um dos mais incríveis que já li.Este também foi meu primeiro FF, obg pelo excelente conteúdo
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