Ads 468x60px

Link list 2

5 de junho de 2022

1

Super Luigi Land o Novo Jogo do Luigi no Snes

 

Sem muita enrolação sei que a maiora que está nesse post quer logo a ROM para Download estão baixe Super Luigi Land AQUI

Para Continuar você tem duas opções, assista todo o vídeo com a Review sobre a hack, ou clica ali em continuar lendo e leia todo Post =D

Já abordamos a Sicari que trazia algo totalmente diferente do Mario, o jogo da Princesa Peach que comeu o bolo todo e foi salvar o Mario com bastante criatividade e também falamos das quatro estações do Mario que traziam beleza pro seu Super Nintendo.

Ainda temos muitos Custom Mario pra trazer em vídeo mas vamos aos poucos e com cuidado porque o foco aqui é sempre mostrar os jogos que são criativos, trazem boas experiências e não nos fazem passar ódio apelando pro lado kaizo das coisas.



E agora chegou a vez do Luigi. Sim ele está disposto a provar de vez que ele não é um Mario verde e que a vida dele não se resume a ficar caçando fantasmas com um aspirador de pó. Isso mesmo. Super Luigi Land traz toda a criatividade do autor Gamma V pra uma ótima Custom Mario, ou seria Custom Luigi? Enfim, vamos ter uma aventura toda pro bigode que veste verde.


Lançado originalmente entre 2017 e 2018, Super Luigi Land traz uma aventura com o Luigi como protagonista. Enquanto seu irmão ladrão de holofotes tá ocupado salvando a Princesa Daisy sobrou pro Luigi salvar o dia. Mas o desafio vai ser fácil? Conseguirá o Luigi impedir o malígno Bowser de conquistar tudo e sequestrar a princesa Peach mais uma vez? Issso vai depender de você jogador, afinal, não bastar ter uma história, tem que se ter um bom jogador pra fazer ela acontecer.

E como dizem por aí, o importante é o que importa, e o que importa e muito é a jogabilidade. E você pode estar aí pensando, como um jogo baseado em Super Mario World vai ter jogabilidade ruim? Pois então, antes de chegar em Super Luigi Land testamos muitos Custom Mario e tem alguns que os caras conseguem literalmente cagar a coisa que faz jogos do Mario serem bons, a jogabilidade. Felizmente não é o caso aqui. Temos o melhor dos controles de Super Mario e todas as mecânicas essenciais que estavam no jogo original estão aqui. Mesmo as modificações que o autor fez funcionam muito bem e só acrescentam pra experiência de gameplay. E vale mencionar que pra nossa alegria o Luigi não tem aquele pulo esquisito que foi atribuído pra ele no Super Mario Bros 2, então nada de correr no ar e cair sem querer nos buracos. Mas o jogo traz a mecânica de escalar paredes que vemos em jogos 3D da franquia e em jogos da série New Super Mario Bros, aqui ela é bem usada e não é difícil de dominar.


E se os controles são bem padrões os power ups que você encontra no jogo… também são. Dessa vez não vamos ter coisas malucas com funções extras ou retiradas de algum outro Mario, a seleção de power ups é bem padrão mas temos peculiaridades. O cogumelo faz o que ele sempre fez na franquia, te ajuda a viajar… não pera, faz o Luigi pequeno crescer. A flor de fogo como padrão vai te ajudar a dar aquela tostada nos inimigos, mas o Luigi faz isso de um jeito meio diferente aqui, ele vai cuspir as bolinhas de fogo em linha reta o que pode parecer estranho no começo mas vai ser bem interessante na precisão dos disparos e por fim vamos ter a boa e velha pena, isso mesmo a pena e não o rabo voador do Super Mario 3 e isso me deixa muito feliz porque poderemos passar fases voando assim como fazemos no Super Mario World original. Fora isso podemos dizer que apenas o Yoshi verde está presente, mas infelizmente só em algumas fases e não podemos levar ele de uma fase pra outra, o que é bem triste… pobre Yoshi… desprezado…


Um ponto interessante sobre os power ups no jogo é que o sistema de troca com o botão Select como é feito no jogo original aqui mudou um pouquinho. Agora vamos ter a troca instantânea sem a necessidade de esperar o item cair do alto da tela porém vamos ter de ativar o item reserva manualmente toda vez que formos atingidos porque ele não será usado automaticamente em nenhuma ocasião. E por falar em ser atingido o jogo usa a lógica de Super Mario 3 americano aqui, por exemplo, se estamos com uma flor e tomamos dano voltamos a ser o Luigi grande e não ficamos pequenos como é em Super Mario World, isso ajuda bastante porque se não tivermos algo na reserva e batermos num bloco poderemos pegar outro power up bom ao invés de um cogumelo.


Bom se sabemos que o jogo não faz feio nos controles e nos power ups como ele fica no desafio? Eu diria que na medida perfeita. Super Luigi Land considerando todos os Custom Mario que eu falei aqui no canal tem o desafio mais bem distribuído de todos, são diversas fases ao longo de oito mundos com fases secretas, caminhos alternativos, Switch Palaces como os do jogo original e um bom total de saídas pra colocar na conta, o jogo conta com 108 saídas o que é inclusive mais do que o jogo original. Em algumas fases vamos ter que pegar as moedas grandes pra poder liberar as chaves pra saída secreta e os Switch Palaces vão estar dentro de fases do jogo e não como uma fase separada mas isso vai ser indicado no nome da fase no mapa por um A ou uma exclamação entre parênteses e pra nossa alegria o jogo vai usar a função de auto save toda vez que a tela do mapa é exibida então não há porque se preocupar em salvar que você não vai perder o seu progresso.

Sabendo de tudo isso podemos agora mencionar defeitos na jogabilidade ou no desafio. Sim mesmo bons jogos tem defeitos e aqui não é diferente. O primeiro defeito aqui é com certeza o fato do jogo focar somente no Single Player. Super Mario World sempre foi uma diversão pra mais de uma pessoa, infelizmente não na mesma tela na mesma fase mas dava pra alternar e assim todo mundo jogava um pouco. Aqui como só temos o Luigi o negócio vai ser jogar sozinho, se bem que dá pra passar o controle depois de cada fase ou vida perdida.


Outro ponto que eu diria que é negativo é a mudança no Bonus Game que ganhamos acesso ao juntar 100 estrelas nas saídas das fases. Agora ao invés de uma boa chance de juntar vidas que nos ajudam vamos apenas ter uma espécie de loteria pra power ups ou uma única vida. E por fim diria que as fortalezas e castelos também ficaram com chefes bem sem graças, embora o desafio seja bom a falta de variedade deixa um bocado a desejar se comparado com outras Custom Mario que temos por aí. Mas vamos adiante…

Entrando na parte gráfica e sonora da análise já temos que ir elogiando o jogo de novo. Não vamos ter um visual todo lindão igual ao do Mario que trocava as estações mas também não vamos ficar com o visual padrão de Super Mario World. Aqui o autor misturou bastante elementos dos jogos em 16 bits do Mario com coisas mais originais, trazendo uma mistura que seria perfeitamente possível de se ver caso a Nintendo tivesse lançado o jogo oficialmente. Cada mundo do jogo procura manter um estilo próprio que se reflete bem nas fases, trazendo uma ambientação muito bem elaborada, e mesmo entre as fases de um mesmo mundo temos sempre alguma variedade no visual.

Os sprites do Luigi são modificados pra ele não ficar com cara de Mario Verde como é no Super Mario World original porém nada muito fora do padrão e os inimigos no geral trazem uma mistura entre os jogos do Mario desde o primeiro Super Mario Bros até alguns customizados porém todos com estilo 16 bits. O que vai trazer um pouco mais de visual original vai ser nos chefes que embora sejam sempre o Bowser vai ter alguns bons sprites criados provavelmente pra esse jogo.


Ainda na parte visual é legal ver que o jogo adotou um estilo mais minimalista pra HUD durante o jogo. A redução da poluição visual dá um estilo bem melhor pra obra, algo que até se fosse no Super Mario World original seria bem vindo.

E na parte sonora? Ótima experiência também. Além das músicas de Super Mario World que se fazem presentes o jogo pega algumas músicas de jogos anteriores do Mario, de jogos mais novos como Yoshi Island, Super Mario RPG e até músicas dos jogos mais modernos do bigode. Também temos músicas originais criadas pelo autor e pelo pessoal que manja dos Custom Mario e pra não dizer que não temos boas músicas os caras ainda capricharam na seleção de músicas de jogos famosos, vai rolar Zelda, Final Fantasy, Donkey Kong, Megaman e mais um monte de coisa boa. E pode parecer superficial mas te garanto que uma boa quantidade de músicas boas deixam o jogo ainda mais divertido. Ou vai dizer que jogar Mario sem música é algo tão interessante? Uma pena que os efeitos sonoros ficaram mais presos em Super Mario World mesmo, queria ter visto alguns sons a mais e uma coisa que eu sempre espero nas Custom Mario, vozes. Uma coisa simples mas não tem como não gostar das bobagens que o Mario e o Luigi falam no meio dos jogos modernos deles. Enfim, é seguro dizer que a experiência sonora é tão sólida quanto o restante do jogo.

Pronto, descrevi tudo o que podia sobre o jogo e com isso já podemos dizer que, é uma pena esse tipo de Custom Mario não ter sido algo que estava disponível pra nós ainda nos anos 90 pra podermos ter jogado no Super Nintendo mesmo. Claro que devemos considerar que algo assim não seria possível com tanta facilidade naquela época pois teríamos limitações de sobra com diversos aspectos como espaço em cartucho, a própria Nintendo fazendo o jogo porque não seria possível tão facilmente alguém produzir isso. Mas nem tudo está perdido, você ainda vai poder jogar esse e todos os outros Custom Mario que eu falei aqui no canal no seu Super Nintendo se você tiver um Everdrive ou similar, ou então você pode entrar em contato com alguma loja especializada em reprô e mandar fazer um cartucho igualzinho um da época. E tem mais, pra você que gosta de desafios extras é possível por meio de emuladores próprios colocar conquistas no estilo dos troféus de jogos modernos nessa Custom Mario graças ao suporte do pessoal do Retroachievments.

Viu só? Se a Nintendo não nos deu algo a mais pra jogar os fãs deram um jeito. Super Luigi Land vem pra mostrar que é possível acrescentar numa fórmula já consagrada e aumentar a diversão de quem gosta de um bom jogo de plataforma. Graças a sua fórmula equilibrada em todos os sentidos podemos ter umas boas horas de diversão sem passar ódio nos kaizo da vida e nem ter de repetir a jornada do Super Mario World original, não que o Mario seja ruim é claro.
Eu vou encerrando por aqui mas é bom avisar que essa não foi a primeira e nem será a última vez que eu vou falar de um jogo desse tipo aqui então tenha certeza de que sua inscrição está em dia e suas notificações estão ativadas porque cedo ou tarde vocês verão mais Custom Mario por aqui.

Mas me digam aí nos comentários. O que acharam desse jogo? Já conheciam? Ficaram com vontade de jogar? Querem mais jogos com o Luigi? Ou vamos continuar achando que ele é um Mario Verde?

Um comentário:

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores