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18 de outubro de 2025

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Silent Hill 1 em 2025



O ano era 2000, lembro da minha reação a andar pelos becos de SH e ver um corpo pendurado, todo aberto, parecia muito real, o medo era constante, até que do nada, fui atacado por pequenos demônios com facas, meu coração estava saíndo pela boca, o estômago revirando, o medo me consumia desesperadamente, desliguei o vídeo game e fiquei pensando naquela situação, eu já tinha 13 anos, assisitia todo tipo de filme de terror, mas não estava preparado para aquilo e talvez você não esteja preparado pra ler isso, mas se estiver, clica ai em CONTINUE LENDO e bora lá. 


Algum tempo depois, não sei ao certo, talvez uns 2 anos depois dessa experiência traumática, eu voltei a jogar SH, mas não fui muito a frente, cheguei apenas na escola e por algum motivo, eu não segui em frente, não era medo, mas não sei dizer o exato motivo. 


Durante anos esse jogo foi apresentado com a mística de uma obra de arte, um jogo com história incrível, que gerou filmes e muito conteúdo no cenário dos games, um jogo que claramente tem um peso e importância no mundo dos games, diria que a franquia de terror mais importante para os games de todos os tempos, ultrapassando até mesmo jogos como Clock Tower e Sweet home em termos de importância. 


Visão da época.

Em 1999~2000, quando tive acesso a esse jogo, foi um impacto muito grande, claramente um obra que cumpriu seu propósito, nos anos 90, tínhamos classicos de terror como Pânico, Sexto Sentido, O Anjo Malvado, entre outros, também estávamos claramente influenciados por filmes dos anos 80, além dos Bioharzad 1 e 2, que já tinham sido lançados e foram sucesso.

Silent Hill trouxe algo pesado e marcante, mesmo não tendo uma jogabilidade tão refinada, ele conseguiu nos deixar presos e imersos naquele mundo incrivelmente bizarro, ficávamos cheios de perguntas, em um misto de medo e curiosidade.

Silent Hill é uma das obras mais importantes no mundo dos games, mostrando que um bom trabalho em equipe, mesmo com baixo  orçamento, pode trazer grandes frutos.



Revisitando depois de 25 anos.

Agora em 2025, decidi de uma vez por todas, terminar SH1, eu não gosto de ser polêmico, e se você que estiver lendo isso, se sentir ofendido ou discordar de mim, eu entendo perfeitamente, pois a minha opinião sai totalmente do consenso geral, já deixo bem claro!

Silent Hill 1 é uma coxa de retalhos, isso é fato, o  jogo tem muitas sessões de back in track  em salas praticamente vazias, muitos corredores com portas identicas, claro que essa é a visão de hoje e comparando com jogos lançados anteriormente, como Bioharzad 2, entendo que um tem um estilo gráfico diferente do outro, e entendo as limitações de época, mesmo assim o jogo se torna muito cansativo, a impressão de que é necessário o uso de um guia é constante, eu precisei de pesquisar na internet para conseguir passar de algumas partes sem ficar horas preso.

Outra coisa que pesa negativamente são os inimigos, são poucos e os que existem, são até marcantes, mas mais pela estranheza, no final, o saldo é incrivelmente positivo, mesmo 25 anos depois, o jogo se mantem interessante, mas não se igualando a Bioharzad 2 ou até mesmo o 1, silto que eel está no nível de Kodelka ou Alone in the Dark The New Nightmare(esse é mais fracom, eu sei).

Meu conselho para quem não jogou é, espere o remake, com certeza vão melhorar muita coisa.


Bônus

Quem é o time por trás de SH?

O Team Silent era formada por funcionários que não tinham ido bem nos seus ultimos trabalhos(mentira, eu me equivoquei nisso, eles eram sim ótimos programadores, eu ouvi muito disso ao passar dos tempos e tomei como verdade, mas não é), de acordo coma cultura japonesa, isso é muito ruim, tanto que eles nem tem costume de pedir conta, mas a situação não estava legal.

Observação de retratação
Esse trecho acima não é verdade, eu fiz uma pesquisa raza, depois de mais estudos, descobri que esses integrantes eram muito bem quistos na empresa.


Entre os membros-chave da Team Silent, estão:


Fonte: Wikipedia

Foi dada a ultima oportunidade de criarem um jogo que fosse minimamente lucrativo, talvez assim, mantendo a chama que move um produtor de jogos, e mantendo seus empregos, o clima n'ao era dos melhores, imagine voce, tendo a certeza que a qualquere hora, seria denmitido, isso [e interessante, pois eles meio que ligaram  o F e colcoaram assuntos polemicos no jogo, cenas pesadas e tudo que eles achassem interessante, sem se preocupar com as criticas, pois ''o  que e um peido para que esta cagado?''

No final, o jogo foi um sucesso e o time partiu fazendo jogos até o quarto da franquia.


Sobre a minha opinão em relação a SH1, após mais pesquisas, pois apenas terminar o jogo eseria pouco para o entendimento da história, eu cheguei a conclusão que este jogo é muito rico sim em história, com muitas camadas e referencias a outras obras, eu vou deixar o link do vídeo que vi esse mês e me fez abrir a mente e entender mais da franquia e respeitar mais, evitando equivocos como eu fiz, espero que quem leia este artigo, me perdoe e veja este excelente vídeo.






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