Ads 468x60px

Link list 2

6 de abril de 2015

0

Aprenda a Desenhar (ou não) #7 - Son Goku


E aê pessoal beleza o/

Já faz um bom tempo que não faço um post desses mas não desisti de seguir com a série não. O problema é com certeza aquele que afeta muita gente, a falta de tempo livre pra fazer as coisas. Bem essa é nossa sétima aula e vamos antes de continuar deixar os links para as anteriores assim você que está chegando agora vai poder encontrar com facilidade todas as outras aulas e fazer seus desenhos.

Mario (#1): Clique Aqui
Luigi (#2): Clique Aqui
Sonic (#3): Clique Aqui
Rockman (#4): Clique Aqui
Roll (#5): Clique Aqui
Link (#6): Clique Aqui

E como padrão pra conferir esta é só clicar no CONTINUE LENDO e aproveitar.



Acho que não precisamos falar na influência que Dragon Ball teve em toda uma cultura né? Foram inúmeras obras de outros artistas que buscavam nem que fosse uma pequena inspiração no trabalho do Akira Toriyama. E isso é ruim? Não pelo contrário, é muito bom já que Dragon Ball tem uma grande fama os trabalhos que buscam inspiração nele tendem a ser bons (tá nem sempre kkkk).
Considerando o texto acima decidi que esta aula seria com o Goku que nós vamos desenhar, mas não qualquer Goku e sim um que aparece na abertura do game Dragon Ball Z Hyper Dimension do Super Famicom, o porque da escolha é porque o visual do game é muito diferente do que tínhamos nos games anteriores então achei interessante desenhar algo olhando um print de game ao invés de uma arte como temos feito nas aulas anteriores.
Em todo caso segue a abertura do game pra você poder conferir....


PREPARANDO PRA DESENHAR

Pra desenhar precisamos sempre ter em mãos os materiais necessários para se fazer a arte pretendida então nesta parte do tutorial em vou listar alguns materiais básicos que vamos precisar para fazer o desenho. Como eu sempre digo, EU NÃO SOU PROFISSIONAL então tudo o que você vai ver aqui é o que eu faço pra conseguir desenhar.
Normalmente eu desenho de duas formas, ou usando o bom e velho lápis e papel ou então no tablet com software de desenho digital mas nada impede você de tentar fazer algo da maneira que você achar mais conveniente...

Desenhando no papel você vai precisar de:
  • Quatro ou cinco folhas de papel. Pode ser sulfite de qualquer tamanho, folha de caderno, folha quadriculada, etc. Desde que dê pra desenhar tá valendo.
  • Lápis de escrever ou qualquer outro que dê para apagar caso haja erro. Esqueça a caneta por hora... Ah! Lapiseira pode...
  • Apontador que não quebre as pontas do lápis (isso é chato... muito chato...) e uma borracha boa, essa tem que ser boa mesmo senão o desenho fica todo borrado ou a folha rasga quando vamos apagar.
  • Se você vai desenhar em folhas soltas, sulfite por exemplo, procure usar uma prancheta ou algo que prenda suas folhas juntas pra evitar que elas fiquem se movendo durante o desenho.
Desenhando no tablet você vai precisar de:
  • Um tablet (duh!!) kkkkkkkkkkkkk
  • Uma caneta para telas touch. Você pode encontrar algumas por preços relativamente baixos na internet ou mesmo nas lojas de artigos de celular da sua cidade. Se tiver um tablet que já vem com uma caneta, um Samsung Galaxy Note por exemplo, já tá resolvido o problema.
  • Software pra desenho digital. Eu uso e recomendo o Autodesk Sketchbook que é gratuito (oferece compras no APP) e traz mais que o necessário para se fazer um bom desenho. Ele está disponível tanto pra Android quanto pra iOS então você não irá ficar sem ele. Faça o download da versão pra Android clicando NESSE LINK e da versão pra iOS clicando NESSE LINK.
  • Bateria totalmente carregada. Desenhar com o carregador conectado é um saco e se sua bateria acabar no meio do processo vai ser ainda mais chato pois você correrá o risco de perder o trabalho não salvo.
NOTA: O propósito deste post é de ensinar somente como desenhar o personagem em questão. Se você optou por desenhar usando um tablet, certifique-se de aprender a usar os recursos do aparelho bem como do software de desenho indicado no post ou de qualquer outro. Não seremos responsáveis por quaisquer problemas que você tenha com seu dispositivo em decorrência do mau uso.

E aqui um print da abertura do game com a arte que vai servir de base pra fazer o desenho. É esta a imagem que eu olhei pra fazer e você deve fazer o mesmo, principalmente nas etapas finais do desenho pra garantir que o seu fique o mais próximo do original.


"Maldito Kakarotto!! Sempre lembram de você e nunca de mim!!
Eu sou o Príncipe dos Saiyajins!!"
Disse o Vegeta kkkkkkkkkkkk

ESBOÇO INICIAL

Agora que você tem todo o material reunido pra fazer o desenho vamos nos preparar pra começar. Indiferente de onde estiver desenhando deixe a folha/tablet na posição de retrato (vertical) e vamos então começar.

Tendo em mente o meio da folha desenhe um círculo como o da imagem abaixo.



Agora faça um segundo círculo para que este sirva de base pra criarmos a cabeça do personagem



Seguindo o exemplo da imagem abaixo vamos fazer duas formas bem tortas (bem mesmo kkkk) que vão servir de base para o pescoço e tronco do personagem.



E por fim faça mais duas formas pra ajudar na construção dos braços. Apesar do braço direito não aparecer no desenho é bom ter uma base de onde ele está pra não perder a noção das proporções de um corpo normal.



Com isso finalizamos a primeira etapa do desenho fazendo um esboço que eventualmente irá nos ajudar a produzir uma boa arte.

DEFININDO UM CORPO

Pra esse passo vamos tomar algumas providências antes de prosseguir. E tenha em mente que nos próximos dois passos vamos fazer algo parecido.
Se estiver desenhando no papel pegue uma folha em branco e coloque por cima e veja se os traços do esboço anterior aparecem, se não aparecer reforce os traços pra que eles apareçam.
Se estiver desenhando no tablet com o Sketchbook crie uma nova camada acima da que você fez o esboço e reduza a opacidade da camada do esboço para 50%, isso fará com que você tenha um efeito semelhante ao de colocar a folha por cima do desenho.

Vamos continuar então? Comece a definir a forma da cabeça, use a imagem abaixo pra se orientar e faça o procedimento.



Pra respeitar um pouco mais a perspectiva é importante que nessa etapa do desenho não deixemos os traços se sobreporem. Fazendo o pescoço e tronco você já vai aplicar essa regra.



Finalizando com o desenho dos braços agora.



Agora remova a folha/camada que estava por baixo, pois não vamos mais precisar dela e veja como fica o corpo com formas mais definidas.



ESBOÇANDO O PERSONAGEM FINAL

Agora vamos repetir o passo de pegar uma nova folha ou criar uma nova camada e vamos começar a fazer os detalhes do Goku mesmo. Comece sempre pelos olhos e em seguida faça o nariz e a boca.



Agora faça o contorno do rosto e a orelha que aparece no desenho e note que aos poucos vamos finalmente dando forma ao personagem.



Fazer o cabelo do Goku na sua forma normal é moleza (se comparado com o Super Saiyajin é claro) já que ele possui menos detalhes.



Siga agora fazendo as partes do pescoço e peitoral que aparecem por fora da roupa.



E agora a parte interna da roupa.



Quer saber? Vamos logo terminar isso? Faz aê o restante das roupas e o braço pra adiantarmos logo a coisa porque tem muito o que fazer nesse tutorial ainda kkkkkkkk



Agora remova folha/camada de baixo e veja que já temos praticamente um Goku



DESENHANDO O PERSONAGEM

Já preparou a nova folha/camada? Ainda não? E tá esperando o que? Vamos terminar o desenho cara... 
Nesse passo vamos fazer o desenho final então aqui é importante tentar não errar pra que você não apague muito e o desenho fique o melhor possível, isso se for no papel é claro porque no tablet podemos sempre desfazer.

Vamos então começar novamente pelos olhos nariz e boca mas desta vez com traços mais precisos ok?



Ao desenhar o contorno do rosto vamos nos certificar de acrescetar os detalhes da orelha.



Faça em seguida o cabelo do personagem, com os traços que fizemos na etapa anterior vai ser bem fácil.



Assim como na etapa anterior vamos continuando pelo pescoço e parte do peitoral exposta.



Agora a parte de dentro da roupa.



Vamos acabar logo fazendo todo o lado do braço direito dele....



Agora vamos fazer o lado esquerdo.



E depois de descansar o meu braço que estava cansado de desenhar eu fiz o restante da imagem kkkkkk



Agora remova a folha/camada de baixo e meus parabéns você conseguiu desenhar o Goku que aparece na abertura do DBZ Hyper Dimension. Abaixo você confere o meu como ficou.



TUTORIAL EXTRA: COMO COLORIR

Normalmente eu digo que colorir o desenho é por sua conta e nunca dou dicas de como fazer né? Hoje pra comemorar a volta do quadro ao blog vou dar um pequeno tutorial de coloração de desenho. Eu colori o meu usando o tablet mas vou tentar dar algumas dicas pra quem for colorir com lápis de cor pra que seu desenho fique ainda melhor.

Colorindo o desenho no papel você pode usar:
  • Lápis de cor, se puder molhar ele pra fazer cores mais fortes nas partes mais escuras melhor ainda.
  • Caneta preta pra passar nos traços depois de colorir e deixar o desenho com um acabamento melhor.
NOTA: Sinta-se à vontade para usar outros materiais como giz de cera, canetinhas, tinta guache ou o que melhor lhe parecer mas não me responsabilizo por desenhos borrados kkkkkkkkkk

Colorindo no tablet você pode usar:
  • Duplique a camada do desenho final pra preservar os traços normais e coloque cores na camada de baixo.
  • Apenas usar o balde de tinta e um pincel pra fazer os traços no Sketchbook hehehehe
NOTA: O Sketchbook trabalha com transparência como padrão então o que você vê como branco na verdade é totalmente transparente, ou seja, nas partes que for usar o branco você terá que adicionar a cor.

Vamos considerar então que você já está pronto pra começar e vamos então adicionar as cores.

Começando pelo cabelo que é onde temos menos cores pra lidar escolha um tom de cinza escuro pra fazer as partes mais claras, mas não pegue um cinza muito próximo do preto e nem muito claro senão o contraste não vai ficar legal. Antes de sair colorindo faça os traços de onde você vai adicionar as cores e depois acrescente a cor. Se for no tablet vai ser mais rápido mas se for no papel tenha paciência pra colorir direitinho e deixar seu desenho bonito.
Assim que terminar de colorir as partes de brilho com o cinza use o preto pra colorir o restante do cabelo e pronto essa parte você acabou.
Veja nas imagens abaixo como você vai fazer pra produzir um bom resultado.





Agora vamos fazer a pele. Nesta etapa eu recomendo que quem estiver colorindo no papel faça as divisões das partes antes pra depois adicionar as cores, já o pessoal do tablet vai poder colorir por cima mesmo sem problemas. Lembrando que você que usa o tablet vai ter de adicionar o branco dos olhos manualmente.
Aqui vamos usar quatro tons de cor de pele então pense bem na hora de escolher as cores para que o resultado fique bem uniforme e com um bom contraste. Abaixo você vai conferir como e onde separar cada cor.









Para fazer a parte azul da roupa você terá de usar três tons diferentes mas o procedimento não vai mudar em relação ao que você fez na parte da pele. Veja as imagens abaixo com o processo.







E por fim a parte laranja e vamos finalmente encerrar a coloração da imagem. Serão três tons novamente. Veja abaixo onde colorir com qual cor e vamos terminando de colorir o desenho.





Terminando de colorir o pessoal do tablet vai estar com a imagem completa mas o pessoal do papel tem que passar a caneta por cima dos traços pra ficar mais bonito.

COMPARTILHE, MOSTRE, EXIBA

Chegou o momento de mostrar seu desenho pra todo mundo, inclusive pra nós do blog SnesTalgia. 
Pra compartilhar conosco basta tirar uma foto do desenho no papel ou mandar o arquivo de imagem do tablet que vamos olhar com certeza.
Estamos presentes no Facebook, no Twitter e no Google+. Basta compartilhar o arquivo e nos marcar ou mencionar que vamos correndo ver o seu trabalho.
Ah! Não tenha vergonha de mostrar seu desenho, o mais importante é seu esforço em aprender.

CONCLUINDO (PORQUE ESTOU CANSADO DE ESCREVER KKKK)

Desenhar não é difícil mas tem que praticar bastante pra ficar bom. Quanto mais você se dedica mas você vai ser capaz de fazer bons desenhos. 
Tudo o que você vê aqui são exemplos pra que você tenha uma base de como fazer um desenho. Você pode usar a mesma técnica em qualquer desenho seu que eu tenho certeza que você vai obter resultados satisfatórios.
Bem eu me despeço por aqui então.... Até a próxima o/.

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores