DESENVOLVEDORA: Laser Soft
GÊNERO: Luta
PUBLICADO POR: Laser Soft
ANO DE LANÇAMENTO: 1992
MODOS DE JOGO: Single/Multi Player
DOWNLOAD: Taiketsu!! Brass Numbers
E aê pessoal beleza o/
No mundo dos video games temos a capacidade de conhecer muitos games diferentes, de diferentes gêneros e pra diferentes gostos (nossa eu escrevi muito a palavra diferente agora... vish escrevi de novo kkkk). Nos anos 90 os games de luta se tornaram extremamente populares graças ao surgimento do clássico Street Fighter II, e graças a isso muitas empresas tentavam emplacar games de luta na esperança de conseguir uma fatia dos lucros astronômicos que a Capcom vinha fazendo com seu mega hit. Tivemos bons frutos dessas tentativas como Mortal Kombat, que colocou toda a violência dentro dos games que o hardware da época permitia (cara como eu gosto dos games clássicos de Mortal Kombat). Mas também tivemos games que não deram certo... mas por que não? Alguns porque não tiveram sorte pois eram muito bons e outros porque eram simplesmente ruins.
E com essa introdução vamos ter o tema de nossa análise com um game ruim do Super Nintendo. Então crie coragem pra ler e clique no CONTINUE LENDO....
Kit completo pra quem tiver coragem de colecionar kkkkkk |
TELENET JAPAN
Sledge e Layban batendo no logo da Laser Soft é a única punição que a empresa sofre por criar esse game... |
QUE NOME É ESSE??
Arte da Caixa |
ENREDO
O deus maligno DZ Main |
Em um mundo pós apocalíptico um deus maligno chamado Dz Main almeja dominar a Terra, e pra isso ele conta com um exército de guerreiros poderosos. Seu objetivo é escolher um desses guerreiros que escapa do controle maligno de Dz Main e agora deve enfrentar os demais até chegar ao Dz Main pra por um fim no seu plano.
É uma história simples, não é a melhor trama de um game de luta mas serve pra dar uma base pra entender um pouco o que se passa no game.
Só não consigo entender onde se encaixa os Números de Latão nessa coisa toda kkkkkkkkkk
Só não consigo entender onde se encaixa os Números de Latão nessa coisa toda kkkkkkkkkk
PERSONAGENS
Brass Numbers conta com 10 personagens no total sendo 7 selecionáveis e 3 chefes. Infelizmente você não poderá jogar com os chefes de maneira convencional, apenas usando códigos de Game Genie mas isso fará com que o game trave. O elenco conta com personagens bem genéricos em algum ponto, provavelmente inspirados em alguns personagens de Street Fighter II. Bora então conferir o elenco?
Não... não é o Son Gohan kkkk |
Agora eu pergunto o que vem a ser um Brassy Hero um herói de latão? kkkkkkkkkkkkkkkk dá pra vender ele pro ferro velho pra ganhar uns trocados? kkkkkkkkkkkkk.
Esse herói tá com cara de mau... sei não heim kkkkkkkkk |
Galã de Bollywood kkkkk |
Podemos dizer então que ele é o Ken do game mas ao contrário dos dois personagens de Street Fighter II os dois aqui são rivais e não amigos.
Agora o que eu quero mesmo saber é o que vem a ser um Brasshat e porque ele desertou de ser isso? Se separarmos as palavras a tradução literal seria Brass = Latão e Hat = Chapéu então podemos dizer que ele é um ex chapéu de latão? kkkkkkkkkkkkkk não faz sentido.... e acho que não foi só eu quem notou mas o Layban tem uma cara de ator de filme indiano....
Bora dar um rolê de jipe com o Layban? |
Heavy Metal \m/ kkkkk |
Amon é um personagem que abusa da força física e tem um estilo que pode ser classificado como de um lutador de luta livre, com golpes que lembram muito os usados por quem pratica esse esporte. Daria pra dizer que a inspiração pra Amon é o Zangief.
Dentre as piadas que eu vi na internet sobre o Amon a melhor com certeza é Rejeitado do Kiss (kkkkkkkkk) fazendo piada com seu estilo.
Nova banda de Heavy Metal Conheçam a FART.... |
Ikkiiiiiiiiiii!!!!!! kkkkkkkkkk |
Poderíamos dizer que Daisy é o equivalente a Chun-Li mas seus atributos passam longe da musa de Street Fighter II, suas roupas são uma espécie de roupa de ginástica daquelas usadas nos anos 80 (lembrei dos programas de TV que o Mestre Kame assiste em Dragon Ball heheheheh) mas seus atributos corporais não são notáveis.
Dizem as más linguás que Daisy é na verdade o Shun de Andrômeda do anime Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco pros fãs BR) e se você bater muito nela uma fênix aparece e te mata no game kkkkk apesar de que uma planta dançante ainda não faz muito sentido....
Onde estará o meu irmão? Ou o Hyoga kkkkkkkkkkkkkkkkkkk |
Esse comeu muito pastel de flango |
P.Lump tem claramente inspiração no E.Honda que é o lutador de peso de Street Fighter II mas seu fireball pode ter sido inspirado em Dhalsim. Apesar disso acho que o estilo de P.Lump está mais pra chinês e não japonês.
O nome do personagem é um trocadilho com a palavra Plump que numa boa tradução quer dizer Roliço dando assim ênfase ao seu físico. O título de Fatty Bomber (Bombardeiro Gorduroso) é no mínimo curioso kkkk dá pra ver que os produtores do game tinham uma imaginação um bocado fértil... ou muito LSD estocado...
P.Lump indo embora pro Brasil pra abrir uma pastelaria kkkkkk |
Cabelos lindos e sedosos... |
Continuando a comparar as coisas com Street Fighter II é fácil notar que colocaram um monstro inspirando-se no Blanka (pelo menos esse não é brasileiro kkkkk). Mas em termos de visual ele se parece mais com um monstro que você veria num episódio de Ultraman... ou uma versão desnutrida do Godzilla kkkk
Sobre o seu título (Beast Trooper) só consigo imaginar um exército de lagartos no estilo dele... mas nada supera a família dele e os filhos.... sim ele tem família kkkkkk
Contemplem a família Grimrock... Qual o nome dos filhos?? |
Glacius... não pera.... |
Taí um personagem que eu não consigo referências em Street Fighter II... eu poderia dizer que ele foi inspirado no Geegus de World Heroes (SNK/ADK) mas acho que o game foi feito depois de Brass Numbers.
Pra dizer a verdade eu diria que essa coisa é uma versão derretida do Glacius do Killer Instinct ou uma Amoeba que criou vida e decidiu virar lutador kkkkkkkkkkkkk
Fique atento... ele pode estar andando desta forma por aí.... |
Hahaaa achei ele no street fighter |
Não... eu não pintei o Sledge de preto ele é assim mesmo |
Acho que apesar de parecer que não tinham uma ideia interessante esse pode ser considerado um jeito diferente de fazer o Mirror Match e assim dar um jeito no limite de personagens que o game possui... mas nem todo mundo pode se agradar de ver um monte de piche como o primeiro chefe do game (Noob Saibot não curtiu isso kkkkkk).
Shadow (Versão Sledge) usando seu super ataque... Ao fundo DZ Main e Ashura assistem a luta. |
Perdeu Goro tenho mais braços que você!! |
Onde será que eu vi um game de luta onde o oponente que enfrentamos antes do último chefe tem mais de dois braços? Ahhh!! Mortal Kombat!! Como eu poderia me esquecer do Goro!! kkkkkkkkkkk
Apesar da comparação com o famoso personagem de MK, Ashura acaba sendo um personagem bem mais original do que o esperado ainda mais se compararmos com o primeiro chefe, Shadow.
Ashura mostrando seu super ataque e fazendo jús a posição de Braço Direito de Deus... |
Cara de psicopata e cabelos mais bonitos que os da Daisy kkkkk |
Como último chefe Main cumpre bem o seu papel, ele age como um ser overpowered, tem golpes que massacram seu personagem, é apelão e ainda por cima flutua ao invés de andar só pra parecer superior... Como ele é um deus, segundo o game, ele tem que parecer badass.
Agora vamos as curiosidades e piadas... O título Brazen God pode ser traduzido de duas formas uma é o Deus de Latão... kkkkkkkk... que me faz pensar que esse deus é pura sucata. E o segundo modo é Deus Descarado que também soa engraçado afinal o cara é folgado então kkkkkkkkkkkkkkk
DZ Main finalmente se mostra na luta contra o Son Go... er... Sledge... |
Bom com isso você já conhece todos os personagens deste game. Esse é o elenco que estará presente durante todo o jogo.
JOGABILIDADE
Controles
A briga pelo controle é grande... |
- ◄ e ►: Movimentam o personagem pra frente e pra trás respectivamente de acordo com o lado que você se encontra.
- ▼: Abaixa (duh!)
- ▲: Se você pensou que eu iria dizer pula... se enganou... mas esse botão serve pra ser pressionado junto de algum outro pra usar golpes específicos pra evitar ataques aéreos e em alguns comandos como os fireballs de Sledge e Layban
- Y: Soco
- X: Chute
- B: Pulo... isso mesmo o game tem um botão de pulo como um game de plataforma. No começo vai ser a coisa mais estranha de se usar mas dá pra se acostumar... ou não...
- L e R: Defesa assim como em Mortal Kombat.
- START: Pausa o game.
Apesar de não responder tão bem quanto deveriam, os controles em combate são simples pra se executar comandos especiais já que a maioria é feito com duas simples combinações. Ou segurando ◄ e em seguida pressionando ► e o botão de soco ou de chute. Ou fazendo o mesmo com ▼ e ▲. Inclusive esses ataques podem ser carregados se você manter os botões ◄ ou ▼ segurados por mais tempo.
Modos de Jogo
Brass Numbers oferece três modos de jogo "diferentes" sendo dois dedicados ao Single Player e um ao Multi Player competitivo. Existem poucas diferênças entre eles mas no geral em todos você luta sem parar kkkk
Tela de seleção de oponentes |
Tela de VS do game Sledge parece não gostar muito de Metal hehehe |
Tela de seleção de personagens no Single Player As artes dos personagens são bem feitas... mas o game... |
Escolhendo personagens no VS Mode |
NOTA: Jogando no VS você poderá escolher o mesmo personagem livremente mas só pode jogar em um mesmo cenário e com uma mesma música pra cada round.
Personagens Customizáveis e os "Super Ataques"
Um aspecto diferente e até interessante de Brass Numbers é a possibilidade de customizar um personagem melhorando seus atributos. E após fazê-lo poder reusá-lo no modo VS ou mesmo continuar um game no Normal Mode usando um Password.
Exemplo das barras que representam seu HP no game. |
Como você pode perceber na imagem a barra de HP do game é dividida em quatro partes, e o que parece no mínimo estranho tem um significado. Após vencer a luta as partes do HP que sobrarem serão usadas pra melhorar os atributos dos seu personagem. Dos atributos que você pode melhorar temos o seguinte:
Tela de customização dos personagens 3 pontos foram usados e resta apenas 1... |
- Arm Power: Representa a força dos braços do seu personagem. Aumentar esse atributo vai fazer com que os ataques que usam o botão de soco (padrão Y) se tornem mais fortes.
- Leg Power: Da mesma forma que o anterior, porém se trata da força das pernas. Quanto maior for o número mais forte ficam os ataques feitos com o botão de chute (padrão X).
- Def. Power: Aumenta a sua defesa e com isso os danos causados por ataques recebidos serão bem menores. Porém esse atributo não tem nenhuma influência sobre a defesa (botões R e L) padrão que permanece da mesma forma.
- Vital Power: Nesse game você pode recuperar seu HP caso você não receba dano por algum tempo. Mas essa recuperação funciona da seguinte forma, ela só enche o bloco da barra que ainda tiver um pouco de HP, por exemplo, se você tiver com um bloco vazio ele não vai ser recuperado mas se ainda houver uma pequena quantidade de HP nele ele vai se reencher aos poucos. Resumindo, quanto maior esse valor mais rápido vai ser a sua recuperação.
- Soul Power: Aument aa força dos seus golpes especiais, fireballs, etc. Um atributo muito bom de se elevar pra que os ataques especiais que fazem uma boa diferença nas lutas lhe ajudem ainda mais.
Shadow e Ashura aparecem nas sombras... Peraê... o Shadow já é uma sombra... Então ele aparece normal na foto kkkkkk |
Configurando o Game
Tela de configurações do game |
- Key Type: Permite escolha do padrão de botões usados pra soco, chute e pulo. Mas ao contrário de muitos games de luta que oferecem uma opção de customizar o controle aqui você só pode escolher os padrões predefinidos, que são 8 no total.
- Music Test: Serve pra ouvir as músicas do game. É possível escutar todas as músicas tocadas (inclusive as dos finais dos personagens) e curiosamente o som dos raios na abertura são uma faixa de música e não um efeito sonoro.
- S.E. Test: Da mesma forma que as músicas você também pode ouvir os efeitos sonoros que o game usa. Mas acho que não vai ser uma experiência interessante.
Como você pode ver o game não oferece muitas opções pra se alterar a jogabilidade deixando o jogador meio sem ter o que fazer...
GRÁFICOS
Vejam que a arte é bem feita pra um game nem tanto... Aqui o DZ Main tomou uma surra do Sledge |
Agora vamos falar dos cenários de batalha que merecem sim um parágrafo a parte. No total o game oferece 4 cenários de batalha... isso mesmo apenas 4... e eles são bem estranhos (pelo menos dois deles são bastante nonsense). E claro vale a pena mencionar que nenhum deles tem um "teto" embora muitos personagens ainda insistem em arremessar os oponentes pra ele nos "super ataques". Abaixo eu fiz uma pequena avaliação bem no meu estilo (heheheh).
Não espere jogar seu oponente nas estalactites no alto porque esse não é Mortal Kombat |
Esse é o primeiro cenário que você vai ver no game... é o segundo mais "normal" de todos apesar de que eu tenho algumas dúvidas sobre ele... Primeiro eu quero saber se isso roxo é água, fumaça ou nuvens? E o que vem a ser aquele efeito no céu acima da cidade? Considerando as estalactites no "teto" podemos assumir que estamos dentro de uma caverna? Se sim como vemos o céu de dentro de uma caverna? Como podem perceber o segundo cenário mais "normal" já tem uma porção de coisas diferentes...
Se um dos lutadores tiver vertígens a luta acaba antes de começar... |
Tá..... e agora? O chão, que na verdade é a parede de um prédio está na horizontal... mas estamos lutando na vertical... E tem mais, as janelas não se quebram quando pisamos nelas... Se o personagem escorregar e cair vai ser um Fatality? E as pessoas dentro desse prédio devem estar pensando o que ao ver uma cena dessas? Bom podemos dizer que o Homem Aranha não é mais o único que fica escalando paredes kkkkkkk
Arte contemporânea é outra história... |
Agora me explica esse cenário.... Tem uma moldura, então estamos lutando dentro de um quadro? Mas como estamos lutando num quadro? Encolhemos? Fora o fato de ter bolas vermelhas no céu e blocos coloridos fazendo o chão do cenário.... e a propósito, esse quadro é alguma pintura famosa? Ou inventaram pro game fazendo uma mistura de elementos? Ah! Pelo menos desta vez podemos considerar que o teto é a parte de cima da moldura...
O altar onde você vai enfrentar o deus e os membros dele... |
E esse é o cenário das batalhas finais do game e com certeza o mais normal de todos. Ele tem um ar de altar ou ruínas antigas e um fundo bem legal até. Você vai inclusive ver os próximos oponentes fazendo platéia enquanto você luta. Por exemplo, se você estiver enfrentando Shadow você irá ver Ashura e DZ Main assistindo a luta e ao derrotá-lo e for enfrentar o Ashura apenas DZ Main estará na platéia.
Com isso eu encerro a parte gráfica do game mostrando que apesar das coisas nonsenses esse não é dos maiores defeitos dele.
MÚSICAS E SONS
Será que uma OST seria realmente bem vinda?? |
Numa avaliação geral acho que as músicas desse game ficam melhor num game de plataforma do que num de luta... Talvez se o game fosse desse gênero um resultado melhor seria alcançado. Como de costume eu fiz um rip do arquivo SPC com as músicas do game, no total são 17 faixas que incluem as músicas dos personagens e até o barulho dos raios na abertura.
Gosta de ouvir as músicas dos games que você joga? Faça o download da OST de Taiketsu!! Brass Numbers clicando NESSE LINK
Primeiro encontro com DZ Main |
Algumas pessoas dizem na internet que o game é tão ruim que ninguém quis atuar fazendo as vozes ou que o game estava quase todo pronto aí faltou grana pra contratar os atores pra fazer as vozes e assim decidiram deixar como estava kkkkkkkkkkkkk
DICA MAROTA
Se o truque der certo essa tela será exibida.. Basta escolher um número e pressionar A |
Pra fazer isso você deve conectar a Super Scope na porta do controle 2 do SNES e inserir o game e ligar o console. Ao invés do game entrar normalmente ele vai abrir uma tela com a frase VIS SEL seguida de um número. Basta escolher um número e pressionar A pra assistir a cutscene.
DOOMSDAY WARRIOR
Arte da caix americana |
Cartucho americano |
- Como o título mudou todas as referências a LATÃO também foram removidas do game, um bom exemplo disso está no Sledge que agora é chamado de The Hero of Earth e não mais de The Brassy Hero.
- Referências religiosas como deuses foram também removidas e com isso DZ Main que agora é chamado somente de Main não é mais The Brazen God mas sim The Evil Wizard (O Feiticeiro Malígno) e seus capangas são mão esquerda e braço direito do mal e não mais de deus.
- LC-38X passou a se chamar Nuform
- Grimrock também teve seu título alterado de Beast Trooper pra Dizzen Lizard provavelmente porque acharam que numa possível interpretação ele poderia ser reconhecido como Soldado da Besta (leia com sentido religioso).
- Quando derrotamos um personagem nos modos Normal e Easy ao invés de escrever Dead no lugar do nome do oponente eles escrevem Gone.
- A abertura não mostra mais as versões SD do Sledge e Layban batendo no logo da empresa e nem sendo atingidos pelos raios.
Quer conhecer a versão americana? Faça o download da ROM clicando NESSE LINK
RECEPÇÃO E LEGADO
Brass Numbers ou mesmo Doomsday Warrior não teve o resultado esperado pela Telenet Japan, o game leva consigo a história de ser odiado por muitas crianças que esperavam algo no nível de Street Fighter II (eu mesmo fui uma delas). Acredito eu que nem 100 mil cópias deste game devem ter sido vendidas.
Por conta disso o game caiu no esquecimento e não recebeu remake, port, ou relançamento em modalidades como o Virtual Console do Nintendo Wii e WiiU.
Minha tela favorita no game todo... A de Game Over.... kkkkkkkkk |
CONCLUSÃO
DZ Main vai embora em uma coluna de luz... E jurou que nunca haverá um Brass Numbers 2 kkkkkkkkkkkkkk |
Parte de trás da caixa |
Eu como tive uma má experiência deveria dizer pra você ficar longe do game e nunca jogar ele mas é importante que você jogue e tire suas próprias conclusões sobre ele. Agora vamos tentar listar uns prós e contras pra encerrar esse texto e assim eu vou poder me ver livre desse game por mais algum tempo kkkkkkkkkk
- Arte bonita pra um game de 1992
- Trilha sonora bem razoável
- Sistema interessante de customização de personagens
- Jogabilidade não muito agradável
- Efeitos sonoros pobres e ausência de vozes
- Muito limitado em termos de multiplayer
Toda ROM de SNES precisa de um emulador pra ser jogada. Se você ainda não tem um clique no link a seguir pra conhecer um emulador e tutorial de configuração passo a passo: SnesTalgia - Emulador SNES
Se quiser conhecer mais games de SNES faça uma visita na nossa sessão de análises e confira algumas boas recomendações de games pra você apreciar: Snestalgia - Análises
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Escrever isso foi doloroso... relembrar foi fácil... o difícil foi ter de jogar pra pegar as screens e fazer os vídeos.... T_T
ResponderExcluirEu gostei muito do elenco de personagens, pena que o jogo seja feito de maneira tão preguiçosa
ResponderExcluirTeria um bom potencial para ser um bom jogo, se não fosse tão inspirado em Street Fighter 2 e se não fosse feito de maneira tão preguiçosa
Isso acontece quando uma empresa que fazia bons games de plataforma tentar fazer um game de luta sem ter profissionais capacitados...
ExcluirUma arte bem feita e músicas razoáveis não vende game, jogabilidade está acima de tudo e esse é um dos fracos do game.
Concordo, o jogo tinha tudo para ser sucesso, eu até curti os personagens =D
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