Ads 468x60px

Link list 2

28 de maio de 2017

2

Shmups - Minha Experiência


Qual moleque da década de 90' que não curtia tanques de guerra, jatos, helicópteros e explosões?
Em jogos de Shmups você tinha a verdadeira experiência de guerra na era 16 bits, naquela época não tínhamos os Call of Dutys nem os Medal of Honors de hoje em dia, o mais próximo de uma guerra era um Chopplifter 3 ou Platoon do NES...
Enquanto 1999 (MoH) não chegava com seus jogos de FPS de segunda guerra que hoje se tornaram clássicos, eu me deleitava com esse estilo que era tão amado na era lendária dos fliperamas e locadoras.
Hoje trago a vocês a minha experiência com este estilo de game que até hoje tenho um apreço enorme, e desde já conto com sua opinião sobre o assunto, se tiver algum jogo do estilo pra indicar eu ficarei muito feliz, pode ficar a vontade nos comentários, então clique ai EM CONTINUE LENDO e bora lá.
Sonic Wings

Como não começar com o jogo que me fez amar esse estilo? Claro que estou falando de Sonic Wings, ou como também é conhecido, o Aero Fighters!
Este game até hoje é bonito, tem uma boa jogabilidade, bom desafio e bons sons.
São 3 jogos numerados e algumas edições diferentes com certas adições, esta franquia esteve presente nos consoles de 16, 32 bits e arcades, se você não jogou (o que eu duvido muito) Jogue hoje! O ultimo boss desse game é o Goku transformado em macaco (zoeira, mas que parece, parece).


SUPER Strike Gunner
Esse jogo é do "carai", imagine um shooter que deu porradaria entre irmãos, primos e amigos? É esse, quando jogado multiplayer este game ganhava um comando adicional chamado de "FilhadaBudagem level 99", esse comando consiste em unir as 2 naves em uma, quem apertou o botão ficaria sobre o comando das naves.........PRA QUE UMA MERDA DESSA??? Simples, esse comando era usado para que você "puxasse" se amigo antes daquele tiro que o levaria a morte o pegasse, só que o caboclo apertava o botão sem nem saber o que ia acontecer e a merda era feita, nego morria e xingava: "aperta Y não FDB!" Aí o cara se enchia de razão e apertava só de raiva, pronto, discórdia causada.

Zoeiras a parte, este jogo de navinhas do Snes/arcades(ignore a versão arcade) trouxe um sistema muito inteligente, antes de cada fase é possível escolher entre vários tipos de armas especiais, entre elas até um escudo que te deixa invulnerável a tudo por um tempo, nego ficava pensando em que fase usar esse escudo, até hoje eu não devo ter usado todos os poderes.



Axelay
Esse jogo pra mim foi uma surpresa bem no final de uma era de ouro, conheci Axelay quando já estava jogando PS1, esse jogo de snes tem características que os jogos indie de hoje em dia deveriam adotar, as primeiras fases do game tem progressão vertical, algumas com visão lateral, o jogo tem ótimos gráficos, um pouco escuros, mas muito bem feitos, existem quedas de slowdown devido seu nível de detalhes e particulas, existe a escolha de armas também mas num nível limitado comparado ao STG, os boss desse game são épicos e sua trilha sonora mesmo não sendo memorável é muito boa, outro game que vale a pena jogar até hoje.


UN Squadron
Este game eu joguei também na versão do Snes, todo seu gameplay se passa em scroll lateral,  antes de cada fase pode-se escolher o tipo de tiro e a nave ao qual usar, este tipo de gerenciamento dá um certo valor a mais no conteúdo, os graficos do game contam com cores quentes e vivas o que o deixa agradável até os dias de hoje, sua dificuldade é bem cadenciada.

R-Type III: The Third Lightning
Quando moleque eu vi o cartucho desse game apenas 3 vezes, parece um daqueles jogos raros que você joga num final de semana, tem uma experiência única e nunca mais o vê, esse jogo conta com belíssimos, uma jogabilidade unica com o uso da "esfera de energia" e uma dificuldade alta.

Pocky and Rocky
Você pode dizer que esse game não é um shmup, eu vejo praticamente todos os elementos do estilo com seus próprios, muito bom pra se jogar em coop, esse game tem ótimos chefes e boa diversão.

Macross: Scrambled Valkyrie
O jogo é bem bonito, pra quem era fã do anime na época (acho meio difícil) provavelmente amou esse game, achava ele bem fraco em questão de diversão.

Truxton/Tatsujin
Esse jogo foi um dos poucos que joguei no megadrive nesse estilo, ele tem um carisma próprio, incrivelmente suas musicas são boas e tem uma boa jogabilidade, na época era excelente, hoje em dia apenas bom.


In the hunt
Esse game foi o único shooter de submarinos que eu posso dizer ter prestado (existe algum outro?) bons gráficos, boa jogabilidade, difícil pakas mas não impossível, a única coisa que eu desaprovo nele é sua música terrivelmente "nada a ver", muito aguda, muita chata, totalmente dispensável.


1944
Todos os jogos desta série 19XX são bons, eles eram muito apreciados nos arcades, onde eram jogados a exaustão, nos consoles perderam um pouco o brilho mas continuam sendo bons jogos de shooter.

Einhader
Esse jogo é o ápice do primor do gênero Shmup Sci-Fi  que existe! Feito pela Square em 1997, foi um game com tiragem de venda baixa, é um jogo raro que poucas pessoas tiveram acesso mesmo pirata, o jogo consiste em um shooter de scroll lateral onde você escolhia 3 naves com certas diferenças, o seu maior foco além de belos gráficos, boa jogabilidade e excelente trilha sonora é o fato de você poder pegar as armas dos inimigos e poder usa-las de 2 maneiras diferentes.


The Raiden Project
É o antigo raiden trad 1 e 2 porém com algumas melhorias, se você não jogou as versões antigas essa atualizada é uma boa pedida.

RayStorm / RayCrisis
Um jogo um pouco confuso, mira pouco precisa, gráficos belos, hoje em dia não compensa perder seu tempo com ele, na época era mais agradável.


G-Darius

Seu estilo de arte único tornou esse jogo reconhecível em qualquer plataforma, são mechas em forma de frutos do mar entre outros, o jogo conta com muitas partículas e gráficos bem agradáveis.


Thunder Force V: Perfect System
Sempre quando jogo esse game lembro de "Tropas Estelares", boa jogabilidade, armas únicas, você pode alterar entre elas no meio da partida tornando tudo muito dinâmico, pode perder elas também, tornando a escolha das armas em certos momentos um ponto estratégico, ele usa o esquema Pseu2D muito bem.

Bem, os jogos deste estilo que eu realmente joguei foram esses, se você tem o seu favorito e principalmente não está nesta lista, deixe nos comentários.
Os Shmups atuais geralmente não me agradam devido serem muito doidos, são os famosos bullet hells.


Menções honrosas: Choplifter, Gradius, Sexy Paradius, Ikaruga, Fire Power 2000, Lost Risort, Cyvern, Change air blade, Dragon Breed, Sengeki Strike, Thunder Dragon, Batsugun entre muitos outros!
Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.


2 comentários:

  1. Fala Juanito!!! Eu sei que já tem um tempo que vc postou esse artigo, mas acho que vale, ao menos, uma menção honrosa para o jogo Space Megaforce (Super Aleste no Japão). Esse jogo marcou praticamente toda a minha infância. Ganhei o cartucho original com 9 anos de idade e tenho ele até hoje. Sim, já são 24 anos de história. Um grande abraço e parabéns pelo blog e pelo canal no YouTube!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse post foi nosso amigo Felipe quem fez, então ele colocou só os que ele gosta mesmo, mas valeu por comentar =D

      Excluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores