NOME: Choujikuu Yousai Macross - Scrambled Valkyrie
DESENVOLVEDORA: Winkysoft
GÊNERO: Shooter
PUBLICADO POR: Zamuse
ANO DE LANÇAMENTO: 1993
MODOS DE JOGO: Single Player
E aê pessoal beleza o/
Já faz um bom tempo que eu não escrevo sobre um game que ficou
restrito ao mercado japonês... Bom o motivo é que alguns games eu tenho que
jogar de novo pra lembrar de tudo e fazer uma boa análise sobre. Nesse meio
tempo eu me lembrei de um game que há muitos anos eu tenho aqui na minha
coleção e que tem um certo valor nostálgico pra mim, então eu decidi escrever
sobre ele neste post.
Então já sabe né? Clica no CONTINU ELENDO e acompanhe esta
análise.
Arte da caixa |
Choujikuu Yousai Macross (Super Dimensional Fortress Macross ou
SDF Macross ou simplesmente Macross) é um anime dos anos 80 do gênero mecha
(robôs pra tudo quanto é lado heheh) que conquistou sua fama com seus fãs ao
longo dos anos. Mas diferente de muitos animes da época ele tinha alguns
elementos originais que era a presença da música com participação de uma
cantora fictícia com papel importante e um bom triângulo amoroso. Com isso e
mais alguns elementos o anime obteve um bom número de fãs. Ele até viajou o
mundo sendo destroçado e rebatizado como Robotech nos EUA. Mas o legal é que o
Macross foi exibido no Brasil na CNT (eles ainda estão vivos?) nos anos 90
sendo chamado de Guerra das Galáxias...
No Japão o anime ganhou diversas continuações e se tornou uma
franquia de sucesso, e, com isso claro que games baseados na franquia
seriam feitos. Foram criados games pra NES, alguns computadores pessoais como o
MSX e tal, mas o nosso foco vai para o único game do SNES. Lançado em 29 de
outubro de 1993 o game é um Shooter com visão lateral no estilo de Darius,
Gradius, R-Type, etc. O game foi desenvolvido pela Winkysoft que tem no
currículo os muitos games antigos da franquia Super Robot Wars (também
exclusividade do mercado japonês) e publicado pela desconhecida Zamuse
(pertence ao grupo Banpresto) e o resultado foi muito bom. Confira abaixo a
abertura do game.
Manual do game com a arte de Haruhiko Mikimoto o artista oficial da série |
HISTÓRIA
Apesar de ser baseado na primeira série Macross e no filme Do You
Remember Love? O game traz uma mistura que deixa uma dúvida se é uma
continuação ou uma releitura dos dois. Você começa em meio ao espaço em um
confronto contra as forças Zentradi (os inimigos no primeiro Macross) e termina
numa nave mãe Zentradi lutando contra o líder da frota e durante o game você
vai visitar lugares como Saturno, uma base Zentradi, etc. Como o game não tem
cutscenes durante as fases fica difícil saber mais detalhes sobre o enredo e
pra piorar as coisas eu não tenho o manual do game :-(
O pouco que eu sei a respeito da história do game é que ela é
reconhecida pelos criadores de Macross como um universo paralelo assim como
outros dois games da época e os OVAs de Macross II, mas ao que tudo indica a
história deve mesmo ocorrer entre os eventos do anime/filme e o lançamento da
SDF Megaroad no Especial Macross Flashback 2012.
NOTA: A primeira série de
Macross ocorre entre os anos de 2009 a 2012 aproximadamente.
PERSONAGENS E SUAS VALKYRIES
Em Macross Scrambled Valkyrie você pode escolher entre 3
personagens já conhecidos do anime e cada um pilota a sua própria Valkyrie com
armas próprias.
Esquema de uma Valkyrie em modo Fighter (Agora você pode construir a sua heheheh) |
MAS O QUE É UMA VALKYRIE?
Não... Não é aquela personagem do RPG de Playstation kkkk...
Valkyrie foi o nome dado aos mechas usados em combates dentro da série Macross,
também chamados de Variable Fighters esses mechas tem inicialmente a aparência
de um caça comum dos que encontramos nas forças aéreas mundo afora mas eles se
transformam em robôs. Durante o anime podemos ver que elas são operadas em 3
modos diferentes e isso foi incluído no game, porém as reais aplicações das
transformações não são totalmente usadas no game apenas podemos transformar a
Valkyrie pra se utilizar as armas diferentes. Os modos são:
Fighter: Nesse modo a Valkyrie tem a aparência de um
caça e pode se locomover em altas velocidades.
Gerwalk: É um meio termo entre o caça e o mecha,
serve pra voar em baixas altitudes sem o risco de colisão com o solo.
Infelizmente o game não faz uso da idéia de solo pra voar em baixas altitudes
com o Gerwalk.
Battroid: Agora em formato de
robô este modo é usado pra combates em curta distância e em locais com muitos
obstáculos, porém sua velocidade acaba sendo prejudicada e voar com um Battroid
acaba sendo impossível. No game o modo Battroid vai ter as armas mais poderosas
e vai sofrer com a redução de velocidade.
NOTA: As Valkyries usadas no game são uma
variação da VF-1 mostrada no anime que foi feita exclusivamente para o game.
Elas são identificadas como VF1SOL.
O bobão pega mais mulher que você kkkkkkkkkkkkkkk |
Nome; Hikaru Ichijou
Valkirye: VF1SOL-S
Hikaru é o protagonista do anime/filme e acaba se tornando um
piloto após a Macross ser jogada no espaço durante a fuga de um ataque
Zentradi. Curioso mas Hikaru não é um bom piloto e acaba quase sempre sendo
salvo pelo Major Roy Focker (não presente no game...) que até mesmo morre pra
salvá-lo. Hikaru também faz parte do triângulo amoroso da primeira série, tendo
que escolher entre a jovem e famosa Lynn Minmay e a sua superior no exército
Misa Hayase. Quer saber com quem ele ficou? Assista o anime ou o filme porque no
game não há menções a isso hehehe
VF1SOL-S |
Agora falando dele no game, Hikaru tem armas poderosas na sua
Valkyrie, mas o modo de uso é bastante limitado em relação aos outros, o que
dificulta e muito em alguns momentos no game então podemos assumir que jogar
com o Hikaru é pra jogadores mais experientes.
Sua Valkyrie tem a cor predominante de um verde estranho.
Com relação às armas usadas temos:
No modo Fighter um laser que segue em linha reta e oferece a vantagem
de atravessas as paredes o que às vezes ajuda a derrubar inimigos que ficam se
protegendo pra atacar nas horas oportunas. Sua maior desvantagem é que ele não
ajuda contra inimigos que vem de cima ou de baixo
Esquema de evolução das armas (Hikaru/VF1SOL-S) |
No modo Gerwalk podemos usar uma combinação de metralhadora com
granadas que são jogadas pra cima e pra baixo. É muito útil pra cobrir aquela
pequena falha do laser no modo Fighter, mas as granadas não atravessam as paredes,
embora seja forte o bastante pra causar um bom dano nos inimigos. O maior
defeito dessa arma é o fato de a metralhadora ser um único tiro reto que não
ajuda quando tem muitos inimigos na tela.
No modo Battroid a modificação fica por conta da granada que é substituída
por mísseis que vão pra frente na diagonal. Eles são poderosos e destroem
muitos inimigos facilmente, mas como o modo Battroid é muito lento fica difícil
de desviar dos ataques inimigos e em chefes essa arma se torna inviável.
O nerd do grupo. Provavelmente joga muito video game kkkkkkkk |
Nome: Maximillian Jenius (Max)
Valkyrie: VF1SOL-A
Max é o cara com visual inteligente e é tido como um piloto gênio,
e ele é. Max deixa bem claro suas incríveis habilidades como piloto e isso
acaba despertando uma rivalidade com a maior piloto dos Zentradi que
posteriormente se apaixona por Max. É... o anime tem dessas de amor inter-racial
kkkkkkkkk. No futuro Max se torna o Capitão da Macross 7 e inclusive uma de
suas filhas se torna uma personagem influente no anime de mesmo nome.
VF1SOL-A |
No game Max é o personagem com as armas mais fáceis de lidar sendo
recomendado pra jogadores iniciantes, porém há uma exceção no modo Gerwalk onde
a arma usada por Max requer uma certa prática pra ser dominada.
Sua Valkyrie tem a cor predominante azul.
Como Max é a melhor opção pra iniciantes suas armas incluem.
No modo Fighter temos uma metralhadora rápida que lembra a do
Hikaru, mas a velocidade é maior. A desvantagem dela é que como se espera ela
não atravessa paredes e deixa as coisas mais difíceis.
Esquema de evolução das armas (Max/VF1SOL-A) |
No modo Gerwalk temos uma espécie de chicote que serve tanto de
arma quanto de escudo já que ele pode destruir tiros inimigos (não todos os
tipos). Seu poder de ataque também é bem alto e causa muitos danos, mas seu
maior defeito fica no alcance que é curto fazendo com que você tenha que se
aproximar dos inimigos. Sua trajetória também se altera de acordo com os
movimentos o que requem um pouco de prática pra se usar a arma corretamente.
No modo Battroid temos o verdadeiro motivo de Max ser recomendado
pra iniciantes. Seu ataque segue os inimigos então fica fácil acertar tudo que
estiver na tela. Mas como tudo tem um contra essa arma tem um poder de ataque
mais baixo e às vezes vai na direção do alvo errado. Também tem o fato de ela
ser usada com o modo Battroid que é muito mais lento e dificulta na hora de
desviar dos ataques.
Vendo os demais Zentradis você não imagina umas coisas lindas assim... |
Nome: Millia Fallyna
Valkyrie: VF1SOL-J
Millia é considerada a maior piloto da frota Zentradi a qual ela faz
parte. Sua fama se estende entre os alienígenas por conta de suas habilidades.
Por conta disso Millia desenvolve uma grande rivalidade com Max, mas no final
acaba sendo derrotada por ele, e ao conhecê-lo pessoalmente acaba se
apaixonando por ele e consequentemente se casando. Isso mesmo os dois formam o
primeiro casal humano/Zentradi da série. Juntos eles tiveram 7 filhas, e ainda
adotaram mais uma garota Zentradi (e isso porque já existia a televisão e os vídeo
games kkkkkkkkkk). Depois de alguns anos ela e Max se separam porque ela
descobre que ele andou traindo ela com uma operadora da Macross 7... Mas isso é
outra história kkkkk
VF1SOL-J |
Millia é uma boa opção pra quem já dominou o game com Max e ainda
não é tão habilidoso pra jogar com o Hikaru. Suas armas tem uma boa mistura que
ajuda muito durante o game.
Sua Valkyrie tem a cor predominante vermelha.
Ar armas disponíveis pra ela são.
No modo Fighter temos uma boa Heavy Vulcan que segue em linha
reta. É uma boa arma, mas fica devendo no fato de só seguir em frente e não
atravessar as paredes. Porém a força do ataque é muito boa e causa bons danos
nos oponentes. Pra falar a verdade nesse game todas as armas são assim, ajudam
em um momento, mas atrapalham em outros.
Esquema de evolução das armas (Millia/VF1SOL-J) |
No modo
Gerwalk temos uma espécie de Sonic Wave que atravessa as paredes e vai a
diversas direções. É uma boa arma pra destruir os inimigos que fazem uso do
terreno pra se proteger, mas seu poder de ataque é baixo. Ele também é útil
quando estamos cercados de projéteis destrutíveis e precisamos escapar.
No modo
Battroid temos um belo de um Hadouken kkkkkkkk. É extremamente poderoso e faz
verdadeiros estragos, mas só segue em linha reta e o maior defeito de todos é o
tempo de uso entre um ataque e outro que lhe deixa desarmado por algum tempo, e
no modo Battroid a velocidade é reduzida o que dificulta ainda mais.
Cantora, modelo, atriz.... só faltou sair na Playboy Macross kkkkkk |
Nome: Linn Minmay
Minmay não é piloto de nada, mas tem um papel importante na
franquia Macross. Desde criança ela sonha em fazer sucesso como cantora, atriz,
etc. E após vencer o concurso de Miss Macross (só assistindo o anime pra
entender) ela iniciou sua caminhada pelo sucesso. No anime ela e Hikaru se
conhecem antes dela se tornar famosa enquanto no filem eles se encontram depois
que a Minmay já atingiu a fama. Indiferente disso ela tem um papel importante
na guerra contra os Zentradi, pois sua música é a principal razão do fim da
mesma.
No game Minmay faz algumas aparições em algumas fases com suas
músicas e uma arma de uso comum dos pilotos foi batizada de Minmay Cannon
(explico melhor o uso depois).
Cartucho original |
GRÁFICOS
Os gráficos de Macross Scrambled Valkyrie são bonitos. Não são
incríveis como em outros games de SNES, mas são bons. As ilustrações que
aparecem no game são muito bem feitas e durante o game o visual não deixa a
desejar. Os cenários passam bem a impressão desejada e pra quem assistiu ao
anime vai notar que fizeram uma boa adaptação de alguns cenários como o
interior da Macross. Os sprites da sua Valkyrie embora um bocado pequenos são
bem feitos. Os inimigos variam bem tanto de tamanho quanto de visual afinal
cada fase tem seus próprios inimigos e os chefes são grandes e bem desenhados.
O game só fica devendo mesmo na parte de cutscenes onde ficamos apenas com uma
abertura e final. Abaixo você pode conferir alguns exemplos diversos de imagens
do game.
JOGABILIDADE
Os
controles de Macross Scrambled Valkyrie são como boa parte dos shooters que
você conhece poucos botões pra se usar. E todos respondem muito bem ao jogador,
ou seja, colocar a culpa no controle ruim aqui não vai funcionar kkkkkk. Por
padrão temos a seguinte configuração:
Simples
não? Pois é isso que você vai usar durante o game todo pra controlar seu personagem.
Itens,
suas aplicações e algumas regras do game
Power Ups: Quando você pega um destes itens sua arma
em uso sobe um nível. Ao total são três níveis pra cada arma. Porém quando você
é atingindo você perde um nível. Pra conseguir estes itens você tem que
destruir inimigos que tem a cor vermelha. Você pode identificar os níveis em
que suas armas estão olhando abaixo da barra de HP.
Shield Ups: Estes itens ajudam a recuperar um pouco do
seu HP. Você encontra poucos destes durante o game ao destruir inimigos em
vermelho. Tocar nos cenários faz você perder HP aos poucos então evite a todo
custo. E apesar de ter uma barra de HP você não tem vidas extras então
tome cuidado.
Full Recover: Este item que tem a cara da Minmay aparece
raramente em algumas fases e ao pegá-lo você irá recuperar todo o seu HP.
Continues: Este item com o símbolo da UN Spacy (Numa
tradução mais precisa seria a força espacial das Nações Unidas) lhe dá um
continue extra. Existe somente um deles em cada fase e você tem de atirar no
local onde eles estão escondidos pra encontrá-los e só então poder pegá-los.
Como eu disse o game não tem vidas extras, mas tem continues, porém isso não
traz muita vantagem afinal se você morre em uma fase e pega um continue você
terá que começar do início desta mesma fase.
O Minmay Cannon, fazendo aliados durante o
game
Você vai ver alguns desses durante o game... mas nem tente usar o Minmay Cannon neles.... |
Uma das coisas legais em Macross Scrambled Valkyrie é a
possibilidade de converter alguns inimigos em aliados pra obter ajudas durante
o game. Pra fazer isso você deve deixar sua Valkyrie sem atirar por algum tempo
até a barreira amarela se formar e então tocar algum inimigo, e, se tudo der
certo o nome do inimigo aparece no lado direito da barra de HP entre ela e a
sua pontuação e o inimigo em questão irá lhe ajudar atacando os outros com uma
habilidade própria dele. Cada inimigo tem um padrão diferente do outro e a cada
fase alguns inimigos novos poderão ser convertidos em aliados, mas se você
tocar um inimigo que não pode ser convertido você perderá o seu aliado atual e
ficará novamente sozinho.
Sobre o nome Minmay Cannon, isso provavelmente se dá pelo fato de
que no anime/filme alguns Zentradis se aliam aos humanos pra enfrentar seus
semelhantes após terem contato com a música dela e com a "cultura".
Inclusive no final do game você verá alguns Zentradis assistindo a Minmay
cantando enquanto você vai em direção do último chefe.
Pra demonstrar melhor o uso do Minmay Cannon eu preparei um
pequeno vídeo mostrando três exemplos de inimigos lhe ajudando.
Dificuldade
Não se assuste ao ver essa tela |
Um bom ponto a ser observado nesse game é a dificuldade, não há
nada impossível, principalmente pra quem já joga shooters, mas o desafio é bem
diversificado de acordo com o personagem que você escolhe e o nível de
dificuldade escolhido. Como eu já falei dos personagens agora falo dos níveis
de dificuldade. São três no total sendo eles:
- Easy,
onde as coisas são como o próprio nome diz fáceis. Você recebe muito mais
Power Ups, a quantidade de inimigos cai drasticamente e os que ficam tem
alguns ataques removidos ou atiram menos projéteis. Os chefes tem bem
menos HP e a maioria dos ataques são removidos e com isso o padrão de
ataque deles fica simples.
- Normal,
a dificuldade padrão do game vai oferecer uma experiência bastante
desafiadora em alguns momentos. Se você jogou no Easy antes vai notar que
os inimigos aumentaram em quantidade e os Power Ups diminuíram, além disso
os ataques que foram removidos dos chefes também retornaram e o HP dos
mesmos também aumentou.
- Hard é
onde separamos os homens dos meninos kkkkk. A quantidade de inimigos e
Power Ups é a mesma do Normal, mas agora os inimigos disparam ainda mais
projéteis pro seu lado e os chefes agora tem mais HP e alguns deles tem
mais ataques. Pra quem já se acostumou com o game vai ser tranquilo jogar,
mas pra quem está começando tenha certeza que jogando no Hard ninguém vai
ter pena de você kkkkkk
As Fases e os
Chefes
Macross Scramble Valkyrie traz sete fases em ambientes variados e
com inimigos únicos, aliás, um dos fatores que eu acho legal nesse game é o
fato de não haver inimigos repetidos, ou seja, cada fase tem seus próprios
sprites de inimigos e também um chefe e subchefe pra cada. Abaixo vamos tentar
descrever um pouco de cada uma.
VF1SOL-S Battroid Mode Face |
Stage 1: A primeira fase do game
se passa em meio aos espaço onde provavelmente está acontecendo um combate
entre humanos e Zentradis. Logo no início você presencia uma nave de batalha
Zentradi saindo da dobra espacial e sendo destruída, isso faz com que os seus
pedaços se espalhem pela fase. A partir de então você terá de desviar dos
destroços da nave ao mesmo tempo que lida com os inimigos até o fim da fase,
salvo alguns momentos onde não haverá destroços.
O subchefe aqui é uma nave que atira diversos projéteis e tem um
canhão que pode ser destruído pra limitar seus ataques. Mas tome cuidado com os
buracos negros que ela cria, pois estes sugam sua nave, os destroços, os inimigos
menores e os projéteis fazendo com que você seja atingido no meio de tudo.
O chefe é uma nave que aparece de duas formas. No início ele vem
com uma proteção e fica girando pela tela e atirando um laser gigante. Na
segunda forma ele se livra da proteção e adiciona mais dois canhões que atiram
fazendo com que você fique no meio dos disparos e seja pego pelo laser gigante.
Porém estes canhões podem ser destruídos permitindo maior liberdade de
movimentos pra você.
Apesar de tudo isso essa fase é relativamente fácil, mesmo com
todo o armamento os chefes também morrem com uma certa facilidade então você
não terá problemas em passar da primeira fase do game.
Stage 2: A segunda fase se passa num planeta que provavelmente é a Terra...
Aqui você tem o chão pra lhe atrapalhar, então tente não tocá-lo pra não perder
HP atoa. Nessa fase você tem um bom tanto de inimigos que podem ser convertidos
em aliados o que pode lhe ajudar muito nos momentos em que você estiver
cercado. Tome cuidado com os canhões laser que saem do chão, pois é muito fácil
ser atingido por eles na distração.
O subchefe aqui é uma criatura estranha com duas pernas e cabeça.
Você pode destruir as pernas e reduzir seus ataques, mas o problema ainda é a
cabeça então tome cuidado. Felizmente ao destruí-lo você ganha um Full Recover
e alguns Power Ups pra compensar suas perdas.
O chefe da fase é uma nave estranha que fica girando. A princípio
você tem de destruir as partes de proteção que ficam girando, mas isso não vai
ser fácil, pois se você ficar parado ele te atinge com um ataque de laser que
vem de baixo e vira na sua direção. Após destruir as armaduras giratórias ele
vai passar a mandar homming missiles pro seu lado, mas estes podem ser
destruídos com facilidade, porém o laser que vem de baixo continua então tome
cuidado.
Apesar de ser a segunda fase do game ela já é um bom tanto mais
difícil que a primeira, especialmente o chefe. O ideal é manter a concentração
pra desviar de tudo que vem na sua direção aqui.
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VF1SOL-S Fighter Mode |
Stage 3: Agora você está
invadindo uma base Zentradi e tenha certeza que essa não será uma missão fácil.
Você terá mísseis vindo em sua direção logo no início da fase e em outros
momentos vai ter de lidar com inimigos vindo pelas suas costas junto de canhões
no chão e no teto e outras coisas mais chatas.
O subchefe aqui é relativamente fácil tudo que ele faz é seguir no
trilho em forma de cruz e atirar em sua direção o que não é difícil de escapar.
O chefe é uma espécie de robô de batalha... Ele tem uma boa
quantidade de ataques e você irá enfrentá-lo dentro d'água. Tome cuidado com os
ataques dele, especialmente com os mísseis e com o canhão de raios que são os
mais traiçoeiros. Ele não será um grande desafio se você destruir as bolhas que
ele faz.
Apesar de ser a terceira fase do game eu a considero mais fácil
que a segunda, até mesmo o chefe não oferece grandes dificuldades pra ser
abatido.
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Stage 4: Aqui você terá de fazer
uma fuga em alta velocidade pelas cavernas que ligam a base Zentradi. Nessa
fase permaneça apenas em modo Fighter porque pra desviar de tudo você terá de
ser rápido. Nessa fase o cenário será mais problemático do que os inimigos que
aparecem, até mesmo pegar o Continue escondido nela vai ser complicado.
Felizmente ela não tem um sub chefe pra atrapalhar ainda mais.
Como a fase é em velocidade acelerada o chefe segue no mesmo ritmo
então preste muita atenção nos ataques dele. Especialmente nas granadas que
fazem uma labareda de fogo no chão ou no teto e nos laser roxos. Apesar de tudo
ele vai morrer bem rápido se você conseguir se manter atirando nele e desviar
dos ataques.
Essa fase tem um belo de um desafio, se você não tem bons reflexos
se prepare pra sofrer muito aqui. Felizmente ela é bem curta em relação às
outras fases então vai terminar rápido.
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SDF-1 Macross |
Stage 5: Agora a Macross está
novamente no espaço, mas os inimigos invadiram e você tem que conter a invasão.
Você irá voar dentro da Macross City tendo que desviar de cabos de força
pendurados e dos inimigos que ficam enchendo sua paciência. Tome cuidado com as
bolas gigantes que ficam no meio do caminho. Minha recomendação é que você as
transforme em aliados pra poder passar com segurança.
O sub chefe aqui aparece duas vezes, uma quando você desce até o
chão (não é funk kkkkkkkk) e outra quando você passa em frente ao show da
Minmay (a música até muda heheh). Porém este é o único subchefe que você não é
obrigado a destruir, pois depois de um certo tempo ele vai fugir. Só tome
cuidado com os ataques dele, pois ele te engana e se joga na sua direção.
O chefe aqui é um dos mais demorados e chatos pra se matar. É uma
que solta inimigos, atira projéteis, atira laser pra cima e pra baixo e quando
ela fica atrás de você atira um laser gigante. Você vai ter de destruir cada
pedaço dela enquanto ela circula pela tela e isso vai dar um bom trabalho.
Essa é minha fase preferida do game e o desafio dela é bem
razoável, com exceção do chefe todo o resto é mais tranquilo de se passar.
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Stage6: Agora nós estamos em Saturno e bem no meio de uma frota de naves Zentradi. Agora seu objetivo é passar entre as naves sendo atacado por cada canhão da mesma e ainda tendo que lidar com inimigos. Aqui você só tem de tomar cuidado com os inimigos que saem de pequenas dobras espaciais e com a área da chuva de asteróides. O restante da fase é bem tranquilo se você prestar atenção. E esta assim como a quarta fase, não tem um sub chefe.
O chefe aqui é uma espécie de inseto gigante que fica mandando os filhotes e atirando bumerangues com um canhão que pode ser destruído antes. Tome muito cuidado com os referidos bumerangues, pois eles mudam a direção de repente e destrua sempre os filhotes que começarem a girar em volta da sua Valkyrie. No mais depois de um bom tempo ele vai cair.
Apesar de ser a penúltima fase do game ela não é tão difícil o que pode ser um alívio se você vinha sofrendo nas fases anteriores... Mas não baixe sua guarda, pois pra morrer nesse game basta dar bobeira e seu HP já era.
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VF1SOL-S Gerwalk Mode |
Stage 7: Úlitma fase do game e a mais difícil de todas (óbvio né? kkk) ela
se passa dentro da nave mãe Zentradi e seu objetivo aqui é tentar por um fim
nessa guerra. Nessa fase você terá inimigos e obstáculos de sobra tanto que em
uma parte os obstáculos não serão destruídos por qualquer arma o que poderá
dificultar muito a sua missão.Pra completar seu desafio essa fase tem mais de
um sub chefe.
O primeiro sub chefe é uma das esferas que ficam soltando raios
que você encontra mas esta aí tem pernas e dará um salto depois de desferir seu
ataque de raios.
O segundo sub chefe é o infeliz que ficava mandando aquelas lanças
de cima pra baixo e de baixo pra cima em você enquanto você tentava desviar dos
inimigos e quebrar os obstáculos. Cuidado com esse infeliz, pois ele pode te
atacar quando você menos espera.
O terceiro e último sub chefe dessa fase é o guardião do último
chefe do game. Essa coisa não se move mas fica refazendo os obstáculos e
mandando uma chuva de projéteis pro seu lado. Ele dá trabalho se você não matar
ele rápido então preste atenção.
O último chefe do game tem duas formas sendo a primeira uma
espécie de bebê cabeçudo que fica dentro de uma bolha gigante. Ele vai te
atacar usando uns projéteis elétricos que se dividem em quatro e vão na sua
direção e também com dois canhões que giram e mandam um monte de projéteis na
tela fazendo com que você só escape se estiver num ponto específico. Felizmente
essa forma dele tem pouco HP e cai rápido.
Na segunda e forma final ele passa a voar pela tela
(lembre-se de se manter em modo Fighter aqui pra desviar mais fácil) e ele vai
mandar projéteis que podem ser destruídos, uma rajada rosa que fica te seguindo
pela tela e o pior ele irá cobrir a tela com uma névoa azulada que fará você
perder visibilidade e ficar mais lento e isso vai te atrapalhar pra desviar das
coisas rosas. Felizmente esta forma também não tem muito HP e vai cair logo,
mas você pode ir primeiro se não desviar direito dos ataques.
Bom aqui o desafio faz jus ao título de última fase do game, mas
se você sobreviveu até aqui faz um esforço e termine o game. O final não é
grande coisa, mas o desafio do game compensa.
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NOTA: Todas as descrições aqui
são basicamente o que você vai ter jogando no nível Normal. Mudanças ocorrem
nos comportamentos nas outras dificuldades.
Com isso acredito que já falamos de tudo que envolve a
jogabilidade do game em si. Pelo que se nota muitas coisas não são absurdas pra
quem joga um bom shooter então se você é um bom jogador você chegará ao fim com
poucos ou nenhum continue.
Macross
Scrambled Valkyrie merece um bom destaque por sua trilha sonora. As músicas das
fases são muito boas e as batalhas com os chefes também são bem embaladas pela
OST deste game. Apesar de ser baseado na franquia Macross mais da metade da
trilha sonora do game é original, mas existem alguns remixes de músicas do
anime que são:
- "Macross"
que é o tema de abertura do anime e também do game.
- 'Dog
Fighter" que é um dos temas tocados nas cenas de combate do anime e
aqui é tocado antes de cada fase na imagem de introdução.
- "Watashi
no Kare wa Pilot" (Meu Namorado é um Piloto) é a primeira música
cantada pela Minmay no anime. Aqui no game ela é tocada na quinta fase
quando passamos sobre o palco onde está acontecendo o show dela.
- "Ai
Oboete Imasuka" (Do You Remember Love) que é a música tema do filme
de mesmo nome. Aqui no game a vemos em dois momentos, antes de enfrentar o
último chefe e no final do game.
Não se preocupe. Seu console está bem protegido kkkkk |
Dentro das músicas dos game existem duas faixas não usadas o que
indica talvez que o game fosse ter duas fases a mais. Infelizmente parece que o
game não teve um lançamento oficial da OST então eu fiz um rip do arquivo SPC
(arquivo de áudio com as músicas do game) colocando as músicas do game pra se
ouvir. No total temos 23 músicas sendo 21 usadas no game e as duas outras
escondidas no arquivo.
Gosta de ouvir as músicas dos games que você joga? Faça o download
da OST de Macross Scrambled Valkyrie clicando NESSELINK
Sobre os efeitos sonoros... Bem tudo que eu posso dizer é que eles
são normais... Embora eu ache que o game comete um erro grave por não ter
tentado colocar alguns sons do anime. Mas isso não vai estragar o game.
No geral a parte sonora de Macross Scrambled Valkyrie não fica
devendo em nada pra um bom shooter e nem pra quem é fã de Macross. Pra mim esse
chega a ser um dos pontos positivos do game e ajudam muito a acompanhar toda a
experiência com ele.
DICA MAROTA
Level Select: No logo da Zamuse gire o
direcional no sentido anti-horário duas vezes começando do pra cima e em
seguida pressione L, R, L, R. Se tudo der certo ao entrar no menu de opções do
game a opção pra selecionar a fase irá aparecer. Basta escolher a fase desejada
e pressionar Start.
Só não me pergunte o porquê de terem escrito
"Configlation" ao invés de "Configuration" kkkkkkkkkkk pastel
de "flango" kkkkkkkkkkkk
RECEPÇÃO E LEGADO
Parte de trás da caixa |
Macross Scrambled Valkyrie é considerado um dos melhores games de
Macross segundo alguns fãs da franquia. Infelizmente eu não consegui
informações sobre a quantidade de cópias do game vendidas (só sei que uma é
minha kkkkkkk) e infelizmente esse foi o único game baseado na franquia lançado
pro Super Famicom :-(.
Muita gente que aprecia shooters em geral também elogia o game
dizendo que ele oferece uma boa combinação de elementos e mesmo não sendo fãs
da franquia Macross eles recomendam o game.
Segundo a Wikipedia o game recebeu o título de Melhor Shooter
Japonês do ano de 1994 pela revista norte americana EGM (Eletronic Gaming
Monthly).
CONCLUINDO
Choujikuu Yousai Macross: Scrambled Valkyrie apesar de ser o único
game baseado em Macross lançado pra SNES conseguiu representar muito bem a
franquia nos 16 bits. Não só como um game baseado em Macross, mas também como
um shooter ou shmup com muitos chamam ele se mantém como um bom game do gênero.
A combinação de gráficos, som, jogabilidade e desafio foi muito bem explorada.
Ainda mais se considerarmos o fato de o game não ter sido lançado pelas
gigantes especializadas no gênero da época como Konami, Taito e Irem. O game
merece consideração e respeito de um bom colecionador de games de SNES e mesmo
não tendo sido lançado no ocidente ele tem uma boa base de fãs por aqui. Minha
recomendação é que você tente pelo menos no Easy terminar o game uma vez (sem
usar o truque de seleção de fases) só pra sentir um pouco da boa experiência do
game.
Toda ROM de SNES precisa de um emulador pra ser jogada. Nós temos
um emulador completo com tutorial passo a passo de configuração. Se você ainda
não tem um clique NESSE
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Quer conferir mais análises de games aqui do blog então
clique NESSE
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Bem... com isso eu me despeço esperando ter dado uma boa
recomendação e desejando uma boa jogatina pra quem for experimentar o game. Até
a próxima o/.
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Muito bom esse game. Eu tinha a fita chipada e n sei o que fiz dela. Sou colecionador e estou atras dela, mas infelizmente ela é bem cara ate mesmo no ebay.. Otima analise
ResponderExcluirValeu por ter lido o/
ExcluirTenho o meu cartucho desde criança mas não me lembro como consegui ele. Gosto muito da série Macross bem como os games baseados nela.
Ahh rapaz, lembro da primeira versão que joguei no Nes. Esse de Super Famicom é lindo demais! Jogaço!
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