Ads 468x60px

Link list 2

27 de agosto de 2014

11

Análise Nosferatu Super Nintendo (Snes)

snestalgia-nosferatu-snes-analise-nintendo
Desenvolvedora- Seta
Gênero(s)- Ação
Modos de jogo- Singleplayer
Ano de lançamento- 1994
Download – Nosferatu
E ai cambada, hoje é dia um review de um jogo que eu considero uma joia rara no nosso querido Super Nintendo, porque hoje vamos analisar o macabro Nosferatu, então pegue seu crucifixo uns dentes de alho clique no CONTINUE LENDO e borá acompanhar.
Em 1994 a empresa Seta lançou esse game para tentar por um medinho na molecada que era chagada nos jogos de 16-bits e podemos dizer que ela conseguiu, afinal o jogo tem uma atmosfera bem sombria já que é cheio de zumbis, lobisomens, vampiros, múmias, Frankenstein e todo tipo de aberração que você conseguir imaginar. Uma curiosidade aqui é que o game começou a ser produzido em 1991, mas foi adiado durante um longo período por causas desconhecidas, uma pena, afinal se tivesse sido lançado mais cedo teria tudo para fazer mais sucesso, mas vamos conhecer um pouco mais sobre o game.
nosferatu-capa-famicom
Uma bela capa
Enredo
É obvio que a história de Nosferatu é bem clichê afinal é aquela típica historinha onde o vampiro sedutor que captura a mocinha e o namoradinho precisa regata-la antes que ela seja mordida, em resumo é mais ou menos assim:
Nosferatu-scene-tela
Tela sombria de abertura
kyle-nosferatu1-spriteKyle, que é o protagonista do game esta em uma viagem com sua amada Erin, eles foram para Transilvânia em uma cidade pequena que fica próxima a um castelo medonho (eu nem chegaria perto) esse é o cenário perfeito para o vampirão filho do capirito entrar em ação e sequestrar a bela donzela no intuito de transforma-la em sua parceira eterna (é claro que ele quer o corpo nu da garota). Kyle não tem escolha e entra no castelo do satã para resgatar a sua “PPK” querida (eu disse que era clichê).
Nosferatu-snes-game
Ele quer o corpo nu da garota
O Game
O que podemos notar logo de cara é que o jogo é bem familiar e isso não é por acaso, pois ele foi claramente inspirado em dois clássicos da época que são Prince of Persia e Castlevania, mas mesmo assim o jogo tem suas particularidades que podem agradar ou fazer você surtar e jogar o cartucho na parede com menos de meia hora de jogatina (quase fiz isso). A ideia inicial era que o jogo receberia o nome Dracula, mas Castlevania também tem esse nome e se a Seta usasse esse nome iria receber um processo com toda certeza.
nosferatu-map-snes
Conheço esse mapa de algum lugar
Voltando a falar do game, iremos nos surpreender com a abertura e ambientação que não são grandiosas, mas para época era algo que empolgava e muito, empolgação essa que iria embora rapidinho quando jogo se inicia, digo isso porque o jogo tem seus altos e baixos, mas acho que as partes negativas chegam a ser frustrantes e podem te traumatizar um pouco.
nosferatu-snes-screenshot-oppen-overcomegame-nosferatu-snes-screenshot-inter-stage-cutscenes
Começamos o jogo numa espécie de calabouço e meio que não sabemos o que temos que fazer e logo já bate o desespero quando percebemos que o jogo tem um marcador de tempo, pois é, o negócio vai ser tenso, mas para quem gosta de desafios isso pode não ser um incomodo tão grande assim.
Nosferatu-fase1-monstroNosferatu-persia
Percebemos a semelhança com Prince of Persia quando estamos controlando o personagem, pois o jogo se resume em pulos, escaladas, espinhos, quedas que podem nos matar e praticamente tudo que esta presente em Prince of Persia, acho isso um ponto negativo, pois se você é daqueles que nunca curtiu jogar Prince of Persia acho difícil você gostar de Nosferatu.

Jogabilidade
É impossível continuar esse review se eu não falar sobre jogabilidade agora e devo dizer que ela foi muito bem pensada para esse jogo, pois são muitos comandos para decorarmos, preste atenção que vou explicar todos agora.
ssnes-nosferatu-snes-screenshot-buzzsaws-in-the-floors-of-stageNosferatu019
O direcional faz com que o personagem se movimente, podemos nos pendurar em paredes se pressionarmos para cima ou para baixo dependendo da situação, temos um botão de soco e um botão de pulo eeeeee só. OK, eu estava mentindo quando disse que eram muitos comandos, mas o legal é aqui podemos usar as mesmas armas presentes em Castlevania e Prince of Persia................ OK mentira de novo, o protagonista do jogo kyle-nosferatu-punch“Kyle” é tão Badass que só podemos dar socos e chutes e nada mais, nem um canivete suíço podemos usar no jogo e já da pra perceber que a missão vai ser ainda mais complicada porque eu sempre achei que vampiros morriam com água benta e punhais de madeira ou algo do tipo, mas aqui não temos nada disso, temos ques encarar todos os monstros na base da bordoada mesmo.
3snes--nosferatu-snes-screenshot-climbing-a-fundamental-movementsnes-nosferatu-snes-screenshot-an-exits
A jogabilidade é bem travada no inicio do jogo e temos poucos golpes, mas conforme vamos avançando podemos coletar cristais que vão aumentar nossas habilidades e iremos ganhar novos golpes e sequências, demora um pouco para se acostumar, mas não é nada de outro mundo. Os cristais também aumentam nossa energia então o segredo aqui é achar o máximo de cristais que puder, se pararmos para analisar friamente esse game mistura vários estilos de jogo num só e acho que é o jogo que mais faz isso, vamos contar juntos: Nosferatu tem traços de RPG, Ação, Aventura, Plataforma e Beat em up já que só podemos andar e socar, eita acho que isso é um novo recorde. Resumindo, mesmo a jogabilidade sendo simples, isso quer dizer que ela é das melhores, na verdade ela é maior responsável por suas mortes no jogo e a maior responsável por fazer as pessoas desistirem de jogar até o fim.
snes-boss-nosferatu-snes-screenshot-the-stage-1-boss-is-a-werewolfsnintendo-nosferatu-snes-screenshot-stage-clears
Gráficos
Quando falamos dos gráficos de Nosferatu podemos dizer que ele cumpre bem o seu papel, pois é um jogo com uma temática sombria e isso jogo transmite desde o primeiro minuto, talvez o único defeito pelo menos pra mim é que o jogo parece ser meio escuro em algumas partes, acho que os desenvolvedores exageraram um pouco nesse quesito.
nintendo-nosferatu-snes-screenshot-taking-on-a-frankenstein-monsternintendo-nosferatu-snes-screenshot-stage-2-boss-es-a-pair-of-apess
Os cenários do game são bem feitos e bem detalhados, e acho que cada vez vamos avançando no jogo podemos notar que o ambiente vai ficando ainda mais detalhado, isso é bacana, pois acaba prendendo você no jogo, isso se você não se irritar com a jogabilidade e dificuldade do game antes. dracula-nosferatu-snes-spriteOs sprites tanto de Kyle como dos inimigos são bem feitos, acho que nesse ponto sim faltou um pouco mais de capricho pois poderiam ficar perfeitas, mas são bacanas.
scens-nosferatu33scene-nintendo-Nosferatu035
A parte melhor dos gráficos são as CG’s que o game apresenta, isso era muito difícil de ver nos games daquela época e as de Nosferatu fazem você mergulhar no ambiente do jogo mesmo elas sendo bem simples, mas foram um bom diferencial.
kyle-nosferatu-horse
Trilha Sonora
Acho que a trilha sonora de Nosferatu é muito boa, a musica é boa em todas as fases e consegue deixar você com aquela sensação de ter que fazer tudo de pressa antes que seja tarde demais já que não podemos esquecer que o game tem um contador de tempo, particularmente as musicas me agradaram bastante.
nintendo-nosferatu-snes-screenshot-stage-2-battling-a-classic-mummy
Claro que não podia faltar uma múmia
Os sons também são ótimos combinando perfeitamente com as musicas e com ruídos bem colocados, acho que o capricho maior deles no jogo foi som, alguns podem discordar, pois confesso que é trilha é bem “anormal” mas eu gostei bastante dela.
Desafio
Como já citei algumas vezes nessa análise o jogo é tem uma dificuldade elevada, não posso dizer que ele esta entre os jogos mais difíceis, mas quem esta acostumado com moleza pode penar para zerar Nosferatu.
nintendo-nosferatu-snes-screenshot-game-optionss
Joga no Hard se você for cabra macho
Eu aconselho todos vocês a tentarem ir o mais longe possível no jogo porque a batalha final contra morcegão que aqui não é o Batman vale muito a pena hehe e claro o encerramento do game também é demais.
Olha quantos detalhes nessa tela

Agora o momento mais esperado, a avaliação SnesTalgia


Considerações Finais
kyle-nosferatu-kickPrós: Boa ambientação e CGs bem detalhadas (para época)

kyle-sprite-nosferatuContras: Jogabilidade travada e o jogo é meio escuro e isso incomoda as vezes.
kyle-nosferatu-punchConclusão: Nosferatu poderia ter feito um sucesso maior caso tivesse sido lançado um ou dois anos antes, infelizmente houve um atraso na sua produção e isso fez com ele tenha sido lançado numa época onde existiam muitos jogos superiores, mesmo assim o jogo pode proporcionar diversão para muitos e para aqueles que gostam de desafios esse é um bom jogo para testar seus limites.
O jogo não se encaixa entre os 100 melhores jogos de Super Nintendo e por isso não recebeu nenhum troféu ou medalha por ter uma nota final de média 6,5, mas recebeu o selo de qualidade Snestalgia que indica que vale a pena conferir.

Baixe o jogo(rom) e confira. Clique no link abaixo para fazer o Download:
Todo o Jogo (Rom) de Super Nintendo precisa de um emulador, caso não tenha, baixe agora mesmo clicando Aqui - Emuladores.
Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

11 comentários:

  1. Pow mano ficou dahora esse review. É um game bastante ofuscado por Castlevania e que saiu bem no fim da vida ocidental do SNES o que dificultou mesmo o sucesso dele... mas se tivesse saido em 1991 ele não teria esse visual todo...
    Verdade seja dita pra quem aprecia o console é um bom game pra se conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim concordo com você, mesmo o jogo tendo alguns defeitos é bom jogo e merece ser jogado =)

      Excluir
  2. É um bom jogo para coleção, pena que saiu muito tarde
    Mas se não fosse por isso perderia o gráfico, que é um grande pró para o jogo. Bem...Chrono Trigger saiu em 95 e nesta época já existia o Playstation 1. Nada disso ofuscou seu brilho, então não acho bem que seja uma desculpa para o nosferatu
    Ótima review o/, ficou bem detalhada e sempre lembrando que nada melhor do que tirar uma conclusão própria kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparar com Chrono foi sacanagem né, Chrono é o melhor jogo de todos os tempos, teria esse posto mesmo que tivesse sido lançado hoje hunf

      Excluir
  3. Bom mais tem uma coisa que eu nunca consegui faser e nunca achei a solução como dar rrasteiras nesse jogos porr@!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E segredo e surpressa porq ninguêm comenta isso?????????????

      Excluir
    2. Rasteira eu desconheço agora escorregar é corrida + seta para baixo + Y + B

      Excluir
  4. Tem.tambem um.mavete que vc estivrr com pouco life vc aperta start e as.sequencia combinamdo yxa e select vc enche o life e nunca morre eu eswueci a sequa.cia certa alguem.lembra me passai por favor

    ResponderExcluir
  5. Pessoal como faço pra escorregar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre (apertando 2x para frente) e, quando estiver correndo, aperte para baixo + o botão de bater.

      Excluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores