DESENVOLVEDORA: Almanic Corp.
PUBLICADO POR: Enix Corporation
GÊNERO: Simulation RPG
MODOS DE JOGO: Single Player
ANO DE LANÇAMENTO: 1994
MÍDIA: Cartucho (24Mbit)
DOWNLOAD: Wonder Project J
E ai cambada beleza? A ultima
JapanOstalgia fez bastante sucesso, então vamos continuar com mais uma análise
de um ótimo jogo que acredito que poucos conheçam e que vale muito a pena dar
uma conferida, então vamos começar pessoal.
Atenção: Este artigo Contém Spoilers e Maluquices do Autor, leitura fica por sua conta e risco.
はじめまして!ぼく、機械の少年ピーノ!!
Wonder Project J: Kikai no Shonen Pino
que traduzido literalmente significa Projeto Maravilha... Pino o Garoto Máquina
(é... acho que esee lance de Projeto Maravilha não pega bem...) é um Simulation
RPG desenvolvido pela quase desconhecida Almanic Corp (acho que o único game
que eu conheço deles é aquele E.V.O. Search for Eden) e lançado em 09 de
dezembro de 1994 pela Enix (atual Square-Enix). O jogo traz uma mistura de
elementos como história infantil, anime e RPG com um belo visual que aproveitou
muito bem os recursos de hardware do SNES. (Sim é tipo o Pinóquio)
Caixa, manuais, cartucho, guia oficial, gamebook, mangá... tem tanta coisa nessa imagem que deixaria um colecionador babando em cima do PC..... |
Assim como a maioria dos
games bons da Enix lançados pra Super Famicom este também não contou com uma
versão oficial aqui no ocidente, embora o game conte com ROMs traduzidas pra
diversos idiomas, incluindo o nosso bom português brasileiro e se após esta
análise você decidir experimentar o game tenha certeza que desta vez o idioma
não será uma barreira. E como sempre segue um vídeo mostrando a abertura do
game:
AH! E se você está se perguntando o que
eu escrevi no título da introdução nada mais é do que a apresentação do
personagem principal que traduzindo fica mais ou menos assim: "Prazer em
conhecê-lo! Eu sou Pino o Garoto Máquina!!"
Tela de Título |
ENREDO
A história do game se passa na ilha de Corlo que há 50 anos foi
devastada pela guerra e com intuito de restaurá-la robôs humanoides chamados
Gijin (lê-se Guidin) foram criados pra suprir a falta de mão de obra humana. De
mãos dadas humanos e Gijins conseguiram restaurar a ilha de Corlo, mas com o
passar do tempo os leais e trabalhadores Gijins viraram motivo de ódio dos
humanos. Na tentativa de acabar com esta discórdia o Dr. Geppetto desenvolve um Gijin com aparência mais humanizada e o
batiza de Pino (ah vá). Porém antes que pudesse terminar seu projeto Dr.
Geppetto foi preso sob acusação de traição. E agora?! Quem poderá nos ajudar?!
(não espere pelo Chapolin Colorado...). Você jogador no controle de Tinker deve
ajudar Pino a cumprir com suas tarefas pra ativar o Circuito J, resgatar o Dr.
Geppetto e ainda resolver o conflito entre humanos e Gijins...
Durante toda a história Pino
conquistará amizades de humanos e Gijins, aprenderá diversos valores e
sentimentos humanos durante a ativação do Circuito J e até dará sua vida pra
salvar a Ilha de Corlo e até o final da história tenha certeza que a sua participação
irá influenciar e muito esta história.
PERSONAGENS
- Pino: O protagonista do game, também chamado de
Gijin Model Number 4649 tem a aparência de um garoto de uns 12 anos. É talvez o
Gijin mais humanizado da história tanto que causa confusão em diversas pessoas
e Gijins ao longo da história (muitos só descobrem que ele é um Gijin quando
ele gira a cabeça em 360°). Pino demonstra ser cheio de energia (quando não tá
estressado ou com a bateria fraca) e bastante infantil e deixá-lo sozinho pode
ser perigoso, pois ele quase sempre sai andando por aí ou tenta comer o gato ou
a galinha de estimação do Dr. Geppetto ou fica praticando golfe... É meio
complicado ensinar as coisas pra ele no começo, mas ele aprende rápido (ou
aprende ou leva marretada na cabeça kkkkk) e até que ele ative o Circuito J você deverá ensiná-lo a
trabalhar duro, praticar esportes, lutar com espadas, etc.
Pino é o único personagem que possui
voz no game e esta fica por conta de Noriko Hidaka famosa por fazer algumas
vozes em games. Um de seus trabalhos que certamente vai ser reconhecido por um
otaku lendo esse artigo é a voz do Near no anime Death Note (quanta diferença
do Pino...)
-
Tinker: A única
personagem que você tem controle direto no game. Tinker que também é conhecida
como Gijin Model Number 4648 é uma Interface Robot que foi criada inicialmente
pra auxiliar o Dr. Geppetto na tarefa de criar e instruir o Pino, mas como o
Dr. foi preso ela decide pedir ajuda pra você (ela é tipo a sininho Peter Pan).
Pra dizer a verdade Tinker é uma espécie de Mouse Icon personalizado e com vida
própria, com ela você dará ordens diretas ao Pino e caso ele as execute
corretamente você deve elogiá-lo e caso faça alguma coisa errada você pode
repreendê-lo e até bater na cabeça dele com uma marreta que não se sabe de onde
ela tira (lembre de bater na cabeça dele quando ele tentar engolir o gato ou a
galinha kkkkk).
Embora seja a única personagem controlável no jogo Tinker não
tem muitas falas e quase sempre ela apenas assiste as ações de Pino nos eventos
importantes.
- Dr.
Geppetto: Renomado
cientista na área da robótica e responsável pela criação dos Gijins incluindo
Pino e Tinker. Na esperança de aproximar humanos e Gijins e por um fim nesse
conflito Dr. Geppetto começou a desenvolver o Gijin Model Number 4649 que
batizou de Pino e colocou nele o Circuito J que na teoria seria a principal
forma de resolver o já mencionado problema da ilha de Corlo. Foi acusado de
alta traição e preso antes de concluir Pino e deixou pra Tinker a
responsabilidade de concluí-lo. Seu nome é Geppeto Lamarck. .
-
Number 46: Gijin
amigo e conselheiro de Pino que foi salvo pelo mesmo no segundo capítulo quando
estava sendo atacado por um Gichuu (Gijin em forma de inseto) e desde então
toda vez que Pino o visita ele dá conselhos que ajudam no decorrer da aventura.
- Old
Man Fam: Velho
fazendeiro que vive tranquilamente na ilha de Corlo. Gosta de animais, plantas
e de garotinhos (não da maneira que você pensa kkkkk). Quando Pino deve
aprender a trabalhar na terra sua fazenda é usada como local de teste. Os
frutos do trabalho do Pino podem ser colhidos depois de algum tempo e vendidos
na loja de itens na cidade de Corlo.
- Addo
Kinger e Gamechi Port: Addo é
um aventureiro que possui um barco em forma de tartaruga. Pino passa a viajar
com ele pra aprender o espírito de aventura (necessário pra ativar o Circuito
J). Addo deve uma boa grana pra Gamechi, mas graças à ajuda de Pino ele
consegue encontrar um tesouro e pagar a dívida. Gamechi é o homem que passa o
tempo todo em frente ao porto de Corlo fumando um cigarro.
- Mimi
Angelight: Dona de
uma loja dedicada a Gijins onde Pino deve cantar em determinado momento da
história. Ela é extremamente adorada pelos frequentadores da loja. Gosta de
cantar e sua voz conquista uma legião de fãs Gijins (qualquer semelhança com
Macross é mera coincidência).
Dono da loja: Não é uma personagem importante em termos de história, mas ela nos vende tudo o que precisamos durante o jogo. A grande quantidade de itens também pode ser encontrada em certas áreas, mas geralmente este é o lugar aonde você vai depois de encontrar um obstáculo.
Lynx : É a mistura da mulher gato com Robin
Hood, ela faz parte de uma gangue local que rouba dos riscos para doar aos
pobres Gijins. Na sequência da história ela aparece para ajudar Pino.
Rob & Ber: Também
conhecidos como “Doro” e “Bou” na versão original japonesa, são uma dubla de
“ladrões” parceiros de Lynx que nunca foram vistos sem suas mascaras e também
aparecem na sequência da história.
Jeane: A
Guarda Real no castelo, e um dos lutadores do Coliseu. Ela pode parecer frágil,
mas ela vai descer a porrada em Pino se ele não treinar duro o
suficiente. Em determinado momento pino precisará lutar contra ela e isso
não será nada fácil.
Rei Corlo: O
rei da ilha de Corlo, não é lá um cara muito amigável. Assustado com o fato de
Pino ter derrotado seus melhores lutadores em um torneio, ele exige uma
audiência com Pino, porém quando ele descobre que Pino é um Gijin, ele ordena a
execução de Pino por se sentir enganado.
Princesa Tiffany: A
filha do rei, ela não consegue entender por que todo mundo tem essa antipatia
por Gijins. Messala diz a ela muitas mentiras sobre como eles não podem ser
confiáveis. Ela é mantida em segurança longe das massas, no topo de uma
torre enorme Pino deve subir. Quando você conseguir alcançar seu quarto,
ela faz amizade com o Gijin. (hum princesa na torre?? Já vi isso antes).
-
Messara: Primeiro
Ministro de Corlo e atua também como Rei. Responsável pela prisão de Geppetto e
por diversos acontecimentos durante a história. Demonstra um grande interesse
no Circuito J. Messara possui um segredo...
ENTENDENDO COMO FUNCIONA O PINO
A ilha de Corlo |
Como já foi dito acima Pino que é o
nosso protagonista é um Gijin e você não tem controle direto sobre ele, mas sim
sobre Tinker. Seu objetivo é desenvolver o Pino dando ordens, ensinando coisas
que vão desde uma simples leitura a lutar com espadas. Pra isso você conta com
diversos locais na ilha de Corlo e diversos itens que podem ser usados nas mais
diversas ocasiões. Pino possui HP e EP que são consumidos quando se executa
algum tipo de ação e estes podem ser recuperados usando-se itens ou comendo
(mas não os animais do Dr. Geppetto) e até dormindo no Pot Computer. Antes de
explicar melhor como funcionam os demais status do Pino vou deixar um vídeo com
o tutorial de controle básico de Tinker e Pino.
Agora que já temos uma noção de como
funciona os controles do jogo, vamos tentar entender melhor o sistema de status
e atributos do Pino. Se você assistiu o vídeo deve ter notado que entre o HP e
o EP na parte superior da tela existem 4 leds que indicam alguma mudança de
atributos ocorrendo. Essas mudanças ocorrem quando se executa qualquer tipo de
ação com Pino e influenciam diretamente no seu comportamento no decorrer do
jogo. Abaixo seguem os screens da tela de status e também uma explicação mais
detalhada de cada atributo e o que o mesmo pode influenciar na personalidade de
Pino.
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|
Na primeira imagem temos uma breve
demonstração das quatro personalidades que Pino pode ter e de acordo com as
cores podemos observar qual atributo influencia qual personalidade. Dentre as
personalidades temos Agressivo, Atlético, Inteligente e Sensível. Também temos alguns atributos que não influenciam
a personalidade de Pino, mas devem ser observados pra evitar problemas. Já na
segunda tela podemos observar os atributos em detalhes incluindo HP e EP e com
isso conseguimos ter um melhor controle do comportamento que devemos explorar
nas mais diversas situações que encontramos no jogo. Agora vamos a uma
descrição detalhada de cada personalidade e seus respectivos atributos:
AGRESSIVIDADE: Se este nível está alto Pino se torna
violento e impaciente, ele passa a recusar algumas ordens, maltrata os animais
(chuta o cachorro, por exemplo), empurra ou chuta as portas, quebra alguns
itens, etc, porém suas habilidades em combate ficam melhores. Os atributos que
influenciam esta personalidade são:
Aqui você deve usar sua agressividadade mas pra entrar no torneio tem que ser amável com as garotas. Complicado... |
Ataque: Como o próprio nome já diz este atributo
representa o poder de ataque de Pino, este se desenvolve ao usar armas ou
derrotar inimigos e quanto mais alto for maior o dano causado nas lutas. Para
que Pino possa usar uma espada ele deve ter no mínimo uns 50 pontos de ataque,
mas os braços também devem ser treinados e fortalecidos.
Defesa: Representa a habilidade de se defender dos
ataques (meio óbvio não?) durante os combates e assim mesmo quando atingido os
danos serão menores. O simples fato de praticar com a espada já garante que
esse atributo seja elevado.
ATLÉTICO: Quando
os atributos desta personalidade estão altos, Pino excuta tarefas que requerem
esforço físico com facilidade, porém se esta for sua personalidade predominante
Pino terá dificuldades em tarefas que requerem o uso de inteligência, porém
suas habilidades esportivas serão excelentes. Os atributos relacionados a essa
personalidade são:
Arremesso de bola, Penaltis, Corrida, Golfe... Meus parabéns você acaba de ganhar o Torneio Esportivo de Corlo Favor não reparar no maluco com a metralhadora kkkkk |
Força do Braço: Necessária pra segurar objetos, arremessá-los ou mesmo empunhar
uma espada, pra treinar este atributo pode-se recorrer ao simples levantamento
de peso. Pra levantar objetos pesados ou subir em cordas este atributo deve
estar acima de 60 pontos.
Força da Perna: Está serve
para que Pino possa pular melhor ou chutar as coisas. Para desenvolvê-la basta
dar a ele uma bola de futebol ou fazê-lo subir na mesa na casa do Dr. Geppetto,
mas pra usar a mesa é necessário um bom equilíbrio.
Equilíbrio: Atributo
necessário pra se andar em passagens estreitas ou se equilibrar em cima de algo
(se este atributo for muito baixo não mande Pino subir no poço no quintal do
Dr. Geppetto. Vai por mim) e também pra se jogar golfe. Se este atributo está
muito baixo Pino irá tropeçar com frequência e perderá HP rapidamente quando
corre, mas pra melhorá-lo basta usar o taco de golfe ou a bola grande ou fazer
um passeio na floresta de Corlo.
INTELIGÊNCIA: Quando esta personalidade predomina Pino
começa a se mostrar mais culto fala difícil e aprende as coisas com extrema
facilidade e rapidez, porém seus atributos físicos são reduzidos e as tarefas
que exigem esforço extra se tornam um problema (parecem aqueles nerds de filme
que vivem usando o cérebro e não conseguem chutar uma bola).
Aqui você deve combinar inteligência e força física pra fazer Pino usar a enxada e plantar as sementes corretamente |
Raciocínio: Este atributo representa a habilidade de usar
os itens por conta própria pois existem eventos onde Tinker fica inativa e Pino
deve agir sozinho, pra desenvolver esta habilidade basta ler um livro simples
(menos os quadrinhos pois este baixam este atributo) mas lembre-se de observar
os atributos físicos pra que estes não baixem muito.
Imaginação: Este atributo combinado com o raciocínio permite ao
Pino aprender e desenvolver funcionalidades pra determinados itens mais
rápidos, quando este atributo está muito baixo Pino tem o hábito de cheirar os
itens ou falar algo absurdo a respeito dos mesmos, mas quando alto bastam
apenas umas três tentativas pra garantir o uso correto do item.
SENSIBILIDADE: Quando esta personalidade toma conta de Pino
ele passa a falar educadamente, canta, demonstra crença religiosa, chora,
aprende a lidar com garotas, mas de vez em quando age de maneira esquisita. Se
este personalidade sobrepuser a agressividade Pino sairá correndo quando for
necessário pegar uma espada ou executar algum ato que requeira violência.
Agora é hora de fazer Pino cantar direito Vamos ver se ele praticou bem? |
Emoção: Atributo que influencia as atitudes de Pino
com relação a coisas como crença religiosa, se este atributo estiver alto Pino
se torna um chorão e também passa a venerar portas (ele sempre vai dizer
abre-te sésamo na frente delas, e o pior é que elas abrem) este status é meio
complicado, mas é necessário pra aprender a explorar ruínas, por exemplo...
Expressão: Demonstra a capacidade de Pino em atuar, cantar,
tocar instrumentos, etc. Pra desenvolver esta habilidade com facilidade basta
ensiná-lo a tocar a corneta, o que também serve pra iniciar o evento com Addo
no porto de Corlo.
Gentileza: Atributo que demonstra o nível de gentileza
de Pino com outras pessoas ou animais, quando alto ele sempre trata as pessoas
e animais muito bem, cumprimenta os outros faz carinho no cachorro mas se este
atributo estiver muito alto ele vai correr de qualquer espada que você o mande
pegar, pra aumentar este status basta mandá-lo interagir com animais ou ler um
livro de figuras.
OUTROS: Estes atributos não influenciam a personalidade de
Pino, mas podem afetar seu aprendizado ou outras ações no decorrer do jogo é
sempre bom observar estes pra evitar alguns problemas, principalmente quando há
eventos onde você não pode interferir. Por sorte a maioria dos problemas
causados por estes atributos resolvemos aumentando-os pra 50 ou mais (no caso
do Stress é só reduzir) e pra fazer isso é fácil basta elogiá-lo com frequência
quando ele fizer algo certo ou se a coisa estiver crítica dê um Pudim e tudo se
resolve kkkk. Dentre estes atributos temos:
Segurança: Este atributo representa o nível de confiança
de Pino. Quando este está muito baixo Pino pode se render em um combate por
exemplo. A melhor maneira de aumentá-lo é elogiando as boas ações feitas por
Pino.
Integridade: Este atributo representa o nível de seriedade de
Pino. Quanto mais alto este for melhor será o aprendizado e consequentemente
menos problemas no decorrer do game.
Aplicação: Representa a persistência e a paciência de Pino.
Quando este está muito baixo Pino desiste de executar uma mesma ação várias
vezes o que dificulta o aprendizado de uma tarefa qualquer, mas se este estiver
em um bom nível pode mandar ver que o Pino nunca vai se cansar de fazer o
serviço rsrs. Ah! Este atributo deve estar alto antes de lutas pra evitar que
Pino pare no meio da luta.
Carisma: Não encontrei nenhuma influência deste atributo no
jogo. Talvez não tenha prestado atenção, mas acho que não influência muita
coisa, se não eu tinha encontrado algo de estranho no decorrer da história.
Confiança: Representa o nível de confiança que Pino tem em
você jogador. Se estiver muito baixo ele nem te dá atenção.
Sorte: O próprio nome já diz tudo. Se este atributo estiver
muito baixo no Torneio Esportivo você pode não vencer todos os eventos ou não
achar o tesouro no evento de aventura com Addo tão rápido. Pra aumentar a sorte
de Pino basta ter o ídolo de tartaruga e fazer Pino adorá-lo ou vá até a
floresta de Corlo.
Stress: Mais um que se explica por si. Se estiver muito
alto o efeito de alguns itens pode ser reduzido. Este aumenta rápido quando
fazemos Pino usar a cabeça por um longo período sem quase nenhuma atividade
física. Pra resolver problemas com stress tenha sempre um Pudim guardado (Pino
vai ficar gordo se ficar muito estressado kkkkkkkk).
MAS E O CIRCUITO J?
Ah.. O Circuito J... Responsável por
fazer esta história toda se desenrolar o Circuito J que é uma criação do Dr.
Geppetto (já notaram que muita coisa nesse jogo é criação dele?) que equipa o
nosso protagonista Pino. Segundo informações sigilosas de documentos vazados
pelo serviço de espionagem americano... Tá não tem isso não... O respectivo
circuito permite ao Gijin que o possui ter a capacidade de realizar um desejo,
porém ele possui uma trava de segurança que deve ser desbloqueada atingindo
determinados requisitos.
Representação do Circuito J segundo o game |
Estes requisitos são tratados pelo game
como corações (veja na figura acima) que devem ser ativados durante o game
cumprindo determinados eventos para que no final o Circuito J seja ativado. Mas
e aí? O Pino conseguiu usá-lo? Claro que sim, mas eu não vou dizer como porque
não quero fazer spoiler demais... Mas como eu sou legal vou falar sobre os
"corações" e como eles são ativados:
·
Amor pela natureza: Este é o primeiro dos corações
que você ativa ao cumprir os eventos na fazenda do Velho Fam, basta tratar bem
o cachorro e plantar as sementes.
- Amor aos esportes: Vença o Torneio Esportivo
de Corlo ganhando pelo menos 3 das 4 provas pra conseguir ativar este
coração. A bola de borracha Pino deve saber jogar no início do game, mas
você tem que ensiná-lo a correr sem cair, chutar a bola de futebol e jogar
golfe pra se sair bem.
- Espirito de Aventura: Treine Pino pra tocar
corneta, abrir baús e lutar com espada pra ir numa aventura com Addo e
volte com o tesouro pra ativar o coração aventureiro de Pino.
- Força pra lutar: Participe e acompanhe os
eventos do Torneio de luta no castelo de Corlo.
- Capacidade pra entreter os outros: Chegou a
hora de cantar então prepare a garganta rsrsrs.
- Coragem: Você conseguirá ativar este após
lutar contra Giryuu o Gijin Dragão.
- Amor pelos outros: Conseguido depois dos
eventos com a Princesa de Corlo.
Conseguindo ativar tudo isso você ativará o
Circuito J, mas aí já é o final do game e tudo que lhe resta é assistir... Mas
não vá pensando que tudo é rápido e simples não, consiere tudo que eu escrevi a
respeito das personalidades e dos atributos e você vai ver que o desafio é
grande.
JOGABILIDADE, GRÁFICOS, TRILHA SONORA
Mouse do SNES |
Começando pela jogabilidade já vamos
adiantando que o game é compatível com o Mouse do SNES embora seja possível e
mais fácil jogar com o controle mesmo. Bom como se trata de um game onde você
não tem controle direto sobre o personagem você não terá que apertar botões na
velocidade da luz pra alguma coisa acontecer, ao contrário, aqui você terá
extrema facilidade em lidar com os controles. Já a dificuldade se torna um
pouco alta quando temos que ensinar mais de uma coisa ao Pino, não são poucas
as vezes em que você vai ver ele tentar arremessar um livro como se fosse uma
bola de borracha ou tentar engolir a tartaruga de pedra então não economize
marretadas na cabeça dele. Ah! e não se esqueça de observar o seu dinheiro
afinal sempre é bom comprar alguns itens (pra ganhar uma grana fácil venda a
colheita do velho Fam na loja na cidade de Corlo) e também seu HP e EP porque
se algum acabar o pobre Pino quebra e pra consertar vai uma boa grana e se você
não puder pagar é GAME OVER.
Na parte gráfica o game realmente
surpreende, os sprites de personagens são bem detalhados e possuem um bom tanto
de quadros de animação, os cenários são muito bem coloridos realmente foi um
bom trabalho da Enix neste game, o visual 2D que lembra um game de plataforma
foi muito bem aproveitado, no geral o game passa a impressão de ser um livro
infantil animado. Abaixo você pode observar mais algumas imagens:
Mas e a parte sonora do game? Segue com
a mesma boa qualidade dos gráficos do game. Os efeitos sonoros são simples,
provavelmente pra deixar o game adequado ao público infantil basta bater na
cabeça do Pino com a marreta que você perceberá do que eu estou falando. As
músicas lembra uma mistura de RPG e Aventura com temas agitados, temas calmos,
melodias agradáveis tudo mantendo o estilo livro infantil. A trilha sonora do
game foi lançada em CD pela Pony Canyon com o título de Wonder Project J: Kikai
no Shonen Pino Sound Adventure que traz as músicas tocadas no game e alguns
bônus como o tema de abertura cantado pela Noriko Hidaka.
Gosta de ouvir as músicas dos games que
você joga? Então faça o Download da OST de Wonder Projec J clicando aqui
NOTA: Enquanto
você ouve a Noriko Hidaka cantar Near mandou os agentes da SPK alterar o
caderno que está com Mikami kkkkkk
OUTROS PRODUTOS
Foram lançados Guias de Estratégia
oficiais, Game Books e até mangás baseados no game, os guias e game books
ajudam e muito um jogador em apuros (se você entende japonês é claro) já os
mangás são baseados no game mas sofreram algumas alterações pra dar continuidade
a história sem a interferência do jogador. Abaixo segue uma lista dos produtos
lançados:
- Wonder Project J: Kikai no Shonen Pino
Official Guide Book publicado pela Enix
- V Jump Books: Wonder Project J publicado pela
Shueisha
- Wonder Project J: Kikai no Shonen Pino Game
Book publicado pela Enix
- Wonder Project J 4 Komamanga Theather
publicado pela Enix
- Super Comic Theather Vol.3: Wonder Project J publicado pela Enix
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RECEPÇÃO E LEGADO
Segundo dados oficiais o game vendeu no
Japão pouco mais de 100 mil cópias, (talvez tivesse vendido muito mais com um
lançamento ocidental) o que não chega a ser um número tão alto se comparados a
outros títulos até da própria Enix, mas a recepção foi boa o bastante pra que
no ano de 1996 uma continuação fosse lançada, desta vez para o Nintendo 64 com
o título de Wonder Project J2: Corlo no Mori no Josette que quer dizer Wonder
Project J2: Josette da Floresta de Corlo (nada de traduzir o Wonder Project desta
vez kkkkk), este trouxe a mesma fórmula de jogo com visual melhorado e muitos
novos elementos de interação entre jogador e personagem mas isso é história pra
uma outra análise, num outro post...
NOTA: Na
capa do mangá é possível ver Josette e seu Interface Robot o Blue Bird (olha na
imagem acima).
CURIOSIDADES
- Se você é um bom leitor e fã da Disney já deve
ter notado que o game é uma espécie de recriação da história do Pinocchio,
basta olhar os nomes Dr. Geppetto ou Pino e de certa forma pra ativar o Circuito
J é como fazer Pino virar humano
- Tinker teve seu nome e visual inspirado em
Tinker Bell (Sininho aqui no Brasil) embora não haja outras referências a
Peter Pan no game
- Reforçando a referência a Pinocchio olhe como
os Gijins genéricos tem uma aparência de bonecos de madeira
- Ativar o Circuito J seria como dar a Pino um
Coração e torná-lo mais humano igual à história da Disney
- Tinker teve seu cérebro usado na construção de
Josette a protagonista de Wonder Project J2
- Dizerm por aí na web que uma versão europeia
foi lançada ao público francês, mas não foi possível encontrar provas da
existência de tal versão.
- Wonder Project J pode ter sua ideia de
controle indireto do protagonista inspirada em Hello Pac Man da Namco que
também é do SNES. Não conhece? clica aqui.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
UFA! Tá quase acabando...
Wonder Project J é uma pérola do SNES
que infelizmente nunca cruzou oficialmente o oceano... O gênero de jogo pode
não agradar pra quem aprecia mais ação, mas eu posso garantir uma experiência
muito boa, afinal dá muita satisfação ver o Pino fazer as coisas direito depois
de ficar horas batendo na cabeça dele pra ele aprender direito rsrsrs. O game
não é nem muito grande nem muito curto, é na medida certa e ainda oferece mais
de uma opção de final pra fazer você quebrar a cabeça mais um pouco, mas com
algumas vantagens do game anterior. O conjunto da obra me faz considerar este
como um dos melhores trabalhos da Enix no SNES (assim como Star Ocean e a série
Dragon Quest - Opinião do Soterio) e considero-o como um dos melhores da minha coleção pessoal.
PRÓS:
Arte da Caixa |
- Gráficos de ótima qualidade
- Possibilidade de mais de um final
- ROM traduzida pra facilitar o jogador que não
entende japonês
- Rende algumas risadas quando Pino faz alguma
bobagem
CONTRAS
- Haja paciência pra ver o Pino fazer coisa
errada
- O controle indireto do protagonista pode não
agradar
Conclusão
Wonder Project J para
Snes é um jogo surpreendente e inovador pode ser confuso de começo, mas aos
poucos vai te prendendo do começo ao fim. Em minha opinião o jogo se encaixa entre os 80 melhores jogos de
Super Nintendo, (Juan Opinando) vale o destaque para medalha de Prata e o selo
de qualidade Snestalgia que indica que vale muito a pena
conferir e jogar por horas e horas.
Bom enfim como eu tinha prometido deixo
aqui um link pra fazer o download da ROM traduzida pra ajudar (e muito) quem
não entende japonês, mas quer experimentar este game:
Todo o Jogo
(Rom) de Super Nintendo precisa de um emulador, caso não tenha, baixe agora
mesmo clicando Aqui Emuladores.
muito legal seu blog só fala de video games e eu curto muito tudo isso pois eu sou viciado em jogos eletronicos, ha me visite mais vezes espero que goste dos meus blogs acessa aí
ResponderExcluirhttp://juniorcis.blogspot.com
http://junior-juniorcis.blogspot.com
grato
junior
Esse eu não conhecia, vou jogar assim que possível. Meu amigo tinha a continuação desse game para N64, em que a personagem principal era a menina, porém como o jogo era em japonês, não dava para jogar nada =( .
ResponderExcluirCom essa Rom em português vc não vai ter problemas, baixa e jogue que vc vai viciar pois esse jogo é demais =)
ExcluirManda ver porque vale a pena jogar ainda mais com uma ROM traduzida pro português.
ExcluirAchei o visual do jogo muito parecido com as coisas do Ghibli Studio, ficou bonito pra caramba! Na verdade já tinha visto esse carinha em algum lugar, mas não estou lembrando de onde. Ótimo artigo, essa parceria de vocês dois está rendendo trabalhos incríveis! FLW!
ResponderExcluirValeu cara, dessa vez o Soterio foi surpreendido pois eu já conhecia o jogo hehehe então ficou mais fácil fazer em conjunto esse post =)
ExcluirValeu mesmo cara! Realmente o fato do Juan conhecer o game deixou o trabalho ainda melhor.
ExcluirCaso você ainda leia os comentarios deste post mesmo depois de quase 6 anos, hehe, como faço pra aumentar o ataque se o carisma e etc estiver muito alto? porque se o carisma estiver alto ele não atacará com o graveto nem com a espada, sabendo disso, não sei outra maneira de fazer com que o ataque dele suba.
ResponderExcluirBlog sensacional parabéns
Mano. Não consigo passar da parte q joga a bola no guarda. Chega ali vou preso toda hr
ResponderExcluirensina ele tudo de novo iglal como ensinou ele a usar
ExcluirJOGASSO FANTÁSTICO 😃, estou tentando zerar no emulador, joguei a sequência do Nintendo 64 que tem uma das melhores músicas já feitas 😍😍, e até cheguei longe ,mas não consegui zerar ,QUEREMOS UM REMAKE DESSAS DUAS PÉROLAS DA ENIX EM INGLÊS PARA O NINTENDO SWITCH 😀😀😀
ResponderExcluirE adorei a matéria sobre esses dois jogos incríveis que ficaram apenas no Japão 😭😭😭
ResponderExcluirRapaz adorei sua análise tudo bem explicado, principalmente pra mim que estou tendo dificuldade no arco da batalha no castelo. eu nem sabia da existência desse jogo Pra mim foi um achado super divertido. E vale a ressaltar que a platina dele no retroachievements está um mamão de fazer sem perder a diversão.
ResponderExcluir