| Mega man Soccer |
| Ano de Lançamento: 1994 |
| Desenvolvedor: Capcom |
| Publisher: Capcom |
| Número de Jogadores: 2 |
| Download: ROM Mega man Soccer |
Sempre que falamos de jogos de futebol para os 16 bits acredito que para grande maioria das pessoas o primeiro jogo que é lembrado é o International Super Star Soccer, alguns outros podem preferir o FIFA ou alguns outros, jogos genéricos do gênero que existiam aos montes nos anos 90, praticamente todas as produtoras tinham algum jogo de futebol, e foi aí que a Capcom também decidiu entrar na jogada e para chegar dominando resolveram usar o seu grandioso mascote para ser o camisa 10 do time, afinal um jogo de futebol com o Megaman só poderia ser sucesso, mas será que é isso mesmo? Chegou a hora do tira teima sobre isso, pois vamos analisar o Megaman Soccer, se quer saber um pouco mais sobre o game clique aí em CONTINUE LENDO e não se esqueça de comentar e compartilhar o post.
O Jogo
Enredo
Logo após os acontecimentos de Megaman Man 4 o Dr. Light estava assistindo uma partida de futebol quando do nada uma grande explosão acontece no campo e os jogadores somem e quando a fumaça começa a sumir eis que aparecem os Robot Masters sendo comandados pelo vilão Dr. Wily. Dr. Light não pensa duas vezes e chama Megaman para enfrentar os vilões e salvar o dia, mas ao invés de trocarem tiros, porrada e bomba ( como diria a poetisa Walesca Popozuda) a treta vai ser resolvida jogando uma pelada ( que não é a Walesca =/ ).
Lembrando que o jogo foi feito próximo da copa de 1994 então era pra ser um jogo comemorativo para copa, esse é único motivo de vermos Megaman num campo de futebol, tem quem diga que o jogo foi feito as pressas por causa da copa e acho até que isso realmente é verdade, mas falo dessa teoria lá na frente.
Agora que já sabemos o porquê da partida, vamos conhecer os personagens que podemos usar para compor nosso time dos sonhos.
Megaman: O azulão é um personagem equilibrado ideal para qualquer posição até mesmo para goleiro, seu chute especial é um Mega Buster
carregado que faz os adversários voarem longe;
IceMan: O Robot Master com poder de gelo é um personagem útil para quem gosta de sair em disparada com a bola no pé, ele tem 48 de velocidade que é a maior do jogo então é indicado para jogar no meio campo ou no ataque, seu chute especial é o Ice Slasher
que congela os adversários que estão pela frente por um curto período de tempo;
SkullMan: Um personagem que eu acho bem legal devido o seu visual, porém a falta de criatividade dos desenvolvedores do jogo é tamanha que ele tem exatamente os mesmos atributos do Megaman, a única diferença é que o chute especial de Skull Man
é uma formação de caveiras que protegem a bola e paralisa os adversários que são atingidos.
NeedleMan: O cabeça de espinhos aqui é mais um personagem equilibrado, mais indicado para jogar na defesa devido a sua baixa velocidade, ele tem bom chute, mas não é a melhor opção para o ataque, seu chute especial é uma bola cheia de espinhos
que corta os inimigos deixando-os imobilizados por um tempo.
FlashMan: Esse aqui é um pouco pior que Megaman também não vejo motivos para jogar com esse cara a não ser pela sua aparência, como ele é um quebra galhos o ideal é colocar ele no meio campo, seu chute especial
é uma bola brilhante que paralisa os adversários.
TopMan: Exatamente com os mesmos atributos de FlashMan, nem preciso dizer que também só seria escolhido por sua aparência, em seu chute especial a bola se transforma em um peão 
BubbleMan: Fala sério, mais um personagem com exatamente os mesmos atributos de Megaman, é isso mesmo Capcom? Porém aqui tenho uma ressalva, não da para entender o porquê esse cara aqui é o melhor goleiro do jogo, ele consegue defender vários chutes especiais, coisa que os outros personagens com atributos até mais elevados que ele não conseguem fazer.
O chute especial dele põe a bola dentro de uma bolha que arremessa para o alto os adversários atingidos.
FireMan: Opa até que enfim um pouco de diferença, FireMan é o homem gol do jogo pois ele é um bom atacante, e com DIF 112 é obvio que ele não vai ser um bom goleiro, seu chute especial é
uma bola flamejante que quando acerta o inimigo ele fica pegando fogo por 2 segundos, esse é um ótimo personagem.
ToadMan: Aew o Toad, será que teremos o Yoshi? Não pera, esse não é o Toad de Super Mario e aqui mais um personagem com os mesmos atributos de Megaman, porém poralgum motivo esse aqui também se sai melhor na defesa do que o azulão.
Seu chute especial deixa a bola brilhando e paralisa os adversários por 2 segundos.
PharaohMan: O Robot Master mais engraçado na minha opinião e ele vem com a maior roubado de bola do game e como o seu forte é a defesa podemos usar ele como zagueiro ou goleiro que ele vai se sair bem.
Seu chute especial deixa a bola em chamas e taca fogo em todos os personagens que forem atingidos.
CutMan: Eis que chega o camisa 10 do jogo, Cutman é um dos mais carismáticos do game e tem os atributos acima da média, só perde quando o assunto é defesa, então é só não colocar ele como goleiro, mas ele tem uma ótima roubada de bola e isso faz dele uma boa escolha para defesa e meio campo.
Seu chute especial transforma a bola em uma enorme tesoura que sai em zig-zag cortando tudo que vê pela frente.
Enker: Esse aqui é o coringa do jogo podendo ser utilizado em todas as posições, para uma equipe bem equilibrada é indispensável ter esse cara no time, seu chute é um dos mais legais do jogo
onde a bola vira uma esfera eletrificada e imobiliza os oponentes.
ElecMan: Outra boa opção para o ataque já que ele corre mais que o Megaman e aqueles que tem os mesmos atributos de Megaman ¬¬.
Seu chute especial é uma bola de eletricidade que paralisa os adversários por 2 segundos.
WoodMan: O pesadão do jogo é uma boa pedida para a zaga e para o gol, porém a sua lerdeza meio que irrita as vezes. Seu chute especial é uma proteção de folhas para a bola que imobiliza os adversários por 2 segundos. 
BombMan: Hó céus, não pode ser, mais um personagem padrão Megaman, aff, e o pior ainda erraram o nome dele no jogo colocando como Bomberman, acho que erraram de jogo nesse caso... Bem sem novidades mais um personagem estilo Megaman, coloque ele onde quiser e seja feliz.
Seu chute especial é uma bola bomba que arremessa os adversários para o ar.
Dustman: O porquinho do jogo é indicado para jogar no gol, na zaga ou no meio campo afinal ele não joga limpo (sacou, sacou?).
Seu chute especial transforma a bola e um monte de lixo que deixa o adversário todo “cagado” caso seja atingido, isso sim que é jogar sujo (haaa e agora entendeu?).
Protoman: Por isso que Protoman é o preferido de muitos, pois aqui ele é superior ao Megaman correndo bem mais do que o azulão, e por incrível que pareça, mesmo com os atributos de defesa igual ao da grande maioria ele é o segundo melhor goleiro do jogo.
Seu chute especial é uma Proto Buster carregada que joga os adversários pra longe.
Snakeman: Olha a cobra, é verdade (Fud3u Bahia) esse é um Megaman um pouco melhor na defesa e por isso coloca todos os outros personagem com atributos parecidos no banco.
Seu ataque especial também é muito legal, onde a bola se transforma em uma cobra e todo mundo sai da frente, afinal ninguém quer ser picado por cobra né.
Airman: Ruim no ataque e bom na defesa tem muitas outras opções no jogo melhores que esse personagem, nada contra o nosso amigo aqui, mas no meu time ele não joga.
Seu chute especial transforma a bola num tornado que arremessa para longe os adversários.
GeminiMan: Bom para o ataque rium para defesa, junto com iceman é o que mais corre no jogo, vale a pena para deixar os adversários comendo poeira. Seu chute especial cria uma ilusão onde vemos duas bolas que enganam os adversários podendo até enganar o goleiro e fazer gol,
o computador sempre faz em mim, mas eu nunca consigo fazer no computador, puro roubo.
Dr.Wily: O chefão final do game é o mais overpower do game, porém não é possível selecionar ele para jogar, pois seria apelação na certa. Seu chute especial é uma bola negra gigante repleta de energia que paralisa os adversários e na verdade até podemos jogar com ele, mas isso eu explico lá na frente.
Uma coisa legal no game é que você pode descer a pancada sem dó nos adversários já que não temos faltas então empurrões e carrinhos por trás estão liberados (da carrinho não véi) a parte ruim disso é que o jogo é meio travado e lento e os carrinhos tem um alcance gigantesco então para muitos o jogo se resume em perder a bola e retomar a bola e isso é chato demais.
Gráficos Músicas e Sons
Os gráficos do jogo até que são razoáveis e temos uma boa quantidade de campos já que cada um é inspirado no adversário que corresponde a esse campo, alguns são legais, mas tem aqueles sem graça também. Os personagens são bem feitos, criticar algum seria exagero, e até mesmo as músicas são legais.
Tem quem diga que Megaman Soccer é um jogo feito às pressas e que nem finalizado foi, a parte de ter sido feito as pressas é algo que podemos entender já que o jogo foi feito em época de copa do mundo, mas vincular isso com o fato do jogo não ter sido finalizado seria exagero, porém existem provas que podem confirmar essa teoria, uma delas é a foto do
Dr. Wily na escolha dos personagens, bom pelo menos parte da foto está ali e eu tenho certeza que muito assim como eu já tentou de tudo pra escolher o infeliz, mas realmente não dá, a não ser via código, e foi via código que descobriram algumas coisas escondidas nesse game como por exemplo os créditos do jogo, pois quem já zerou Megaman Soccer e morreu de raiva por perceber que não tem final e ficou puto assim como eu, percebeu que não temos tela de crédito o jogo simplesmente reinicia e isso é algo raro de se ver, afinal alguém trabalhou nesse jogo então cadê os créditos para essas pessoas? Ou a vergonha foi tanta que acharam melhor deixar pra lá né?
Outra coisa que descobriram via código é que o jogo teria possibilidade de usar o acessório Multi-Tap e que até 4 pessoas poderiam jogar ao mesmo tempo, mas por algum motivo na versão final do jogo isso não entrou, e foi uma pena porque eles poderiam fazer 4 pessoas passarem raiva ao mesmo tempo jogando esse treco ao invés de só duas né. Diante desses fatos é possível afirmar sim que o jogo foi entregue nas coxas e não foi finalizado como deveria, mas não é isso que deixou o jogo ruim, e sim sua jogabilidade que ferra com tudo, se você pegar um personagem lento vai morrer de ódio por tentar controlar o bichinho e ficar sempre com a cara no chão após perder a bola, arrisco dizer que se a jogabilidade fosse pelo menos razoável o jogo até poderia ser considerado bom mas infelizmente não dá.
Sei que são poucas pessoas no mundo que realmente gostam do jogo e que a grande maioria detesta ou odeia do fundo do coração Megaman Soccer, mas entendo aqueles que gostam, pois uns anos atrás fizemos um campeonato desse jogo e mesmo com toda a limitação eu consegui me divertir jogando, pois o foco é a estratégia e saber quais personagens usar e o momento certo de usar os especiais, claro que conhecer os macetes para fazer gol também ajuda pois sem macete é quase impossível fazer gol, então o jogo tem a sua competitividade, mas assim como eu entendo quem gosta eu entendo muito bem quem deteste.
Agora o momento mais esperado, a avaliação SnesTalgia.
Considerações Finais
Prós: Gráficos e ideia até que foi boa.
Contras: Ferraram com uma ideia boa, e ferraram mais ainda a jogabilidade.
Prós: Gráficos e ideia até que foi boa.
Contras: Ferraram com uma ideia boa, e ferraram mais ainda a jogabilidade.
Créditos:
Autor Juan A. Dias
Revisão: Sonaje
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