Sem muita enrolação sei que a maiora que está nesse post quer logo a ROM para Download estão baixe Super Luigi Land AQUI
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Já abordamos a Sicari que
trazia algo totalmente diferente do Mario, o jogo da Princesa Peach
que comeu o bolo todo e foi salvar o Mario com bastante criatividade
e também falamos das quatro estações do Mario que traziam beleza
pro seu Super Nintendo.
Ainda temos muitos Custom
Mario pra trazer em vídeo mas vamos aos poucos e com cuidado porque
o foco aqui é sempre mostrar os jogos que são criativos, trazem
boas experiências e não nos fazem passar ódio apelando pro lado
kaizo das coisas.
E agora chegou a vez do Luigi.
Sim ele está disposto a provar de vez que ele não é um Mario verde
e que a vida dele não se resume a ficar caçando fantasmas com um
aspirador de pó. Isso mesmo. Super Luigi Land traz toda a
criatividade do autor Gamma V pra uma ótima Custom Mario, ou seria
Custom Luigi? Enfim, vamos ter uma aventura toda pro bigode que veste
verde.
Lançado originalmente entre
2017 e 2018, Super Luigi Land traz uma aventura com o Luigi como
protagonista. Enquanto seu irmão ladrão de holofotes tá ocupado
salvando a Princesa Daisy sobrou pro Luigi salvar o dia. Mas o
desafio vai ser fácil? Conseguirá o Luigi impedir o malígno Bowser
de conquistar tudo e sequestrar a princesa Peach mais uma vez? Issso
vai depender de você jogador, afinal, não bastar ter uma história,
tem que se ter um bom jogador pra fazer ela acontecer.
E como dizem por aí, o
importante é o que importa, e o que importa e muito é a
jogabilidade. E você pode estar aí pensando, como um jogo baseado
em Super Mario World vai ter jogabilidade ruim? Pois então, antes de
chegar em Super Luigi Land testamos muitos Custom Mario e tem alguns
que os caras conseguem literalmente cagar a coisa que faz jogos do
Mario serem bons, a jogabilidade. Felizmente não é o caso aqui.
Temos o melhor dos controles de Super Mario e todas as mecânicas
essenciais que estavam no jogo original estão aqui. Mesmo as
modificações que o autor fez funcionam muito bem e só acrescentam
pra experiência de gameplay. E vale mencionar que pra nossa alegria
o Luigi não tem aquele pulo esquisito que foi atribuído pra ele no
Super Mario Bros 2, então nada de correr no ar e cair sem querer nos
buracos. Mas o jogo traz a mecânica de escalar paredes que vemos em
jogos 3D da franquia e em jogos da série New Super Mario Bros, aqui
ela é bem usada e não é difícil de dominar.
E se os controles são bem
padrões os power ups que você encontra no jogo… também são.
Dessa vez não vamos ter coisas malucas com funções extras ou
retiradas de algum outro Mario, a seleção de power ups é bem
padrão mas temos peculiaridades. O cogumelo faz o que ele sempre fez
na franquia, te ajuda a viajar… não pera, faz o Luigi pequeno
crescer. A flor de fogo como padrão vai te ajudar a dar aquela
tostada nos inimigos, mas o Luigi faz isso de um jeito meio diferente
aqui, ele vai cuspir as bolinhas de fogo em linha reta o que pode
parecer estranho no começo mas vai ser bem interessante na precisão
dos disparos e por fim vamos ter a boa e velha pena, isso mesmo a
pena e não o rabo voador do Super Mario 3 e isso me deixa muito
feliz porque poderemos passar fases voando assim como fazemos no
Super Mario World original. Fora isso podemos dizer que apenas o
Yoshi verde está presente, mas infelizmente só em algumas fases e
não podemos levar ele de uma fase pra outra, o que é bem triste…
pobre Yoshi… desprezado…
Um ponto interessante sobre os
power ups no jogo é que o sistema de troca com o botão Select como
é feito no jogo original aqui mudou um pouquinho. Agora vamos ter a
troca instantânea sem a necessidade de esperar o item cair do alto
da tela porém vamos ter de ativar o item reserva manualmente toda
vez que formos atingidos porque ele não será usado automaticamente
em nenhuma ocasião. E por falar em ser atingido o jogo usa a lógica
de Super Mario 3 americano aqui, por exemplo, se estamos com uma flor
e tomamos dano voltamos a ser o Luigi grande e não ficamos pequenos
como é em Super Mario World, isso ajuda bastante porque se não
tivermos algo na reserva e batermos num bloco poderemos pegar outro
power up bom ao invés de um cogumelo.
Bom se sabemos que o jogo não
faz feio nos controles e nos power ups como ele fica no desafio? Eu
diria que na medida perfeita. Super Luigi Land considerando todos os
Custom Mario que eu falei aqui no canal tem o desafio mais bem
distribuído de todos, são diversas fases ao longo de oito mundos
com fases secretas, caminhos alternativos, Switch Palaces como os do
jogo original e um bom total de saídas pra colocar na conta, o jogo
conta com 108 saídas o que é inclusive mais do que o jogo original.
Em algumas fases vamos ter que pegar as moedas grandes pra poder
liberar as chaves pra saída secreta e os Switch Palaces vão estar
dentro de fases do jogo e não como uma fase separada mas isso vai
ser indicado no nome da fase no mapa por um A ou uma exclamação
entre parênteses e pra nossa alegria o jogo vai usar a função de
auto save toda vez que a tela do mapa é exibida então não há
porque se preocupar em salvar que você não vai perder o seu
progresso.
Sabendo de tudo isso podemos
agora mencionar defeitos na jogabilidade ou no desafio. Sim mesmo
bons jogos tem defeitos e aqui não é diferente. O primeiro defeito
aqui é com certeza o fato do jogo focar somente no Single Player.
Super Mario World sempre foi uma diversão pra mais de uma pessoa,
infelizmente não na mesma tela na mesma fase mas dava pra alternar e
assim todo mundo jogava um pouco. Aqui como só temos o Luigi o
negócio vai ser jogar sozinho, se bem que dá pra passar o controle
depois de cada fase ou vida perdida.
Outro ponto que eu diria que é
negativo é a mudança no Bonus Game que ganhamos acesso ao juntar
100 estrelas nas saídas das fases. Agora ao invés de uma boa chance
de juntar vidas que nos ajudam vamos apenas ter uma espécie de
loteria pra power ups ou uma única vida. E por fim diria que as
fortalezas e castelos também ficaram com chefes bem sem graças,
embora o desafio seja bom a falta de variedade deixa um bocado a
desejar se comparado com outras Custom Mario que temos por aí. Mas
vamos adiante…
Entrando na parte gráfica e
sonora da análise já temos que ir elogiando o jogo de novo. Não
vamos ter um visual todo lindão igual ao do Mario que trocava as
estações mas também não vamos ficar com o visual padrão de Super
Mario World. Aqui o autor misturou bastante elementos dos jogos em 16
bits do Mario com coisas mais originais, trazendo uma mistura que
seria perfeitamente possível de se ver caso a Nintendo tivesse
lançado o jogo oficialmente. Cada mundo do jogo procura manter um
estilo próprio que se reflete bem nas fases, trazendo uma
ambientação muito bem elaborada, e mesmo entre as fases de um mesmo
mundo temos sempre alguma variedade no visual.
Os sprites do Luigi são
modificados pra ele não ficar com cara de Mario Verde como é no
Super Mario World original porém nada muito fora do padrão e os
inimigos no geral trazem uma mistura entre os jogos do Mario desde o
primeiro Super Mario Bros até alguns customizados porém todos com
estilo 16 bits. O que vai trazer um pouco mais de visual original vai
ser nos chefes que embora sejam sempre o Bowser vai ter alguns bons
sprites criados provavelmente pra esse jogo.
Ainda na parte visual é legal
ver que o jogo adotou um estilo mais minimalista pra HUD durante o
jogo. A redução da poluição visual dá um estilo bem melhor pra
obra, algo que até se fosse no Super Mario World original seria bem
vindo.
E na parte sonora? Ótima
experiência também. Além das músicas de Super Mario World que se
fazem presentes o jogo pega algumas músicas de jogos anteriores do
Mario, de jogos mais novos como Yoshi Island, Super Mario RPG e até
músicas dos jogos mais modernos do bigode. Também temos músicas
originais criadas pelo autor e pelo pessoal que manja dos Custom
Mario e pra não dizer que não temos boas músicas os caras ainda
capricharam na seleção de músicas de jogos famosos, vai rolar
Zelda, Final Fantasy, Donkey Kong, Megaman e mais um monte de coisa
boa. E pode parecer superficial mas te garanto que uma boa quantidade
de músicas boas deixam o jogo ainda mais divertido. Ou vai dizer que
jogar Mario sem música é algo tão interessante? Uma pena que os
efeitos sonoros ficaram mais presos em Super Mario World mesmo,
queria ter visto alguns sons a mais e uma coisa que eu sempre espero
nas Custom Mario, vozes. Uma coisa simples mas não tem como não
gostar das bobagens que o Mario e o Luigi falam no meio dos jogos
modernos deles. Enfim, é seguro dizer que a experiência sonora é
tão sólida quanto o restante do jogo.
Pronto, descrevi tudo o que
podia sobre o jogo e com isso já podemos dizer que, é uma pena esse
tipo de Custom Mario não ter sido algo que estava disponível pra
nós ainda nos anos 90 pra podermos ter jogado no Super Nintendo
mesmo. Claro que devemos considerar que algo assim não seria
possível com tanta facilidade naquela época pois teríamos
limitações de sobra com diversos aspectos como espaço em cartucho,
a própria Nintendo fazendo o jogo porque não seria possível tão
facilmente alguém produzir isso. Mas nem tudo está perdido, você
ainda vai poder jogar esse e todos os outros Custom Mario que eu
falei aqui no canal no seu Super Nintendo se você tiver um Everdrive
ou similar, ou então você pode entrar em contato com alguma loja
especializada em reprô e mandar fazer um cartucho igualzinho um da
época. E tem mais, pra você que gosta de desafios extras é
possível por meio de emuladores próprios colocar conquistas no
estilo dos troféus de jogos modernos nessa Custom Mario graças ao
suporte do pessoal do Retroachievments.
Viu só? Se a Nintendo não
nos deu algo a mais pra jogar os fãs deram um jeito. Super Luigi
Land vem pra mostrar que é possível acrescentar numa fórmula já
consagrada e aumentar a diversão de quem gosta de um bom jogo de
plataforma. Graças a sua fórmula equilibrada em todos os sentidos
podemos ter umas boas horas de diversão sem passar ódio nos kaizo
da vida e nem ter de repetir a jornada do Super Mario World original,
não que o Mario seja ruim é claro.
Eu vou encerrando por aqui mas
é bom avisar que essa não foi a primeira e nem será a última vez
que eu vou falar de um jogo desse tipo aqui então tenha certeza de
que sua inscrição está em dia e suas notificações estão
ativadas porque cedo ou tarde vocês verão mais Custom Mario por
aqui.
Mas me digam aí nos
comentários. O que acharam desse jogo? Já conheciam? Ficaram com
vontade de jogar? Querem mais jogos com o Luigi? Ou vamos continuar
achando que ele é um Mario Verde?
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