Gênero(s)- Simulador
Modos de jogo- Singleplayer
Ano de lançamento- 1990
Fala raça, tudo em paz? Desta vez faço uma análise rápida, porém com importantes detalhes, sobre um jogo de Super Nintendo que talvez muita gente conheça só pelo nome, mas nunca tiveram interesse em jogar. Geralmente era o cartucho que ficava mofando no cantinho da gaveta das locadoras.
Através desta análise, quero provar que este jogo vale a pena ser conhecido ou re-jogado. Proporciona um bom divertimento de forma simples porém desafiadora.
Através desta análise, quero provar que este jogo vale a pena ser conhecido ou re-jogado. Proporciona um bom divertimento de forma simples porém desafiadora.
Clique em CONTINUE LENDO e preparem-se para ver todo o poder do "Mode 7" explodindo em suas caras com o jogo Pilotwings, o jogo das bolinhas voadoras!
No finalzinho de 1990, também liderado pelo gênio Shigeru Miyamoto, o jogo Pilotwings foi um dos três primeiros jogos que vieram logo após o lançamento do Super Nintendo. O primeiro, todos os fãs tem a obrigação de saber (it's meee) e o outro é F-Zero, que compartilha da mesma técnica de escalonamento e rotacionamento de sprites chamado "Mode 7". Boa entrada para apresentar os gráficos do novato Super Nintendo não é?
Apesar de mostrar ao mundo uma das mais avançadas tecnologias de gráficos da época, Pilotwings arriscou, no pouco tempo de vida do SNES, um gênero nada tradicional para os consoles caseiros: o de simulador de vôo. Nada de salvar princesas em castelos, arrebentar a cara de punks ou atravessar a linha de chegada, apenas voar de alguma forma em um mundo aeronáutico, encorajando o jogador a brincar no ar.
Vale lembrar que a proposta de Pilotwings não foi ser um simulador de vôo realístico e sim uma simulação bem amadora e divertida (a la Nintendo).
SOBRE O JOGO
Você sempre sonhou em voar?
O Flight Club oferece uma variedade de esportes aéreos para excitar e desafiar você. Atreva-se pelos primeiros passos e adquira sua licença."
Sim... este é a rica “história” que jogo apresenta, sendo apenas uma pequena motivação. Enganam-se aqueles que acharam que o protagonista é um ex-piloto das forças especiais da Terra com o objetivo de salvar o planeta de uma invasão de bolinhas verdes alienígenas com sua aeronave supersônica. Entretanto, conforme o manual do jogo, o "Flight Club" (não confundir com "Fight Club") é uma escola de aviação tida como misteriosa, onde ninguém sabe a respeito de seu fundador e sede. Ninguém sabe ao certo o que se passa nos bastidores (?) ou sobre sua história... background que não é mencionado no jogo.
O jogador é apenas um ser desconhecido que quer aprender a voar das formas mais radicais possíveis. Simples não? Esta é a proposta aparente.
Mesmo não tendo apelo para história ou enredo, são em outros aspectos que este jogo se destaca junto com outros clássicos do SNES: Desafio e diversão, coisas que o Miyamoto e a Nintendo sabem fazer muito bem.
Falando em diversão, Pilotwings conta com algumas das modalidades mais radicais de vôo: pular de pára-quedas (skydiving), pilotar um avião de manobras, pilotar uma asa-delta e montar um ... JETPACK!! (chupa GTA 5!!). E tudo isso, numa boa variedade de cenários, que vão desde deserto, ilhas e até em uma plataforma de petróleo no meio do mar.
Voar, voar, subir, subir, ir por onde for. |
Mas voar no Super Nintendo não é uma tarefa fácil, lembram das bolinhas
verdes na capa do jogo? São elas que vão definir se o jogador é um ás no mundo de Pilotwings. Elas ficam na forma de anéis, postes, arcos, trilhas e estão localizados em regiões estratégicas pelo cenário. É necessário passar entre elas para coletar os pontos. Além disso, para conseguir mais pontos nos objetivos onde é preciso pousar no solo (pára-quedas, asa-delta e jetpack), é necessário também aterrissar em plataformas de diferentes tamanhos e alguns até móveis! No final de cada voo, o instrutor soma a nota de cada quesito: precisão, tempo, ângulo das manobras e anéis transpassados.
verdes na capa do jogo? São elas que vão definir se o jogador é um ás no mundo de Pilotwings. Elas ficam na forma de anéis, postes, arcos, trilhas e estão localizados em regiões estratégicas pelo cenário. É necessário passar entre elas para coletar os pontos. Além disso, para conseguir mais pontos nos objetivos onde é preciso pousar no solo (pára-quedas, asa-delta e jetpack), é necessário também aterrissar em plataformas de diferentes tamanhos e alguns até móveis! No final de cada voo, o instrutor soma a nota de cada quesito: precisão, tempo, ângulo das manobras e anéis transpassados.
Desta forma já é possível ter um bom desafio no game, mas felizmente Pilotwings conta ainda com algumas leis da física. De nada adianta o jogador ir bem nas manobras aéreas se gosta de beijar o chão com força, ou seja, caiu rápido demais já era. Além do mais, tem fases que resolvem dar uma ajudinha com rajadas de vento bem na hora de um pouso complicado.
MODOS DE VOO
Skydiving (salto de pára-quedas) - Neste modo o jogador é levado por um helicóptero a uma altitude de 3800 pés. No limite do céu do jogo, é preciso pular (com a mochila claro) de forma precisa pousando nos alvos. Parte da pontuação é conseguida "mergulhando" através dos anéis antes de abrir o pára-quedas.
PERSONAGENS
Tony (22 anos) - É o cara que vai apresentar o primeiro treinamento. Perfeito para estudantes iniciantes. Seu modo gentil lhe permite tirar o máximo proveito de alunos tímidos. Apesar de ser jovem, é um piloto muito habilidoso.
Shirley (24 anos) - Bela instrutora que vai ensinar sobre o jetpack e vai exigir um pouco mais do jogador. Embora goste de flertar um pouco com seus alunos, ela é estritamente profissional quando se trata de graduação. Mesmo quando ela está desapontada com a performe dos alunos, ela irá oferecer incentivo para levantar a moral da equipe.
Lance (idade desconhecida) - Este instrutor já exige muito mais do jogador e apresenta a asa delta como uma nova forma de vôo. É um homem misterioso que fala fluentemente seis línguas (tudo aqui é misterioso agora?). Há rumores de que antigamente era piloto da Força Aérea.
Big Al (49 anos) - Este cara vai querer ver o jogador arrancar seu próprio couro. Exige na prática toda a habilidade aprendida e mais um pouco em suas lições. Big Al é o instrutor que tem mais experiência de todos, onde suas técnicas superiores de vôo são usados para revisar os conceitos básicos sobre o curso mais difícil. Ele parece ser durão, mas alguns afirmam terem o visto chorar.
FASES E DESAFIOS
Eu vi :D |
Como já foi explicado, as fases de Pilotwings são chamadas de áreas. Em cada uma delas, o jogador conhece um dos instrutores e o cenário em que vai voar. Além disso no fim de cada área , dependendo da performance do jogador, surge um desafio bônus que pode ser um salto de trampolim com um pinguim em uma piscina olímpica ou pulos gigantescos com uma espécie de ave gigante.
Bônus do pinguim |
Missão de resgate com o helicóptero. |
Nesta parte além de simplesmente realizar manobras aéreas, é necessário atirar contra os inimigos. O objetivo é localizar dentro do enorme mapa a base inimiga onde estão seus queridos instrutores.
JOGABILIDADE
Como
Pilotwings é um jogo exclusivamente de vôo, a jogabilidade está toda
focada no controle da física de vôo. Coisas que já devem ter visto nas
aulas de Física no ensino médio como: gravidade, inércia, arrasto,
pressão devem ser consideradas de forma simples para o jogo, pois não
estamos tratando de um jogo de simulação realístico. Mas quem jogou
outros simuladores, não terá problema em entender a mecânica de
Pilotwings.
Apesar do jogo estar no gênero simulação, os controles são muito fáceis e respondem muito bem. Basicamente só são usados os direcionais, o botão A e o B... no máximo o L e R no caso do helicóptero para soltar os mísseis e no jetpack para mudar a visão.
Boa parte da tela é ocupada com instrumentos e mostradores. Informações de combustível , altura e velocidade são essenciais para alguns objetivos.
Todas essas características, tornam o jogo numa dificuldade perfeita, pois exige cada vez mais habilidade do jogador a medida que avança entre as fases. Não vai encontrar nenhum momento de sorte ou azar, tudo depende da habilidade de jogador.
GRÁFICOS
Quanto
aos gráficos, Pilotwings simplesmente usa e abusa do poder do pioneiro
"Mode 7"... praticamente todo o jogo é baseado neste modo. Para quem não
sabe o Mode 7 é um modo gráfico de mapeamento de textura que permite
que uma camada de background seja rotacionada e distorcida. Com isso,
pode-se aplicar vários efeitos em sprites, sendo um deles o mais usado
no jogo, criar um efeito de perspectiva dando a impressão de gráficos
tri-dimensionais.
Não
é pelo fato de ter o efeito de três dimensões que realmente o jogo seja
3D. Logo de início é possível notar que todos os elementos do cenário
(tirando o plano de fundo, óbvio) estão num mesmo plano... as
construções, as plataformas e o próprio terreno não tem "altura" (Mario
Kart é idêntico). O jogador não precisa se preocupar com montanhas,
árvores ou construções...ao nível do plano parece um horizonte sem fim.
Mas como a maior parte do tempo o jogador passa voando, esses "defeitos"
não são tão perceptíveis. Além disso todos esses elementos estão
inseridos de forma discreta, minimizando esta percepção.
Os
terrenos, estão em um nível de detalhes agradável para os olhos.
Facilmente conseguimos identificar qualquer coisa no cenário em que
altura estiver. Aliado ao plano de fundo, alguns cenários podem até ser
considerados bonitos aos olhos, como o cenário da ilha por exemplo.
Obviamente para o poder de processamento do SNES, encontramos pixels de
textura gigantes dependendo da área do terreno. Por
outro lado, os sprites do personagem ou suas máquinas são bem simples... nada que chame atençao.
MÚSICA E SONS
As trilhas sonoras de Pilotwings se harmonizam muito bem com cada momento do jogo... são quase fotográficas. Em circunstãncias como: bônus, pontuações, fracasso, sucesso, introdução, entre outros, possuem músicas muito marcantes. É notável a diferença das melodias quando, por exemplo, voando de asa-delta e de avião... enquanto o primeiro caracteriza um som tranquilo/leve, de um vôo sustentado apenas pelo ar, o segundo já passa uma sensação de confiança e motivação. A mesma coisa vale para a missão do helicóptero, onde é sonorizado com uma melodia forte de missão a cumprir, de honra.
Seis faixas do jogo, foram parar no CD lançado apenas no Japão em 1992 intitulado Nintendo Super Famicom Game Music e também em 1993 no Nintendo Super Famicom Game Music ~ Fun Together With Beyer, que são versões tocadas em piano.
Já com os efeitos sonoros são bem simples e há bem poucos. Talvez o que o jogador escutará com mais frequência é o de alarme de proximidade com o solo, tirando isso resume-se a sons de motor de avião/jetpack quando usados e anéis passados (das bolinhas verdes).
Abaixo, segue as músicas do Pilotwings (Super Nintendo):
CONCLUINDO
Considerado clássico para maioria, Pilotwings consegue conquistar a simpatia de quem já jogou. Encoraja o jogador a buscar melhores pontuações e competir contra si próprio, ou com um amigo. É considerado a união perfeita de desafio com diversão.
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Eu frequentava uma locadora de granfinos chamada Sonic Games, e eu me lembrei de uma vez o dono ter chegado lá trazendo um cartucho desse jogo e dizendo pro filho dele: "Esse jogo acabou de chegar da importadora, é lançamento."
ResponderExcluirO moleque pegou o jogo, colocou no SNES e começou a jogar... Eu fiquei na expectativa para ver como era esse lançamento...
Mas...
hm er...
Eu fiquei muito entediado assistindo ele a jogar!
:-)
E o doidinho lá jogando não ajudava muito porque nem ele sabia jogar isso direito... Fazia tudo errado, morria com frequência e eu acabei saindo da-li e fui para outra locadora mais pobrezinha mas com mais gente jogando algo mais interessante...
Confesso que volta e meia eu penso nesse jogo, de dar uma chance pra ele e quem sabe até fazer umas desconstruçãozinha :-)...
Parabéns pelo texto... Ficou excelente!
Nossa.... Análise fantástica. Muito bem feita e ainda falou tudo e mais um pouco do que o jogador precisa saber sobre o game. NOTA 10!!
ResponderExcluirObrigado equipe!
ResponderExcluirYoz, realmente não foi um jogo muito popular em locadoras, era um jogo para se jogar com calma no conforto de sua casa kkk.
Eu nunca fui com a cara desse jogo hehe, acho que era por causa da capa que não passava muita empolgação
ResponderExcluirParceria? Já estou divulgando seu banner no meu blog :)
ResponderExcluirqual blog?
ExcluirMuito bacana Snestalgia! Eu curto esse game, Pilotwings, aprendi a gostar dele mais ainda atualmente. Ele usa e abusa do efeito Mode7, mais ainda com o auxilio do chip DPS1, acho maneiro a simulação, e isso me impressiona até os dias de hoje.
ResponderExcluirSomos 2 então, e ainda acho que esse game merecia mais atenção
ExcluirComprei ele através de sua análise espero me divertir jogando.
ResponderExcluirComprei o meu no m/l, vai chegar 18 ou 19. Doido pra jogar kkkk.
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