Ads 468x60px

Link list 2

27 de setembro de 2013

29

Tutorial bSnes - Um Emulador de Snes Leve e 100% Funcional

bsnes-emulador-logo-tutorial

Salve galera que acompanha o blog o/!!!

Emular consoles da era 16-bits, mais precisamente o nosso amado SNES não é uma tarefa difícil, hoje em dia é possível jogar SNES em PCs, outros consoles de vídeo game mais novos, vídeo games portáteis, smartphones e tablets e se a tecnologia continuar evoluindo da maneira que temos visto logo iremos jogar SNES até na geladeira de casa ou numa panela enquanto esperamos o almoço ficar pronto (se já existe geladeira controlada por smartphone e panela que se conecta com o PC via cabo USB não duvido mais da evolução tecnológica kkkk). Bom, de volta ao assunto do post, hoje vamos falar sobre um dos muitos emuladores de SNES disponíveis pra PC, o bSNES então clica lá no “CONTINUE LENDO” e confira uma análise e tutorial de configuração pra você sair jogando como se não houvesse amanhã...

NOTA: Lembre-se de sair pra comer, tomar banho ou se relacionar com outras pessoas, pois vídeo game em excesso pode fazer mal a sua vida social kkkkkk...
DESENVOLVIMENTO E HISTÓRIA

higan
Logo atual do emulador com nome Higan
O bSNES começou a ser desenvolvido em 2004 e foi lançado originalmente pra PCs com Windows mas logo foi portado pra Macs e Linux, o principal desenvolvedor se intitula “Byuu” e vem desenvolvendo o emulador até hoje porém o projeto mudou de nome e sofreu mudanças drásticas na proposta de emulação. Hoje ele se chama Higan (com certeza inspirado no protagonista de Tengai Makyou Zero) e é um emulador multi plataforma pra consoles da Nintendo como NES e as variações de Game Boy, mas o melhor e mais estável recurso continua sendo a emulação de SNES, pois os demais consoles ainda apresentam bugs.

DOWNLOAD E REQUISITOS

Antes de começar vou ressaltar que como o principal foco deste post é emular SNES vou oferecer uma versão mais antiga do emulador ainda com o nome de bSNES que possui 100% de compatibilidade com games do console e sem bugs e de quebra ainda emula Super Game Boy (não conhece? clica aqui pra saber mais). Esta é a versão 059.02 (o atual Higan se encontra na versão 0.93) que irá garantir sem problema nenhum a emulação de SNES sem a necessidade de CONVERTER A ROM como nas versões mais atuais, então vamos aos links de download:
NOTA: Escolhi a ROM Super Mario World por ser um dos games mais populares do SNES pra testar com o emulador, mas pra quem ainda não conhece existem mais de 3000 games pra SNES. Se quiser conhecer e baixar mais algumas ROMs visite a sessão de análises do blog e conheça alguns bons games pra você usar com seu emulador. Clique no link e leia um pouco: Snestalgia - Análises

Agora aos requisitos de hardware só é necessário o seguinte:
  • Um computador rodando Widows XP, Vista (alguém ainda usa?), 7 ou 8
  • Um processador com no mínimo 1Ghz
  • Pelo menos 1GB de memória RAM
  • Um bom espaço no HD pra armazenar os arquivos de ROM, SAVES, SAVESTATES, etc
E alguns requisitos opcionais (essas são minhas recomendações ok):
  • Um Joystick (controle pra PC). De preferência aqueles que têm estilo Playstation (vou explicar o porquê mais adiante).
  • Ligar o PC numa TV em modo entendido e prepare-se pra reviver o SNES da melhor forma possível.
  • Pipoca, Doritos, Refrigerante, Balas Juquinha e depois uma academia pra queimar a gordura extra kkkkkkkkk

CONHECENDO A INTERFACE E CONFIGURAÇÕES INICIAIS

Primeiro faça o download dos arquivos acima e faça o seguinte:

Crie uma pasta com o nome BSNES em um local de sua preferência e extraia o arquivo bsnes_v059r02.zip após extrair você irá ver os seguintes arquivos:

Arquivos que pertencem ao emulador (NÃO APAGUE NENHUM DELES)
  • Coforme visto na figura acima crie um atalho na sua área de trabalho ou onde preferir deste arquivo pra facilitar o acesso ao emulador
  • Crie uma pasta com o nome ROMS dentro da pasta onde está o emulador pra armazenar as ROMs e coloque o arquivo Super Mario World (U) [!].zip dentro dela
  • Crie uma pasta com o nome SAVES dentro da pasta onde está o emulador pra que sejam armazenados os seus saves dos games que suportam essa função
  • Crie uma pasta (prometo que esta será a última) com o nome SAVESTATES no mesmo local onde você colocou as outras pra armazenar os Save States dos games.
  • Agora se você tem um controle, joystick, joypad ou como preferir chamá-lo conecte no PC e deixe-o ser reconhecido. Se não tiver nenhum ignore este passo.
  • Inicie o emulador pelo atalho que você criou e veja a seguinte imagem:
Esta é a tela principal do emulador assim que iniciado.
E sim eu estou usando Windows 8 se você está se perguntando kkkkk
Bom pra quem já tem experiência com emuladores vai notar assim que abrir o bSNES que ele se parece com um outro emulador já bastante conceituado o Snes9x que já ganhou até um post aqui no blog (quer conhecê-lo também então clique no link Snestalgia - Emulador Snes9x 1.53) mas com configurações mais simples...
Continuando com as configurações:
Clique em Settings e no menu clique em Configuration... pra acessar a janela de configurações:
Entrando nas configurações
Como vocês vão ver abaixo temos as opções de configurar o vídeo, o som, os controles, os caminhos pra acessar as pasta que eu pedi pra vocês criarem mais cedo e algumas configurações avançadas...

CONFIGURANDO O VÍDEO


Começando então pela configuração de vídeo temos o seguinte:

Configurações de vídeo

  • Contrast Adjust: Serve pra ajustar o contraste do emulador, geralmente esta opção deve ficar em 0% eu só recomendo a sua alteração se as cores parecerem estranhas no seu monitor.
  • Brightness Adjust: Aqui as coisas funcionam assim como o contraste, mas ajustando o brilho. Ainda assim recomendo manter o valor em 0% a menos que seu monitor seja muito escuro ou muito claro.
  • Gamma Adjust: Aqui você pode distorcer parte das cores do emulador (acho melhor deixar quieto em 0% pro seu jogo não ficar com cara de Super Mario World depois de passar o mundo Special)
  • Scanline Adjust: Lembra daquelas TVs mais antigas que deixavam a imagem com barras e linhas na imagem? Então. Coloca em 100% e tira essas barras da tela que vai ser bem melhor...
  • Simulate NTSC TV gamma ramp: Deixa esta opção ligada pra melhorar a qualidade de imagem.
Como vocês perceberam não há muito o que se mexer pra se ter uma boa qualidade de imagem nos jogos o que torna as coisas mais fáceis pra quem não tem muitos conhecimentos ou paciência pra testar resoluções e filtros e etc.

CONFIGURANDO O SOM


Agora vamos configurar o som:
Configurações de áudio
  • Frequency: Nada de especial. Recomendo ou 44100hz ou 48000hz pra ter uma boa qualidade de som, mas claro que você pode selecionar o que melhor se adapta ao seu hardware.
  • Latency: Sinceramente nem sei o que é isso kkkk, mas como veio em 80ms e não notei problemas com o som deixei do jeito que está.
  • Volume: Primeiro veja como está o volume do seu computador, caixas de som, etc e se no padrão de 100% o som estiver muito baixo tente subir o valor até atingir a qualidade desejada. Se subir tudo de uma vez pode ser que o som fique com ruído...
  • Input Frequency: Configure aqui a frequência de entrada. Eu deixei a original do SNES que é de 32000hz, mas não notei real diferença em nada.
Na verdade é até possível pular as configurações de som, pois dificilmente você teria problemas com essa parte mesmo em PCs mais antigos o som sempre foi facilmente emulado.

CONFIGURANDO CONTROLES


Em frente porque a coisa não pode parar por aqui e eu sei que você está morrendo de vontade de jogar... Então vamos dar início à configuração dos controles, lembrando que eu tinha pedido pra você conectar o controle antes de iniciar o emulador pra que ele fosse reconhecido sem problemas tanto pelo sistema quanto pelo emulador e se você não o fez. Feche o emulador e conecte o controle e assim que ele for reconhecido pelo sistema abra novamente o emulador e volte até as configurações e clique na aba Input pra ver a imagem a seguir:

Tela de configuração de controles e de alguns atalhos da interface de usuário
Infelizmente o bSNES não conta com um assistente de configuração de controle igual ao ZSNES ou o Snes9x, aqui o assistente é mais simples, mas se você já se conhece o layout do controle do SNES não há dificuldades mas pra quem não conhece segue uma pequena imagem do esquema de botões:

Controle original do SNES (use esta imagem pra se basear na hora de configurar os botões do seu controle)
Se você está nas configurações deve ter notado que é possível configurar uma porção de modelos de controle como o asciiPad que era um velho controle turbo (se você tivesse um desses você era rico porque os pobres tinham o AquaPad kkkk e eu tenho um AquaPad kkkkkkkkkk), as portas do Multitap (acessório que permitia jogar os games com até 5 jogadores simultâneos desde que o game ofereça a opção), O mouse do SNES pra games como Mario Paint, a pistola Justifier ou a Super Scope. Porém aqui vamos focar em configurar o controle tradicional para um jogador. Então siga os seguintes passos:

  • Clique no sinal de + em Controller Port 1
  • Clique sobre Gamepad e em seguida no botão Assign no canto inferior direito da janela de configuração.
  • Clique em OK na caixa de diálogo falando de calibração de joystick.
  • Agora olhe no canto inferior esquerdo da janela de configuração que você recebeu a solicitação pra pressionar os botões na seguinte ordem: Up, Down, Left, Right, B, A, Y, X, L, R, Select, Start (se não sabe exatamente qual botão do controle apertar olhe na imagem do controle acima e tente se basear nela pra apertar os botões corretos).
  • Quando solicitar a configuração do Turbo B pode clicar no botão Stop no canto inferior direito da janela a menos que seu controle seja um turbo.
  • Pronto! Seu controle já está configurado!
NOTA: Se quiser configurar o segundo controle basta ter um segundo controle conectado ao PC e seguir os mesmos passos, porém usando o Controller Port 2 e para configurar os demais acessórios o processo é o mesmo apenas se escolhe o acessório desejado. Você também pode jogar usando o teclado caso não tenha um controle e o processo de configuração é o mesmo mas a jogabilidade será bastante comprometida em alguns bons games.

DICA ESPECIAL

Se você vem lendo o post desde o início deve ter notado que eu recomendei um controle no estilo do Playstation certo? Vamos olhar umas imagens de um controle e vamos explicar melhor o por que:

Controle de Playstation, layout de botões parecido com o de SNES certo?
(Talvez seu controle tenha os analógicos mas no SNES isso não existe então...)
Olha só tem dois botões a mais que estão sobrando!!
Já deu pra perceber que sobram dois botões, certo? Então vamos configurá-los pra controlar um recurso do emulador e tornar as coisas um pouco melhores. Pra quem já está familiarizado com emuladores os SAVESTATES são muito úteis pois permitem salvar um game em qualquer parte em que ele se encontre e continuar exatamente desta mesma parte. E claro, o recurso está presente no bSNES então vamos usar os dois botões que sobram neste controle pra controlar esta função ao invés do teclado do PC. Então vamos para uma imagem e o passo a passo:

As funções marcadas serão controladas pelos botões que sobram no seu controle
  • Ainda nas configurações em Input clique no sinal de + em User Interface
  • Agora clique no sinal de + em States
  • Clique duas vezes no item Load Quick State 1 e pressione o botão R2 no seu controle
  • Clique duas vezes no item Save Quick State 1 e pressione o botão L2 no seu controle
  • Pronto!
Com isso quando você quiser salvar um STATE você sá precisa apertar L2 e pra carregar este mesmo STATE é só apertar R2 e com isso você não precisa tirar a mão do controle ou pausar pra salvar um jogo. Não é nenhum truque secreto, mas facilita muito a vida... Ah! Outros atalhos da interface de usuário podem ser configurados, mas aí fica a seu critério decidir como fazê-lo e basta usar o tutorial, mas pressionando teclas do seu teclado por exemplo.

CONFIGURAÇÃO DE PASTAS E CAMINHOS


Agora vamos configurar os caminhos das pastas que eu pedi pra vocês criarem pra assim o emulador saber onde encontrar as ROMs dos games ou salvar os arquivos de progresso ou states então primeiro segue uma figura e depois o passo a passo:

Configuração de caminhos de pasta

Agora vamos configurar os seguintes caminhos: GAMES, SAVE RAM SAVE STATES os demais não são necessários pra simplesmente jogar e podem ser configurados opcionalmente seguindo os mesmo procedimentos:

Clique no botão SELECT e a seguinte janela vai surgir.
Escolhendo as pastas
  • Navegue até encontrar a pasta que você criou para o item que você está configurando e clique sobre ela.
  • Agora clique no botão Choose no canto inferior direito desta janela e pronto. Feito isso seu emulador irá encontrar as ROMs na hora de jogar e armazenar os saves nas pastas certas.
CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS (MAS NEM TANTO RSRS)


Nessa sessão veremos algumas configurações um pouco avançadas, pois elas podem afetar o desempenho do emulador em si, mas acredito que dificilmente você irá mexer com elas:
Configurações avançadas... Ah tá! Sei....
  • Video Driver: Aqui você especifica qual driver de vídeo será usado mas é melhor não mexer aí se a emulação de vídeo estiver boa e fluída. Só troque o driver se houver lags ou distorções nos gráficos.
  • Audio Driver: Como não acredito que você vá ter problemas com o som deixe isso quieto tá...
  • Input Driver: Se seus controles não forem reconhecidos de maneira nenhuma pelo emulador troque o driver aqui e tente outra vez.
NOTA: Toda vez que você trocar um dos drivers descritos acima será necessário fechar o emulador e abrí-lo de novo pra que as alterações tenham efeito.
  • Hardware Region: Aqui você pode especificar se seu "SNES" será NTSC (Japão e EUA) ou PAL (Europa) pra reconhecer e rodar as ROMs de forma correta, mas o melhor é deixar em Auto Detect pra que o emulador cuide disso.
  • Expansion Port Device: Aqui você só tem a opção de definir se vai ou não usar o Stellaview que era um acessório que só foi lançado no Japão e que fazia a distribuição de alguns games online. Para saber mais sobre o que poderia ser este revolucionário acessório do SNES clique aqui.
  • When main window does not have focus: Esse nome comprido quer dizer o que fazer quando a janela principal do emulador perde o foco, ou seja, quando algum outro programa ou janela do seu computador requer atenção o que pode ser feito. Minha recomendação é usar a opção Pause Emulation porque assim que outro programa ou janela te perturbar o game para e você não sofrerá com largar o controle às pressas pra dar um jeito naquele popup chato por exemplo.
Pronto com isso já cobrimos praticamente todas as configurações que nos eram necessárias e podemos fechar a janela de configuração e apenas acertar alguns detalhes nos menus do emulador e finalmente jogar em paz.

ÚLTIMOS TOQUES E FINALMENTE VOCÊ PODERÁ JOGAR


Agora que configuramos a maioria dos recursos necessários vamos apenas fazer uns últimos ajustes e iniciar os jogos. Primeiro vamos ativar os controles:
Ativando os controles ou acessórios especiais
Basta ir ao menu System na janela principal do emulador e em Controller Port 1 ou 2 definir o tipo de controle que você configurou lá atrás (no caso um Gamepad) e se quiser deixar desligado só selecione None. Com isso seus controles já estão prontos pra jogo, mas lembre-se de ativar os dois em caso de jogar com duas pessoas.


Agora vamos definir o modo de vídeo que você irá jogar:

Definindo tamanho da janela de emulação e aspecto de imagem
Filtros de vídeo
Pra acertar o tamanho da janela caso você vá jogar em janela basta escolher a escala de 1x até 5x. Pra jogar em tela inteira pressione ALT + ENTER no seu teclado e ative a opção Correct Aspect Ratio pra evitar imagens deformadas e deixe também em NTSC o sistema de vídeo. Deixe também a opção Smooth Video Output ativada pra garantir imagem menos serrilhada. E em Video Filter (vide imagem) você pode escolher mais um filtro de vídeo caso queira uma imagem com ainda menos serrilhado, mas o visual fica esquisito na minha opinião então eu recomendo não usá-los (fica a seu critério).

ESCOLHENDO UM JOGO


Finalmente chegamos ao momento de iniciar um jogo e se você seguiu o tutorial e configurou tudo certo já pode até sair jogando depois dessa parte. Pra carregar um jogo clique no menu System e depois em Load Cartridge... ou pressionar SHIFT + L no teclado pra ver a seguinte janela:

Escolhendo sua ROM pra jogar nesta janela
Se você colocou a ROM do Super Mario World ou outra que você tenha adquirido na pasta que eu indiquei como sendo de ROMs e configurou o caminho padrão elas vão aparecer nesta janela e ao dar duplo clique nelas você inicia o jogo, então dê dois cliques no Super Mario World e veja como o jogo inicia...

Jogando em Janela
bsnes-tuto-analise-famicom
Jogando em tela cheia (pra ativar pressione ALT + ENTER)
Também existe a opção de carregar um cartucho especial como Sufami Turbo, Satellaview ou Super Gameboy na opção Load Special no menu System mas pra isso é necessário os arquivos de bios dos mesmos e isso seria assunto pra um outro post (breve nós vamos fazê-lo).

COMPATIBILIDADE GARANTIDA

Pra quem conhece melhor a tecnologia do SNES sabe que alguns jogos possuíam chips especiais nos cartuchos que lhes permitiam reproduzir gráficos diferentes ou armazenar mais dados ou algum recurso especial e estes games requerem arquivos de patch ou suporte do emulador pra funcionar. Quem já usou o Snes9x ou o ZSNES já deve ter se deparado com alguns desses games que não rodaram direito. Mas o bSNES é compatível com eles e dispensa a necessidade dos arquivos de patch específicos então caso você queira jogar algum deles o emulador não será um problema. Abaixo você confere alguns exemplos conhecidos:


Top Gear 3000 que só passou a funcionar no ZSNES a partir da versão 1.51 e não roda no Snes9x:
Top Gear 3000 onde você corre a mais de 600km/h em vários planetas da galáxia
Street Fighter Zero 2 que as vezes roda, as vezes não nos demais emuladores aqui é beleza pura:

Street Fighter Zero 2 (Alpha nos EUA) mostrou que o SNES era capaz de fazer
um bom game de luta mesmo com as limitações de hardware
Star Ocean requer arquivos de patch pra exibir corretamente os gráficos no Snes9x mas no ZSNES ele roda sem a necessidade mas com alguns bugs:

Star Ocean trouxe gráficos de qualidade, vozes e trilha sonora de ótima qualidade ao SNES,
além de uma boa história que rendeu continuações em outros consoles e até um remake
Far East of Eden: Tengai Makyou Zero é com certeza o mais complicado deles por possuir mais de um chip especial no cartucho e requer arquivos de patch pra rodar nos demais emuladores, mas aqui você não usa nada, só joga:
Tengai Makyou Zero é com certeza um dos melhores RPGs do SNES com recursos que
nenhum outro game do console jamais teve ou talvez chegasse a ter... Pena não ter sido
conhecido no ocidente
NOTA: Se você ficou curioso sobre Tengai Makyou Zero nós fizemos uma análise bem completa sobre ele aqui no blog dando início a sessão JapanOstalgia clique no link e dê uma lida JapanOstalgia - Tengai Makyou Zero.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O bSNES pode não ser o mais conhecido emulador de SNES mas com certeza merece brigar pelo título de um dos melhores emuladores do console jundo do Snes9x e do ZSNES que possuem uma loooooooonga história nesse ramo. Graças a compatibilidade com praticamente todos os games lançados para o console e a simplicidade pra se usar e configurar não há problemas em garantir uma sessão nostalgia ou a oportunidade de conhecer o mais amado console da Nintendo. Uma pena o bSNES não contar com jogatina online como o ZSNES....

Eu passei a usar o bSNES há alguns anos (tanto que ofereci esta versão antiga que pra mim ainda é a melhor dele) quando o Snes9x passou a não funcionar com o Windows Vista (é eu usei esse pesadão devorador de hardware kkkkk) e o ZSNES não oferecer suporte a monitores estendido por possuir interface própria (se alguém consegue usar o ZSNES em um segundo monitor em full screen me ensina como por favor kkkkk) e assim solucionei meus problemas pra jogar SNES no PC do jeito que eu queria. Hoje em dia jogo assim:
emulador-super-nintendo
Na esquerda o monitor com o blog sendo exibido e a direita um dos mais amados games de luta
exibido na TV ligada ao PC (por isso recomendei ligar o PC na TV como requisito opcional)
Agora vamos listar alguns prós e contras e finalizar esse post porque eu sei que agora você quer jogar...

PRÓS
  • Interface simples e integrada ao sistema
  • Poucas configurações pra fazê-lo funcionar direito.
  • Compatibilidade total com praticamente todos os jogos de SNES
  • Permitir emulação de alguns acessórios como o lendário Super Gameboy
CONTRAS:
  • Poucas configurações pra quem quer uma experiência mais completa
  • Recurso de gravação de vídeo muito pobre e não salva em AVI como o Snes9x (ele ainda faz isso certo?)
  • Não dá pra jogar online ...
  • Não pode se usar o controle pelos menus igual no ZSNES por não contar com uma interface própria.
NOTA: Agora pegue o salgadinho, a pipoca, os doces, etc. Chame seus amigos, arrume umas ROMs e dois controles e vá ser feliz, mas não se esqueça de ter vida social kkkkkk.


Este tutorial pode parecer bem noob pra quem já domina o assunto, mas eu queria era facilitar o máximo possível pra quem não manja do assunto iniciar sua jogatina. Se mesmo assim você não conseguir fazer o serviço peça ajuda pra algum amigo que sabe mais de computador que você. E se você tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar ou retirar do texto coloque nos comentários que nós fazemos a alteração ou tentaremos ajudar... Então é isso. Boa sorte e boa jogatina.


Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

29 comentários:

  1. Baixando pra experimentar agora mesmo, esse bagulho parece ser muito bom! Triste dos emuladores é que a maioria parou de receber atualizações e apresentam vários problemas nos computadores novos, já tava na hora de começarem a refazê-los ou atualizá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que o diga. Não uso o Snes9x desde o Windows XP porque ele simplesmente não abre sem dar um ou dois erros e o ZSNES não há ser vivo que convença a janela dele a ir pro meu segundo monitor...

      Ainda bem que existe esse bSNES.

      Excluir
    2. Verdade cara, eu jurava que dava pra usar em janela estendida mas não consegui nem a pau

      Excluir
  2. Caramba! Muito legal esse tutorial, bem detalhado e explicativo...
    Depois eu vou dar uma olhadinha nele pra saber se no meu caso ele é uma substituição viável ao ZSNES...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim já se tornou uma substituição ao ZSNES o único chato é não poder jogar online....

      Excluir
  3. E quanto aos atalhos? Tem atalho do teclado para savestates e loadstates? Se toda hora que eu quiser salvar, ter que ir com o mouse em todos aqueles caminhos, ninguém merece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houver e puder me enviar por e-mail, agradeço muuuito!!!
      julianopixel@gmail.com
      Obrigado!

      Excluir
    2. +Juliano Afonso deixei um email tentando responder sua dúvida porém dê uma revisada no texto do post pois cobrimos este assunto durante a configuração de controles

      Excluir
    3. Ué, não vi isso no post. Vou dar uma olhada melhor. Brigadão por responder! Só faltava esse detalhe pra eu classificar esse Bsnes como perfeito. Realmente é um emulador muito bom. Valeu, mano! Abraço

      Excluir
    4. Ola, você pode me explicar como faço o atalho no teclado pro savestates?

      Excluir
  4. Consegui, cara! Agora tá tudo lindo!!! haha... Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse antes. Estamos aí pra ajudar... qualquer coisa pede aê.

      Excluir
    2. Equipe SnesTalgia agradece a visita =) se diverta com o blog

      Excluir
    3. Ola, você pode me explicar como faço o atalho no teclado pro savestates?

      Excluir
    4. Ola, você pode me explicar como faço pra salvar no savestates?

      Excluir
  5. Pessoal, desculpem-me a ignorância. É que eu já tenho várias roms baixadas que jogava no Snes 9x, no meu PC de 32 bits, mas estão todas em .zip e o Bsnes não tá rodando... Esqueci de fazer alguma coisa? Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está usando a mesma versão do bSNES que está disponível pra download no tutorial? Se sim ele deve suportar os arquivos compactados naturalmente, mas certifique se eles são ZIP e não RAR. E lembre-se de colocar os arquivos dentro da pasta de ROMs pré configurada no emulador pra ele procurar por lá.

      Excluir
    2. Blz! Vou dar um conferida. Obrigado!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Nessa versão que tem no tutorial não é possível rodar DS.
      Pra isso você tem que baixar a versão mais recente do Higan, mas mesmo assim a emulação é muito ruim ainda, pra emular DS eu recomendo o Desmune.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembro de ter usado um App para que o controle de Playstation 3 fosse reconhecido no Windows como um controle Bluetooth e assim qualquer emulador fazia uso dele. Infelizmente faz um bom tempo que não uso então não me lembro mais qual o programa. Atualmente tenho usado um adaptador para controles de SNES mesmo.
      Infelizmente vou ficar te devendo resposta para essa... :-(

      Excluir
    2. Pode configurar os botões no teclado e usar o Xpader para emular o controle

      Excluir
  8. motionjoy pra configurar o controle ps3 com adptador bluetooth tem o ds3tools

    ResponderExcluir
  9. Cara e alho... Primeiro controle do PSOne, matei tantas aulas nesse tempo, hehehe

    ResponderExcluir
  10. Uma pena que esse emulador nessa versão não leia as roms em MSU-1 e nem as recentes, a única versão que roda as roms MSU-1 são a 074 e a 075, nem as recentes que podem fullscreen rodam, tenho que ficar com a tela mais ou menos na versão 0.75 triste, porém é um ótimo emulador!

    ResponderExcluir
  11. O problema é que meu controle de PS3 é reconhecido , pois uso o Motioninjoy , quando vou configurar o controle no emulador , eu aperto os botões respectivos , porém não acontece nada , caso eu aperte algum teclado do computador ele aceita !. Porém eu consigo jogar com o controle em outros emuladores , já que meu controle funciona normalmente

    ResponderExcluir
  12. Texto muito bom, explicou tudo e nos deu uma ótima poção de emulador.

    ResponderExcluir
  13. Por gentileza, alguma alma caridosa: como rodar o Bsnes no front end Maximus Arcade???

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores