Ads 468x60px

Link list 2

11 de abril de 2016

9

Análise Clock Tower - Super Nintendo (SNES)

Clock Tower - The First Fear
Ano de Lançamento: 1995
Desenvolvedor: Human Entertainment
Publisher: Human Entertainment
Número de Jogadores: 1
Download: Rom Clock Tower
E ai cambada hoje chegou o dia de analisarmos o jogo mais macabro de Super Nintendo, na verdade ele foi lançado somente para o Super Famicom, mas como a emulação dominou o mundo muita gente conheceu esse jogo emulando e como o game é ótimo ele acabou recebendo diversas traduções inclusive algumas em português e isso fez desse jogo obscuro dos anos 90 se tornar popular nos dias de hoje, estou falando de Clock Tower The First Fear um jogo simples, que não apresenta gráficos realistas, mas assusta e chega dar tanto medo quanto qualquer jogo aterrorizante e realista de hoje em dia, então se preparem para escapar de todos os perigos e armadilhas, se virem um homem com uma tesoura na mão corram como se não houvesse amanhã clique ai em CONTINUE LENDO porque vamos começar a SnesTalgia Clock Tower.
O Jogo

Clock Tower é um game de point and click no melhor estilo Suvivor Horror, eu considero “ousada” a junção dessas características, pois naquela época jogos de terror não eram tão aclamados como agora e games que necessitam dos cliques para caminhar e/ou interagir com objetos também não chamavam tanta atenção dos jogadores, ainda mais no Super Nintendo onde usamos o joystick que não seria o mais indicado pra isso, o certo seria usar o mouse do Snes, mas ele não é compatível com esse jogo infelizmente, e chega ser até um desperdício, pois iria ser muito útil aqui.


Com essas informações qualquer especialista em games podia supor que o jogo seria um fracasso total, talvez ele não tenha recebido a devida atenção, mas Clock Tower está longe de ser um fracasso, muito pelo contrário, eu ouso dizer que Clock Tower é um dos melhores jogos do console e consegue cumprir com perfeição a proposta inicial do jogo que no caso seria assustar e isso o jogo faz que é uma beleza, vamos conhecer um pouco o enredo do game e vocês vão perceber que eu não estou exagerando.
Enredo

Clock Tower conta a história de 4 meninas órfãs que foram adotadas por uma “bondosa senhora” chamada senhora Mary, que as levou para morar em sua mansão que é localizada em meio a uma floresta sinistra que é conhecida por ter uma enorme torre com um relógio no topo ( disso saiu o nome do jogo Clock Tower) uma das órfãs adotadas é a personagem principal do game e o nome dela é Jennifer e é ela que vamos controlar durante todo o jogo.
Jennifer tem 14 anos e era filha de um doutor que desapareceu após sair para atender um chamado domiciliar, isso aconteceu quando Jennifer tinha apenas 8 anos, esse doutor era o Walter Simpson que no caso tinha sido chamado para fazer um parto nessa mesma mansão da torre do Relógio, o parto foi um sucesso e nasceram os gêmeos Bobby e Dan Barrows que não eram crianças normais, na verdade essas crianças podiam ser consideradas demônios e assim que nasceram comeram uma das mãos do Doutor, a mãe das crianças era Mary Barrows que decidiu prender o doutor em sua mansão já que ele sabia demais. 
Papai o senhor está tão magro
Podemos encontrar o corpo dele no jogo dependendo de nossas ações e quando isso acontecer ele vai nos revelar essa carta que o mesmo escreveu antes de morrer onde dizia que seu fim estava próximo e que havia uma senhora mãe de crianças gêmeas que eram dois demônios.
No fim da carta ele lamenta o nascimento dessas crianças e chama pelo nome de sua filha.
Jennifer ...
Jennifer ...
Jennifer ...

Como já disse, além de Jennifer também foram adotadas Ann, Lotte e Laura: No pensamento dessas garotas tudo estava as mil maravilhas agora que elas seriam filhas de Sra. Mary e Sr. Barrows. 


Laura é a garota loira com um vestido azul;




Lotte é a garota ruiva de cabelo curto e uma blusa vermelha;



Ann é a de cabelo castanho vestindo uma blusa bege e uma saia verde (que cafona).
A função delas no jogo é simples, MORRER, mas se você manjar dos paranaue pode conseguir salvar a vida de algumas.
Sra Mary Barrows ou simplesmente Mary é a esposa do Sr. Barrows, ela é retratada como uma mulher que parece ser gentil, mas não sei quem eles acham que vão enganar, assim que eu bati o olho nessa mulher eu já sabia que coisa boa ela não era. Ela é loira, veste uma blusa branca e calças pretas e é a mãe dos dois capetinhas que comeram a mão do Pai de Jeniffer.
Simon Barrows
Sr. Simon Barrows este é o dono do cafofo mansão, no inicio do game Mary diz para Jeniffer e as demais garotas que estavam indo para mansão e lá conheceriam o Sr. Barrows, porém elas não o conheceram, somente Jennifer se encontra com ele dependendo de suas ações no jogo, mas o encontro pode não ser muito agradável, ele estava preso em uma cela aparentemente a muito tempo e como ele estava com muita fome tentou matar Jennifer ( se ele vai matar ou não depende de suas ações no jogo).
Sr. Simons Barrows no jogo
Ele foi aprisionado por Mary, depois que o mesmo entrou em confronto com a megera, e o tonto conseguiu apanhar da própria mulher e acabou preso em uma jaula desde então.
Bobby comemora
após te matar no
jogo.
Bobby É uma criança gordinha com uma aparência medonha de mais ou menos 8 anos de idade, ele aparece no jogo logo após que a Sra. Mary desaparece na mansão e é ai que nosso pesadelo começa no game, porque suas amigas também somem e você provavelmente vai encontrar Bobby matando todas elas enfiando um baita tesourão nas estranhas das pobres garotas, essa tesoura gigante virou a marca registrada de Bobby e virou um ícone, o que não da pra entender é como uma criança de 8 anos toda deformada tem tanta força, eu costumo comparar o Bobby com o Nemesis do Resident Evil, pois toda vez que ele aparece sabemos que estamos lascados. 
Vou te comer vou te comer... não pera

Segundo o criador do jogo Bobby foi inspirado no personagem do filme The Burning, a única diferença é que a tesoura de Bobby é bem maior.
Inspiração para Bobby

Dan: O outro enviado pelo capiroto, é o irmão gêmeo de Bobby, podemos dizer que eles não são idênticos, mas são boas aberrações, ele fica no subsolo da mansão e é tipo um bebê gigante deformado feio pra burro, ainda bem que ele não aparece tanto quanto seu irmão amante de tesouras porque eu realmente tenho sensações ruins quando olho para cara o “bebezão” ai.
Achoooo!!!
Pronto conhecemos todos os personagens do game, mas ainda existem algumas outras bizarrices que vocês vão conhecer durante a jogatina, e para dar o ponta pé inicial logo no inicio do jogo quando Mary chega com as meninas na mansão ela desaparece, e Jennifer fica encarregada de procurar a velha e é só você sair da sala e voltar e pronto, todo mundo desaparece e a trilha sonora do jogo já começa nos aterrorizar, a trilha é perfeita e cumpre seu papel de forma brilhante, no geral o jogo não tem tantas musicas, são mais efeitos sonoros mesmo, mas quando começa tocar alguma musica, haaa meu amigo pode ficar experto porque alguma coisa tenebrosa vai acontecer.
Ei amiga acorda.
Saindo da sala dependendo da direção que tomar você vai escutar gritos, nada muito assustador, na real esses gritos estão no game mais para chamar sua atenção para que assim você caia na armadilha de ir verificar o que está acontecendo e morrer ou ver alguém morrendo é claro. A propósito morrer vai ser algo que você vai ter que se acostumar no jogo porque pode ter certeza você vai morrer muito e a palavra Dead End vai soar muito familiar para você depois que jogar Clock tower, se você não é uma pessoa persistente pode desistir bem cedo no jogo devido a quantidade de vezes que vai morrer e pelas coisas absurdas que podem te matar.

Se acha que estou exagerando, você pode morrer sendo atacado por um periquito, pode morrer tomando uma água mineral geladinha oferecida pela Mary, ou até por se olhar no espelho, há e claro o Nemesis (ops quero dizer Bobby) vai te enfiar a tesoura tantas vezes que você vai passar a ter pesadelos com tesouras voadoras vindo em sua direção.
Espelho espelho meu... Morre baranga
Você pode estar se perguntando: “Porque iremos morrer tanto?” Uma das características desse game é o que faz dele único, pois em Clock Tower não podemos usar armas, só podemos correr e nos esconder, claro que podemos acertar alguns inimigos, mas isso dependente dessa interação com o cenário, como por exemplo, quando Bobby aparece na biblioteca você deve clicar em um dos armários para Jeniffer empurrar isso na cabeça do filho do capiroto, mas não comemore porque Bobby não morre...
Bom pelo menos não facilmente, ele vai te perseguir intensamente durante todo o game e com a junção das musicas macabras, com o som de abrir e fechar da tesoura de Bobby e aquela aflição danada que você vai sentir querendo correr e se esconder vão fazer você acreditar que está em perigo, o jogo realmente nos faz despertar sensações estranhas, às vezes você vai até se sentir mal jogando querendo não olhar na tela ou sei lá, entrar em depressão ou simplesmente borrar as calças porque... Sim!!!!! o jogo assusta e da medo e é meio vergonhoso dizer isso porque quando eu conheci esse game eu já não era tão criança e mesmo assim senti medo quando estava jogando Clock Tower, a sensação que me dava
Sai pra lá
era que eu queria continuar, mas ao mesmo tempo desligar o emulador e ir dormir, porque claro, eu sempre jogava de noite no escuro e com o fone de ouvido, essa combinação eu aconselho para todos que se dizem “cabra macho” pois acredito que é nessa hora que o filho chora e a mãe não vê e acredite não estou exagerando.

Ann, pela janela tem pão?
É importante saber que cada decisão sua durante o jogo modifica os possíveis finais que são vários, 9 no total e isso trás um fator replay fantástico para o jogo, porém fazer o final completo não é uma tarefa
É um desafio fazer
todos os finais.
fácil, na real eu só consegui fazer esse final usando detonado, e até mesmo os outros finais são difíceis de conseguir, então minha dica é jogue tente finalizar na raça e veja qual final consegue, depois use os detonados para te ajudar nos demais finais, isso claro se tiver coragem pra isso. Muitos dizem que o jogo é curto e até é se você fizer o final mais curto do game onde você pega um carro foge e salva apenas o seu traseiro e deixa suas amigas para morte, mas na real ninguém quer esse final certo?

O Final mais rápido talvez não seja o mais feliz...
Então o jogo não é tão curto assim, outra coisa que pode dificultar nossa vida é que algumas salas mudam de posição durante o jogo e alguns itens também, então é normal fulano dizer que achou algum determinado item dentro de uma sala, mas você só encontrou em baixo de uma cama, por exemplo, e como eu gosto de dificuldades em jogos desse tipo eu achei essa uma ótima sacada para o game.
Entrada triunfal
Bom até agora tudo perfeito, esse jogo não tem nenhum ponto negativo? Infelizmente tem sim, e é o ponto que afastou muitas pessoas dessa obra prima, estou falando de sua jogabilidade, onde os comandos até que são simples, abaixo vou listar os comandos:
Y; O botão de ação, onde pressionamos uma vez para Jennifer andar e duas vezes para ela correr, podemos também selecionar objetos e interagir com os mesmos quando o cursor mudar para um quadrado.
O que será que tem aqui? Corre berg
L e R; Botões de Corrida, onde cada botão aponta o lado para qual iremos correr sendo L para esquerda e R para direita.
X; Botão de descanso, que é usado quando queremos parar de correr ou recuperar energia. Quando pressionado várias vezes Jennifer vai se sentar e ir recuperando energia ou simplesmente descansar que é algo muito importante nesse jogo.
Quando do nada a mulher sai de dentro da parede
B; Botão do Pânico, aperte esse botão e sua televisão vai começar transmitir o Pânico na TV... Não, não é isso, ainda bem que não é isso. O botão do pânico é usado para escapar de um perigo eminente de ataque, você vai saber quando isso está próximo de acontecer quando a foto de Jennifer estiver mudando de cor de forma frenética, aperte o B e ela da um jeito de se salvar, um bom exemplo é que ela empurra o Bobby se ele estiver muito próximo, mas também podemos usar em outros inimigos.
O Jennifer, venha cá minha filha...
A: Botão dos Itens, de começo é meio complicado de entender como usar, mas é só no começo, aperta o A e mantenha pressionado para ver os itens que coletou, mova o cursor para aquele que deseja usar e solte o botão A, pronto você selecionou o item, agora clique onde desejar usar o item, note que o cursor vai mudar para o formato do item.
Start: Botão de Pausa, aperte para ir ao banheiro ou ir tomar um cafezinho.
NOTA: A foto de Jennifer é como se fosse uma barra de life, é a foto que vai nos dizer como estamos no momento, Azul quer dizer que estamos entre 100% à 80% de vida, Verde indica 79% à 60%, Amarelo 59% à 30% e Vermelho de 29% para baixo, ou seja, Fod3u Bahia qualquer mosca pode te matar se estiver nessa condição e não duvide que moscas podem te matar haha.
Tchanããã
Tudo isso que eu falei sobre os comandos são o grande problema do jogo, pois tudo é demasiadamente lento, logo você vai sentir necessidade de correr para atravessar os corredores gigantescos da mansão, mas correr pode cansar a personagem, então descanse, mas descansar demora um tempo absurdo, ou seja, quem jogou isso no console penou e muito, porém nos emuladores temos a facilidade de acelerar as coisas, mas mesmo assim a lentidão do game realmente é frustrante e é um ponto fraco do jogo.
Gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?
Para compensar essa falha grave o game tem gráficos lindos para os 16 bits, personagens muito bem desenhados, cenários cheios de detalhes, salões lindos com um trabalho artístico admirável para época, podemos dizer que graficamente o jogo é perfeito eu sinceramente não consegui identificar nada de negativo nos gráficos se alguém discordar disso pode comentar ai.
Sem saída.... Dead End
O que chama mais atenção são as cutscenes de ótima qualidade que nos ajuda a desvendar os mistérios da mansão e da Sra Mary, talvez o único incomodo dessa parte são alguns textos presentes nas cutscenes que fazem parte da imagem e esses textos das cutscenes estão em Japonês então dificilmente você vai encontrar uma ROM com a tradução 100% concluída.
Essa parede é tão forte... não pera
Desafio
Para aqueles que buscarem todos os finais vão ter um bom desafio pela frente além dos sustos e batalhas épicas contra o Bobby, você tem que ser muito astuto para clicar no objeto certo para revidar um ataque ou se esconder, no certo você não vai ter essa esperteza em certa parte do game e vai acabar morrendo mesmo, a maior dificuldade aqui é desvendar como usar cada item selecionado e o que podemos ou não fazer, já que se formos fazer o final
chocante...
S, não podemos deixar ninguém morrer e isso é meio complicado uma vez que quem joga pela primeira vez não faz ideia quando e onde Bobby vai aparecer com o tesourão e matar alguém, mas é ai que esta a graça do jogo, pois uma vez que você decora exatamente onde o Bobby aparece e como escapar dele o jogo perde a graça, mas fiquem tranquilos porque isso demora para acontecer e você vai poder aproveitar o jogo por muito tempo.

Curiosidades, Extras e Dicas.
- Supostamente o pai de Jennifer foi aprisionado na mansão para servir de comida para Dan.
- Nem todas as chaves do jogo vão aparecer na sua lista de itens
- O quarto de musica, quarto dos corvos e um dos banheiros trocam de lugar.
- O quarto de troféus e quarto dos manequins trocam de lugar.

- O quarto do telefone e biblioteca trocam de lugar.
- Existe um banheiro que sempre vai estar trancado, ainda não sabemos o que diabos têm lá dentro, mas vou tentar descobrir hehe.
- A chave do automóvel só vai ligar o carro após três tentativas.
- Um presunto pode salvar vidas.
Lhe apresento meu pau

- Você pode encontrar um Cetro na sala de musica atrás das cortinas, mas como o jogo é trollador as vezes p Bobby é quem aparece por lá, então se isso acontecer você deve terminar o jogo com o Ídolo Demoníaco que está num corredor ao lado direito de uma parede estranha. É impossível pegar os dois itens no jogo, ou você pega um ou pega outro já que ambos servem para abrir o alçapão que dá acesso para a caverna.

- Na sala de musicas toque o piano para ter uma agradável surpresa :p .
- Nunca deixe um pássaro engaiolado, pelo menos não pela segunda vez (estou me sentindo o mestre do magos com essas dicas).
Vamos dançar?
- Bobby pode se teleportar 0.o .
- Marry adotou as meninas porque Dan estava com fome.
- Jennifer foi inspirada numa personagem do filme Phenomena (Fenômeno) no filme a garota era Jennifer Corvino.
- Jennifer aparece em Clock Tower 2 em um posters que está em uma das salas do jogo.
- Clock Tower também recebeu um mangá, porém a história contém algumas diferenças.

- Sra Marry sempre teve interesse em magia negra, ela tinha um irmão e juntos eles pretendiam sacrificar pessoas em rituais satânicos.
- Sra Marry era professora no orfanato onde Jennifer vivia.
- A mansão de Clock Tower fica localizada na Noruega.
- No final G Jennifer foge de carro e volta para o orfanato porém ela é encontrada morta 3 dias depois em seu quarto, como Marry era uma das funcionarias do orfanato, ela provavelmente foi quem tirou a vida de Jennifer.

- No Japão a Sra Mary é chamada de Mary-Sensei
- O diretor do game Hifumi Kono disse que o corpo de Dan é coberto com sangue de gente morta, aparentemente toda aquela deformidade é uma espécie de “casca” onde o verdadeiro Dan está se desenvolvendo por baixo daquilo tudo.

- Dan não morre no primeiro Clock Tower e é adotado por outra mulher, porém ele teve perda de memória e agora se chama Edward, o engraçado que ele torna o novo maníaco da tesoura, então Dan é o Edward mãos de tesoura? 0.o
- Um filme inspirado no jogo foi cogitado, porém não sei ao certo se um dia isso vai se tornar realidade.
E agora o momento mais esperado a Avaliação SnesTalgia

Considerações Finais
Prós: Gráficos, Trilha Sonora, História
Contras: Jogabilidade

Conclusão: Considero Clock Tower um jogo ousado e muito bem feito, foi uma pena ele não ter saído do Japão, mas mesmo assim conseguiu fazer bonito em outros países, mesmo com seus defeitos o jogo é perfeito do jeito que é, se você ainda não jogou jogue porque vale muito a pena. O jogo se encaixa entre os 40 melhores jogos de Super Nintendo e por isso recebeu o troféu de bronze e vale o destaque para medalha de prata por ser um jogo que teve uma média de 8,5 e o selo de qualidade Snestalgia que indica que vale a pena conferir.

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.


9 comentários:

  1. Esse game sem duvida é ousado e medonho! Ainda vou finalizar ele, já coloquei na lista!
    E vamos que vamos de SNestalgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai amigo, quando conseguir volte aqui e nos conte como foi =D

      Excluir
    2. O jogo possui 9 finais diferentes eu salvei uma vez só,pôr em não foi o ti al mais completo que tem,quero salvar agora com o final completo vamos la

      Excluir
  2. Melhor análise que li a respeito do jogo!Deu vontade de jogar novamente...
    SnesTalgia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, fico feliz que tenha gostado hehe, esse jogo é medonho demais =D

      Excluir
  3. vou fazer uma gameplay no meu canal do jogo... obg pelas dicas rs

    ResponderExcluir
  4. Comecei hoje e já morri no "periquito assassino" (ah miseravi). É questão de honra agora hahahaha. Vai rolar um gameplay?

    Parabéns pela análise ficou muita boa e dá vontade conhecer mais o jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gameplay desse jogo é tenso haha, fico feliz que tenha gostado, mas tem análise dele no canal da uma olhada lá

      Excluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores